Últimas
Quinta-Feira, 20 de Dezembro de 2007, 13h:00 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19
Sob Brito, Segurança recebe nota zero de 21%
A segurança pública do Estado, sob Carlos Brito, (PR), é um dos setores mais complexos e criticados e o nível de descontentamento, numa escala de zero a 10, chega a 22% dos cuiabanos. Foi o que constatou uma pesquisa do instuto Mark, em trabalho de campo nos últimos dias 15 e 16. Foram entrevistadas 646 pessoas. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Os entrevistadores fizeram a seguinte pergunta: "Que nota de 0 a 10, o sr (a) daria para a segurança pública, na gestão do secretário Carlos Brito?" Dos entrevistados, 21,9% deram nota zero ao setor, enquanto 0,5% entendem que a segurança pública merece nota dez.
Para 4,2%, o setor merece nota 1. Já 4,3%, a segurança pública é merecedora de nota 2. Na concepção de 15% dos cuiabanos, a segurança no Estado está "regular" e merece nota 5. A nota 6 dada por 10,5% e uma classifica 7 na avaliação de 5,4% dos que emitiram opinião. A Segurança Pública recebeu nota oito de 5,7%, enquanto 1,2% acredita que Brito precisa fazer pouco para alcançar uma ótima gestão, pois lançaram ao setor nota nove.
Ex-deputado estadual, Carlos Brito está à frente da Sejusp desde janeiro desde ano. Ele é político e tenta atuar como técnico. Após ser derrotado à reeleição, foi acolhido na gestão Maggi. Assumiu a pasta no lugar do promotor de Justiça Célio Wilson de Oliveira, que não pôde permanecer no cargo em virtude da decisão do Conselho Nacional do Ministério Público, que proibiu membros da instituição de ocupar cadeiras no Executivo.
Nestes 11 meses de gestão, Carlos Brito enfrentou uma série de obstáculos que trouxeram desgaste político por ser considerado o "comandante da tropa". Enfrentou crise com repercussão até internacional devido a uma simulação desastrosa da PM em Rondonópolis, quando um menor morreu atingido por um tiro. Teve de vir a público explicar as razões de uma operação no Araguaia, em que policiais foram acusados de torturar trabalhadores.
Brito enfrentou ainda fugas em massa nos prédios e, após muita resistência, se viu obrigado a recuar após decretar extintas as estruturas das polícias comunitária, de trânsito e de meio ambiente. Para complicar sua situação, Brito ainda conviveu com um drama pessoal, porque um de seus filhos foi acusado de cometer crime. Hoje, o secretário enfrenta embate com os agentes policiais, que estão em greve, na luta por reajuste salarial. Por fim, tenta superar o "inferno astral" vivido no início de sua gestão, e promete investimentos no aparelhamento policial. (Simone Alves)
Postar um novo comentário
Comentários (3)
-
César de Oliveira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Papai Noel Blairo olhai pela seguraça do povo.
Essa pesquisa reflete o caos da segurança em nosso estado. É resultado de um setor tão importante, entregue a uma pessoa que nada tem haver com área. No caso Carlos Brito, um verdadeiro incompetente em termos de segurança.
Já que o governador pousa de Papai Noel, desejo-lhe´pedir-lhe um presente nesse final de ano: Governador tire Carlos Brito da Segurança, coloque no lugar dele uma pessoa que conhece da área.
Esse é o presente que é desejado pela grande maioria dos matogrossenses. Que querem segurança. -
Ederson Matos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Não é o Brito que tem que ser reprovado, mas sim, próprio governador, é ele que manda em todos... O pobre do Carlos Brito é empregado como outro qualquer... Se a segurança tá assim é porque os filhor do governador não andam de ônibus pela cidade, não passeiam pelos bairros nas madrugadas.... Só vivem de segurança para cima e para baixo.... A CULPA É DO BLAIRO!!!!!!!!!
-
PAULO COSTA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
SEM DÚVIDA, ESSE É O REFLEXO DE SE COLOCAR GENTE QUE DESCONHECE ESSA AREA.
POR QUE NÃO VOLTAR O COMPETENTE DR CORBELINO QUE MUITO FEZ PELA SEGURANÇA PUBLICA.
QUE SAUDADE!!!!!!
SE MEXE GOVERNADOR
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga