Últimas

Terça-Feira, 25 de Agosto de 2009, 16h:05 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24

CÂMARA DE CUIABÁ

Soares é convocado para explicar fechamento de hospital

  O secretário municipal de Saúde, Luis Soares, deve prestar explicações aos vereadores sobre o fechamento do Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá (HPSMC) por seis meses para reformas. O requerimento, que exige a presença de Soares, foi apresentado pelos vereador Toninho de Souza (PDT), na sessão desta terça (25). “As chuvas estão de volta e com certeza teremos mais vítimas da dengue. O número de casos de gripe suína também está aumentando e, se houver o fechamento do Pronto Socorro, precisamos ter garantias de que o atendimento às pessoas vai ser oferecido”, frisou.

   No início do mês, o prefeito Wilson Santos (PSDB) anunciou o fechamento da unidade de saúde. Segundo ele, enquanto a parte de baixo do prédio ficar fechada, a superior continuará em funcionamento. Depois de concluída a primeira etapa da obra, a situação se reverte. Nesse ínterim, a sala de cirurgia continuará operando. As obras devem começar a partir da segunda quinzena do próximo mês, entre 20 de setembro e 1º de agosto. Estuda-se plantões de trabalho até no período noturno, para acelerar a execução do projeto. Antes de fechar a parte de baixo do complexo, o prefeito quer inaugurar a reforma das policlínicas dos bairros Verdão e Planalto - veja aqui.

   Toninho, que faz parte do projeto "Sala do Vereador" e visita regularmente as unidades de saúde, acusa os médicos das policlínicas de não estarem obedecendo à escala de plantão e, por isso, se diz preocupado com a demanda de pacientes que devem ser vítimas do descaso da saúde pública com o fechamento da unidade. “Eles não podem simplesmente fechar o Pronto Socorro. Nós precisamos saber porque essa medida será tomada e se a rede de saúde  vai conseguir suportar a demanda”.

    Já para o vereador petista Lúdio Cabral, o fechamento do Pronto Socorro é uma medida muito radical. “O local poderia ser reformado sem a paralisação dos serviços. São apenas 11 PSFs e 5 policlínicas que não vão dar conta de toda a demanda”, avalia. Ele lembra ainda que os R$ 8 milhões que serão investidos no Pronto Socorro e na reforma das policlínicas são provenientes do governo federal e que já deveriam ter sido aplicados. “Esse recurso foi liberado em 2007 e o prefeito já deveria ter executado as obras”, critica o parlamentar, que compõe a ala oposicionista a Santos. 

   Toninho também "não deixa por menos" e reclama do fato de mais de 3 mil pessoas estarem na fila de espera para fazer cirurgias cardíacas, de ortopedia e oftalmologia. “Tem gente com problemas sérios no coração que está há mais de três anos esperando para fazer uma cirurgia. As secretarias municipal e estadual de Saúde e os hospitais precisam entrar em um entendimento porque tem gente morrendo e quem perde com tudo isso são os cidadãos”, reforça Toninho, que não abre mão de que as justificativas de Soares sejam feitas em plenário. “Queremos obediência e respeito. Não vamos aceitar reunião a portas-fechadas. Se o prefeito (Wilson Santos) fala, porque o secretário de Saúde não pode fazer o mesmo?”, cutuca.

   O vereador Totó Cezar (PRTB), que assumiu uma vaga no Legislativo após a cassação de Ralf Leite (PRTB), também cobrou a presença de Soares na Casa. “Existem pessoas que estão perdendo a vida porque a máquina de raio-X está quebrada”, disparou. O presidente da Câmara, Deucimar Silva (PP), aproveitou o debate para lembrar que a reforma do Pronto Socorro é necessária. Segundo ele, no seu plantão no local viu até pacientes deitados no chão e em cadeiras de fio. (Patrícia Sanches)

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • Jose Vieira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A saúde de Cuiabá esta um Caos. É impossivel marcar uma consulta na atenção básica e quando vai as policlinicas recebemos a informação que temos que ir primeiro ao Centro de Saúde. Ora, será que só o Prefeito acredita nesse homem (Luiz Soares). basta! queremos uma saúde de qualidade.

  • Everton Cuz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Estou de pleno acordo com as palavras do sr. José Vieira. A secretaria de saúde não funciona como deveria ser. O Prefeito Wilson Santos colocou este Luis Soares como secretario e não melhorou nada. Este Luis Soares parece que tem o rei na barriga e não resolve nada. Ele é mais um no rol de secretarios e assessores da prefeitura que só estão lá para receber altos salários. Sr. Prefeiro renove , coloque pessoas que querem trabalhar e não enrolar.

  • jose roberto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    sr. vereador toninho de souza,ou vcs estao brincando ou nao sabem mesmo. a secretaria de saude de cuiaba é uma entidade que pertence ao sr. luis soares(mui digno,etico honesto e mal educado)secretario de saude,sob as bençaos de pessoas como sr. antero,sra telma e por fim do proprio prefeito. vamos parar de brincar com coisas serias,os srs. vereadores tem obrigaçao com o povo,nao digam que nao sabem desta situaçao na secretaria de saude de cuiaba. a saude em cuiaba esta um caos,mas ninguem tira este secretario. nao queiram culpar os medicos da policlinica ou dos psf se tudo virar um caos com o fechamento do psmc. acordem srs. vereadores ainda é tempo de mostrar que temos gente de coragem em cuiaba,que nao se intimidam com a cara feia do sr. secretario.

  • Renne.Taiffer | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Não adianta estes dois edis nunca serão secretários de saúde do municipio. Para um médico como o do PT dizer que o PSM pode funcionar com a reforma eu me pergunto se formou aonde ? Aos invés de gabinete de dia façam plantão de noite e vejam quantas viaturas literalmente despejam paciente lá. Vejam quantos pacientes não são de cuiabá. A situação dos PSF está bem melhor do que antes só não ve quem não uqer.

  • AROLDO ARRUDA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    QUEM NÃO TEM CORAGEM DE TOMAR UMA DECISÃO POLEMICA NÃO DEVE ASSUMIR CARGOS PUBLICOS. LEMBRAM QUE NO GOVERNO DO DANTE DE OLIVEIRA, VARIAS DECISÕES E MEDIDAS ANTIPATICAS FORAM TOMADAS E QUE AS MESMAS FORAM FUNDAMENTAIS PARA O EQUILIBRIO FISCAL DO ESTADO DE MT( EXTINÇÕES DE CABIDES DE EMPREGOSCODEMATE, COOHAB, A CRIAÇÃO DO FETAB E OUTROS PROGRAMAS AMPLAMENTE CRITICADOS PELO ATUAL GOVERNADOR, E HOJE É SUA TABUA DE SALVAÇÃO. PORÉM ESSE VEREADOR T O N I N H O QUE SE JULGA O PALADINO DA MORALIDADE TEM SE POSICIONAR DE FORMA DIGNA, PARA DE FAZER PALANQUE.!!!!!

  • MAGA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Voto no Tominho de Sauza para comandar a Pasta da Saude, ou quem sabe o Ralfinho Leitinho Zerinho, ele vai voltar com a forca-ça toda, vai estar apto para assumir qualquer negocio. Pronto palpite dado.

  • magalhães | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

Acordo com Euclides partiu de Allan

allan kardec 400   Otaviano Pivetta, vice-governador licenciado por 30 dias para cuidar de problemas de saúde, disse que nada tem a ver com o tal acordo "costurado" pelo presidente regional do PDT, deputado Allan Kardec (foto), com Euclides Ribeiro, candidato a senador pelo Avante. Explica que só apresentou Euclides para Allan e...

Família Maia tenta retomar o poder

martha maia 400   O ex-prefeito de Alto Araguaia por quatro vezes, Maia Neto, não entrou na disputa de novo ao Executivo, mas lançou a irmã Martha Maia (foto), cuja filha Sylvia Maia é vereadora. Filiada ao PP, Martha entra como principal candidata da oposição ao prefeito Gustavo Melo, que vai à...

Welinton fará grande ato em Barra

welinton marcos 400 curtinha   Welinton Marcos (foto) lança sua candidatura a prefeito de Barra do Garças, na segunda (28), em um grande ato. Mesmo pelo sistema drive-in, devido à necessidade de adotar medidas sanitárias contra a Covid-19, são esperadas na solenidade cerca de mil pessoas, num espaço amplo,...

Irmão de Riva está na disputa em Juara

priminho riva 400 curtinha   O irmão do ex-deputado José Riva, Priminho Riva (foto), filiado ao PL, será mesmo candidato a prefeito em Juara, posto já ocupado por ele por duas vezes (1997/2004). Priminho pertence a uma famíliade políticos. Além de Riva, que foi prefeito e deputado, é...

PSB deve ficar fora da aliança de EP

max russi curtinha 400   O PSB, presidido pelo deputado Max Russi (foto), pulou mesmo do barco de Emanuel Pinheiro. Deve formalizar apoio à candidatura de Roberto França ao Alencastro. O PSB não consta na lista oficial de siglas que estão com o prefeito, que busca à reeleição. Os 11 que estão...

Taisir coordena campanha de Eliene

taisir karim 400 curtinha   O ex-reitor da Unemat e uma das lideranças do PSD na região Oeste, Taisir Karim (foto), que chegou a se lançar de última hora como pré-candidato a prefeito de Cáceres, mas logo em seguida recuou, será o coordenador-geral da campanha de Eliene Liberato (PSB), atual...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.