Últimas

Quinta-Feira, 03 de Setembro de 2009, 23h:32 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24

CÁCERES

Sob o "efeito gripe suína", festival é empurrado para abril


Prefeito Túlio Fontes debate com vários segmentos nova data em 2010 para realização do tradicional FIP

    Após muita polêmica, troca de farpas e discussões, integrantes do Conselho Municipal de Turismo avançaram nas negociações com o prefeito de Cáceres Túlio Fontes (DEM) para a realização do 30º Festival Internacional de Pesca, que foi cancelado como medida preventiva para se evitar algum caso de gripe suína, doença que vem avançando em vários países. Uma sugestão é no sentido do evento ocorrer entre 24 de abril a 2 de maio. A outra proposta seria sediá-lo de 1º a 9 de maio de 2010. A reunião nesta quinta, no gabinete do prefeito, demorou cerca de três horas.

   Diante do risco das chuvas, a realização do evento no mês de março junto com abertura da temporada de pesca foi descartada, assim também como a ideia de promover o FIP em junho ou julho por conta da concorrência com as feiras agropecuárias, entre as quais a de Cáceres, que ocorre em julho. Por conta dessas condições, o presidente da Associação de Pousadas e Hotéis Tarcisio Paulino afirmou que o final de abril e o início de maio seria o período ideal para o evento. “Não teremos mais o risco das chuvas e ainda teremos o rio cheio”.

   O presidente do Contur, Luiz Mário Ambrósio Curvo, também concordou com a data, mas alertou para necessidade de uma ampla divulgação. A sargenta da Polícia Ambiental, Rosana Mendes, que representou o 6º Batalhão na reunião, e o capitão Evaldo Lucena de Vasconcelos, da Agência da Marinha, sugeriram que o FIP seja realizado de 1º a 9 de maio. Para eles, além das condições de navegabilidade do rio Paraguai, é um período em que o dinheiro dos servidores públicos estará circulando. “Se vamos mudar, temos que aproveitar e colocar em uma data que permita com que todos possam participar do evento”.

   Quem também apoiou a realização do FIP nos primeiros dias de maio foram os vereadores Lúcia Gonçalves e Élson Pires que participaram da reunião, ao lado dos vereadores cabo Nilson Pereira e Celso Fanaia. O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cáceres, Jorge Amedi, defendeu a realização do FIP no final de abril e início de maio e disse que o prefeito foi corajoso e sensato ao adiar o tradicional evento que atrai milhares de visitantes, inclusive do exterior. Acompanhado dos secretários Adilson Reis (Indústria e Comércio) e Claudionor Duarte (Meio Ambiente e Turismo) e de coordenadores da pasta do Turimso, o prefeito Túlio Fontes reforçou a proposta do FIP acontecer no final de abril e começo de maio. “Acho que é um período ideal, mas só vamos tomar qualquer decisão após ouvir a sociedade organizada representada no Contur e no Condema”, pontuou. (Com Assessoria)

Postar um novo comentário

Comentários (15)

  • omar veggi | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O governo Tulio não é do povo, portanto não é para o povo.
    Um governo que NÂO FOI ELEITO pelo povo e sim pelo Judiciário o que devemos esperar? Só INCOMPETÊNCIA.

  • Ailton Correa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Parabéns prefeito, Túlio fontes é lindo essa vossa atitude isso significa amor ao próximo que Deus te contemple por muitos anos na vida pública...Amei sua iniciativa espero que meus irmão de Cáceres tenha entedido isso com sabedoria...Prefeito Túlio Fontes não te conheço mais a 1º vista é que marca...Abraços e boa sorte em vossa mandato pode ter certeza nessa sua decisão Deus está contigo, foi uma decisão de amor ao proxímo.

  • Marcos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    Parabéns ao prefeito Tulio Fontes pela atitude corajosa e responsável

  • Marcelo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Estão vai ter dois FIP em 2010????
    Muita incompetencia essa é a unica verdade!!!

  • DONIZETE SENA RODRIGUES | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    esse prefeito de caceres nao quer colocar o dinheiro para o festival da pesca, agora vem com essa conversa da gripe suina, coloca posto de barreiras nas entradas de caceres com pulverizador, mais nao deixa de fazer o festival da pesca seu tulio maravilha

  • WYLERSON VERANO DE AQUINO SOUSA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Perguntas de um cacerense de natalício e coração que não querem calar: 1) o festival foi empurrado, adiado ou cancelado? 2) se foi adiado, então no ano que vem serão realizados dois (2) festivais? d) o período de abril a junho coincide com o fim do chuvoso, no qual a incidência do número de dengue aumenta, o Município estará preparado para eventual surto de dengue? 4) outros festivais de aproximada envergadura já foram realizados em cidades do interior de MT (inverno, praias etc.), será que esses municípios foram mais competentes na gestão dos eventos que o de Cáceres? 5) eventual adiamento não se deu encima da hora, demonstrando falta de planejamento, pois o aumento da incidência de gripe suína ocorre desde o início do ano?

  • Antonio Botelho Pinto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Sou bugre cacerense, mas moro em Cuiabá.
    O que vejo é uma tremenda lorota do prefeito Tulio em adiar O FIP. Senão vejamos:
    1- Será que só Cáceres tem risco de contrair uma pandemia de gripe suína?
    2- A desculpa que o Prefeito alega, que a Vigilância Sanitária recomendou a proibição do FIP, será que isso relamente aconteceu?
    3- Se aconteceu a recomendação da Vigilância Sanitária, porque outros municipios de MT estão realizando enventos de grandes portes? Cito os exemplos: Festival de Pesca de São José do Rio Claro; Festival de Pesca de Porto Esperidião, Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães, Expoagro de Cuiabá, Expoagro de Cáceres, Expoagro de Tangará da Serra, FESTA DO PEÃO DE BARRETOS- SP. Será que só Cáceres corre esse risco?
    Prefeito Tulio, pare de brincar com a população cacerense. Vossa Senhoria sabe que nosso comércio é fraco, e vive de momentos sazonais, como datas comemorativas, Natal e principalmente o FIP.
    Tem comerciante que vive um ano inteiro, pensando no FIP.
    Prefeito encontre outra desculpa, pois quem conhece sabe que isso não condiz com a realidade.
    Chego a duas conclusões: ou Vossa Senhoria está passando atestado de incapacidade administrativa e incopetência ou Vossa Senhoria está agindo de má fé.
    O povo cacerense te julgará, e na história estará gravado que Vossa Senhoria, desde a criação do FIP foi o primeiro e acredito que será o único prefeito a não realizar o nosso tão festivo FIP.
    É lastimável sua atitude.

  • Cicero Boaventura | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Tá bom!!!!!!! Parece que ninguem tem mais nada para fazer alem de festival de pesca!!!!! Esse evento não traz nada de útil para a vida do cacerensse. O festival é bom....mas e não tiver, tambem está bom!!!!! Nós só precisamos de trabalhar...... Pura hipocrisia de grupos políticos na cidade....Esses politicos deveriam pensar no povo e não nas suas divergencias pessoais. Agora tão dizendo que o nosso nobre deputá irá fazer um grade festival em pontes e lacerda......quem que aguenta?????

  • deda | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    parabens prefeito acontece que os puxa saco do ex que so gostava de festa e esquecia o povo simpres porque o rico tem como tratar ja o pobre não ten dinheiro suficiente e a saude deixada pelo ex esta um caos o governador esqueseu esta cidade o pedro sumiu como é que vomos criticar o atual prefeito se ele não ten ajuda dos demais.

  • Marcos Santilli | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Até que enfim os verdadeiros interesses da população mais carentes (e que precisa da saúde pública) foram colocados acima dos interesses meramente comerciais e políticos de alguns poucos. Muito antes de um festival está a vida. Túlio teve a coragem que muitos outros prefeitos de Mato Grosso não tiveram. Ou será que esses inteligentes ligados aos irmãos Henry queriam que Túlio esperasse ocorrer mortes e uma epidemia em nossa cidade para só daí tomar alguma atitude, como parece estar próximo de ocorrer em Rondonópolis? Só está contra a medida quem não tem nenhuma responsabilidade com a população mais pobre, ou quem tem interesse econômico no evento, ou ainda aquelas novas aquisições dos Henry (Né, João Arruda?). Quanto a 2010, se em maio tivermos um bom festival temos mais é que mudar definitivamente a data, não temos que nos preocupar em fazer um novo festival em setembro, mesmo porque o rio nessa época está horrível e tem que ser todo dragado para a largada. Parabéns, Tulio, pela coragem, sabedoria e demonstração de amor ao seu povo.

Entrando na briga à AMM muito tarde

maurao curtinha 400   Mauro Rosa, o Maurão (foto), que está encerrando o segundo mandato como prefeito de Água Boa, é o único candidato no duelo com Neurilan Fraga, que busca mais um mandato no comando da AMM, entidade que representa as prefeituras mato-grossenses. O problema é que Maurão entrou...

Com Paccola, Câmara terá polêmicas

paccola 400 curtinha   O vereador eleito pela Capital, tenente-coronel PM Marcos Eduardo Ticianel Paccola (foto), do Cidadania, promete levar muitas polêmicas para os embates que pretende travar no Legislativo. Ele é daqueles sem papas na língua. Defende, por exemplo, que a população tenha direito de se armar. Em...

Esposa de deputado na 2ª suplência

maria avalone 400   Não foi só o deputado estadual Wilson Santos que frustrou-se na tentativa de eleger membro da família à cadeira de vereador. O também parlamentar Carlos Avalone, presidente regional do PSDB, apostou todas as fichas na esposa Maria Avalone. Mas ela só chegou à...

Neurilan e apoio de Botelho à AMM

eduardo botelho 400 curtinha   Em busca de apoio de lideranças políticas para permanecer no comando da AMM por mais três anos, Neurilan Fraga foi pedir socorro para o presidente da Assembleia, deputado Eduardo Botelho (foto). Quer que o parlamentar seja o presidente de honra de sua chapa. Neurilan tem se articulado como pode e,...

Candidato irritado chama EP de traste

abilio junior 400 curtinha   Abílio Júnior (foto), candidato do Podemos ao Palácio Alencastro, tem se mostrado mais irritado depois do debate promovido pela Fecomércio, na quarta à noite, quando, em vários momentos, se viu questionado e desqualificado pelo prefeito e candidato à...