Últimas

Sábado, 21 de Fevereiro de 2009, 10h:24 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22

CÂMARA DE CUIABÁ

Sob escândalo, Ralf compõe Comissão de Ética


Fachada da Câmara, que define os membros das 8 comissões

    Mesmo sob escândalo sexual que vem provocando desgaste à Câmara Municipal de Cuiabá, o vereador Ralf Leite (PRTB) foi mantido pela Mesa Diretora como suplente da Comissão de Ética, justamente a que vai investigar o parlamentar por suposta quebra de decoro.

   Dos 19 vereadores, dois não integram nenhum das 8 comissões temáticas: o presidente da Câmara, Deucimar Silva (PP) e Clóvis Huguiney, o Clovito (PTB). No caso de Ralf, em princípio, ele seria titular da Comissão de Ética e também fazia parte da Mesa Diretora como segundo-vice-presidente. Depois que "caiu em tentação", sendo flagrado por PMs em atos libidinosos com travesti menor de 17 anos no posto Zero, em Várzea Grande, Ralf se viu acuado e "bombardeado" de críticas. Com isso, acabou excluído da composição da Mesa e, de titular, passou a ser suplente da Comissão de Ética.

   Entre os que mais integram comissões estão os estreantes Washington Barbosa (PRB), Néviton Fagundes (PRTB), Antônio Fernandes (PSDB) e Adevair Cabral (PDT). Cada um deles figura em 4 comissões. Já os veteranos Lutero Ponce (PMDB) e Lueci Ramos (PSDB) se contentaram com participação em apenas uma delas. Lutero ficou como vice-presidente de Recursos Hídricos e, Lueci, como presidente dos Direitos Humanos. O líder do prefeito na Câmara Paulo Borges (PSDB) perferiu apenas a suplência de Transporte, Urbanismo e Meio Ambiente.

    As comissões têm a missão de discutir, emitir parecer e votar as mensagens, tanto do Executivo quanto dos próprios vereadores, antes de serem levadas ao plenário. Em tese, são opiniões técnicas que resultam que, em sua maioria, resultam em vetos. A cada ano, mudam-se as composições.
  
  A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) é considerada uma das mais importantes. Cabe a ela emitir parecer se o projeto de lei possui constitucionalidade, legalidade e juridicidade. Somente após o aval da CCJ é que a proposta segue para  apreciação das outras comissões temáticas, conforme o assunto em discussão.

    O vereador Domingos Sávio (PMDB) é o presidente da CCJ. Ele participa ainda de outras duas: a de Ética e Decoro Parlamentar e a de Direitos Humanos. O vice-presidente é Everton Pop (PP), que também compõe Ética e Decoro Parlamentar, além da Defesa do Consumidor. Antonio Fernandes participa também das comissões de Economia e Finanças, Educação, Cultura e Saúde e Defesa do Consumidor. (Patrícia Sanches)

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • Paulo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Ralf Leite comossão de ética. Fala sério. tá de brincadeira essa câmara

  • Conceição | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Que ética, hein...que ética tem essa Câmara... Se é que isso pode se chamar de ética... So em Cuiabá... que moral tem essa Câmara...Isso é uma afronta para o povo cuiabano que não merece.

  • Dicão | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Comissão de quê? Se esse rapaz tem condição moral para ocupar uma comissão de ética, vou confessar que não desaprendi o conceito de ÉTICA.

    Aliás que me desculpe alguns vereadores como Everton Pop, Roosivelt, Toninho... essa palavra não devia ser dita na Câmara Municipal de Cuiabá enquanto a desmoralização praticada por esse rapaz Ralf Leite, as condutas duvidosas de Lutero Ponce e os desvios de milhões de reais da CHICA NUNES não forem efetivamente esclarecidos (entenda-se com ressarcimento ao erário e prisão dos corruptos), sob pena dela perder o seu real significado.

    É lamentável que além de todos os dias sobrevivermos com os descasos da prefeitura de Cuiabá, no transporte urbano, na coleta de lixo, na educação, na saúde, na transparência nas cobranças da água e IPTU, na transparência nas obras do PAC,etc... além de tudo isso tenhamos que conviver com o órgão que devia fiscalizar, sendo o berço do mau exemplo. São milhões e mihões de reais desviados.

    Senhores vereadores, qual é o verdadeiro significado da palavra ética? O conceito de vocês é igual aos dos dicionários comuns???

  • Porfirio Cruz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Hoje pela manhã me deparo com Ralfenômeno no aeroporto de Cuiabá, e seu papai armador arrumou até uma loira vistosa para estar por lá a sua espera, tao logo chegou saiu de cabeça baixa com um sorrisinho ordinario juntamente a loira pensando viram viram, sou 100% hétero! .. pra quem comprou mais de 3 mil votos o que seria pagar uma loira ??
    Ê seu coronél... quem nao te conhece é que compra !

  • julio augusto de oliveira soares | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Caro vereadores ou estas comissões são de faz de conta para dizer amém aos atos do prefeito e contra os interesses maiores da sociedade ou os senhores estão praticando um verdadeiro escàrnio contra o povo ao manter o vereador Ralf Leite na suplência da comissão de ètica ou os senhores não conhecem o sentido desta palavra cuja a falta é a marca registrada dos aproveitadores,em especial a tão desgastada classe política;com a palavra o presidente Deucimar e sua mesa colegiada que disse querer resgatar justamente a conduta ética dessa casa.

  • Ronan Jackson Costa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Sugiro o nome do nobre vereador Ralf Leite para a presidencia da comissão de combate a pedofilia e homofobia da Câmara Municipal de Cuiabá - Estado de Mato Grosso! rsssssssssssssssssssssssssssss!

Sistema de saúde sob colapso em ROO

Em Rondonópolis, cidade-polo da região Sul, que abrange 17 municípios, não há mais leitos de UTI para socorrer pacientes em quadro grave de Covid-19. Todos os 30 do hospital Santa Casa estão ocupados, inclusive um leito de UTI reservado para atender outros casos, acabou destinado para paciente com o novo coronavírus. Há 10 leitos de UTI no Hospital Regional e todos também estão lotados. Várias pessoas em...

Deputado, Mesa da AL e incoerência

claudinei 400   Claudinei Lopes (foto), delegado de polícia que, na onda Bolsonaro, se elegeu deputado pelo PSL, em 2018, se mostra cada vez mais incoerente. É daqueles que gostam de levantar polêmicas e críticas, mas sem consistência. Ele se manifestou, por exemplo, contra a reeleição à Mesa...

Dilmar ensaia disputa para federal

dilmar dal bosco 400   Todos os deputados estaduais querem buscar a reeleição, com exceção de Dilmar Dal Bosco (foto), que está no terceiro mandato. Integrante da nova Mesa Diretora da Assembleia, como primeiro-vice-presidente, e líder do Governo Mauro, Dilmar não esconde o desejo de disputar cadeira...

Com Covid-19 e frequentando a AL

paulo araujo 400   O deputado Paulo Araújo (foto), do PP, está com reinfecção pelo Covid-19 e, mesmo assim, continua frequentando o prédio da Assembleia normalmente, como se não tivesse contaminado. Na primeira vez que foi infectado pelo vírus, também fez igual. Colegas parlamentares e...

2 abstenções e briga pela 4ª Secretaria

silvio favero 400   Dois deputados se abstiveram na eleição da Mesa Diretora da Assembleia desta terça cujo votação foi secreta. Nos bastidores, os comentários são de que as abstenções foram de Sílvio Fávero (foto), que se lançou à disputa e, sequer, teve...

Petista, incoerência e voto contrário

ludio cabral 400   O petista Lúdio Cabral (foto), daqueles parlamentares do morde e assopra, na tentativa de marcar posição, expõe cada vez mais suas incoerências em votação na Assembleia. Na sessão que antecedeu a eleição para a nova Mesa Diretora, provocada pela decisão...

MAIS LIDAS