Últimas

Segunda-Feira, 13 de Agosto de 2007, 16h:07 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16

MEIO AMBIENTE

Sob acusação, Juarez e Savi devem deixar CPI

    Os deputados Juarez Costa (PMDB) e Mauro Savi (PR) estão num mato sem cachorro. Eles integram a recém-criada CPI do Meio Ambiente e agora são acusados de, entre outras irregularidades, de tráfico de influência junto à Sema na tentativa de liberar projetos de manejos florestais. Denúncias formais e anônimas já estão com a CPI. Agora, Mauro e Juarez, líder e vice-líder do governo Blairo Maggi na Assembléia, respectivamente, devem ser orientados a deixar a Comissão, da qual participam como suplentes.

     Eles preparam a defesa, no sentido de desmentir os fatos. Vão resistir, assim como faz o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), sob investigação do Conselho de Ética por quebra de decoro parlamentar. As acusações mais graves pesam contra Juarez, pré-candidato a prefeito de Sinop (a 500 km ao Norte de Cuiabá). Posseiro de uma área na gleba Caubi, em Feliz Natal, o agricultor João Batista da Silva encaminhou à CPI denúncias contra o deputado peemedebista. Acusa-o de tráfico de influência, de cobrança de propina, de liberar projeto de manejo fraudulento e de favorecer apadrinhados políticos.

    Os aliados de Juarez contestam. Garantem que as acusações são mentirosas. Classificam-nas de tentativas de prejudicar o deputado por este liderar as pesquisas para prefeito de Sinop, cidade-pólo do Norte mato-grossense. Contra Savi, a denúncia é anônima. Mesmo assim, a CPI pretende apurá-la. Savi teria influenciado junto à Sema na tentativa de aprovar planos de manejos florestais sustentáveis e projetos de exploração florestal. Tanto Savi quanto Juarez têm como principal base eleitoral o Nortão, onde predomina o comércio madeireiro, consequentemente a região com maior demanda de processo sobre licenciamento ambiental e com maior Cadastro de Consumidores de Produtos Florestais junto à secretaria estadual do Meio Ambiente.

    A CPI da Sema, sob José Riva, terá três encontros esta semana. Está marcado depoimento de 10 pessoas, entre servidores da Sema e empresários madeireiros. Até agora foi ouvido oficialmente o secretário Luís Daldegan. Entre os 10 desta semana está o secretário-adjunto Batilde Jorge Abdala. O desafio da Comissão instaurada pela Assembléia Legislativa é apurar uma série de denúncias de irregularidades na área ambiental do governo, descobrir e propor alternativas para acabar com a demora na aprovação dos projetos e, assim, "destravar" o desenvolvimento do setor, principalmente o comércio madeireiro.

Postar um novo comentário

Comentários (13)

  • Vigilante | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Dep. Riva

    Quero aqui em nome de toda sociedade do Mato Grosso parabénisar pela postura adotada, é isso ai Presidente afasta esses cabras mesmos

    Mais por amor a Deus, presidente convoque os acusadores e os acusados para serem ouvidos pela CPI, vamos lá o senhor esta no caminho certo, acredito no senhor agora no Dep.Juarez e Dep. Mauro, não emitirei opinião afinal não os conheço para tal gesto

    Mais o coreto e apurar doa a quem doer, PARABÉNS !!!

  • gilmar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esta CPI é so jogo sena, muita gente envolvida.Se esta Casa de Leis fosse séria, já teria tomado providéncias com referência as 40 empresas FANTASMAS usadas para desvio de mais de 65 milhões. Todos os nobres parlamentares receberam um cede com as representaçoes propostas pelo MP. Pergunto, alguem tomou alguma providência? Cadê o Dep.Alexandre Cesar que participou das manifestações sendo um dos coordenadores do Forom de Combate a Corrupção na época com mais de 40 entidades,hoje resta o Glorioso Ceará e mais alguns. Haaaaa !!!! já estava me Esqecendo cadê o PT,PCdoB e Movimento Comunitário?????????????????????????

  • ANTONIO CARLOS MARENGO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0



    DEPUTADO JOSÉ RIVA; DESCULPE A FALTA DE CONHECIMENTO DE MINHA PARTE SOBRE COMO TRATAR OS SENHORES DEPUTADOS.

    CASO SIRVA PARA ALGUMA ORIENTAÇÃO DOS SENHORES, EU CONHEÇO O MAGUILA,, ESSE TAL JOÃO BATISTA NUNCA FOI AGRICULTOR. NÃO TEM MORADA CERTA. TRABALHOU COMO SEGURANÇA DO DEPUTADO DILCEU DALBOSCO, ELE É UMA SAFADEZA SÓ. BRIGUENTO, BATE EM PESSOAS E TUDO OMAIS.

    RESOLVÍ LHE FALAR PORQUE ACREDITO QUE É PARSEGUIÇÃO DO DILCEU CONTRA A JUAREZ QUE PELO JEITO VAI SER PREFEITO AQUI EM SINOP.

    NÃO SABIA QUE ALGUNS POLÍTICOS AGEM COM TAMANHA SAFADEZA.
    JÁ VOTEI NO SENHOR E SEI QUE NÃO IRÁ DEIXAR VIRAR BAIXARIA ESTA TAL CPI.

    PERGUNTO: O QUE FAZEM OS DEPUTADOS SE NÃO TRAFICAR INFLUÊNCIA PARA AJUDAR O SEU POVO?

    O DILCEU JÁ SOLTOU A TROPA NA RUA, COM MAGUILA NA FRENTE.
    COISA FEIA. OBRIGADO DEPUTADO RIVA.

  • Everton Rodrigues de Sá | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Acho que todas as denúncias devam ser apuradas. E conhecendo a postura do combativo Juarez Costa ele será o primeiro a exigir que assim seja. Agora, o impressionante é a política suja do PSDB e seus aliados. Poderiam pelo menos ter um pouco mais de inteligência. O denunciante não tem índole e tão pouco credibilidade. O deputado Juarez Costa tem um passado combativo ímpar e não será um desqualificado, amigo dos que se sentem ameaçados no pleito do ano que vem, que vai destruir esse patrimônio moral. Siga em frente deputado! Mostre sua seriedade e seu compromisso com este Estado. Coisa que certamente os que usam em vão seu nome não tem.

  • Felipe dos Santos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    E a guerra pela Prefeitura de Sinop já começou. Com um ano de antecedência. Infelizmente, usam de um artifício baixo, quase imoral, para atingir um político sério que tem o respeito e o respaldo dos sinopenses. Não acreditamos que o Deputado Juarez Costa possa ter qualquer tipo de envolvimento nessa denúncia. Sabemos que o está por trás é a tentativa vã de impedí-lo de chegar á Prefeitura no ano que vem. Porém, vão precisar muito mais que um desqualificado grileiro para isso. Juarez Costa tem trabalho prestado. Sinop confia e acredita nele. E aos seus adversários um conselho: mirem-se no exemplo do Deputado Juarez e vão trabalhar.Seriamente. Sinop precisa de gente responsável e competente, não de comadres que se juntam para espalhar fofocas e fazer o mal.Usem toda essa energia para o bem de Sinop. Vamos dar um basta nisso.

  • Silvia | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ACABA COM O DESMATAMENTO E PRONTO, CHEGA, O AQUECIMENTO GLOBOL ESTÁ AI, DERRUBAR ARVORES SO EM AREA REFLORESTADA.
    SILVIA

  • Maria Luiza Mastergari | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    As acusações são sérias, realmente! Mas, deve-se tomar muito cuidado. Segundo informações, esse senhor por nome João Batista das "Couves", nunca foi agricultor - porque se plantar cebolinha no quintal de casa,considera-se agricultor - eu tbm sou - é ex-funcionário do deputado Dilceu Dal Bosco (DEM), e o pior.... não tem as documentações das terras que se diz DONO. Então, sugiro a vc João e a sua corja, que coloque as mãos na consciência e reflitam no mal entendido que causaram. Pelo que sei também, o JOÃO BATISTA DA SILVA anda fazendo chantagens baratas a troco de dinheiro. Meu senhor, com o perdão da palavra, garanta sua aposentadoria! Seja mais útil....(de uma forma justa). Ao meu ver, tudo não passa de um complor. A sucessão municipal está ai.... o Juarez está bem nas pesquisas, e perseguições de ordem política, não vai tirar a postura deste homem, gente!!!! Reflitam. Vcs tem tempo ainda, de voltar a trás.....

  • Adriano Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • Joelson Santos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O deputado Dilceu foi infeliz ao declarar para a imprensa que o líder do governo, Deputado Mauro Savi também teria sido denunciado, pois foi mesmo, mas em uma denúncia anônima e não nessa que contempla o Dep. Juarez.

    Pois bem, ja que disse isso Dilceu, porque não declara a denúncia em que o senhor "patrocinou" a aprovação do projeto ENA, que esse sim é um absurdo. Abra as cartas, mostre ao povo quem é o senhor deputado Dilceu.

  • MARINEIDE SÓ | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

Três derrotas do marqueteiro Antero

antero de barros curtinha 400   O ex-senador, jornalista e marqueteiro Antero de Barros (foto) não levou sorte nas campanhas eleitorais as quais coordenou nestas eleições. Em Lucas do Rio Verde, empurrou à reeleição o prefeito Luiz Binotti que, mesmo com o poder da máquina, perdeu para o...

Lideranças jogaram duro contra EP

carlos favaro 400 curtinha   Emanuel Pinheiro teve uma reeleição sofrida em Cuiabá. Lutou contra os principais líderes políticos, que se juntaram em torno da candidatura de Abílio, uns publicamente, outros nos bastidores. O governador Mauro Mendes, por exemplo, jogou pesado para tentar derrotá-lo....

Bezerra ignora filiado do seu filiado

carlos bezerra 400   Carlos Bezerra (foto), o "cacicão" do MDB, abandonou antes da hora o palanque de Emanuel Pinheiro, mesmo se tratando do filiado mais importante em representatividade partidária no Estado. Bastou a pesquisa Ibope mostrar que o prefeito da Capital estava atrás de Abílio nas intenções de...

Sob ataques e humilhação e vitorioso

emanuel pinheiro 400 curtinha   Emanuel Pinheiro (foto) se emocionou ao falar com a imprensa neste domingo, pela primeira vez como prefeito reeleito. Lembrou que foi atacado não só neste período eleitoral, mas desde o início do mandato. Destacou a aprovação popular, com 86% de avaliação...

PT na oposição independente do eleito

edna sampaio 400   Independente de quem ocupar o Palácio Alencastro, a partir de janeiro, a professora Edna Sampaio (foto), única eleita pelo PT à Câmara de Cuiabá, fará oposição ao prefeito. E dá sinais de que será uma parlamentar bastante atuante. Neste segundo turno, como o seu...

Secretário não consegue eleger Fred

fred gahyva 400 curtinha   O vereador licenciado e secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, foi um cabo eleitoral incansável pela candidatura de Fred Gahyva (foto) a vereador pela Capital. Ele liderou reuniões nas unidades de saúde, reforçando pedido de voto para o aliado e amigo de...

MAIS LIDAS