Últimas

Segunda-Feira, 05 de Outubro de 2009, 09h:14 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24

SAÚDE PÚBLICA

Secretário vê politicagem e afirma não ser Miss Simpatia

   Sem papas na língua, o secretário de Saúde de Cuiabá Luiz Soares disse, em tom de ironia por causa do confronto com a classe médica, que "não é candidato a Miss Simpatia" e que, por isso, administra a pasta com austeridade. “Eu faço o que precisa ser feito para que a população, dentro de nossas possibilidades, tenha um bom atendimento. Tem gente que gosta e, outros, não”, reagiu o aliado do prefeito Wilson Santos, numa referência às críticas que tem sofrido dos médicos que estão em greve há mais de um mês. “Não é questão de ser bom ou ruim. Tem que ser justo”, pondera Soares. Ele argumenta também que administra uma das maiores pastas da Capital e que são mais de 5,7 mil servidores sob sua tutela. “É um número muito grande. Não tem como agradar a todos”. Para ele, o movimento revista é motivado por “questão político partidária”.

   Insinua que a dura oposição a sua gestão seria fomentada, em especial, pelo PT e PR. “Quem participa das mesas de negociação?”, questiona, para depois completar: “Lúdio Cabral (PT), Mauro Savi (PR) e Antônio Azambuja (PP). Afirma que o vereador petista "é o mentor do presidente do Sindmed (Luis Alvarenga) e acompanha cada detalhe da movimentação na saúde”. Savi e Azambuja são deputados estaduais. O secretário critica também a postura do Conselho Regional de Medicina, para quem se tornou uma espécie de sub-sindicato que “vestiu demais a camiseta dos grevistas”. “Alguns membros fizeram com que o CRM se torne um sub-sindicato”.

   Soares nega falta de diálogo. Garante que sempre esteve aberto às negociações e que espera resolver o impasse o mais rápido possível. “Sempre que fui procurado conversamos, tanto é que já nos reunimos com os médicos várias vezes e acatamos 12 dos 14 pedidos”, ressalta. As únicas reivindicações que não foram aceitas pelo prefeito Santos são a que propõe elevação salarial dos médicos para cerca de R$ 8 mil e a exoneração do próprio secretário.

   Embate

   Na sexta, a prefeitura conseguiu na Justiça nova liminar que obriga os médicos demissionários a manter 50% do efetivo trabalhando. Segundo o secretário, isso foi possível porque em princípio a categoria apresentou pedido de demissão em massa, mas a lei exige que seja individual. “Como os pedidos chegaram oficialmente no início do mês eles terão de cumprir os 30 dias exigidos pela lei”. Dessa forma é como se os médicos cumprissem dois avisos prévios. “Se não houver acordo vamos contratar novos profissionais de maneira terceirizada. A população não ficará sem atendimento”, diz Soares. (Patrícia Sanches)

Postar um novo comentário

Comentários (32)

  • Maria do Carmo Carmim | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Eita Luizinho você parece que foi criado com avó, pelo amor de Deus, não aprende a ter humildade, sempre arrogante e aterrorizante, me diz que enfermeiro, (contratado) está trabalhando com tranquilidade nesta greve dos médicos, será que você ou sua Diretora do PSM, Iracema, dá um pulinho de vez enquando por lá pra ver o terrorismo que estes enfermeiros e técnicos estão passando nestes dias de birra (e não greve), por causa de sua falta de diálogo e humildade??? Oh...Iracema, esqueceu de sua origem de pobre nordestina e humilde que era antes???

  • Maria Teixeira Pinto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Tenho parentes que são Enfermeiros e Técnicos (contratados) deste Pronto Socorro de Cuiabá, e fiquei impressionado e abismado com o sofrimento psicológico dos mesmo, até dizerem à eles que nem a folha de pagamento foi feita por razão da greve dos médicos já falaram....agora me diz o que estes pobres tem a ver com as brigas do Coronel Luis Soares com os médicos??? isto pra mim é um grande terrorismo.Abra os olhas seu Wilson Santos....

  • roberto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    valmir molina,que tal vc trabalhar,o senhor é visto na praça alencastro varias x,em horario de serviço,sera que vai ate uma lan house,para falar bem do patrao pinoquio santos??

    Quem te arrumo essa mamata ai na prefeitura carioca??

  • Gisely | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    QUE PENA Q NAO É CANDIDATO A MISS SIMPATIA,PQ MESMO SENDO INFIMAS AS CHANCES,NESTE QUESITO AINDA SERIA MELHOR QUE O ADMINISTRADOR AUSTERO Q DIZ ESTAR SENDO,SRRSRSRSRRS aCORDA PREFEITO,DEIXEM Q TENTAR COLOCAR A CULPA EM PARTIDOS POLITICOS E PARTAM P AÇAO,O DESCASO É GD! CHEGO A PENSAR QUE ALGO D SERIO HA POR DETRAS DESTA RELAÇAO DE PREFEITO E SECRETARIO ; UMA VEZ SOARES FOI EMBORA P SUL D PAIS E DISSE Q NAO QUERIA SABER MAIS D CBÁ,WS FEZ QUESTAO DE TRAZE-LO D VOLTA,ATÉ AI TD BEM....MAS FAZER O POVO ENGOLIR UM CARA DESTE SEM COMPROMISSOS COM O CIDADAO É DURO ! O QUE DIZER DA PEQUENA LISTA QUE O CRM FEZ DAS IRREGULARIDADES DO PS? TEREMOS NÓS POPULAÇAO FAZER GREVE EM FRENTE A UNIDADE P TOMAR DECISOES ???

  • luiz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    o mais dificil é acreditar que por causa desse luiz soares, muitas pessoas estão sem atendimento no pronto socorro. se o prefeito tivesse coragem... demitia essa figura e resolvia o problema. aposto que o maior problema seja o luiz soares. mais como o prefeito não tem competencia pra mandar ele embora o povo que sofre.

  • edlene | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Luiz Soares só quem o conhece sabe que ele é justo e honesto e essa causa ele labrça e defende pela população,infelismente homem igual a ele está em extinção.Deus te ilumine em todas as suas decisões

  • Sandrady | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Os médicos parecerem aquelas crianças birrentas que não param de esfregar o pé enquanto a mãe não atende o que deseja.
    E a população, como fica? E o outros funcionários, também não merecerem melhores condições de trabalho e aumento salarial? Isso é arrogancia pura. O que eles pensam que são deuses?Isso é politicagem pura e o povo cuiabano que se dane.

  • DONIZETE SENA RODRIGUES | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O POVO MATOGROSSENSE SO QUE UMA SAUDE DE QUALIDADE SO ISSO...

  • ELTON | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Qulaquer um que faça oposição às condutas e desmandos desse secretário será atacado por ele sem nenhum critério, pois ditador como é não admite que ninguém se oponha às suas opiniões absolutistas. Agora também resolveu atacar o CRM que tem se mostrado durante todo esse processo bastante ponderado e imparcial. Está incomodando agora pois fez uma inspeção no PSMC e elencou mais de 100 irregularidades algumas graves que colocam em risco a saúde da população, trabalho esse aliás que a Vigilância Sanitária municipal deveria fazer e não o faz, fazendo vista grossa aos absurdos do funcionamento do PS. O CRM é uma entidade de defesa da sociedade antes de tudo, e não tem ingerências políticas. Quem está na linha de frente auxiliando nas negociações é o próprio presidente do CRM, pessoa ilibada, séria, sem qualquer vínculo político. É esse jogo que o Secretário e o alcaide gostam de fazer, atirar para todos os lados, criar cortina de fumaça para despistar todas as atenções sobre suas pessoas e sua duvidável competência gestora.

  • FABIO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vale me deus,so wilson santos mesmo,para colocar um caloteiro alem de ser chegado em farinha para cuidar a secretaria de saude,isso é piada,tai o resultado!!!!

Fernanda em almoço com Bolsonaro

fernanda 400 bolsonaro curtinh   A coronel Fernanda, candidata à senadora pelo Patriota, almoçou com Bolsonaro nesta sexta, em uma fazenda, em Sorriso. A militar foi a única que teve o apoio declarado do presidente na eleição suplementar ao Senado que acontece em 15 de novembro. Mais cedo, por volta das...

Prefeita cobra duplicação e ferrovia

rosana_curtinha   A prefeita de Sinop Rosana Martinelli aproveitou a visita do presidente Jair Bolsonaro na Capital do Nortão para cobrar uma solução para a duplicação da BR-163, sob concessão, e também pediu empenho na Ferrogrão e a implementação de porto seco na cidade. O...

Podemos se alia à esquerda em Barra

sandro saggin 400 curtinha   O direitista Podemos, comandado no Estado pelo deputado Medeiros, fechou coligação com partidos de extrema esquerda em Barra do Garças, como PC do B, PT e Pros. Sandro Saggin (foto), até então pré-candidato a prefeito pelo Pode, recuou e compôs com o grupo liderado pelo...

Coordenador quer mostrar obras de EP

vanderlucio curtinha   Coordenador da campanha de Emanuel Pinheiro à reeleição, Vanderlúcio Rodrigues (foto) garante que o grupo vai focar na divulgação de propostas e não fará ataques pessoais aos 7 adversários. O ex-secretário de Obras Públicas avalia que o grupo...

Tucano ainda com sequelas da Covid

ricardo saad curtinha 400   O vereador cuiabano e presidente do PSDB na Capital, Ricardo Saad (foto), segue na luta para reverter as sequelas deixadas pela Covid-19. Mesmo Dois meses após ser infectado, diz que 53% do seu pulmão ainda está comprometido e que, por isso, sente muita falta de ar. Candidato à...

Tentando golpe político em Tangará

amauri 400 curtinha   O deputado estadual Paulo Araújo (PP) sofreu uma tentativa de golpe vinda de uma pessoa em quem ele confiava totalmente, o seu ex-assessor Amauri Paulo Cervo (foto). Até há poucos dias, Amauri estava lotado no gabinete do deputado, na AL, quando se licenciou com intenção de concorrer...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você está animado para votar nas eleições de novembro?

sim

não

nem sei!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.