Últimas

Segunda-Feira, 07 de Maio de 2007, 13h:39 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

SOLENIDADE

Serys não prestigia posse de Ságuas na Educação

   A senadora Serys Marly, presidente regional do PT, foi a grande ausência na solenidade de posse de Ságuas Moraes na Educação. O evento, que marcou o ingresso de vez da legenda petista na administração Blairo Maggi, ocorreu no Palácio Paiaguás. Reuniu velhos adversários do governador, como Alexandre Cesar, que agora virou deputado, a ex-parlamentar Vera Araújo, contemplada com cargo de secretária-adjunta da Seduc, e Jairo Rocha, presidente do PT de Cuiabá.

   Além de Serys, não compareceram ao evento o professor Wanderley Pignati e o ex-deputado Gilney Viana, militantes históricos do PT. Para evitar conflitos internos, Serys peferiu alegar que não prestigiou a posse do novo secretário porque tinha outro compromisso no mesmo horário. Ela ainda não conseguiu "engolir" a decisão da maioria dos membros da Executiva Regional, que aprovaram a aliança com o governo do "rei da soja". Até então, o PT vinha atuando em âmbito regional como adversário da atual gestão.

   Em discurso, Ságuas prometeu ser interlocutor do governo junto ao PT. Defendeu melhoria do Estado nos indicadores nacionais no Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb), na Prova Brasil e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). São índices que medem a qualidade da educação no país, nos quais Mato Grosso aparece com reprovado.
   Ex-prefeito de Juína por dois mandatos e deputado estadual também por duas vezes, Ságuas Moraes disse que dará continuidade ao trabalho de Luiz Antônio Pagot na recuperação da rede física. Com discurso já incorporado ao da turma da botina, o petista lembrou que mais de 400 escolas das 647 já foram reformadas pelo governo Maggi. Falou também sobre o Plano Estadual de Educação, que tramita na Assembléia Legislativa. 
   O novo secretario prometeu concurso público e diz que dará celeridade aos processos de progressão e aposentadoria. Pretende ainda fortalecer a Educação da zona rural, indígena, especial e de jovens e adultos das populações tradicionais e quilombolas.

  “O desafio é grande, são 647 unidades escolares, aproximadamente 475 mil alunos e 28 mil trabalhadores. A rede é grande e complexa e a Educação é o maior serviço público prestado pelo Estado”, diz o secretário.

    “Tenho a convicção do seu sucesso, pela sua competência e força de ação”, destacou o governador em exercício Silval Barbosa, a quem coube empossar Ságuas no comando da Seduc, junto com a adjunta Vera Araújo.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • marco polo pinheiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A Educação de MT ganha muito com o Jovem deputado Saguas, foi em Juina um grande administrador e será um excelente Secretário de Educação.Competência sobra no rapaz.

  • silvia | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É, um médico na Educação, coisas da politica, assim como qualquer profissional pode ser professor, qualquer profissional pode gerencial uma Secretaria de Educação. Gostaria de saber, se alguem iria fazer uma cirurgia com um professor de História ou de filosofia.

  • pedro noronha | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    respondendo a Silvia :Se o professor de História for dono do Hospital e fizer uma boa gestão poderia sim fazer uma cirurgia.O que esta em jogo é o conhecimento da gestão publica e não o Canudo. Professor ruim e mau administrador tem aos montes.

Fritado no PDT e buscando o Aliança

antonio galvan 400 curtinha   Fritado no PDT, o presidente da Aprosoja, Antonio Galvan (foto), pretende agora procurar espaço em um partido considerado de direita. E está se movimentando para assumir em MT o comando do Aliança pelo Brasil, partido que está sendo criado pelo presidente Bolsonaro. O sojicultor se mostra,...

Lúdio e incógnita sobre quem apoiar

ludio cabral 400 curtinha   Em 2010, com PT rachado, o hoje deputado estadual Lúdio Cabral (foto) não apoiou Carlos Abicalil, do seu partido, para o Senado. Preferiu virar cabo eleitoral de Pedro Taques, que se elegeu. Agora, para este pleito suplementar ao Senado marcado para 26 de abril, para preencher a vacância devido...

Cotado à cadeira de desembargador

francisco faiad 400 curtinha   É forte o movimento nos bastidores entre os juristas, dentro e fora da OAB/MT, pela indicação do nome de Francisco Faiad (foto) pela classe Quinto Constitucional à cadeira de desembargador. Bem articulado e com bom conceito no meio jurídico, Faiad foi presidente da OAB/MT por dois...

Pivetta promete permanecer no PDT

allan kardec 400 curtinha   O empresário Otaviano Pivetta, que se tornou o mais badalado nesta fase de pré-campanha ao Senado por causa da grande logística em torno do seu nome, se encontra numa saia-justa. Para líderes do Podemos com os quais passou a ter afinidade política, como os senadores Álvaro Dias e...

Ao Senado, 2 partidos e apoio para EP

elizeu nascimento 400 curtinha   Elizeu Nascimento (foto), terceiro-sargento PM licenciado, não é nada bobo. Ex-vereador pela Capital e no mandato de deputado estadual, Elizeu hoje controla o DC-MT e ainda levou aliados de confiança para o PSL-MT, partido que ainda está ligado ao presidente Bolsonaro e que só de...

Digital de Selma no apoio para Pivetta

olga lustosa curtinha 400   Mesmo com laços antigos de amizade com Otaviano Pivetta, Olga Lustosa, que está se desligando do cargo de assessora do gabinete da senadora cassada Selma Arruda em Brasília, causou aquele climão dentro do Podemos quando apareceu no encontro do PDT, neste sábado. O ato marcou o...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Bolsonaro...

excelente

bom

razoável

ruim

péssimo

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.