Últimas
Sábado, 10 de Março de 2007, 08h:29 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15
Secretário nomeia parentes no governo Maggi
Neiva Daltro, outra prima, ocupa o cargo de superintendente da pasta conduzida por Chico Daltro. Magda Daltro, que seria cunhada do ex-deputado e agora secretário, está lotada na assessoria do Ceprotec. Na lista do nepotismo está ainda o primo do secretário Daltro, Oscemário Daltro, secretário-adjunto da pasta do Planejamento.
Como secretário, Chico Daltro, que recebe R$ 11 mil por mês de salário, nomeou também outras 11 pessoas. Algumas delas atuaram como cabos eleitorais de sua campanha em 2006, quando disputou e perdeu para deputado federal. Teve 49.949 votos e ficou na primeira suplência. Daltro foi um dos que mais brigaram para o PP indicar secretaria e, consequentemente, se autobeneficiar com isso.
Outro lado
Apesar das evidências, o secretário nega prática de nepotismo. Para cada um deles, ele apresenta argumento, após consultar sua assessoria jurídica. Sobre Helmut, Chico Daltro afirma. "Ele (Helmut) é primo de terceiro grau, então não é meu parente". Enaltece a qualificação profissional do primo. Observa que Helmut foi diretor da Faculdade de Ciências Agrárias, vice e reitor da UFMT. "Ele tem um bagagem técnica fenomenal", afirma o secretário.
Em relação a Jefferson, o secretário diz: "Ele é filho da minha prima. É professor concursado, tem qualificação". Chico Daltro garante que Neiva não é sua parente. O nome dela está relacionada na lista de nepotismo enviada por internautas ao RDNews. "Ela (Neiva) é minha conhecida, não é prima, não é parente", diz..
Quanto a Magda Daltro, o secretário faz questão de comentar que o nome dela é Magda Furtado de Mendonça Daltro e que o fato de ser parente de terceiro ou quarto grau não pode ser considerado nepotismo. Sobre Oscemário, Chico Daltro argumenta que o primo atua na secretaria de Planejamento, não é do seu grupo político e que foi indicado pelo deputado e secretário-chefe da Casa Civil, João Malheiros.
"Tem muitas informações inverídicas e ilegais. Só porque tem o mesmo sobrenome Daltro e, às vezes, nem alcança o grau de parentesco", comentou o secretário Chico Daltro, que até 2002 fazia oposição ao governador Blairo Maggi.
O secretário de Ciência é Tecnologia fez questão de encaminhar ao RDNews suas argumentações por escrito a cerca do questionamento sobre prática de nepotismo.
Eis o que disse Chico Daltro, na íntegra:
"Estou cumprindo o que determina a Constituição Federal e a Resolução do Conselho Nacional de Justiça contra o nepotismo, que estabelece impedimento para: cônjuge ou companheiro (a), parente em linha reta até o terceiro grau (pais, avós, bisavós, filhos, netos e bisnetos); parente em linha colateral até o terceiro grau (irmãos, sobrinhos e tios); e parente por afinidade (pais, avós, filhos, netos, irmãos, enteados do cônjuge ou companheiro). Não tenho nenhuma pessoa nessa condição compondo o quadro da secretaria que atuo. Qualquer pessoa fora dos impedimentos legais, já citadas acima, pode eventualmente compor equipe que possa trabalhar, mas sendo rigorosamente avaliada pela formação, competência, experiência e dedicação ao trabalho. Acusação anônima e fora da lei deve atender a interesses escusos e levianos".
Cuiabá, 09 de março de 2007
Chico Daltro, secretário de Estado de Ciência e Tecnologia
Postar um novo comentário
Comentários
-
Comente esta notícia
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga