Últimas

Sábado, 22 de Novembro de 2008, 09h:12 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21

BASTIDORES

Sem expectativa, Galindo deve renunciar a vice

Fernando Ordakowski 

  Ao mesmo tempo que se vê numa condição privilegiada, de deputado estadual e de vice-prefeito eleito, o empresário Chico Galindo, presidente estadual do PTB, se mostra inseguro quanto a seu futuro político. Ele reavalia até a possibilidade de não assumir como vice do tucano Wilson Santos e, assim, continuar na Assembléia, seguindo o exemplo de Roberto Nunes que, em dezembro de 1996, optou por renunciar à cadeira de vice de Roberto França e seguir como parlamentar.

   Três fantasmas rondam o petebista. Primeiro, trata-se da Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que tramita no Congresso Nacional em defesa da prorrogação dos mandatos até 2012 do presidente da República, dos senadores, dos deputados estaduais e dos federais para que ocorra unificação das eleições em todos os níveis. Se a PEC passar, Galindo terá mais quatro anos de mandato como deputado.

   Segundo, o risco da falta de espaço na administração. O grupo ligado a Galindo o orienta no sentido de cobrar do prefeito o comando de alguma pasta que tenha estrutura e o dê visibilidade, como Educação, Saúde, Infra-Estrutura ou Sanecap. Wilson Santos, em que pese ter declarado publicamente que o seu vice ocupará uma pasta, já sinalizou que vai lhe oferecer a secretaria de Governo, que tem função meramente protocolar. Galindo já avisou que não aceita o "pepino" da pasta de Governo, hoje sob Andelson Gil do Amaral.

   Terceiro, Santos, agora que foi reeleito, não comenta mais se deixará o Palácio Alencastro em 2010 para concorrer ao governo do Estado. Diante disso, Galindo começa a ver frustrada sua expectativa de virar prefeito da Capital por mais de dois anos. Seus aliados já deram ultimato. Querem que o vice-prefeito eleito decida o que fará da vida pública até 27 de dezembro. Os tais conselheiros de Chico Galindo são o seu irmão, reitor da Unic Altamiro Galindo, os médicos Jorge Figueiredo e Araí Fonseca, o vereador Júlio Pinheiro e o suplente Carlos Haddad.

Postar um novo comentário

Comentários (19)

  • MARCUS | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ATÉ QUE DEMOROU PARA COMEÇAR ESSA BRIGA DE FOICE NO ESCURO, AGORA VAMOS NO QUE DÁ, COM A PALAVRA A TAL DE CUYABANYA.

  • Lazaro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Isso mostra o compromisso de certos politicos com a populaçao.Nem mesmo tomou posse e já pensa em renunciar puramente por interesses próprios,por que entao se candidatou? esse tipo de politica é bem ao modo da turma tucana:o povo sempre fica em segundo plano!Abraços,Chico!!!

  • João Otávio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Chico continue como deputado estadual.
    E Wilson, por favor, não deixe a Prefeitura!
    Não invente de ser Governador, pelo amor de Deus!
    Deixe Mato Grosso nas mãos de quem trabalha!

  • José da Fonseca | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Puro jogo de cena, arquitetado, claro, pelo galinácio mor, Wilson. Não adianta disfarçar o sorriso, Galindo, vc sabe que Wilson renunciará para ser candidato ao goveno. Pára de ficar tentando esconder a estratégia.

    Ah! Dá licença!

  • GUSTAVO ALMEIDA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ISTO QUE É RESPEITAR O POVO DE CUIABÁ...

  • ANTÔNIO SIQUEIRA G. DE SOUZA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    CHICO GALINDO TEM QUE NA VERDADE ASSUMIR O PAPEL DE VICE PRA PAGAR O COMPROMISSO COM O POVO, POIS COMO DEPUTADO JÁ DECEPCIONOU OS SEUS ELEITORES NÃO CUMPRINDO O MANDATO. E TAMBÉM NÃO DEVE ASSUMIR SECRETARIA NENHUMA, O VICE JÁ TEM UM BOM SALÁRIO E ELE TEM É QUE DEDICAR A FUNÇÃO DE VICE ATUANTE, PORQUE CUIABÁ PRECISA.
    O PREFEITO WILSON SANTOS, DÁ LICENÇA! COLOQUE UMA EQUIPE DE SECRETARIADOS QUE TRABALHE, QUE SEJA POVO, PÉ-DE-BOI E QUE SEJA COMPETENTE, CERTO DE PRESTIGIAR COMPANHEIROS E PARTIDOS, MAS QUE TENHA COMPETÊNCIA, HONESTIDADE E COMPROMISSO. LEMBRE-SE BEM PREFEITO WILSON, O ANO DE 2009 É DECISIVO PARA O SEU FUTURO, REFLETIRÁ EM 2010. RECORDA ROBERTO FRANÇA FOI REELEITO PREFEITO E DEPOIS NÃO CONSEGUIU SE ELEGER DEPUTADO ESTADUAL. TRABALHO! TRABALHO! TRABALHO! É QUE O POVO ESPERA.

  • Enio Marcelo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É vergonhoso a maneira como os políticos ainda tratam a população. A que ponto chega a falta de compromisso com os eleitores, o Sr. Chico Galindo mal se elegeu, tudo bem que de forma suspeita, pois largar de ser Deputado para ser um inexpressivo vice-prefeito é no mínimo estranho, mas o mesmo deveria honrar e respeitar quem nele votou.
    Aliás nossa prefeitura está indo de mal a pior hoje veicula-se notícia que comprova a falência das nossas contas Municipais e isso mostra a incapacidade administrativa dos nossos governantes de Cuiabá.
    E se esperar apoio da câmara aí que estamos ferrados mesmo, pois o nível dos vereadores é de doer.
    É pedir pra Deus pois na situação que está só com ajuda Divina, aliás a chave da cidade vai ser entregue a Deus no primeiro dia do novo Governo do nosso competente Prefeito.
    O que eu acho que está havendo é uma negociata que está deixando de ser cumprida, resta saber quem está roendo a corda.

  • Fagner Rodrigo de Oliveira Feitosa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Chico a Assembléia Legislativa nescessita de parlamentar como vcê uma pessoa simples e batalhador pelo nossos direitos,fica na AL que em Cuiabá estamos com poucos legisladores de qualidade!

  • Agnello | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Que eu me lembre, eu votei em um governador, deputado estadual e deputado federal, para mandato de quatro anos. Enquanto cidadão e eleitor, não aceito e não admito, e se for o caso, vou ao STF, contra a prorrogação de mandatos.

    Isso é prática da ditadura, é golpe, é malandragem.

    Querem unificar as eleições? Beleza! Em 2010 vamos eleger nossos representantes para um mandato de seis anos, pois em 2016 haverá eleições para prefeito, ai unifica tudo.

    O que não pode, é o cidadão votar em um candidato para este ficar quatro anos e este, via tapetão, ficar seis.

  • Gláucia | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É brincadeira...tá parecendo samba do crioulo doido...
    O que me deixa de consciência tranquila é que felizmente a escolha que fiz foi outra. Já era de se esperar que issa bandalheira fosse continuar.Na verdade não são apenas três fantasmas que rondam o Galindo não, são cento e tantos que assombram não só ele mas todos os integrantes do circo do senhor Wilson Santos. Isso tá parecendo novela.O povo de cuibá começou achando que Wilson e seus aliados eram Flora(uma das protagonistas da novela da Globo( A FAVORITA) que no início da mesma, era inocente,injustiçada e agora descobriu-se quem ela realmente é) e até o final do governo esse mesmo povo ainda verá muitos personagens.
    É...o aranzé do 45 está aí! Estou louca para saber qual será a próxima palhaçada...
    É Wilson de novo meu povo!

Luta pra isentar parte dos aposentados

eduardo botelho 400 curtinha   Primeiro-secretário da Assembleia, Eduardo Botelho (foto) disse que foi criada espécie de força-tarefa dos deputados para fechar um acordo com o governo, de modo a ajudar aposentados e pensionistas e portadores de doenças raras para isenção do pagamento da alíquota da...

Investimentos em segurança pública

alexandre bustamante 400   Alexandre Bustamante (foto), secretário estadual de Segurança Pública, é enfático ao afirmar que o Estado tem investido em equipamentos e infraestrutura para combater a criminalidade. Segundo ele, a maior prova disso são os projetos que integram o programa MT Mais. Ao todo, devem...

Folha antecipada em Várzea Grande

kalil baracat 400 curtinha   Com o privilégio de ter assumido a prefeitura em janeiro com superávit de R$ 74 milhões da antecessora Lucimar Campos, o prefeito várzea-grandense Kalil Baracat (foto) quitou a folha de fevereiro na última quinta (25), três dias antes da virada do mês. São cerca de...

Grupo de risco em casa até 31 de maio

Em novo decreto, dentro das medidas emergenciais e temporárias de prevenção ao Covid-19, o prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro determinou que servidores municipais que integram o chamado grupo de risco não devem trabalhar presencialmente nas secretarias e/ou órgãos da administração. São considerados desse grupo servidores acima de 60 anos, imunodeprimidos e/ou portadores de doenças crônicas e servidoras grávidas e...

Beco do Candeeiro só abrirá em abril

Carlina 400   A secretária municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Carlina Jacob (foto), em visita ao Grupo Rdnews, revelou que a revitalização do Beco do  Candeeiro, que foi concluída em janeiro, será entregue à população em abril, nas comemorações dos 302 anos de...

Águas, expansão e investimentos

william figueiredo 400 aguas cuiaba curtinha   O diretor-geral da Águas Cuiabá, executivo William Figuereido (foto), disse, em visita à sede do Rdnews, quando aproveitou para conceder entrevista à tv web Rdtv, que a concessionária já distribui água para toda Cuiabá e que, em quase quatro anos...