Últimas

Quinta-Feira, 14 de Fevereiro de 2008, 17h:02 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

TURISMO

Sedtur cancela Festa do Pantanal; setor protesta


Secretário Nadaf discursa, em março de 2007, na abertura da 14ª Festa Internacional do Pantanal, que fica comprometida para este ano

   A tradicional Festa Internacional do Pantanal será interrompida neste ano pela primeira vez desde 1995. O secretário de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Pedro Nadaf, surpreendeu a todos com a notícia. Ele encaminhou ofício ao Sebrae-MT comunicando o cancelamento do evento, que em 2007 chegou a sua 14ª edição.

   A repercussão foi imediata. O chamado trading turístico já se reuniu nesta quarta à tarde e decidiu cobrar uma explicação de Nadaf e do governador Blairo Maggi. Por coincidência, é cancelado às vésperas de Nadaf deixar a pasta do Turismo, responsável pelo evento, para ser remanejado à secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia.

   Os empresários do setor se mostram revoltados com a decisão do Estado em cancelar um dos eventos que vem projetando Mato Grosso no cenário internacional. Sediado no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, a Festa Internacional geralmente apresenta uma programação voltada a temas como meio ambiente, cultura e turismo. Se estende por uma semana. A última edição ocorreu em março do ano passado. Atraiu milhares de pessoas com uma programação eclética envolvendo manifestações artísticas diferenciadas de 13 municípios. Artistas e grupos de música e dança se apresentam todas as noites, sob o tema Águas de Mato Grosso. Foi o primeiro evento conduzido sob Nadaf, que acabara de substituir Yeda Marly de Oliveira.

   A festa explora também, com vários expositores, temas como pólos turísticos, esportes e aventura, feira têxtil regional, workshops e oficinas, mostra científica, artesanato, gastronomia e apresentações artísticas que destacam a diversidade cultural de Mato Grosso.

    Preocupação

    "Acabamos de sair de uma reunião justamente para discutir esse assunto. Não sabemos ainda o motivo do cancelamento da Festa do Pantanal", diz o consultor na área de turismo Agripino Bonilha Filho. Ele explica que antes era o trading quem realizava o evento e, depois, essa missão ficou com a pasta do Desenvolvimento do Turismo. "Vamos fazer uma reunião com o secretário Nadaf para ver o que pode ter feito", observa Bonilha, preocupado com a repercussão negativa. Em princípio, o governo estadual alega falta de orçamento para sediar a festa.

(Às 17h40) - Não há nada definido ainda, diz Canavarros

Omar Canavarros admite idéia de alternância da Festa do Pantanal com Literamérica O superintendente da Fundação Pantanal, Omar Lins Canavarros, disse que ainda não há uma definição oficial sobre cancelamento da Festa do Pantanal para este ano. Observou que o secretário Pedro Nadaf (Desenvolvimento do Turismo) havia marcado uma reunião para esta sexta com representantes do trading turísticos para discutir o assunto. Há sugestões para, por exemplo, sediar a Festa do Pantanal alternadamente com a Literamérica. "Acho que, no final, vai acabar acontecendo a Festa do Pantanal", comenta Canavarros.

  O secretário Nadaf reforça, por meio de assessoria, que não enviou ofício para o Sebrae-MT comunicando cancelamento do evento. Não deu certeza, porém, se a tradicional festa vai mesmo ser realizada este ano. Na Sedtur, o comentário é que poderia ser estabelecido um acordo para, a cada ano, de forma alernado, acontecer ora a Literamérica, ora a Festa do Pantanal.

Postar um novo comentário

Comentários (10)

  • augusto cesar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    acho uma falta de respeito com a populaçao cuiabana que sempre compareceu em maça. na festa do pantanal. a feira literamerica nao tem nada a ver com a festa do pantanal sao totalmente diferente porque acontecer uma e a outra nao. seria muinto ruim para o prestigio do secretario pedro nadaf en nao realizar a fersta se ele nao tem interesse temos pessoas esperiente que pode realizar a festa. se e por falta de verba. lembrando que a festa do pantanal anteriormente era realizada em praças da cidade e mesmo assim sempre foi um sucesso

  • Juraci | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Senão dá conta de fazer deixa pra quem sabe fazer. A pasta de turismo deve ser de pessoa popular,gente que gosta de festa, de gente, de cultura. Se não dá conta de fazer, terceriza, contrata, doa.Deixa outras pessoas realizarem, pois a festa não é dele é do estado, da população e deve ter sido muito mais dificíl há 14 anos quando começou do que hoje. depois de tanto tempo ela ainda não tem orçamento? Cadê as parcerias?
    Esse secretário gosta de palestra de intelectual igual ao do município que só gosta de hip hop...rock pauleira, porém mais esperto, ele deixa quem gosta fazer, dá cobertura e aparece do mesmo jeito e não prejudica a população. participa de boa sem stress.Pega uma aulas com ele.

  • ALBUCASSIS RAMIRES | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    AGORA CREIO QUE FICOU CLARO PARA A POPULAÇÃO DUAS CRISTALINAS VERDADES,A PRIMEIRA,O TURISMO NÃO É PRIORIDADE PARA OS "BOTINUDOS" E A SEGUNDA,QUE SÓ O BLAIRO NÃO ENXERGA,O PEDRO NADA"F" É A MAIOR MENTIRA EMPRESARIAL DE MATO GROSSO,POR ONDE PASSOU DEIXOU UM RASTRO DE INCOMPETENCIA E DESMANDOS.

    ESSA DECLARAÇÃO DE QUE O GOVERNO ESTADUAL NÃO TEM ORÇAMENTO,SACRAMENTA AS AFIRMAÇÕES ACIMA,POIS DESDE A GESTÃO DO RICARDO HENRY A FESTA DO PANTANAL,PASSOU A SER UMA PROMOÇAÕ DA SEDTUR,QUE NUNCA RECEBEU DINHEIRO DO TESOURO ESTADUAL,RICARDO E YEDA FIZERAM AS MAIORES FESTAS QUE SE TEM NOTICIAS,COM PATROCINIO PRIVADO E PROJETO APROVADO PELO MINISTERIO DO TURISMO,O QUE JÁ OCORREU NA GESTÃO ATUAL,QUE RECEBEU A FESTA DO ANO PASSADO, JÁ ORGANIZADA E COM O TEMA ESCOLHIDO,ASSIM COMO O PROJETO JÁ APROVADO PELO MINISTERIO DO TURISMO,O PEDRO NADA"F" SÓ POSOU PARA OS FOTOGRAFOS.

    E O QUE VEMOS NESTE MOMENTO,ESSA GESTÃO NÃO TEVE CAPACIDADE DE ELABORAR O PROJETO E CONSEGUIR PATROCINIOS PRIVADOS.

    E MESMO ASSIM O SR.BLAIRO AINDA VAI REMANEJAR O PEDRO NADA"F" PARA A SICME,ESPERO QUE OS EMPRESARIOS DE MATO GROSSO SE MOBILIZEM E NÃO PERMITAM QUE MAIS UMA SECRETARIA,COMO ESSA IMPORTANTE,SEJA DESMONTADA PELO COMPETENTE PREDADOR"PEDRO NADA"F".

    AGORA A SOCIEDADE QUER OUVIR O TRADE DO TURISMO DE MATO GROSSO SE MANIFESTAR,POIS NESTE MESMO ESPAÇO TEMOS COBRADO UM PRONUNCIAMENTO DO SR.LEOPOLDO NIGRO E DOS SEUS COMPANHEIROS DO TRADE TURISTICO. E AGORA JOSÉ????????

  • Paulo Mattos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É muito difícil não exercer o nosso espírito de crítica, principalmente quando nos deparamos com uma notícia desse porte. Infelizmente, Mato Grosso nunca conseguiu se sobressair nacionalmente através do turismo devido à incompetência de seus administradores, de sua classe política retrógrada e fominha, da falta de investimentos no setor, da ausência de marketing avançado, que apresente nossas belezas naturais, nossas tradições, nossos costumes, nossa cultura enfim, não só ao Brasil, mas ao Planeta como um todo. Não adianta nada falarmos nas belezas naturais de Chapada dos Guimarães (verdadeiro encanto proporcionado por Deus), de nosso Pantanal, com sua fauna e flora exuberantes, dos ritmos musicais próprios, de nossos rios caudalosos, de nossas matas, de todo o encantameno proporcionado pelo meio ambiente se, em contraposição, aparece um Pedro Nadaf da vida que, sem explicação põe têrmo, ainda que somente para este ano, de uma festividade tradicional que centraliza Mato Grosso em relação ao Brasil e uma parte do mundo. Essa festividade gera dividendos para a cidade, para o Estado, para o nosso povo, para o empresariado, enfim, para todas as classes sociais, além de alavancar a tradição, os costumes de nossa gente que, em última análise, representa fonte de divulgação de nosso turismo. A sua não realização é um retrocesso na vida cultural do Estado e contribui ainda mais para o desprestígio consumado da atividade turística em Mato Grosso. Uma pena...

  • Reinaldo de Sá | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Diversas pessoas já escreveram nesse mesmo site que esse Pedrinho Nadaf é um bananinha de bulixo, desde que trabalhou como secretário no município só deu com os burros n´áqua. Conheço ele desde criança quando éramos estudantes, primeiro no São Gonçalo, depois na UFMT, ele é medroso, não é audaz, nunca foi e não será visionário, sendo o lugar mais longe que ele enxerga é o seu umbigo.
    É isso aí, se foi o trading que o indicou, agora chupem essa manga (rosa)

  • PEDRO PAULO BARROS LIMA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    QUANDO DA SUBSTITUIÇÃO DA PROFESSORA YEDA E DO DR.SAMUEL,DESTE MESMO ESPAÇO CHAMEI A ATENÇÃO DO GOVERNADOR BLAIRO MAGGI,PARA A INFELIZ SUBSTITUIÇÃO,POIS O PEDRO NADA"F" NO MEIO EMPRESARIAL E CONHECIDO COMO O FAMOSO"ROLANDO LERO" E NÃO PELA SUA CAPACIDADE ADMINISTRATIVA E EMPRESARIAL,JÁ QUE NEM EMPRESARIO ELE É,POIS TODAS AS SUAS EMPRESAS FALIRAM.

    NADA ME SURPREENDE NESTE EPISODIO,POIS JÁ PREVIA QUE ISSO IRIA ACONTECER,O DESMONTE DA SEDTUR E DA SUA EQUIPE,QUE REALIZAVA UM EXCELENTE TRABALHO.

    O TRADING DE TURISMO , SE EMUDECEU,ACEITARAM GOELA ABAIXO A NOMEAÇÃO DO PEDRO NADA"F",POIS JÁ CONHECIAM A SUA INCAPACIDADE PELA SUA PASSAGEM PELA SECERTARIA DE TURISMO DA CAPITAL,ONDE TEVE UMA ATUAÇÃO TÃO PIFIA,QUE O PREFEITO ACABOU PEDINDO A SUA DEMISSÃO.

    O INCRIVEL É QUE O GOV.BLAIRO AINDA QUEIRA REMANEJA-LO PARA A SICME,SERIA ESSE UM PREMIO DE CONSOLAÇÃO??? OU UM DESAFIO A CLASSE EMPRESARIAL DO ESTADO.?

  • Assessoria de Imprensa da Sedtur | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Prezado Romilson e leitores do RDNews,

    Diferente do que foi publicado neste site, nesta quinta-feira às 17h02, a Secretaria de Desenvolvimento do Turismo, não cancelou a Festa Internacional do Pantanal. Este é um assunto que está sendo discutido pelo Governo do Estado de Mato Grosso por meio da secretarias de Planejamento e de Desenvolvimento do Turismo, pois o
    Governo centralizou na Secretaria de Planejamento a realização de eventos. O objetivo é que os eventos não tenham o “rotulo” de uma ou de outra secretaria. É importante enfatizar que no ano passado a Festa Internacional do Pantanal deixou de ser evento da Sedtur para ser do Governo do Estado, envolvendo todas as secretarias de Estado.

    Além disso, também está sendo discutido a realização da Festa Internacional do Pantanal em um ano e, no outro, a Literamérica, que já está programada para 2008, pois a mesma não foi realizada em 2007. No entanto, o Governo do Estado ainda não tomou nenhuma decisão pois o assunto está sendo discutido, inclusive com o trade. A próxima discussão acontece durante a reunião do Fórum Estadual de Desenvolvimento do Turismo, marcada para o dia 26 de fevereiro, com a presença do secretário de planejamento Yenes Magalhães.

    Vale destacar que até esta quinta-feira (14.02.08) a Sedtur não havia expedido nenhum documento para nenhuma entidade cancelando a Festa Internacional do Pantanal. O que acontece é que infelizmente há alguns membros do trade que na ânsia de se mostrarem úteis para a sociedade acabam passando informações truncadas para a imprensa, confundindo mais que esclarecendo os fatos.

    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa Sedtur

  • Benedito de freitas cavalcante | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Nadaf conseguiu falir as suas duas tentativas de comércio. A 1a foi uma loja de presentes no shopping Goiabeiras; a outra uma lojinha de salgadinhos arabes, este senhor é um blef, um produto de margeting da mídia. Tudo que pega para dirigir não espande pelo contrário limita-se ao tamanho da sua capacidade para poder ser controlado. Por isso que ele nunca larga o poder nas instituições empresariais, mesmo não sendo EMPRESÁRIO. Já demonstrou sua indole quando foi condenado pelo TCE por má gestão no sistema S. O que esperar? "Senhor Blairo Maggi "Diga me com quem andas que o povo te diras quem és" Aproveita e coloca o Nadaf na SICME e vamos aguardar o fechamento daquela secretaria.

  • Kelson Panosso | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Participo da Festa Internacional do Pantanal desde sua primeira edição.Nestes ultimos dois anos,à convite da Sedtur, tenho feito a gestão e a produção do projeto cultural em nome da AMM e com apoio do Conselho de Estado de Cultura e da SEC, que tem destinado recursos via fundo de cultura.As atividades culturais têm tido fundamental importância no processo da FIP e nestas duas edições acredito q os avanços foram positivos, com todos os participantes sendo recebidos e tratados com dignidade e respeito. Todos sem exceção recebendo por sua participação.Desta forma a nào realização da FIP, alem de ser um retrocesso significa a descontinudade de um processo importante social,cultural e turistico para todo MT .Governador não permita q tal fato aconteça pura e simplismente por ineficiencia de gestão.Nós seus eleitores agradecemos

  • Agripino Bonilha Filho | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Prezado jornalista Romilson. A respeito da notícia Festa do Pantanal, acatei o seu telefonema como profissional da notícia e, por estar no trânsito, respondi a suas endagações limitadas as condições que encontrava. Personalidades entederam que as análises feitas foram da minha concepção, quando na realidade apenas rspondi de maneira concisa as perguntas:nao havera festa do Pantanal este ano; Não sei os motivos; os empresários desejam , dentre outros assuntos discutir a Festa com o Secretário; A Festa comemora 12 anos de existência.
    Nada mais externei que pudesse traduzir em protesto, inconformismo e qualquer tipo de preocupação. Não mencionei qualquer ofício para o SEBRAE e muito menos qualquer contribuição para a sua análise profissional da matéria. Agradeço contribuir para esses esclarecimentos. Agripino Bonilha Filho

Elisângela conduz Secom da Câmara

elisangela tenorio 400 curtinha   A jornalista Elisângela Tenório (foto) está de volta ao comando da Comunicação Social da Câmara de Cuiabá. Ela ocupou o mesmo cargo na gestão Justino Malheiros, mas, na época, não teve à disposição estrutura para desevolver uma...

Logística em MT pra distribuir vacinas

mauro mendes 400 curtinha   O governo estadual já providenciou toda logística para levar as vacinas anti-Covid-19 aos municípios. O governador Mauro Mendes (foto) destaca que, em princípio, adquiriu 3,5 milhões de seringas. Os lotes de vacinas chegam a MT até a próxima quarta. Seguindo o Plano...

Emanuel no PTB e reeleição do filho

emanuelzinho 400   O PTB está sendo preparado para receber a filiação do prefeito Emanuel Pinheiro, que iniciou o segundo mandato em Cuiabá. Sem ambiente para seguir no MDB, onde passou a enfrentar resistência de toda a bancada do partido na Câmara Federal e na Assembleia, Emanuel recebeu convite de...

Ex-deputado "detona" Aliança por MT

victorio galli 400 curtinha   As deputadas federais Carla Zambelli e Bia Kicis, que estão na linha de frente pela criação do Aliança pelo Brasil, partido idealizado por Bolsonaro e ainda na fase de coleta de assinaturas para ser formalizado, foram informadas de que o ex-deputado federal Victório Galli...

Saúde em MT sob iminente colapso

Os números da pandemia da Covid-19 em MT são alarmantes. Entre sexta e este sábado foram registrados 1.050 novos casos de pessoas infectadas com o vírus e mais 21 mortes. Desde o início da pandemia, quase 5 mil mato-grossenses já morreram da doença. Em Cuiabá, o índice de ocupação de UTIs chega a 69%, superando o pior período da pandemia, registrado em agosto do ano passado. Em outras regiões do Estado, a...

Prefeito já teve 2 aliados executados

ze do patio 400 curtinha   O prefeito de terceiro mandato Zé do Pátio (foto), de Rondonópolis, já teve dois assessores próximos e de extrema confiança assassinados. Em setembro de 2012, João César Domingos, que era muito próximo de Pátio, havia atuado no Instituto de Pesquisa e...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.