Últimas
Sexta-Feira, 18 de Julho de 2008, 13h:14 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21
Sindicalistas defendem impeachment de Mendes
Presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, tem atitude reprovada por grupo ligado à CUT, que pede sua "queda"
O mato-grossense Gilmar Mendes, que preside o Supremo Tribunal Federal (STF), a mais alta Corte do Judiciário brasileiro, enfrenta mais um problema. Desta vez, um grupo de sindicalistas ligados à Central Única dos Trabalhadores (CUT) de Brasília protocolou no Senado um pedido de impeachment contra Mendes. Eles argumentam que o ministro teria agido com parcialidade, ao conceder dois habeas corpus ao dono do Grupo Opportunity, Daniel Dantas. Por isso, pedem a "queda" do presidente.
“Não podemos viver com a suspeição sobre um presidente do STF. Ele (Gilmar) não poderia ter despachado o habeas corpus sem passar pelo colegiado”, disse o secretário de imprensa da CUT, Cícero Rôla, autor do documento. Depois de protocolado no Congresso, o pedido de impeachment vai para a Mesa Diretora. Caso seja aceita, a denúncia seguirá para uma comissão composta por 21 senadores, que devem elaborar uma peça acusatória.
Depois disso, o presidente do Senado encaminha o pedido para que o próprio STF autorize o julgamento. Para ser cassado, o processo deve ser aprovado por dois terços dos senadores da Casa. Na semana passada, um grupo de procuradores de São Paulo chegou a cogitar a possibilidade de fazer pedido semelhante, mas a idéia não foi formalizada. Na ocasião, líderes partidários no Senado declararam ser muito difícil a concretização do impeachment do presidente do Supremo. (Pollyana Araújo com Agência Brasil)
Postar um novo comentário
Comentários (6)
-
CARLOS ROBERTO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
DIANTE DESSES ULTIMOS ACONTECIMENTOS ENVOLVENDO O PRESIDENTE DO STF, FICA CLARO QUE CADEIA NO BRASIL É SÓ PARA PRETO, POBRE, E P........!!
-
Germano Souza Cruz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Se o Min. Gilmar Mendes sofrer o impedimento, pretendo, pedir impeachament, de uns 4 ou 5 juízes também, pois eles também decidiram contra o meu ponto de vista.
Tomara que essa moda pegue, aí, quando sentirmos que um ou outro juiz foi desfavorável à nossos pedidos, é só pedirmos o impeachament dele, e tá tudo resolvido, ou melhor, vingado. Sabem quando o impeachament de Gilmar ou qualquer outro juiz será possível - n u n c a!
Moral da história: Vão te catar sindicalistas, vão procurar o que fazer... Por que não vão engraxar as botinas da Turma do Brairo. -
envergonhado | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
é isso mesmo o que estou sentindo... esse gilmar mendes está envergonhando a todos nós matogrossenses, que torcemos tanto pelo seu êxito frente a mais alta corte de justiça do país... e depois faz um papelão desses... é pra cabá... e os caras até avisaram: resolve aí por baixo que lá em cima já tá tudo acertado (STJ e STF)... e a atitude do sr gilmar mendes só veio confirmar... é demais... vergonhaaaaaaaaaa...
-
Paulo Mattos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Acabo de ler no noticiário nacional que a Associação dos Magistrados Brasileiros, em nota, saiu em defesa do nosso Ministro Gilmar Mendes. Já não era sem tempo. Os membros autênticos e corretos do Poder Judiciário Brasileiro não podem permitir que pessoas despreparadas, sem conhecimento ténico suficiente e, pior, muito pior, movidos por interesses inconfessáveis, atentem contra o Estado de Direito e a Democracia Brasileira e, arvorando-se em cultuadores da Justiça, instiguem a população ordeira e pacífica de nosso país a entender que o sábio Ministro Gilmar Mendes tenha agido, ao conceder os habeas corpus a Daniel Dantas, com outros interesses que não aqueles proclamados pelo nosso Direito. Continuo repugnando com veemência essa falácia inconcebível propugnada por alguns membros do próprio Poder Judiciário, do Ministério Público Federal e outros organismos que se dizem representativos da sociedade (MST, CUT, ONGs - esses mesmos que vivem mamando nas tetas do Governo e desviando as verbas que recebem de mão beijada) em pedir o impeachment de nosso Ministro. Isso trata-se de uma irracionalidade, de flagrante desrespeito às decisões emanadas pela nossa Justiça, insurgência, volto a repetir, contra o nosso Estado Democrático de Direito. Os Magistrados de bem deste país devem se unir em torno não do Ministro Gilmar Mendes, mas em torno da independência do Juiz, qualquer Juiz, que adote uma decisão baseada no postulados da Lei e no seu particular entendimento da lide em questão. Não compete ao Magistrado tomar decisões que agradem uma parcela da população; compete sim a ele decidir de acordo com a lei e com suas convicções. Mais uma vez, a minha humilde solidariedade ao Ministro Gilmar Mendes.
-
Jacyara | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
O Ministro, talvez tenha visto, o que ninguem quer ver: a militarização da justiça federal e a transformação do Estado Brasileiro em um estado policialesco.
Observem que o corporativismo dos procuradores e juizes federais foram claramente demonstrados no correr da semana.
O delegado, que mostra indisciplina e diz claramente que não acredita nem em seus parceiros.
Estes fatos nos lembra dos anos de dominio militar, quando os colegas abrigados nos mesmos exércitos, éram inimigos dos departamentos de repressão oficial.
Me solidarizo com o Ministro, não só por ser de Mato Grosso mas, pór ser a segunda autoridade neste pais a gritar por Justiça, o primeiro foi o General Heleno -cmdt. da Amazonia.
Parabens Ministro. -
jose medeiros | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Estes sindicalistas, estão na contra mao de direção.
è um contra-senso eles defenderem as ações de uma polícia politica criada nos porões da ditadura e que tem como indice de aproveitamento destas ações menos de 10%, pois o serviço é mal feito, não passa de propaganda institucional.
As açoes desta policia sao muito assemelhadas as ações do regime facista, onde em busca do bem se dao o direito de cometerem todo tipo de ciabrura.
rasgam a constituição passam por cima de direitos, grampeiam meio país, estes sindicalistas nao sabem, mas pode ser que o telefone deles esteja grampeado neste momento.
Eu prefiro dez bandidos soltos que um inocente preso.
eu prefiro que os direitos dos ricos, dos bandidos sejam respeitados, pois se nem o direito dos ricos sao respeitados imagine o meu que sou pobre, tambem prefiro que o direito dos bandidos seja respeitados porque se até odireito do bandido é respeitado imagine o meu que sou um cidadãoi de bem.
Vejo com muita preocupação estas operações ao estilo cinema, pois o grande apelo publicitário, esta criando um monstro que pode acabar nos engulindo.
outro perigo se avizinha, o senhor Paulo lacerda ex diretor da PF agora é diretor do velho SNI (atual ABIN) já começou a mostrar suas gaarras, pois segundo consta esta operação q
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga