Últimas
Quarta-Feira, 13 de Fevereiro de 2008, 22h:10 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19
Servidores da AL resistem a conta única no BB
Uma decisão da Mesa Diretora da Assembléia está causando polêmica e revolta junto aos servidores e, por outro lado, satisfação ao Banco do Brasil. Agora, os quase 3 mil que integral a folha de pessoal não poderão mais receber salário pela Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores do Poder Legislativo (Credilegis). A Mesa fez acordo para o pagamento ser creditado exclusivamente nas contas abertas no BB, que detém a conta oficial da AL. A regra já começa a valer a partir deste mês.
O problema é que muitos servidores, inclusive aposentados, acumulam dívidas com o BB. Alguns consideram seus débitos como impagáveis e se vêem acuados. Já para o banco, será a oportunidade para resgatar esses créditos porque, a partir da abertura da conta, todo dinheiro a ser depositado, inclusive o salário, será para amortizar eventuais débitos dos novos clientes.
Há risco agora até do Credilegis, cooperativa de crédito submetido às exigências do Banco Central, "quebrar", já que o maior movimento está nos empréstimos e no pagamento da folha salarial dos servidores. Existe até ameaça de acionar a Mesa Diretora na Justiça, sob argumento de que o servidor não pode ser obrigado a abrir conta numa instituição bancária e ainda ficar sujeito ao confisco do subsídio.
(Às 16h41) - Em nota, AL diz que não haverá confisco
A secretaria de Comunicação da Assembléia informou, por meio de nota, que os servidores da AL não terão qualquer tipo de confisco por eventuais débitos junto à instituição.
"Os servidores da Assembléia Legislativa que passaram a partir deste mês de fevereiro a receber seus salários através do Banco do Brasil, não terão qualquer tipo de confisco por eventuais débitos junto à instituição. Qualquer desconto em conta corrente só poderá ser efetuado com expressa anuência do servidor. É importante esclarecer ainda que a maioria dos servidores da Assembléia já recebe seus vencimentos pelo Banco do Brasil. A concentração – agora - em uma única instituição financeira segue exemplo já firmado pelo governo do Estado".
(Às 17h40) - BB diz que só presta serviços com aval
Em nota, o Banco do Brasil afirma que apenas prestará seus serviços aos novos clientes, se assim eles desejarem.
Não é correta a informação de que o Banco do Brasil se apropriará dos salários dos funcionários da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, pois
tal procedimento é inconstitucional. A Constituição Brasileira no seu artigo 5º, Inciso XXII, garante o direito de propriedade, não permitindo assim, tal procedimento. O BB apenas prestará seus serviços aos novos clientes, se assim eles desejarem, colocando a disposição deles, toda a sua tradição de 200 Anos nos préstimos de serviços bancários, além de uma enorme rede de agências, no Brasil e no exterior, e de taxas atrativas e diferenciadas.
Atenciosamente,
Assessoria de Com e Mkt do BB em MT
Postar um novo comentário
Comentários (7)
-
Wilson C. de Arruda | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Alguém deve estar recebendo comissão do banco do brasil.
Muito estranho, como estava sendo antes não tinha nada de diferente, porque agora apareceram com essa... tem cabrito no meio, é só envestigar ! -
paulo ferraz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Essa suposta "composição de dívida" unilateral com o Banco do Brasil é ilegal. Se o funcionário tiver apenas uma conta-salário, não poderá o Banco se apropiar de seu salário.
-
Jose Ronaldo Spinola Barbosa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Deixem de balela. Salário nao pode ser confiscado para pagamento de dívidas. Esta na lei.
-
Gustavo Gava | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Balela pura, se o cara ta devendo o banco é direito do banco receber...
Quando servidor publico quer aumento de salario fica fazendo greve e pressionando governante... agora pra pagar tuas dividas fica fazendo moage...
Certissima a decisão da mesa... esse povo precisa aprender que tambem tem que pagar tuas dividas... -
Ademar Adams | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Aconselho os servidores da irem a Justiça, pois, a liberdade de escolher o banco para receber seus salários é um direito de qualquer cidadão.
Essa é mais uma da dupla Sérgio Ricardo/José Riva. Até quando minha gente? -
Mariane Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Concordo, que a dívida deve ser paga, mas o Banco do Brasil não respeita o salário, ele pega tudo o que cai na conta, inclusive seu salário, aí o servidor vai comer como? Aconteceu comigo, fiquei dois meses sem saber o que era pegar o meu salário, o banco confiscou, mesmo sabendo que era PROVENTOS, como fica o servidor nisso? Pagar, todo mundo tem que pagar o que pegou emprestado, mas acho que tem que haver bom senso por parte da instituição financeira, estipular um percentual a ser descontado da dívida atrasada, não comer todo o salário do cidadão.
-
Juraci | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Esses Banco, mesmo sabendo que voce não pode pagar, se voce recebe algum provento fixo, salário, aposentadoria,ou se possuí algum bem, ele faz de tudo para te emgambelar, principalmente se a pessoa não é muito esclarecida, pra depois sair tomando tudo que voce tem, deixando voce e sua família passando fome.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga