Últimas
Sexta-Feira, 18 de Janeiro de 2008, 08h:12 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19
Sob pressão, governo exclui Unemat da reforma
Unemat, com sede em Cáceres, consegue se livrar do "engessamento" e da perda de autonomia
A Universidade do Estado (Unemat), com sede em Cáceres e vários campi em outras cidades-pólos, está excluída da reforma sistêmica do governo dentro do projeto de reforma administrativa. A Lei Complementar 304, de autoria do deputado estadual Alexandre Cesar e sancionada pelo governador Blairo Maggi esta semana, revoga parte das leis complementares 264 e 266.
De acordo com essas leis, foram criados 12 núcleos sistêmicos, abrangendo as 18 secretarias, autarquias e demais órgãos do Executivo. Com isso, a parte administrativa de cada órgão, como contabilidade, recursos humanos e folha de pagamento, será otimizada. Devido à complexidade do sistema educacional, a Unemat teria núcleo próprio: o Núcleo de Educação Superior.
Se a mudança fosse efetivada, controlar as ações de padronização de processos e estruturas e o orçamento de R$ 81,7 milhões passaria a ser competência da secretaria de Administração, representada por um diretor. Assim, o reitor Taisir Karim e seu vice, professor Elias Januário, perderiam autonomia administrativa e financeira. Os gestores da Unemat acreditam que os seis pró-reitores também perderia força nas decisões dentro da instituição. "A decisão do governo evita que a universidade seja engessada. Acredito que a reforma seja muito acertada para as secretarias, mas não para a Unemat", disse Elias Januário.
A decisão de Maggi trouxe alívio aos gestores, mas a polêmica quanto à criação dos núcleos sistêmicos ainda persiste para as outras instituições e secretarias. Os argumentos são de que a reforma administrativa traria redução de gastos públicos com a otimização de mão-de-obra e centralização de recursos. Servidores da pasta do Meio Ambiente disseram que essas mudanças ligadas à idéia de um enxugamento da máquina só têm um objetivo: demissões. O governo nega - leia mais aqui.
Um decreto publicado no último dia 10 determina que os núcleos sejam implantados no prazo de 120 dias. (Simone Alves)
Confira abaixo quais são os 11 núcleos
Postar um novo comentário
Comentários (1)
-
Bruno Boaventura | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Para não perder a mania, só faltou falar que o projeto foi de iniciativa do Deputado Alexandre Cesar.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga