Últimas

Domingo, 25 de Outubro de 2009, 07h:41 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24

RUMO A 2010

Sem rumo, Jayme diz ser candidato, mas negocia com grupos

  Fernando Ordakowski

O senador Jayme Campos (DEM) admite todas hipóteses, como de tentar governo, apoiar Silval ou Santos

   A menos de um ano para as eleições gerais, o senador Jayme Campos se mantém no muro e, para diminuir as pressões por causa de sua indecisão, admite três possibilidades: concorrer ao governo, levar o DEM para os braços do tucanato, com vistas a apoiar o prefeito cuiabano Wilson Santos, ou permanecer de vez no palanque da turma da botina, grupo ligado ao governador Blairo Maggi (PR), que se empenha pela candidatura ao Palácio Paiaguás do vice Silval Barbosa (PMDB). Assim, o cacique do DEM (ex-PFL) adota a velha estratégia de acender uma vela a Deus e outra ao Diabo.

   Ex-prefeito de Várzea Grande por três mandatos e ex-governador, Jayme torce por mais atrapalhadas do seu ex-adversário político dos anos 1990 Wilson Santos, para ser o cabeça de chapa da oposição, dentro do pré-acordo de que o melhor nome entre ele próprio e o tucano vir a ser o candidato do grupo. O problema é que, pela sinalização dos dois lados, nenhum quer cumprir o que foi acordado. Se Santos continuar liderando as pesquisas de intenção de voto, dificilmente terá o DEM no palanque, mesmo com a imposição de cúpula, já que nacionalmente os dois partidos fazem parte da mesma aliança. Por mais que Santos e Jayme busquem aproximação, não há liga entre tucanos e democratas. O clima entre eles é de desconfiança e de rivalidade. Isso vem desde os anos 90, quando Santos era deputado estadual e, Jayme, governador.

    O senador tem dito também que seu projeto a governador é um caminho sem volta. Ele se empolga pelos apoios recebidos de ocupantes de cargos eletivos e aliados da época em que foi governador que são mais políticos que técnicos. Apesar disso, Jayme sabe que enfrenta alto índice de rejeição e que sua imagem e perfil estão vinculados a um jeito populista e conservador de administrar, algo que divide opinião. A vantagem é que nada tem a perder, pois, se for derrotado nas urnas, continuará senador até 2014.

   A outra vertente do velho pefelista seria apoiar o candidato de Maggi, no caso o peemedebista Silval. Essa hipótese não está descartada. Mesmo diante de uma relação conflituosa com a turma da botina, Jayme reconhece que a força da máquina sobrepõe numa campanha e quer seria interessante estar do lado de um grupo com chance de ganhar, afinal, quer continuar usufruindo das benesses do poder. Ele não comenta, mas o seu partido conta com mais de 200 cargos na administração estadual.

   De todo modo, Jayme é mais um que se coloca como pré-candidato a governador, à espera de uma maior chance para avançar ou com projeto independente ou como coadjuvante do tucanato ou da turma da botina. Enquanto a pré-campanha ao Paiaguás se polariza entre Santos e Silval, outros partidos discutem ideia de uma terceira via, que pode vir a ser liderada pelo empresário Mauro Mendes, que trocou o PR pelo PSB, ou pelos deputados estaduais Percival Muniz (PPS) ou Otaviano Pivetta (PDT).

Postar um novo comentário

Comentários (19)

  • ANDREIA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    EMBORA SEJA MERA PRETENSÃO, POIS AINDA NÃO HÁ NADA DEFINIDO SOBRE CANDIDATO A GOVERNO O WILSON SANTOS DECEPCIONA QUANDO USA O ARGUMENTO SE O PARTIDO DECIDIR EU SAIO A GOVERNO, ELE DEVE SE ATER AS PROMESSAS DE CAMPANHA PARA PREFEITO ONDE DIZIA QUE VOU GOVERNAR OS QUATRO ANOS ENTRE MUITAS OUTRAS PROMESSAS, VOTEI NELE E ME ARREPENDI POIS OBSERVEI QUE ELE É MUITO BOM NA ORATÓRIA MAS NA PRATICA ESTA DEIXANDO A DESEJAR, PELA SITUAÇÃO CAÓTICA DAS RUAS DE CUIABÁ POR EXEMPLO, PELA SITUAÇÃO DO ETA TIJUCAL, ENTRE MUITAS OUTRAS.
    JA O SILVAL NAO É CARISMATICO, O SORRISO DELE SO É DIRECIONADO PRA ELITE, O PODER SUBIU NA CABEÇA, ESQUECEU SUAS ORIGENS, QUANDO UMA PESSOA ESTA NO PODER ELA TEM QUE SER ACESSIVEL A POPULAÇÃO, AFINAL FOI ELEITO POR ELES.
    ALIAS ESSE É O MAIOR ERRO DOS LIDERES ELES ACHAM QUE O CARGO E UNICO E EXCLUSIVO DELES, ESQUECEM QUE SÃO REPRESENTANTES DO POVO E DEIXAM DE ATENDER SEUS REPRESENTANTES ´PARA ACORDOS PESSOAIS, BENEFICIOS PROPRIOS, ... O POVO TA CANSADO PORQUE ESSES SE NÃO VÃO TRABALHAR A COMIDA NÃO CHEGA EM SUA CASA, O POLITICO EM REUNIOES SÓ FICAM ENTRE ELES PROTEGIDOS POR SEGURANÇAS PARA O POVO NÃO APROXIMAR.
    EU PARTICULARMENTE NÃO APROVO NENHUM DESSES DOIS NOMES E TENHO ESPERANÇA QUE APAREÇA UM CANDIDATO NOVO, QUE NAO SEJA ENVOLVIDO COM TANTOS ACORDOS POLITICOS, POIS ELE NÃO CONSEGUE FAZER NADA ADMINISTRATIVAMENTE E QUEM PERDE É A POPULAÇÃO.

  • Paulo costa Ribeiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    olá rdnews! olha aqui na minha cidade o Dem jamais anda junto com o PMDB, pois alem do partido ser sujo, o candidato a governo Silval não tem moral nem uma aqui..pois o mesmo só traz beneficio p/ Matupá, q é a sua Cidade...e guarantã fica a merce da sorte...não adianta o Jaime Campos querer enfiar essa coligação de guela abaixo, que não vai colar...e alem do mais o prefeito do PMDB, XICO..NÃO ESTA FASENDO NADA...

  • FLORISBELO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Fernado Ordak...., Ronilson....RDNEWS enfim , uma vez ou outra voces Saem em SOCORRO ao SILVAL BARBOSA E WSANTOS.
    SILVAL por enquanto não tem DENSIDADE ELEITORAL para ser cabeça de CHAPA.
    INSTITUTO de pesquisa de FUNDO DE QUINTAL
    com perfil de COCHA DE RETALHO ( em rol municipios pequenos e escolhidos a dedos) não condiz com a REALIDADE.
    DÁ a impressao que VOCES querem SALVAR Wilson Santos que já foi encontrado EM BARÃO DE MELGAÇO fazendo bolhazinhas
    na agua e trazido de volta a cuiaba por uma equipe de CORPO DE BOMBEIROS.
    Será que um apoio explicito e aberto dito por SILVAL BARBOSA, JOSE RIVA, BLAIRO MAGGI, DÁ impressão que JVC está em cima do MURO?
    REJEIÇÃO? UM homem que foi eleito a menos de UM ANO A SENADOR COM MAIS VOTO QUE O PROPRIO GOVERNADOR ELEITO BLAIRO MAGGI. ISSO é muito IMPORTANTE.
    E OLHA QUE ELE FOI ELEITO COM A TURMA DA BOTINA de forma PACIFICA.
    NAO PRECISOU IMPLANTAR TERRORISMO E NEM COMITE DA MALDADE.

  • maga | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Se esse moço ai fezesse ametade do que fala Mato Grosso estaria melhor, cade as emendas para nos aqui de Cuiabá??? Joguei meu voto fora??? pois até agora não mostrou para que veio e ainda por cima ainda enventou uma doença que não tem, está ai firme e forte fazendo campanha. Achando que nos os eleitores somos cobaia eleitoral. Faça por merecer moço e tudo no seu devido tempo.

  • Ambrosio Pereira Nunes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Meus caros eleitores Mato Grosso teve esses Campos no Governo em épocas diferente mas foram Governo e ao mesmo tempo Senadores e o que fizeram por Mato Grosso e a baixada Cuiabana nada, esta Região poderia hoje ser o maior celeiro de produção hortifrutigranjeiro com maior capacidade tecnológica em irrigação , e hoje e o maior bolsão de pobreza , distante da capital apenas 45 minutos de carro esta atrasado mais de 100 anos referente as regiões do Norte do Estado e tem alguém que quer alimentar essas raposas velhas que apenas sobre vive na poloitica por causa da sua condições financeiras mas mesmo assim vem decaindo por que não tem ideologias políticas: em Varzea Grande julho tomou uma lavada e em JANGADA O DITINHO (DITO PAULO) LEVOU UM LAPADA FOI CANDIDATO A REELEIÇÃO A PREFEITO DAQUE PROBE CIADDE PERDEU POR MAIS DE 1.700 VOTOS DE FRENTE PARA O GAUCHINHO. Precisamos renovar os nossos gestores Mato Grosso esta Ficando sem representação política no cenário nacional que os nossos DEPUTADOS FEDERAIS E SENADORES . Temos que agradecer e tirar o chapéu para os homens da botina .

  • Antonio Carlos Cuiabano | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Acho que o Jaime esta longe de ser governador, o Prefeito Pinoquio Wilson Santos so pensa em ser governador... e a cidade esta um caos... Cuiabá esta um caos.

  • Jésus Quarto Crescente | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Acabou o espaço. Retrato claro do fim da carreira. Só o Senador não vê.

  • CARLOS | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    PERCIVAL NAO !!!! PELO AMAR DE DEUS !!!

  • rogerio matheus | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Pivetta !!!??? kkkkkkkkkkkkkk ....Essa é a piada do ano, esse cidadão não tem peito nem coragem para uma empreitada dessa. Primeiro porque é desconfiado, pensa que estão de olho no dinheiro dele, segundo porque é descontrolado e imprevisível.
    O Percival raposa velha veio da escola de bezerra esse vai botar todo mundo no bolso. Valtenir.. coitado tá mais preocupado em angariar recursos com Piveta para sua reeleição e olha que não vai ser facil ter o quociente estabelecido. Por todas essas razões acho que esse grupelho não vinga.

  • JOSÉ ROBERTO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ATENÇÃO POPULAÇÃO MATOGROSSENSE

    COLABORE COM O MEIO AMBIENTE

    VAMOS LIMPAR OS CAMPOS DE MATO GROSSO

8 candidaturas e Thelma com chances

thelma de oliveira 400 curtinha   Mesmo sem apoio de nenhum outro partido, a não ser do seu PSDB, enfrentando forte desgaste político e rejeição popular e ainda problemas de saúde, se recuperando de tratamento de câncer de mama, a prefeita Thelma de Oliveira (foto) ainda tem chances de...

Niuan de fora da suplência ao Senado

niuan ribeiro 400 curtinha   O deputado federal José Medeiros não conseguiu segurar o vice-prefeito de Cuiabá, Niuan Ribeiro (foto), como primeiro-suplente de sua chapa ao Senado. Há alguns dias, o filho do ex-vice-governador e ex-deputado Osvaldo Sobrinho vinha demonstrando desejo de pular fora, em meio a...

Jayme incomodado com Flávio em VG

jayme campos 400 curtinha   A candidatura a prefeito de Várzea Grande do empresário Flávio Frical (PSB), principal aposta da oposição, passou a incomodar a família Campos, que apoia o ex-vereador Kalil Baracat, concorrente ao Executivo pelo MDB. Em uma noite que seria de festa, em comemoração...

Acordo com Euclides partiu de Allan

allan kardec 400   Otaviano Pivetta, vice-governador licenciado por 30 dias para cuidar de problemas de saúde, disse que nada tem a ver com o tal acordo "costurado" pelo presidente regional do PDT, deputado Allan Kardec (foto), com Euclides Ribeiro, candidato a senador pelo Avante. Explica que só apresentou Euclides para Allan e...

Família Maia tenta retomar o poder

martha maia 400   O ex-prefeito de Alto Araguaia por quatro vezes, Maia Neto, não entrou na disputa de novo ao Executivo, mas lançou a irmã Martha Maia (foto), cuja filha Sylvia Maia é vereadora. Filiada ao PP, Martha entra como principal candidata da oposição ao prefeito Gustavo Melo, que vai à...

Welinton fará grande ato em Barra

welinton marcos 400 curtinha   Welinton Marcos (foto) lança sua candidatura a prefeito de Barra do Garças, na segunda (28), em um grande ato. Mesmo pelo sistema drive-in, devido à necessidade de adotar medidas sanitárias contra a Covid-19, são esperadas na solenidade cerca de mil pessoas, num espaço amplo,...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.