Últimas

Segunda-Feira, 11 de Fevereiro de 2008, 14h:28 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

VARIEDADES

Senador Jonas vai para UTI após sofrer infarto

Jonas Pinheiro se encontra em estado grave  O senador e pecuarista Jonas Pinheiro (DEM) está internado desde a madrugada desta segunda na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Amecor, em Cuiabá. O parlamentar teve um princípio de infarto e foi atendido na emergência às 2h15. O boletim médico divulgado às 11h informa que seu estado de saúde é grave e que precisa de intenso acompanhamento médico.
 
    O democrata faz parte da bancada ruralista. Com 66 anos, Jonas já foi deputado federal por três mandatos e está no segundo como senador. É casado com a ex-deputada federal Celcita Pinheiro. (Simone Alves)

(Às 15h25) - Quadro clínico do parlamentar é grave

   É grave o quadro clínico do senador Jonas Pinheiro, informam familiares. Ele continua na UTI do Amecor. Foi a primeira vez que o parlamentar sofre infarto. Até então, ele enfrentava problemas de saúde, mas em relação ao diabetes. Nesta segunda de madrugada ele estava no seu apartamento no Edifício Caiaby, no bairro Dom Aquino, em Cuiabá, quando teve brusca recaída. Foi levado às pressas para o hospital.

(Às 17h10) - Senador deve ser transferido para SP

  A família de Jonas Pinheiro estuda a possibilidade de transferí-lo ainda nesta segunda (11) para o Instituto do Coração (Incor) de São Paulo. Há, porém, um impasse. Alguém precisa se responsabilizar pela transferência, ou a esposa Celcita ou um dos filhos. O senador continua na UTI. Respira com ajuda de aparelhos. Está em coma induzido. Dois médicos o acompanham permanentemente, pois o estado é crítico. Em 2007, Jonas já havia tido uma recaída e chegou a ficar hospitalizado. Agora, aos 66 anos, teve infarto.

(Às 17h35) - Respeite a dor dos outros, diz Celcita

   A ex-deputada federal Celcita Pinheiro, secretária de Assistência Social da Prefeitura de Cuiabá, se mostrou bastante nervosa e preocupada com o quadro clínico do marido, o senador Jonas Pinheiro. Ele se recusou a falar com os jornalistas. "Respeite a dor dos outros", diz a secretária, em resposta a um repórter, que estava na porta do Amecor, à espera de notícias sobre o estado de saúde de Jonas. A família nega que esteja providenciando a transferência de Jonas para São Paulo.

(Às 17h45) - Diversas pessoas vão ao hospital

   Nesta segunda à tarde, membros da família, parentes e amigos foram ao hospital Amecor em busca de informações sobre o quadro clínico do senador Jonas Pinheiro, que está em comoda induzido na UTI. Entre os aliados políticos do parlamentar estiveram os deputados estaduais Dilceu Dal Bosco e Chica Nunes, o senador Jaime Campos, o primeiro-suplente de do próprio Jonas, Gilberto Goellner, o conselheiro aposentado do TCE e pré-candidato a prefeito de Várzea Grande, Júlio Campos, além de Oscar Ribeiro, presidente estadual do DEM, partido de Jonas. Jaime Campos disse que avisou o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN) sobre a gravidade do estado de saúde do parlamentar democrata.

(Às 17h54) - Coma induzido preocupa; caso ganha noticiário

   Tão logo deu entrada no Amecor nesta madrugada, o senador Jonas Pinheiro já foi conduzido para a UTI. Horas depois, entrou em coma induzido. Ele é assistido pelos médicos Ubirajara Barbosa e Gentil Farrath.  Seus familiares demonstram preocupação, mas acham que, mesmo diante da gravidade do caso, o senador não deve ser transferido para um grande centro de tratamento, como São Paulo.

   A internação do senador democrata ganha o noticiário nacional. Confira aqui.

(Às 21h09) - Estado é gravíssimo, alertam médicos

   Os médicos que assistem ao senador Jonas Pinheiro informaram à família que o estado clínico dele é gravíssimo. Luta-se para uma lesão no cérebro não evoluir para morte cerebral. Como há esse risco, a orientação médica é não transferi-lo para outro Estado, como São Paulo, porque aumentaria a probabilidade de a situação se agravar, podendo até vir a óbito. O quadro é gravíssimo, mas estável.

    Jonas está em coma induzido e a família, sob orientação médica, vai aguardar 48 horas de prazo para avaliar se opta ou não pela transferência para o Incor de São Paulo. O último boletim médico, divulgado às 17h, dizia que Jonas foi submetido a manobras de ressuscitarão cardio-pulmonar encefálica antes de evoluir para o coma.

(Às 21h30) -Leôncio conversa com médico e vê alívio

   O presidente da Empaer, Leôncio Pinheiro, irmão do senador Jonas, deixou o Hospital Amecor um tanto aliviado, após uma conversa com um dos médicos que assistem ao parlamentar na UTI. Segundo ele, o médico disse que antes de um prazo de 48 a 72 horas não é possível fazer uma avaliação sobre consequências neurológicas. Observou, para uma maior tranquilidade dos familiares, parentes e amigos que torcem pela recuperação, que Jonas está, gradativamente, adquirindo capacidade de respiração. Mesmo assim, o seu estado continua grave.

(Às 22h10) - Boletim médico revela gravidade

  O boletim oficial divulgado às 17h pelos médicos Ubirajara Lupoli e Gentil Farrath Júnior, acerca do estado clínico de Jonas Pinheiro traz os seguintes dizeres: " (...) Foi submetido a manobras de ressuscitação cardiopulmonar encefálica com sucesso primário. Encontra-se no momento evoluindo em coma pós-anóxico, instabilidade hemodinâmica com uso de aminas simpaticomiméticas e suporte ventilatório mecânico assistido. O seu estado de saúde é grave".

(Às 23h40) - Novo boletim médico sai nesta 3ª

   Os médicos que mantêm plantão permanente na UTI especialmente para os cuidados especiais com Jonas Pinheiro divulgam um novo boletim oficial nesta terça, às 8h. O assessor especial do senador, Sérginho do Incra, diz que está animado com as últimas informações sobre o quadro clínico do patrão. Conta que Jonas foi submetido a uma tomografia computadorizada, cujo resultado mostrou que não há sequências, mesmo o senador ainda estando em coma induzido. Segundo ele, a respiração está voltando aos poucos. "O problema do senador foi que atacou a diabetes. Estamos muito otimistas com a possibilidade de sua recuperação", diz.

(À 0h) - Jonas é reeleito com Goellner na 1ª suplência

Empresário Gilberto Goellner, 1º suplente do senador Jonas  Após três mandatos de deputado federal, o pecuarista Jonas Pinheiro conseguiu garantir cadeira no Congresso Nacional nas urnas de 1994. À época, pelo PFL, se elegeu senador com 281.998 votos, num embate apertado com Carlos Bezerra (PMDB), que também se elegeu ao obter 281.885 votos e com pequena diferença sobre Antero de Barros (então no PDT), que atingiu a 281.206 votos. Já em 2002, Jonas conquista a reeleição, com 612.965 votos. Ficou com a primeira das duas vagas em disputa. A petista Serys Marly foi eleita também. O primeiro suplente de Jonas é o produtor rural Gilberto Goellner, de Rondonópolis. Ele está filiado ao PR e chegou a assumir o posto por quatro meses em 2006, quando Jonas se licenciou para tratamento de saúde. O segundo suplente Jorge Yanai (DEM), de Sinop, já havia recebido comunicado do senador de que desta vez seria contemplado nos próximos dias com a cadeira provisória de senador.

Postar um novo comentário

Comentários (9)

  • nilsinho | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É momento de unirmos em oração pela recuperação do Senador Jonas Pinheiro, grande homem, sabemos que é um dos poucos políticos Fiel e honesto que ainda resta em MT.

  • Paulo Mattos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Nós, sêres humanos, dotados de erros e acertos, podemos concordar, discordar, discutir pacificamente, protestar, etc, mas, acima de tudo, devemos respeitar as pessoas, qualquer pessoa, pelo que ela é e pelo que ela representa para o mundo, para o seu Estado, para o seu município, para a sua família. E Jonas Pinheiro merece ser respeitado pela sua história de vida, pelo seu trabalho em prol do desenvolvimento de Mato Grosso, pelo amôr à sua gente, pela simplicidade sempre demonstrada aos seus conterrâneos, pela luta por tudo aquilo em que acredita. Por essas razões, além daquela de caráter humano e de solidariedade, ficamos realmente entristecidos com essa notícia, restando-nos somente rogar a Deus para que Ele, em sua infinita bondade, possa proporcionar ao Senador as condições de recuperação integral de sua saúde e, dessa forma, possa retornar ao seular e ao convívio das pessoas que lhes são caras. Força Senador !!!

  • DONIZETE | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Jonas

    Salve Deus
    Salve Desus meu senhor e o meu deus A minha missaõ e o meu sacerdocio jesus esta comigo.
    Salve Deus.

  • valdomiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Que Deus ilumine o senador Jonas neste momento em que ele está passando.Senador tenha fé em Deus que o senhor vai ser recuperar, porque o senhor é um exemplo de politico pra todos nós brasileiros.Estarei orando por você.

  • julio augusto de oliveira soares | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Uno, mente , coração e fé que o senador Jonas Pinheiro logo estara bom,pois ainda têm uma bela missão pela frenter de continuar colaborando com o engradecimento do nosso Estado e pela sua exemplar conduta de homem público,podemos as vezes discordar de seu ponto de vista mais jamais colocaremos em dúvida o seu amor por Deus a família e ao povo de Mato grosso.Deus há de ajudá-lo com a nossa corrente de oração.

  • rogaciano oliveira sampaio filho | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    caro editor,acessando o redenews,tive a triste noticia do infarto do nosso senador jonas.estamos aqui em arenapolis numa corrente de oração,para que Deus restabeleça a saude deste patrimonio moral,que a politica de mato grosso tem o previlegio de possuir que é o senador jonas.esperamos e confiamos que a qualquer momento a sua saúde seja restabelecida e ele volte ao senado para defender os interesses de mato grosso naquela casa.a sua familia fica os meus votos,e que Deus o ampare e de forças nesta hora tão dificil.atenciosamente oliveira.pref.muncipal de arenapolis.

  • campos neto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Mato Grosso sente pelo senador Jonas,,, e vamos orar e torcer pela sua recuperacao,,, e um politico de respeito e de mto servico prestado ao nosso estado.

  • RosenwalRodrigues dos Santos Presidente | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Que Deus olhe pela saúde de nosso senador Jonas Pinheiro e dê muita força aos seus familiares neste momento difícil. Com a graça de Deus e nosso Senhor Jesus Cristo,nosso senador sairá dessa.

  • Marcelo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Força Senador....
    Mostre a bravura...
    Que sempre lhe acompanhou...
    Mato Grosso reza por V. Excia.

Novo ensaio do privilegiado Neurilan

neurilan fraga 400   Neurilan Fraga (foto) transformou mesmo a AMM não apenas num cabide de emprego, mas numa entidade para, em alguns casos, atender a seus interesses pessoais. Ali, investido no cargo de presidente, inclusive já pelo quarto mandato, mesmo não sendo mais prefeito, ele se articula politicamente o tempo todo....

Dobradinha no Podemos pela reeleição

claudinei 400 curtinha   Eleito deputado na onda Bolsonaro, o delegado de Polícia Claudinei de Souza Lopes (foto) resolveu deixar o PSL e vai se abrigar no Podemos. Sonha com a reeleição. Sua estratégia é trabalhar o que se chama de dobradinha eleitoral com o deputado federal José Medeiros, especialmente em...

Valtenir atrai lideranças para o MDB

valtenir pereira 400   Mesmo sem mandato eletivo, o ex-vereador pela Capital e ex-deputado federal Valtenir Pereira (foto) continua se articulando nos bastidores, agora pelo fortalecimento do seu partido, o MDB. Ele está convencendo algumas lideranças a se filiar na legenda emedebista. Dois líderes são prefeitos...

Chefe do Escritório de ROO em Cuiabá

mario marques 400 curtinha   O prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio, que iniciou neste mês o 3º mandato, mantém como parte da estrutura da administração um cargo de chefe do Escritório de Representação do município na Capital. E Pátio nomeou para esta...

Prefeito cria comitê pra debater modal

emanuel pinheiro 400 curtinha   Mesmo o governador Mauro Mendes já tendo anunciado que vai implantar o BRT na Região Metropolitana, em detrimento do VLT, o prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro (foto) criou um comitê de análise técnica para, segundo ele, definir o modal de transporte para a região. Emanuel...

Desembargadores recebem 6 auxílios

maria helena povoas 400   O Tribunal de Justiça de MT, presidido pela desembargadora Maria Helena Póvoas (foto), vai pagar uma série de direitos e vantagens que "engordam" substancialmente o subsídio de seus magistrados e que foram programados pelo ex-presidente Carlos Alberto para liberá-los no orçamento...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.