Últimas
Segunda-Feira, 08 de Outubro de 2007, 20h:09 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16
Serys e Abicalil se inscrevem à disputa pelo PT
Garcia, da corrente O Trabalho, deve correr por fora
O deputado federal Carlos Abicalil e a senadora Serys Marly deixaram para esta terça, último dia, a realização de inscrição com vistas à disputa à presidência regional do PT. A eleição acontece em 2 de dezembro, quando a militância escolherá, concomitantemente, os futuros dirigentes para os diretórios municipais, estadual e nacional. Além de Abicalil e Serys, deve surge um terceiro candidato. Trata-se de Domingos Garcia, da corrente o Trabalho. Garcia reside em Cáceres. Ele é professor da Universidade do Estado (Unemat).
As inscrições podem ser feitas até às 20h. Serys comanda a sigla petista e buscará um novo mandato. Ela conseguiu aglutinar alguns grupos em torno de sua candidatura. Tem como aliados o presidente do diretório de Cuiabá, Jairo Rocha, o ex-superintendente do Incra, Leonel Wohlfahrt, da Democracia Socialista e que tem influência junto à militância petista da Grande Cáceres. Também busca entendimento com Zelandes Santiago, da Utopia e Vida, mesma corrente de Gilney Viana, candidato à direção nacional. Serys, que se diz do bloco Independente, atraiu também para sua chapa o deputado Ademir Brunetto, que chegou a ensaiar candidatura, mas acabou desistindo.
Já Abicalil, da Unidade da Luta (ex-Campo Majoritário) vem com tudo para a eleição interna para reconquistar a hegemonia. Conta com a força de grande parte dos militantes do Sintep e dos profissionais da educação. É do mesmo grupo dos deputados estaduais Alexandre Cesar e Ságuas Moraes, que comanda a pasta da Educação.
A Unidade da Luta é responsável por conduzir o PT aos braços do governo Blairo Maggi. Já o grupo de Serys é mais resistente à essa aliança. Ambos vão polarizar a disputa. Quem vencerá comandará a sigla petista em Mato Grosso pelos próximos dois anos e terá dado passo importante no projeto majoritário para 2010. Serys e Abicalil vivem queda-de-braço desde já. Ambos estão de olho na candidatura à senatória daqui a três anos.
Municipal
O professor Vilson Aguiar é o candidato do grupo de Jairo e Serys para a presidência do diretório da Capital. Ele deve concorrer contra Cido Mendonça, que foi candidato a vereador nas urnas de 2004.
Postar um novo comentário
Comentários
-
Comente esta notícia
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga