Últimas
Segunda-Feira, 26 de Fevereiro de 2007, 00h:00 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15
Secretário Teis é cogitado para cadeira no TCE
Risco de perda de imunidade parlamentar leva Bosaipo a recuar do pleito
O nome do secretário de Estado de Fazenda, Waldir Teis, passou a ser cogitado no Palácio Paiaguás como o mais provável para vir a ocupar o cargo vitalício de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Seria opção à vaga de Ary Leite de Campos, que enfrenta problemas de saúde e já combinou com a família a sua aposentadoria a partir de maio, quando completa 21 anos como um dos sete integrantes do Pleno do TCE.
Em princípio, a vaga estaria 'amarrada' para o deputado de quinto mandato Humberto Bosaipo (PFL). O problema é que o parlamentar, ex-presidente e ex-primeiro-secretário da Assembléia, enfrenta vários ações na Justiça. Se renunciar ao cargo de deputado para virar conselheiro, Bosaipo continua com foro privilegiado, mas perde a imunidade parlamentar. Nesse caso, o Ministério Público Federal poderia requisitar à Justiça aplicação sobre ele da lei de improbidade administrativa, o que complicaria a situação do pefelista. Alertado por sua assessoria jurídica sobre esse risco, Bosaipo, então, recuou das articulações.
Enquanto isso, o secretário Waldir Teis conta com respaldo do governador. O assunto é tratado de forma sigilosa. Teis é um dos homens de confiança de Maggi. Antes de passar a cuidar do caixa do governo do Estado atuou como executivo do Grupo Amaggi, pertencente ao próprio Maggi, maior produtor individual de soja do mundo.
Blairo Maggi é o único dos quatro últimos governadores que ainda não indicou conselheiro para o TCE, cargo equivalente ao de desembargador do Tribunal de Justiça. A efetivação de Alencar Soares no ano passado, apesar da assinatura de Maggi, partiu da Assembléia e não do Poder Executivo. Jaime Campos (91/94) 'emplacou', à época, dois conselheiros: Ubiratan Spinelli e Branco de Barros, que se aposentou em 2006. Já Dante de Oliveira (1995/2002) indicou três: Antônio Joaquim, José Carlos Novelli e Valter Albano. O governo Rogério Salles (2002) nomeou Júlio Campos.
Postar um novo comentário
Comentários
-
Comente esta notícia
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga