Últimas

Sábado, 16 de Maio de 2009, 10h:30 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23

ARTICULAÇÃO

Sob carência de líderes, ex-governadores voltam à política

  Em meio à carência de novas lideranças políticas, começam a voltar à vida pública, mesmo já aposentados, membros da chamada velha guarda que ocuparam cargos eletivos importantes em Mato Grosso. Neste ano, o primeiro a entrar em cena de novo foi o ex-governador Frederico Campos (79/83), que assumiu a diretoria-administrativa e financeira da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap).

  Ele atua como caixa da autarquia, responsável pela execução das obras do PAC, que prevê R$ 238 milhões para projetos de saneamento. A nomeação partiu do prefeito Wilson Santos (PSDB) que, curiosamente, foi adversário político ferrenho de Frederido na década de 80. À época, Santos era vereador e, Frederico, prefeito de Cuiabá.

Pedro Pedrossian   Agora, surge o ex-governador Pedro Pedrossian. Aos 80 anos, ele deixou o PMN e se filiou no PTB, em ato realizado nesta sexta, em Campo Grande (MS), onde reside hoje. O presidente nacional da legenda petebista, ex-deputado Roberto Jefferson (RJ), e o vice-prefeito de Cuiabá e secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão Chico Galindo, que comanda a sigla em MT, prestigiaram a solenidade. Pedrossian, que foi governador de 68 a 71, uma década antes de Mato Grosso sofrer processo de divisão territorial para o surgimento de Mato Grosso do Sul, se vê tão animado que já lançou sua pré-candidatura a governador em 2010 pelo Estado vizinho. Além dele, também aderiram ao PDT a sua esposa Maria Aparecida e a filha Rosa. Os petebistas apostam que vão viabilizar projeto próprio à sucessão estadual com Pedrossian na cabeça-de-chapa.

   Outros ex-governadores estão na ativa, como o deputado federal Carlos Bezerra, e também ex-chefes do Executivo estadual, como Júlio Campos, que está em pré-campanha para deputado federal. Além de Frederico, o prefeito cuiabano abriu espaço também para outro líder da velha safra, o ex-vice-governador e ex-deputado Oswaldo Sobrinho, secretário de Governo. Sobrinho se tornou o principal articulador político e porta-voz de Santos, de quem é primo. A administração Blairo Maggi cedeu cargos de visibilidade a "políticos da antiga", como o ex-prefeito de Cuiabá e ex-deputado Rodrigues Palma, secretário-adjunto da pasta de Indústria, Comércio, Minas e Energia, mais voltado às questões do agronegócio.

Postar um novo comentário

Comentários (10)

  • Vinícius de Carvalho Araújo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Só para apontar que o mandato de Pedro Pedrossian como Governador de Mato Grosso pré-divisão foi de 1966 a 1971 e não de 1969 a 1971, como está na matéria. Foi até oito anos antes de efetivada a divisão do Estado em 1979. Depois Pedrossian foi Governador de Mato Grosso do Sul mais duas vezes, de 1980 a 1983 e de 1991 a 1995.

  • JOSE GERALDO TEIXEIRA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    MEU DEUS COMO ALGUMAS PESSOAS SO TEM A CABEÇA PRA CRIAR CABELOS:EXPLICO.
    O EX-GOVERNADOR, EX-PREFEITO EX... FREDERICO CAMPOS, QUE INICIOU NA POLITICA EMPURRADO PELA DITADURA MILITAR (O SEU TIO FOI GENERAL,ATUANTE, QUE APOIU A DITADURA MILITAR). COM TODO ESSE AVAL FEZ UM GOVERNO MEDIOCRE A SUA VISÃO DE FUTURO P/ O ESTADO DE MT SE RESUMIA NO SEU MUNDINHO QUE É CUIABÁ. COMO FREFEITO FOI SUPER MEDIOCRE TBEM.CENTRALIZADOR E AUTORITÁRIO COMO BEM CONVEM ÁQUELES QUE LAMBERAM OS COTURNOS DOS MILITARES. MAS CONSEGUI VARIAS APOSENTADORIAS MILIONÁRIAS. MT NADA DEVEM A ESSES HOMENS QUE PASSARAM E NÃO SOUBERAM EMPURRAR MT RUMO AO FUTURO...VEJA SO CUIABÁ QUASE 300 ANOS SEM NENHUMA INFRA ESTRUTURA, VEJA AS CALÇADAS NO CENTRO DA CIDADE TODAS ARREBENTADAS. UMA VERGONHA. E ESTES ILUNINADOS PASSAM COMO HONESTOS E COMPETENTE E APOIAM OS DEM E PSDB DA VIDA..E AINDA HÁ PESSOAS COM PEDRO PAULO E TEREZA CRISTINA QUE TEM A CORAGEM DE ELOGIA-LOS. NA CERTA RECEBEM UM SALARIO DE MISERIA E ACHA ESSE SENHOR ACIMA DE DEUS ....CREDO !!!!

  • José Eduardo Pessoa. | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esqueceram do Ex Governador Fragelli. Inigualável. O melhor em toda história de MT. Como ele, jamais haverá outro, pois a cultura atual ´e que se dane o povo e dinheiro no nosso bolso, ou melhor, em contas em paraísos fiscais.

  • Dicão | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Senhora Tereza meu anterior não é questão de desrespeito com os mais velhos. Desrespeito são as atitudes dos novos políticos que usam esses senhores e nomes de políticos mortos para tentar justificar suas incompetências.

    Pena que ainda tem gente que cai. Tem político que está a mais de cinco anos no poder em nossa capital e quando se questiona o que ele fez, não consegue anunciar uma obra sequer, daí parte para obras que ocorreram a mais de dez anos e o que é pior o dinheiro está indo e nenhuma obra importante acontece.

    Vivemos num século que exige respeito a experiência sim, porém nossos governantes tem que ser inovadores, sob pena de nossa capital, nosso estado ficar presos a velhos métodos de fazer politica que sabemos tornou Mato Grosso num estado com uma dívida bilionária.

  • Dicão | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Por essas e outras é fácil de entender porque Cuiabá não desenvolve. Que me desculpe os senhores citados nessa reportagem, vocês já deram suas cotas de participação, já estão merecidamente aposentados. Deixe Cuiabá, deixe Mato Grosso ser governado por pessoas com outras visões.

    O que vocês fizeram por Mato Grosso foi muito pouco o que sinceramente não credencia que voltem como solução para os nossos problemas.

  • Jacyara - a elegancia conta. | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Boas maneiras são louvaveis para que certos comentários se tornem pertinentes e não agressivos.
    A experiencia dos mais antigos na politica é de uma grande utilidade, principalmente para a manutenção do bom senso e do respeito publico.
    Wilson Santos, havia prometido formar um conselho com veneraveis politicos, isto no seu primeiro mandato, após eleito, como sempre tratou de esquecer e só veio a recordar-se neste segundo mandato, quando praticou as nomeações de Dr.Frederico e Prof.Oswaldo Sobrinho, um para a sanecap e o outra como secretário chefe da governança municipal.
    Estive com os dois e considero as idéias, emanadas destes dois senhores, brilhantes, cheias de entusiasmo e esvaziadas de ódio e intrigas politicas, como catalizadores de discussões internas, então são perfeitos.
    Se Blairo tivesse a coragem de tambem ter formado o seu conselho, não teria sido pego pelo fogo amigo, dos seus despreparados assesores.
    Parabens a Dr.Frederio e Oswaldo.

  • CARLOS ROBERTO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    VEM AI, A VOLTA DOS MORTOS VIVOS.

  • Tereza Cristina | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Quantas saudades dos tempos em que na política existiam homens íntegros e honestos como Dr. Frederico. Se os nossos parlamentares mirassem no seu exemplo o País não estaria do jeito que está. Envolto em corrupção. Muito infeliz o comentário do primeiro leitor. Esse pelo visto nasceu de chocadeira. Não respeita a sabedoria dos mais velhos e experientes.

  • José Do Pentagrama | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    UAI SÔ, e as exímias novas lideranças como PAGOT, MAURO MENDES, ALEXANDRE CESAR, ABICALIL, BRAIRO, LN, SILVAL, LUDIO, VERINHA, CEARÁ, BORTOLOTTO, RALF,ETC E TAL?

  • PEDRO PAULO BARROS LIMA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    FALTA ESTATURA MORAL A QUALQUER CIDADÃO BRASILEIRO ATACAR O DR.FREDERICO E O DR.PEDRO PEDROSSIAN,DOIS BRASILEIROS,MATOGROSSENSES DE ALTA CEPAS,QUE MUITO FIZERAM PELO BRASIL E EM PARTICULAR POR MATO GROSSO.

    QUE BOM SERIA QUE ESSA GERAÇÃO DE POLITICOS QUE AI ESTÃO SE MIRASSEM PARA O EXEMPLO DOS DOIS ILUSTRE MATOGROSSENSES,QUE SAUDADES DO TEMPO EM QUE OS MATOGROSSENSES DE BOM CARATER FAZIAM POLITICA,QUE SAUDADES DO DR.FRAGELLI,DR.GARCIA NETO,DR.FERNANDO CORREIA DA COSTA,DR.WILSON BARBOSA,DR VILAS BOAS E TANTOS OUTROS BRASILEIROS ,FILHOS DE MATO GROSSO,QUE SEMPRE NOS DERAM ORGULHO.

    É TRISTE CONSTATAR , QUE HOJE O QUADRO POLITICO DE MATO GROSSO,ESTÁ DESFALCADO DE FILHOS DESTA TERRA,ESTAMOS INFESTADOS DE NEOS-ARGENTINOS ,ARROGANTES E PRESUNÇOSOS,QUE SE JULGAM UMA RAÇA SUPERIOR,QUANDO NO FUNDO NEM RAÇA ELES TEM,POIS SÃO ARGENTINOS QUE NÃO DERAM CERTO.

Apelo dramático da Santa Casa de ROO

bianca talita 400 santa casa roo   A superintendente da Santa Casa de Rondonópolis, Bianca Talita (foto), fez um apelo dramático nesta terça, num grupo de WhatsApp, esperando sensibilizar o prefeito Zé do Pátio a repassar com urgência os recursos que estão repressados no Fundo Municipal de...

Emendas para todos os 24 deputados

Max 400 curtinha   O presidente da Assembleia, Max Russi (foto), em visita ao Grupo Rdnews, quando concedeu entrevista ao portal e à tv web Rdtv, defendeu as emendas impositivas, que são indicadas pelos deputados e pagas pelo governo, via orçamento. Lembra que são instrumentos importantes para fazer com que obras e...

Deputado defende cultos com até 600

sebastiao rezende 400   Num momento em que a segunda onda de contaminação pelo novo coronavírus avança em MT, levando o governo a retomar medidas restritivas para evitar colapso, já que cerca de 90% das UTIs estão lotadas, o deputado Sebastião Rezende (foto), da Igreja Assembleia de Deus, teve a...

"Batida" em apresentador por engano

ricardo martins 400   Durante a dupla operação deflagrada pela PF nesta terça em alguns municípios de MT, entre eles Cuiabá, agentes federais, por um equívoco no cumprimento de mandados, acabou batendo na porta do apresentador da TV Cidade Verde, Ricardo Martins (foto), que não tem a ver com o caso....

Paccola é cotado para diretor-geral

gianmarco paccola 400   O discreto e atuante delegado Gianmarco Paccola (foto), hoje diretor-geral-adjunto da Civil, já desponta nos bastidores como nome preferencial do Palácio Paiaguás para eventual substituição a Mário Demerval, que deve mesmo deixar o posto de diretor-geral para disputar as...

Luta pra isentar parte dos aposentados

eduardo botelho 400 curtinha   Primeiro-secretário da Assembleia, Eduardo Botelho (foto) disse que foi criada espécie de força-tarefa dos deputados para fechar um acordo com o governo, de modo a ajudar aposentados e pensionistas e portadores de doenças raras para isenção do pagamento da alíquota da...