Últimas
Quinta-Feira, 05 de Abril de 2007, 06h:24 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15
Secretário Pagot está sob investigação da Abin
Para assumir direção do Dnit, aliado de Maggi precisa do aval da Agência e do Senado
Mesmo com aval do presidente Lula, do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, do governador Blairo Maggi, de parte dos parlamentares e da cúpula do PR, Luiz Antônio Pagot ainda enfrentará dois obstáculos para ser confirmado na direção-geral do Dnit: sabatina no Senado e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
Todos os nomes indicados para cargos federais passam por uma verdadeira devassa da Abin. Apesar de atuar em silêncio, a Agência é conhecida, principalmente pelos movimentos de esquerda, por causa do resquício de repreensão aos opositores do regime militar (65/85). A Abin levanta a chamada ficha pregressa da pessoa. Caso encontre algo que a comprometa ou que tenha "manchado" a trajetória, a Presidência da República e/ou ministro da pasta ligada ao cargo pleiteado é informado dos fatos, por meio de relatório sigiloso. Sem alarde, o nome acaba excluído.
No caso de Pagot, ele passou a ser investigado pela Abin desde antes de ter atuado no Centro de Informações da Marinha (Cinemar). Para muitos, o atual secretário de Estado de Educação tinha função de conter a esquerda durante os anos de chumbo da ditadura militar.
Articulação
Considerado o trator da administração Pagot, Luiz Pagot está em Brasília desde segunda (5). Esteve reunido com o ministro Nascimento e com parlamentares. Conseguiu apoio, por exemplo, da bancada de Minas Gerias, que resistiu a sua indicação para o comando do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), que, para cuidar das rodovias federais do país, detém um orçamento anual de R$ 12 bilhões, o dobro do governo do Estado de Mato Grosso.
Enquanto a Abin faz o levantamento de sua ficha, Pagot prepara terreno para enfrentar a sabatina no Senado. Para que seja oficializada a indicação é preciso que o governo federal publique uma mensagem no Diário Oficial da União, submetendo seu nome à apreciação do Senado. Depois disso, Pagot que também é filiado ao PR, terá de passar por uma sabatina na Comissão de Infra-Estrutura, no Senado, e, em seguida, ter seu nome aprovado pelo plenário da Casa.
Postar um novo comentário
Comentários (2)
-
edesio do carmo adorno | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Passar pela investigação da ABIN não é dificil, tanto é fácil que o superior hierárquico de Pagot, o próprio ministro dos transportes, mesmo respondendo a vários processos civeis e criminais e sendo suspeito de patrocionar um novo mensalão acabou sendo confirmado pelo presidente Lula para ocupar o cobi$$ado ministério.
Pagot tem ficha limpa. Ele é inteligente e como ex integrante do SNI do general Newton Cruz não seria idiota a ponto deixar sua digital em algum serviço menos higiêncio por ventura realizado por aquele tristemente famoso órgão.
Quanto a sabatina no senado, isso é moleza, todos nós sabemos qual quesito é levado em conta nessas horas. E Pagot sabe administrar essa gente, que o diga os deputados de Mato Grosso. -
RONALDO DE ALMEIDA COUTO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Eu acredito, piamente, que o burocrata Pagot vai passar pela investigação do governo federal e vai tirar de letra a sabatina que soferá no Senado Federal. Ele é competente e tem apoio dos republicanos que ocupam o Ministério dos Transportes.
Eu também torço para que isso aconteceça e de que ele esteja à frente do DNIT no país para justamente ver com mais carinho o problema de infra-estrutura de Mato Grosso. Estamos sofrendo aqui, no Vale do Araguaia, com a reforma das pontes de Barra do Garças e sofrível transporte de balsa, que na verdade é um retrocesso. Estamos pagando balsa quando na verdade o governo deveria arcar. Estamos reformando pontes quando na verade o governo federal deveria estar construído o contorno viário(mais duas novas pontes) em Barra do Garças para desafogar o trânsito pesado no Araguaia. Pagot, para o senhor ter uma iéida, passam por Barra do Garças mais de mil carretas/dia. Boa sorte e que o sr. faça um grande serviço por Mato Grosso e veja com mais carinho as BRs 070 e 158 no Vale do Araguaia.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga