Últimas
Segunda-Feira, 25 de Agosto de 2008, 10h:10 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21
Só um advogado fez inscrição; Faiad espera 50
Até agora só o advogado e ex-vereador Nelson Pereira Lopes, que atua em Rondonópolis, se inscreveu para concorrer à lista sêxtupla pelo Quinto Constitucional da OAB/MT, com vistas à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça. A cadeira foi aberta com aposentadoria de Munir Feguri, que pendurou as "chuteiras" há mais de mês ao completar 70 anos de idade. As inscrições estão abertas desde o dia 19 deste mês e segue até o próximo dia 9. Apesar disso, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), Francisco Faiad, acredita que a expectativa é que 50 advogados venham a se inscriver. "Em 2005, Maria Helena Póvoas (hoje desembargadora) concorreu com mais de 52 candidatos", lembra. O salário de membro da mais alta Corte do Estado supera a R$ 20 mil.
Podem pleitear o cargo advogado que atue na área há mais de 10 anos e que tenha defendido no mínimo 5 causas por ano. O novo desembargador será escolhido por meio de lista sêxtupla, que vai ser definida por 26 conselheiros estaduais da OAB e mais 9 ex-presidentes da instituição. Cada um pode votar em até seis nomes. Apóa a elaboração da lista sêxtupla, cabe ao Pleno do TJ reduzi-la à tríplice. Por fim, caberá ao governador Blairo Maggi escolher o sucessor de Feguri.
"O candidato deve estar com a inscrição regular junto à OAB e não possuir nenhuma dependência de ordem ética ou financeira", explica o presidente da Ordem. Ele conta ainda que dos 7,5 mil advogados do Estado, só 4 mil estão adimplentes. A última indicação feita pela OAB foi em 2006, quando emplacou Luiz Ricardo Alcântara como desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região. À época, concorreu a vaga com quase 30 candidatos. Já quanto à indicação pelo Quinto Constitucional, a última se deu em 2005, com a hoje desembargador Maria Helena Póvoas. (Pollyana Araújo)
Postar um novo comentário
Comentários (3)
-
osvaldo barreto fernandes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Espero que a OAB/MT não sirva de curral eleitoral do grupeto que a domina tem alguns anos, vemos na midia nomes como do Dr. Claudio Stabille, que apesar de bom advogado é muito novo para tal cargo, pode esperar pela sua vez, e além do mais conta com o apoio de grupos oposicionistas ao do SR. Governador, temos o nome do Sr. Renato Viana, que sempre foi oposição ao grupo que atualmente compõe o conselho seccional, e que tem como seu cabo eleitoral o des Rubens de oliveira, é amigo do conselheiro do TCE antonio joaquim, temos o Sr. Luis Ferreira, conhecido por não opor seu nome em petições, gosta de ações possessórias, conta com o apoio do Sr.NOVELI DO TCE, e do des FERREIRA LEITE, temos ainda o SR. Francisval Mendes, que só fica em cargo público e não tem condições de exercer tal cargo, outro nomes são STRINGUETA, JENS, ABADIA, CUIDADDO ADVOGADOS, VAMOS COLOCAR PESSOAS SÉRIAS como o Sr. Samuel Dália, que ja esta com uma certa idade, não faz loby é competente e honesto, DR. RENATO NERY, TAMBÉM,cito ainda o Dr. BOTTEGA pfofundo estudioso
-
Geraldo Maciel | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Samuel... é gozação né gente? é para o TJ ou para o circo ?
-
marcos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
é..vamos ver quem vai ser o escolhido, espero que saibam escolher...pq o tribunal de justiça ta precisando urgente de pessoas que queiram tabalhar...e não de autoridades de empurra empurra processos..
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga