Últimas
Terça-Feira, 22 de Maio de 2007, 00h:45 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15
Silval não aceita mais ser governador paralelo
Dividido entre a fidelidade ao PMDB e ao governador Blairo Maggi, o vice Silval Barbosa vive uma situação política constrangedora. Está no centro de uma grande confusão. A legenda peemedebista, cansada de tanto pressionar, em vão, para conseguir cargo no primeiro escalão, anunciou que a partir de agora terá posição independente em relação à administração estadual. Isso levou Silval a ficar acuado.
Ele não deve nem assumir mais a atribuição de ser um governador paralelo, conforme combinado com Maggi, inclusive com compromisso de receber quase todo o secretariado para orientá-los nas demandas administrativas, entre eles Carlos Brito (Justiça e Segurança Pública), Chico Daltro (Ciência e Tecnologia), Alexandre Furlan (Indústria, Comércio, Minas e Energia), João Malheiros (Casa Civil), Ságuas Moraes (Educação), Geraldo de Vitto (Administração) e Augustinho Moro (Saúde).
Outra demonstração de que a crise PMDB-Maggi ganhou proporções maiores é a possibilidade do vice não comparecer nos dois dias de encontro do seu titular com todo o staff, a partir desta terça (22).
Na reunião com o governador no Palácio Paiaguás, os peemedebistas, sob a liderança do deputado Carlos Bezerra, ouviram o que não queriam ao cobrar espaço na administração. Maggi disse que não iria mudar o comando da pasta de Infra-Estrutura (hoje sob Vilceu Marchtti) porque precisa ter no cargo alguém de confiança. Ao perceber que o seu vice estava presente, o governador tentou amenizar o tom dos comentários. Mesmo assim, criou-se um clima de mal-estar, principalmente porque Maggi já havia convidado Silval para assumir duas pastas, primeira a Educação e, depois, a Infra-Estrutura. Por fim, não deu trégua para o PMDB em nenhuma das secretarias.
Diferente do que demonstra na prática, nos bastidores Silval tem feito críticas ao governador. Declarou, por exemplo, que "Maggi não cumpre acordo" e que quando viaja o deixa no comando do Estado, "mas proíbe tudo", privando-o de realizar empenhos ou de fazer pagamento.
A tendência é Silval, pressionado pelo PMDB, se distanciar de Maggi. Entram também em jogo as eleições futuras. Na Assembléia, os quatro parlamentares peemedebistas querem distância de Maggi para poderem ficar livres às críticas a serem feitas, já visando o pleito de 2008. Todos são pré-candidatos a prefeito: Zé do Pátio, em Rondonópolis; Adalto de Freitas, o Daltinho, em Barra do Garças; Walter Rabello, na Capital e; Juarez Costa em Sinop.
O PMDB tem incentivado Silval a se preparar para concorrer ao governo do Estado em 2010. Então, a provável ruptura agora já sinaliza para esse projeto próprio, com o atual vice desvinculado do Palácio Paiaguás.
Postar um novo comentário
Comentários (8)
-
ELIFAS JOSE RIBEIRO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Eu gostaria de dar um conselho ao PMDB, apesar da minha pouca idade(52) anos,não sou filiado à partido nenhum,mas é de alguem que esta vendo as coisas de "fora":pemdebistas façam uma convenção nacional tire o "P" deixe só o MDB vélho de guerra, o MDB de ULISSES GUIMARÃES,TEOTONIO VILELA,e muitos outros o MDB que lutou contra a ditadura.voces não perceberam ainda que se o vice fosse gaúcho ele ja teria rsolvido este assunto? como diz o cuiabano: "larga mão de cargo"voces ja tem o cargo foram eleitos para "TRABALHAR" por Mato Grosso ainda não ta bom?.......veja só ! o home tem que acomodar treze partidos,dizem que se conselho fosse bom ñ era dado era vendido mas tentei fazer a minha parte OBRIGADO!
-
Ricardo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
A história se repete.. Ontem D. Iraci, agora Sinval. É esse o jogo daturma dos olhos claros: usar e queimar.
-
pedro noronha | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Silval Barbosa tem de beijar os pés de Blairo que permitiu que ele fosse seu vice, tirando do páreo Dona Iraci que vem de um colegio eleitoral muito maior. O que é que esse moço quer mais?
-
Carlos Roberto de Aguiar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
O PMDB começou a errar quando se sujeitou a ser vice em um ninho completamente estranho somente para não ficar de fora do contexto, e também por economia, pois não participou do esquema mas sim atrelou-se ao grupo que sem duvida nenhuma seria o vencedor à època; Mas se esqueceu que coisa atrelada não faz parte do corpo principal, não é menbro vital e, pode ser defenestrado sem prejuizo ou perigo de vida, portanto PMDB pula fora enquanto é tempo senão vai continuar de cabeça pendida.
-
Rcardo Da Matta | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
O Silval não é problema para Blairo. O problema é Carlos Bezerra. Entregar uma pasta importante para um partido sob o comando de uma liderança como essa, é o mesmo que colocar raposa para cuidar de galinheiro. E o Blairo não quer escândalos em governo. Tá certo!
-
Ademar Adams | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Blairo fez bem em não colocar Silval na Educação, pois, esse cargo não cabe a um semi-alfabetizado.
Também acertou em não colocar ele na infra-estrutura, pois, sendo ele um apaniguado do Riva, seria um perigo.
Mas um governo que tem Chico Daltro como secretário de Ciência e Tecnologia, pode qualquer coisa... -
Aristóteles Potter | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Ademar adams, meu grande amigo, acho que você foi maldoso com o chiquinho, secretário de ciência e tecnologia, têm gente bem pior do que no primeiro escalão.
-
Audimar Rocha | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Acho que o Ademar Adams, desconhece a historia recente desse estado, quando faz esse comentario em relação ao secretario Chico Daltro, ele não se lembra como o chico assumiu a secretaria de agricultura, uma secretaria totalmente apagada, e como ele a entregou, com açoes em praticamente em todo o estado beneficiando principalmente os pequenos produtores.
Tenho certeza que o Chico Daltro, vai fazer essa secretaria de Ciencia e Tecnologia acontecer.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga