Últimas

Quinta-Feira, 20 de Novembro de 2008, 00h:59 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21

CAMPANHA

Sede do Detran abre espaço ao "Vida Urgente"

   A Fundação Thiago Gonzaga inaugurou nesta quinta , na sede do Detran, em Cuiabá, o Espaço Vida Urgente. Trata-se do primeiro passo para a implantação definitiva da sede estadual da Fundação no Estado. A solenidade se deu há exato um ano do falecimento dos irmãos Diego Bitencourt e Katerine Bitencourt, atropelados em Poconé (a 100 km de Cuiabá) por um motorista embriagado. Katerine, que tinha 20 anos, morreu no local. Diego, com apenas 14 anos, faleceu no dia seguinte, no hospital.

   A mãe dos jovens mortos na tragédia, Rosinéia Guimarães, participa do Programa Vida Urgente em Mato Grosso. Ela prestigiou a inauguração do espaço. “Não é fácil eu estar aqui hoje. Perdi dois filhos na porta de casa. O motorista embriagado fugiu e vi meus filhos ali estirados no chão, mortos. A missão de conscientizar não é só do Detran, mas de todos nós”, disse ela, emocionada.

   Para Teodoro Moreira Lopes, o Dóia, presidente do Detran-MT, a inauguração do espaço Vida Urgente é um passo importante para diminuir o número de tragédias no trânsito. “Quando oro peço a Deus que nos auxilie a realizar ações capazes de reduzir os acidentes, mais que isso que a sociedade tenha consciência no trânsito e lute pela vida”. O ato de inauguração também contou com a presença de outros familiares de vítimas fatais de acidentes de trânsito.

    O Vida Urgente, desenvolvido pela Fundação, é o maior programa de incentivo ao protagonismo social do Brasil e está sediado em Porto Alegre (RS), com uma sede estadual também em Vitória (ES). MT é o segundo Estado a fazer parceria com a instituição, para a implantação do programa Vida Urgente, que também possui um núcleo na Pontifício Universidade Católica (PUC) de Porto Alegre, para ações envolvendo universitários.

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Teodoro Moreira Lopes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Caro Corimbata,

    Uma das grandes virtudes que o ser humano tem é a inteligencia....sabedoria....
    Quando tecemos algum comentário sobre determinado assunto, primeiramente devemos ter conhecimento do que falamos...
    Entao te esclareco:
    Esse projeto e modelo para o Brasil e esta sendo implantado até no exterior
    Foi a equipe da coordenadoria de educação para o transito onde a Prof Renata Neves e a coordenadora e por sinal muito competente, quem foi buscar a parceria com a Fundação Tiago Gonzaga..,
    Para finalizar deixo claro que nao houve pedido,nem interferência do Governador na vinda da fundação para Mato Grosso.
    Um grande abraço

  • André de Paiva Pinto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O maior mal da humanidade é a ignorância. Em seu torno são construídos misticismos, não se opera a razão, a evolução, a construção de novos modelos, por ela se permanece na zona de conforto e não se realiza a mudança, a quebra de velhos e ultrapassados paradigmas.
    Num mundo onde a informação se apresenta como bem de altíssimo valor, aqui não falo apenas de pecúnia, mas principalmente da importância da experiência, não é dado ao gestor, o que é cônscio de seus deveres, o capricho de deixar de valer-se de toda e qualquer habilidade pré-existente para alcançar seu objetivo conforme a atividade que administra.
    O protagonismo da sociedade traduzido pela ação voluntária, em lutas de interesses coletivos, representa importante passo para edificar, em sólida fundação, um conjunto social, sendo a união de esforços, a construção de parcerias, ferramenta indispensável para tal mister.
    As parcerias que o DETRAN/MT vem desenvolvendo nas ações de Educação Para o Trânsito têm colhido muitos frutos. Ao contrário do que manifesta o comentário irresponsável do Sr. André Luiz Curimbatá, não é somente com o Rio Grande do Sul que esta autarquia concebe parcerias, e mesmo que fosse, em nada macula ou diminui o trabalho sério e planejado desenvolvido pela Profª. Renata Neves e toda sua equipe.
    O Governo Blairo Maggi, a despeito de não ter interferido diretamente neste projeto, privilegia as boas idéias, o trabalho técnico, o parceiro talentoso e com essa diretriz segue inovando na Administração Pública o que incomoda ao deficiente de informação, ao bairrista.
    O que mais deve envergonhar o homem é a ignorância, principalmente quando a falta de conhecimento sobre a questão ganha publicidade com intuito torpe de manchar uma ação da mais elevada beleza, inspirada na mensagem deixada por tantos pensadores como: Confúcio, Siddhartha Gautama (Buda), Sócrates, Jesus Cristo e tantos outros, onde deve se amar o próximo como a si mesmo, doar-se, dar-se à caridade.
    Parabéns a toda equipe da Coord. de Educação Para o Trânsito do DETRAN/MT, Renata, Eubes, Juliana, Isabel, Argentina, Gracinda, José Eudes, Lourdes, Rose, Jóice, aos voluntários do Vida Urgente e ao Teodoro Moreira Lopes, o Dóia pela coragem e firmeza que vem administrando esta autarquia.

  • Renata Neves Tavares de Barros Freitas | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Contradições e divergências são elementos presentes no processo de transformação social. Entretanto, não se confundem com inverdades. Com relação ao Programa Vida Urgente Mato Grosso, um programa voltado à preservação e à valorização da vida, realizado pelo Governo de Mato Grosso, através do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN/MT, em parceria com a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga faz-se necessária a sua contextualização.
    No segundo semestre de 2007, a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego – ABRAMET apontou o Estado de Mato Grosso com as maiores taxas de mortalidade por acidente de transporte terrestre entre os demais estados da federação, proporcionalmente ao número de habitantes. Tal cenário levou-nos a uma profunda reflexão sobre como reverter esses números e garantir o direito ao trânsito seguro a toda a população mato-grossense. Percebemos, então, que só a ação do Estado seria insuficiente, na medida em que o trânsito é feito de pessoas e somos nós, membros da sociedade civil, que cotidianamente transitamos pelos espaços. Era preciso, então, incentivar o protagonismo social em Mato Grosso, a fim de que cada um de nós assumisse o papel de protagonista na construção de uma cultura de paz, capaz de preservar e valorizar a vida no trânsito.
    Nesse cenário, encontramos na Fundação Thiago de Moraes Gonzaga o parceiro ideal para o alcance dos propósitos estabelecidos, na medida em que possui um expertise em protagonismo social, solidamente construído ao longo de seus quase doze anos de existência, dos mais de dez mil voluntários cadastrados e dos inúmeros prêmios recebidos (internacionais e nacionais).
    A implantação do Programa Vida Urgente Mato Grosso teve início em agosto deste ano e, até o presente momento, já temos cento e trinta voluntários capacitados e dezenas de pessoas que, via internet, manifestaram o desejo de aderir à causa.
    Entendemos que a grandeza de um povo está no reconhecimento de bons projetos e de boas práticas, independentemente de sua localização geográfica, e a capacidade de atraí-los e, com eles, desencadear processos de transformação e de crescimento.

    Profª Renata Neves T. de Barros Freitas
    Coord. Geral de Educação para o Trânsito – DETRAN/MT e responsável pela implantação do Programa Vida Urgente Mato Grosso

  • André Luiz Curimbatá | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    Só lamentamos o fato desse projeto, ser uma cópia da proposta do projeto do Rio Grande do Sul, sendo que aqui em MT tem técnicos capazes e com projetos similares de maior sucesso.
    Lá mesmo dentro do Detran com Renata Neves, professora Argentina , todo corpo técnico, são técnicos capazes e de ponta.
    Infelizmente esse governo Maggi acaba puxando tudo do sul. Isso o demonstra um governo imcapaz, insensível, e sem visão de Estado.
    Dentro do contexto, ele deveria valorizar os servidores da casa do Estado, e não privilegiar os parentes e amigos com exportaçõa desses projetos.
    Como servidor público estou com vergonha da atitude desse governo. Não tem problema,
    em 2010 agente dá o troco!

Rejeição a Abílio sobe e cai a de EP

abilio junior 400 curtinha   Nos últimos 15 dias, o candidato a prefeito da Capital, Abílio Júnior (foto), do Podemos, viu a rejeição aumentar 12 pontos percentuais, quase um por dia, saindo de 19% para 31%, de acordo com a nova rodada da pesquisa Ibope, divulgada nesta sexta pela TV Centro América....

Fávaro deixa governador em saia-justa

carlos favaro 400 curtinha   O senador interino do PSD, Carlos Fávaro (foto), que busca a reeleição, deixou o governador Mauro Mendes (DEM) em uma saia-justa em Barra do Garças. Mendes, que já declarou apoio no horário eleitoral ao candidato à sucessão municipal Wellington Marcos, do mesmo...

Sob efeito-cavalo paraguaio em ROO

thiago muniz 400 curtinha   Em Rondonópolis, o candidato a prefeito, vereador e empresário Thiago Muniz (foto), se transformou num cavalo paraguaio, expressão muito usual no futebol quando se refere a um time que dispara no início do campeonato mas, lá pela metade, começa a cair pelas tabelas. Acreditava-se...

Lula na TV deve afundar mais Julier

lula 400   O advogado Julier Sebastião da Silva, que disputa pela segunda vez a Prefeitura de Cuiabá - na primeira, em 2016, pelo PDT, ficou em terceiro lugar e, agora, pelo PT -, levou para o seu horário eleitoral o ex-presidente Lula (foto). A participação, com pedido de voto para Julier, da maior...

Na contramão dos investimentos

jose wenceslau 400 curtinha   Ao invés de reconhecer e aplaudir a iniciativa do governo estadual, que anunciou investimentos de R$ 9,5 bilhões em obras e ações, sendo R$ 6 bilhões (63%) de recursos próprios, a Fecomércio-MT, sob José Wenceslau Júnior (foto), reagiu com críticas....

Filho de ex-deputado rumo a vereador

willy taborelli 400   O coronel PM da reserva e ex-deputado estadual Perry Taborelli, que concorreu e perdeu para prefeito de Várzea Grande em 2016, lançou de novo o filho à cadeira de vereador. Trata-se do jovem advogado Willy Jacyntho Taborelli (foto), de 32 anos. Desta vez, ele concorre pelo PV. Na eleição...