Últimas
Domingo, 24 de Fevereiro de 2008, 08h:49 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19
Silval diz que gestão da Sema deve ser sacudida
O vice-governador Silval Barbosa (PMDB) ameniza a crise na área ambiental, destaca avanços, mas admite que a administração precisa avançar muito no setor e admite que há problemas de gestão. "Tem muita coisa feita, mas, neste ano, se a gente der uma apertada na gestão da Sema vamos avançar mais", diz Silval. Ele foi escalado pelo governador Blairo Maggi para encontrar uma alternativa com vistas a acabar com a crise na Sema.
Na semana passada, Silval participou do encontro Reage Nortão, em Colíder, e ouviu até xingamentos de produtores, prefeitos e outros líderes políticos. Todos estavam na bronca por causa do trâmite lento dos processos sobre licenciamento protocolados na secretaria. O movimento pediu a troca do comando da pasta. Perguntado se Luis Henrique Daldegan e seu adjunto Batilde Abdala podem vir a ser exonerados, Silval Barbosa desconversou. "Isso é autonomia exclusiva do governador Blairo Maggi. Ele me falou de todas as reformas do secretariado, mas, sobre a Sema, não disse nada".
Silval conta que durante o Reage Nortão não se discutiu troca do comando da Sema, mas lembra que o discurso do deputado estadual José Riva (PP) foi duro nesse sentido. Lembra também que a CPI da Sema, instaurada pela Assembléia e presidida pelo próprio Riva, apresentou mais de 80 sugestões e apontou problema de gestão na secretaria.
Bastante cauteloso, o vice-governador preferiu reforçar a tese de que "está havendo melhorias na gestão ambiental". Segundo ele, quando da Operação Curupira, que resultou na prisão de diversas pessoas e suspensão de madeireiros do cadastro de licenciamento, principalmente do Nortão, verificou-se que o setor estava muito desorganizado. "A maioria estava atuando na ilegalidade e houve uma crise que praticamente parou o setor madeireiro". Afirma que o governo Maggi reagiu de imediato e assinou um termo de responsabilidade ambiental com o Ibama, trazendo para o Estado as atribuições do órgão federal. Isso, segundo Silval, levou o Estado a preparar e a ajustar toda uma legislação ambiental, com correções e estrutura para, assim, poder atender a demanda, o que levou um certo tempo.
Ibama e Sema
O vice-governador faz até comparativo para assegurar que a área ambiental "melhorou". Conta que nos últimos quatro anos (de 2002 a 2005), o Ibama havia liberado 5 milhões de m3 de Autorização para Trasporte de Produtos Florestais (ATPFs). Segundo ele, o Estado, assim que assumiu a gestão florestal após parceria com o Ibama, de dezembro de 2005 até o final de 2007, liberou 8,3 milhões de m3 somente de manejos. "Em dois anos, mesmo com a falta de estrutura, avançamos muito mais do que se essas atribuições estivessem com o Ibama".
Por outro lado, o ex-prefeito de Matupá (Nortão) e ex-deputado estadual, o vice-governador peemedebista pondera que o governo não pode cantar vitória na área ambiental "porque falta muita coisa para melhorar dentro da secretaria". Apesar das evidências, evita falar em queda do secretário e do adjunto. É esperar para ver.
Postar um novo comentário
Comentários (13)
-
marcelo gomes da silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Falta gestão, competencia e eficiência na sema. há excesso de burocracia e lentidão nos processo, e sobra capacidade para fazer armações e perseguições, autoritarismo e prepotência aos atuais diretores da sema. Só o governador não quer enxergar isso, e vai pagar um preço politico alto pelo descaso que vêm tratando a gestão ambiental no Estado.
-
juliano menezes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Falar em trocar de secretario e adjunto é uma brincadeira. Eu mesmo ja denunciei esses dois e sabe oque aconteceu? A chefe de gabinete dele Izabel, gozou na minha cara, disse que no Luis Henrique ninguém meche, disse que o governador não tem "peito" de arrumar pra cabeça dele próprio. Essa mesma Izabel arrota pesado no espetinho do pai dela, dizendo que tem o rabo do governador. Querem mais??? Eu mesmo ja acredito, pois depois de tanto escandalo e tanta pressão pra tirar os 2 e nada.... acreditei.
-
Ricardo Monteiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Volto a insistir na Campanha que poderá salvar a SEMA: "Fora Izabel!!!" Governador quer melhorar o funcionamento deste órgão? Comece pela chefe de gabinete, que é arrogante, autoritária, incompetente e diz que o governador está nas mãos do Batilde e Luiz Henrique.
Fooora Izabel!!!!!!!!!!!! -
Adriana Lica | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Esse movimento não vai dar em nada, pois o secretário luis henrique não quer jogar o jogo deste pessoal. O cara é definitivamente cria das Ong´s. Será que o governador não acordou que esse cara é um incompetente? Blairo você tem no quadro da SEMA o Afranio que pode substituir o Luis henrique e ser o melhor secretario que a SEMA ja teve. Só é preciso deixar o Afranio mudar toda a assessoria que hoje rodeia luis henrique.
-
Gilmar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Segundo informções confiáves o atual secretário não tem autonomía, acredito que o problema seja sua ligação com o conselheiro Bosaipo seu protetor, acusado de desviar junto com o dep. Riva mais de R$ 100 milhões dos cofres da Al.
-
lucas sebastião viegas | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Espero também que o governador não esteja protegendo o senhor luiz daldegan simplesmente porque este saiba o ponto fraco dele e o tenha "sob controle", pois esta é versão que corre na sema e na imprensa matogrossense. A própria sema possui quadros de elevado nível técnico, capaz de implementar um plano de gestão ambiental ao Estado de forma competente e ágil, tirando o Estado do caos que hoje se encontra, e para isso basta o governador ter a sensibilidade de avaliar o porquê que a gestão ambiental do Estado não evolui. Agora, se o governador continuar preferindo alguém de fora dos quadros, sem dúvida, o Afrânio, pela sua competência técnica, credibilidade e o respeito que conquistou do corpo técnico é um nome que merece considerações, até pela posição, equilibrada e coerente que têm adotado na sema.
-
fatima | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Muito bem Adriana, concon=rdo com voce,o que se deixarem o Afranio fazer o que ele sabe sobre meio ambiente, a SEMA será mais ágil.
O Luiz, Batilde, Izabel, irmã ou prima de Izabel, que ela conseguiu enfiar no gabinete, o que entendem de gestão ambiental? Aquilo parece a casinha de briquedo deles.
Estou decepcionada com o Senhor Blairo, sempre nos passou a imagem de um empresário sério, e cheguei até a acreditar nisso, mas vendo esses desmandos, não sei se é sério ou não quer ser na questão ambiental -
Júlia | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Aos inconformados e insatisfeitos acredito que sejam INSATISFEITA. Uma mulher que por mais imbecil seja, sempre haverá um imbecil maior para achar que você não o é, o mal que o invejoso carrega ser rancoroso e muito mal informado não existe essas historias de Espetinhos, arrotos (falta de educação) a verdade é que quem muito trabalha INCOMODA e não dá para mudar é a mundo e sua adversidade acredite caro leitor, o Governador não tem nada a esconder e se tivesse não seria uma simples chefe de gabinete que o teria nas mãos! Acorde! Vá em busca de alegrias e felicidade “ A violência é o último recurso da incapacidade." Só um detalhe falem o que for, acreditem quem quiser, mas que a Isabel é competente, trabalhadora, e muito ligada a Deus para ter fé e não se levar por tantas intrigas, com seu nome envolvido. PARABÉNS Isabel você é muito Capaz te aconselho a rezar e pedir que te livre desses espíritos encarnados em almas tão amarguradas sejam felizes e te esqueçam um abraço aos amigos.
-
Geraldo Borges Muniz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Agora sim, vamos ver se o vice-governador tomará alguma providência diante do espetáculo de incompetência, erros e desmandos que ocorrem na SEMA. Tenho certeza que ele sabe do que se passa por lá!!!
Mostre a que veio vice???? PROVIDÊNCIAS URGENTES!!!! -
fernanda souza bulhões | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
julia, a sua amiga isabel pode ser tudo, menos séria, competente e trabalhadora. a maior indústria de intrigas e perseguições na sema é promovida por ela mesma, com a conivência do seu capacho, fraco e incompetente secretário. Enquanto essa turminha estiver na sema, a área ambiental do estado vai continuar sendo motivo de piada e vergonha.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga