Últimas

Quinta-Feira, 17 de Dezembro de 2009, 09h:20 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:25

SAÚDE PÚBLICA

Sérgio diz que falta planejamento e quer mais hospitais

  O alto índice de pessoas acometidas por dengue em Mato Grosso é tido pelo presidente da CPI da Saúde, deputado Sérgio Ricardo, como o termômetro ideal para concluir que o setor vive um verdadeiro caos em todo o Estado. Segundo o último boletim da secretaria estadual de Saúde, quase 47 mil pessoas já tiveram dengue neste ano e 52 morreram, o que representa aumento de 320 % se comparado ao ano passado. Para o deputado, falta planejamento por parte dos gestores, para quem são os principais responsáveis pela crise na saúde pública.

  Segundo Sérgio, a infraestrutura física e humana está longe de ser a ideal. Cobra mais unidades de saúde, hospitais regionais e principalmente mais médicos e enfermeiros. “Existem cidades que estão isoladas. Se uma pessoa sofrer um infarto, infelizmente vai morrer porque os centros de referência existentes são insuficientes”. Para um Estado com 141 municípios, existem hoje apenas quatro hospitais regionais, que funcionam em Rondonópolis, Cáceres, Colíder e Sorriso. “Vamos propor que sejam construídos mais hospitais regionais, além de hospitais municipais de referência regional. A CPI da Saúde quer ser um divisor de águas no Estado”, afirma Sérgio. Ele cobra também que todas as filas de cirurgias sejam zeradas. "Muitas Estados fazem isso. O governo pode firmar parcerias com a rede filantrópica e privada para zerar essas filas", sugere.

  Nesta quinta (17), às 14, a CPI da Saúde ouve o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Serviço de Saúde, José Ricardo de Mello. Na segunda (21), mempros da Comissão Parlamentar de Inquérito vão se reunir com o novo secretário de Saúde de Cuiabá, Maurélio Ribeiro e com o secretário estadual Augustinho Moro. Vão discutir contrato firmado com o Hospital Geral Universitário. A CPI foi criada para investigar as causas do caos na prestação do serviço público de saúde pública em Mato Grosso, mas o foco é Cuiabá e Várzea Grande. (Patrícia Sanches)

Postar um novo comentário

Comentários (11)

  • Robson Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Bom dia Caros Amigos da Baixada Cuiabana e outros, é muito importante oque o presidente da CPI e os Membros estao fazendo Por Cuiabá e por Mato Grosso Pois estao Imparcialmente mesmo sendo da Ala Governista o Presidente Sergio Ricardo se mostra preocupado e cobra das Autoridade competentes uma Soluçao para o caos da saude Publica de MT e cobra Muito mesmo do Governo Estadual estrurar os Principais Polos de Mt para que assim haja um desafogamento na grande Cuiaba é Varzea Grande que ficao Asoberbada com a demanda dos Pacientes do interior do estado e de outros estados Como Para e até mesmo Outros Paises que fazem Divisa com o brasil atraves do territorio Matogrossense entao Resolvi prestar as minhas Solidariedades a todos aqueles que trabalhao por uma Cuiabá e um Mato Grosso melhor Parabens pelo trabalho Desenvolvido até agora pelos membros envolvidos e preocupados com o caos da Saude Publica em MT. Robson Silva Leitor do RD News diariamente e Parabens Romilson e toda sua equipe é claro.

  • Maria do Socorro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    SÉRGIO RICARDO, O DEPUTADO QUE FICOU NO OSTRACISMO POR QUASE 4 (QUATRO ) ANOS, COMEÇA O MOSTRAR SUAS GARRAS E SEU IMPETO DE QUERER LEVAR SEMPRE VANTAGEM.

    QUANDO A SOCIEDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO VIU A FOTO DO DEPUTADO APONTANDO O DEDO PARA O HOSPITAL DAS CLÍNICAS (HC), LOGO PERCEBEMOS QUE TINHA ALGUM INTERESSE OBSCURO POR TRÁS DA CENA.

    O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MATO GROSSO TEM QUE ACOMPANHAR PAR A PASSO TODOS OS PROCEDIMENTOS CONDUZIDOS NO SENTIDO DE ADQUIRIR NOVOS HOSPITAIS PARTICULARES.

    IMAGINEMOS O VOLUME DE RECURSOS PÚBLICOS A SERM APLICADOS NA AQUISIÇÃO DE UM HOSPITAL PRIVADO JÁ COM EQUIPAMENTOS DEFASADOS. A CAMPANHA PARA DEPUTADO ESTADUAL DE 2010 ESTÁ PRÓXIMA NÉ SERGIO RICARDO?

    AS EXPERIÊNCIAS ANTERIORES DE AQUISIÇÃO DE HOSPITAIS PARTICULARES NÃO DERAM CERTO , PORTANTO, NÃO SE PODE REPRODUZIR OS MESMOS ERROS, SWOB PENA DE MALVERSAR DINHEIRO DO POVO COM ALGO QUE SABEMOS QUE NÃO IRÁ FUNCIONAR.

    SÉRGIO RICARDO QUER RESOLVER O PROBLEMA DA SAÚDE OU QUER RESOLVER O PROBLEMA DO DR. SABOIA, QUE ESTÁ COM SEU HOSPITAL PARADO NÃO SABEMOS PORQUÊ????????

    ESPERO QUE NÃO CENSUREM O MEU COMENTÁRIO!

  • Artur Coimbra | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    DEPOIS DE 20 ANOS DE VIDA PÚBLICA O DEPUTADO DESCOBRIU A AMÉRICA. EM VÉSPERAS DE ELEIÇÕES ACONTECE DE TUDO.

  • Ricardo Anzil | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Tenho que concordar com o Secretário Augustinho Moro, o problema de saúde em Cuiabá é de gestão, mas não só da Prefeitura  e sim principalmente do Estado, que pasmem é o unico estado do Brasil que não tem um hospital publico Estadual. E vou mais longe o problema de saúde no estado de Mato Grosso também é de gestão, pois a incompetência em administrar a saúde é tão grande que os representantes do governo não conseguem mais arrumar desculpas para  a população. 

  • rita de cassia vasconcelos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Parabéns deputado!!

    Estamos aguardando o resultado final dessa CPI .Favor não colocar nada embaixo do tapete,sabemos que não seu feitio,mas os políticos ultimamente têm deixado à desejar.
    Confiamos na sua postura,principalmente na saúde de Cuiabá , que está um cãos e o Prefeito Pinóquio diz que está tudo maravilhoso e a Prefeitura de Cuiabá está cada dia mais bagunçada e o Prefeito cada dia mais cara- de- pau. Isto é uma vergonha!!!

  • chacal | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • Ana Maria Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    RITA DE CÁSSIA VASCONCELOS...VC DISSE QUE:

    Estamos aguardando o resultado final dessa CPI .Favor não colocar nada embaixo do tapete,sabemos que não é seu feitio,mas os políticos ultimamente têm deixado à desejar...

    POIS DESSE DEPUTADO DEMAGOGO AÍ, VC PODE ESPERAR QUE TUDO QUE FOR DE PODRIDÃO, NESSA CPI, IRÁ PRA DEBAIXO DO TAPETE, ELE FICOU QUASE TODO ESSE SEGUNDO MANDATO, COSTURANDO SUA IDA PRU TRIBUNAL DE CONTAS, MAS COM OS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS, ENVOLVENDO O PRESIDENTE RIVA, ELE VIU SEU PROJETO IR PRU BREJO, SENDO ASSIM ELE VOLTOU A VIAJAR COM SEU ÔNIBUS PIRATA, PROMETENDO TUDO AQUILO QUE ELE NUNCA IRÁ CUMPRIR.

  • LUIS CARLOS | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    SÓ FALTA A SENHORA MARIA DO SOCORRO CULPAR O DEPUTADO SÉRGIO RICARDO PELA CRISE NA SAÚDE. É INCRIVEL QUE QUANDO APARECE ALGUEM COM A CORAGEM DE ENFRENTAR ESSA SITUAÇÃO MESMO SABENDO A ENCRENCA QUE ISSO REPRESENTA AINDA APARECE GENTE QUE SÓ SABE CRITICAR. GOSTARIA DE SABER OQUE QUE ESSA SENHORA JÁ FÊZ EM SUA VIDA EM FAVOR DO PRÓXIMO. JOGAR PEDRA É MUITO FACIL, MUITO CÔMODO. VÁ COBRAR DO SEU DEPUTADO QUE ELE TENHA TAMBÉM A CORAGEM PARA MEXER NESSA FERIDA.

  • Maria Isaura | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Concordo com o Luis carlos. Embora não seja eleitor do Sergio ricardo acho que ele está fazendo o papel que devia ser do prefeito wilson e do blairo. Vá em frente sergio, pelo menos você está tendo coragem enquanto muitos se omitem, se calam enquanto o povo fica desamparado sem ter a quem recorrer, quem possa dar uma orientação. o posto de saude do Bela Vista tá fechado e ninguem aqui pode ser atendido nem no pronto socorro nem nas policlínica pois tem que ser encaminhado por um posto de saude. e agora? vamos ter que morrer enquanto o posto não reabre?

  • Lucineia | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O Deputado só fala em hospital, hospital, hospital....
    Cada a Atenção Básica deputado, ou o senhor não sabe do que se trata.
    Para de falar em hospital. Vamos cobrar e a qualidade da unidades do PSF, dos agentes de endemias e dos agentes comunitários. Vamos dar boas condições de trabalho para esses trabalhadores que realmente fazem saúde e não hospital......

Beco do Candeeiro só abrirá em abril

Carlina 400   A secretária municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Carlina Jacob (foto), em visita ao Grupo Rdnews, revelou que a revitalização do Beco do  Candeeiro, que foi concluída em janeiro, será entregue à população em abril, nas comemorações dos 302 anos de...

Águas, expansão e investimentos

william figueiredo 400 aguas cuiaba curtinha   O diretor-geral da Águas Cuiabá, executivo William Figuereido (foto), disse, em visita à sede do Rdnews, quando aproveitou para conceder entrevista à tv web Rdtv, que a concessionária já distribui água para toda Cuiabá e que, em quase quatro anos...

Creci combate empresas irregulares

benedito odario 400 curtinha   O presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado, Benedito Odário (foto), aproveitou a operação desenvolvida na quinta, com apoio da Polícia Civil e da Decon, para enfatizar que não dará trégua àquelas empresas que, irregularmente,...

Cuiabá paga fevereiro aos servidores

emanuel pinheiro 400   A Prefeitura de Cuiabá quitou nesta sexta (26), último dia útil do mês, a folha de fevereiro. Desde quando assumiu o Palácio Alencastro, em janeiro de 2017, o prefeito Emanuel Pinheiro (foto) tem conseguido pagar o funcionalismo dentro do mês trabalhado. Aliás, essa prioridade,...

3 deputados sob certa cordialidade

janaina riva 400 curtinha   Max Russi, Eduardo Botelho e Janaina Riva (foto), que mandam na Assembleia, demonstram entre eles um certo clima de cordialidade, mas chegaram a entrar em queda-de-braço até fechar um novo acordo político sobre a Mesa Diretora. Com a decisão do Supremo de veto a Botelho no comando do...

Expediente na AL só a partir do dia 8

max russi 400   Por causa do aumento da taxa de incidência de Covid-19 entre servidores e parlamentares, as atividades presenciais da Assembleia foram suspensas na quinta (25). O expediente só retoma em 8 de março. Neste período, estão sendo mantidas somente as atividades estritamente essenciais para o...