Últimas

Sábado, 05 de Janeiro de 2008, 07h:02 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

SAÚDE PÚBLICA

Sob resistência, prefeito marca posse de Soares

  Determinado a não cometer mais erro estratégico sob pena de pagar com a derrota nas urnas à reeleição, o prefeito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB) já marcou dia, horário e local para a posse do seu futuro secretário de Saúde, Luiz Soares. Será no dia 14, às 9h, na Fiemtec. O retorno de Soares à pasta vem sendo marcado por muita polêmica. As categorias que representam os cerca de cinco mil servidores se manifestam radicalmente contra a nomeação.

    Alguns começaram, via internet, uma rede de protesto. Já prepararam até dossiê, denúncias, nota oficial e organizam para os próximos dias manifestações públicas, tudo para tentar impedir que Soares, que já foi secretário de 2001 a 2004 no último ano da gestão Roberto França, reassuma a Saúde da Capital. O Sindicato dos Médicos (Sindimed), por exemplo, resiste tanto o nome de Soares que, nos bastidores, busca pretexto para decretar greve - leia mais sobre a polêmica aqui e aqui.

    Somente 9 meses ou 275 dias separam o prefeito Wilson Santos das eleições de 5 de outubro quando estará em jogo sua recandidatura. Ele admite publicamente que cometeu quatro erros graves ao longo da gestão e que lhe trouxeram desgastes políticos sem precedentes. Sabe que a partir de agora uma outra falha com grande proporção pode impedi-lo, por exemplo, de crescer nas pesquisas de intenções de voto. O tucano aparece em todos as simulações feitas sobre a corrida sucessória em desvantagem sobre o deputado Walter Rabello (PP) e até em terceiro lugar, atrás do também deputado Sérgio Ricardo (PR).

   O prefeito parte para ou tudo ou nada. De um lado, Wilson Santos espera, com Soares, "moralizar" a complexa, problemática e desgastante pasta da Saúde, que tem orçamento para este ano de R$ 210 milhões. Ocorre que o ex-secretário e ex-vice-prefeito é tido como linha dura. É daqueles que visitam, por exemplo, as policlínicas de madrugada e não medem consequências para tomar decisões. Por isso, alguns o chamam de truculento e de gestor de pouco diálogo.

  De outro, o prefeito pode estar arrumando mais um problema técnico e político com Soares, o sexto a conduzir a secretaria de Saúde nestes três anos da gestão tucana. Uma tentativa de apaziguar os ânimos entre os sindicatos e associações da saúde e emissários do Palacio Alencastro não avançou, em que pese o secretário de Comunicação, Maurélio Menezes, entender que o diálogo já fora estabelecido - confira aqui.

    Na contagem regressiva para as eleições, Santos passa a ter em Soares a esperança de melhorar o conceito de sua administração na área da saúde e, assim, dar um passo importante à reeleição. Assim, o futuro político do prefeito está nas mãos do seu novo secretário. Se não contornar a crise, não terá ambiente para administrar e aí vai parar na UTI, levando junto o prefeito.

Postar um novo comentário

Comentários (21)

  • nilson c. de almeida | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Toda essa polêmica é porque nunca a sindimed gostou de ser cobrada sobre a mal qualidade de atendimento pelos médicos no pronto socorro, principalmente nas faltas dos médicos nos plantões e nas faltas descontadas. Na época que o SR. Luis Soares foi secretário foi oque ele mais cobrou dos médicos. Eles os médicos querem fazer oque bem entende lá, e isso ele nunca deixou. Parabéns Prefeito pela escolha.

  • Valdir | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Toda essa polêmica decorre do fato de que temos um prefeito brincalhão, irresponsável. Administrar requer planejamento, competência, tempo... o troca-troca de cadeiras nessa "gestão" foi algo inacreditável. Sequer o secretário toma posse já está sendo cogitado a troca.

    Os médicos tem que endurecer sim. São anos e anos de estudo para chegar onde chegaram, enquanto para ser secretário basta ser puxa saco do prefeito.

    Vivemos nos últimos três anos a pior administração que Cuiabá poderia ter. Espero que o povo cuiabano não se iluda com promessas de obras, obras de reparos em centro histórico, rodoanel... O povo precisa de saúde, educação, RESPEITO e essa atual "gestão" não sabe o que é isso.

  • Creuzinalda | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Infelizmente o sr prefeito so persistiu em Luiz Soares como nosso secretario de saude agora, em seu ultimo ano, mas "antes tarde q nunca", 1 ano eh muito pouco pra reparar os 3 ultimos anos, mas com certeza esse eh o melhor nome pra conseguir melhorar a Saude em Cuiaba. Quanto ao Sindimed, isso passa, eles realmente ganham pouco, todos os salarios dos servidores estao defasados, e a culpa nao eh e nunca foi de Luiz Soares! Acho que agora eh hora de todos se ajudarem pra que tenhamos uma capital digna, pra que nao sejamos so mais um numero de indice negativo pro pais, eh por isso temos muitas noticias ruins do estado e do municipio em rede nacional...porque o povo nao se une, nao ajuda, eles criticam, tentam impedir as mudancas positivas e nao ajudam a construir!Mas criticar eh muito facil, quero ver o Sindimed ajudar, melhorar nossa Saude, afinal eh o Sindicato das pessoas que formaram e juraram salvar vidas!!!

  • emanoel ribeiro brito | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esse episódio está deixando claro a verdadeira personalidade do senhor wilson santos. Desprestigia quem ajudou a elege-lo, despreza os amigos que faziam parte do grupo que ajudar a construir sua carreira politica. Em contrapartida, nomeia pessoas sem nenhuma compromisso com o seu governo, com inúmeros processos na justiça, denunciado pela péssima gestão enquanto secretário de saúde. Esse é o wilson santos, seus dias no poder estão contados, podem ir se preparando para dar aulas no cursinho, se é que terá competência para isso.

  • vilma fraga | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O prefeito Wilson deveria ter tomado essa iniciativa de empossar Luiz soares a secretaria de saúde desde que assumiu a prefeitura, mas com a força e competência que o novo secretário tem, tenho certeza que a saúde vai dar um avanço. Quanto a revolta do Sindimed isso passa logo, Luiz Soares vai avançar muito mais, pois hoje temos nossos sálarios em dias e o prefeito pode ficar despreocupado com esse novo secretário, esse sim é de trabalho. Desejo muito sucesso...

  • Carla Torres | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Acho sempre muito bom poder comentar as noticias do nosso municipio, parabens ao Romilson por esse blog assim tao democratico, mas ainda acho que os comentarios contrarios ao nome do Luizinho pra Saude eh devido ao fim do cabide de emprego, do fim da gastanca exorbitante do dinheiro da saude publica em compras de carros, motos, reformas(a coordenadora eh campea em reformar sua casa...e olha q ela ja trabalhou como tal na gestao de Luizinho)...enfim o dinheiro publico gasto de todas as formas, menos com a Saude do povo que precisa, povo esse q qdo procura atendimento medico eh humilhado, maltratado ate mesmo pelos medicos, mas principalmente pelos servidores...esse mesmos que sao contra o retorno de Luiz por saberem que ele nao aceita esse tratamento com o povo humilde!!!
    Que venha Luiz Soares, e fora os preguicosos, os boas vidas com o dinheiro alheio....

    Parabens Wilson, ateh que enfim acertou no nome!!!!!

  • Alexandre | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vou registrar um fato claro que aconteceu comigo, estive em uma policlinica nos dias finais da gestão de Roberto França, era final de ano numa madrugada, qdo. esperava para ser atendido chegou o secretario de Saúde. Não acreditei, pois como ele estava prestes a sair e ainda visitava as policlinicas. Fiquei tomando soro, qdo estava prestes a sair ouvi falar que o coordenador da Policlinica estava bravo pois o médico estava querendo sair do plantão antes das sete horas. Fui complimentar o cordenador pela atitude, quando me deparei com um rapaz de óculos que apesar de novo mostrava bastante personalidade. Hoje tenho graças a Deus plano de saúde, mais sinto pelos que não tem. Não sou politico, trabalho na iniciativa privada, mais conheço bons administradores. Se este senhor continuar trabalhando do jeito que trabalhou quem sabe eu e outros contribuintes não param de pagar pela saúde que poderia ser gratuita e de qualidade. Parabens prefeito, Parabens Luiz Soares, parabens aos que dependem do publico.

  • Funcionário do P.S e que ama as pessoas | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Eu sou daqueles que embora não tenha nada contra ninguém, me sinto um ser não alienado. Por isto com todo o respeito que tenho pelo ser humano digo que o Sindimed está com ciúmes pois até hoje o melhor Secretário de Saúde que já tivemos em Cuiabá foi um Advogado que quando entrou procurou aprender sobre a saúde, embora foi deputadp constituinte de 88 o qual foi ralator também, onde tivemos a lei do SUS. Saibam os Senhores Médicos que vocês são tão Funcionários públicos com outro qualquer, porque esta arrogância achando que são melhores do que os outros? Só porque o Luis cobra bom atendimento ao público? Lamentável a atitude de alguns médicos, pois este movimento espúrio é de apenas alguns que não tem compromisso e não querem ser cobrados. saiba a sociedade que os Servidores do P.S que não são Médicos são humilhados por alguns deles no p.S. Vocês sabiam que nem sequer sentar na mesa em que alguns deles almoçam ou jantam no refeitório´não podem e se assim o fizer já houve caso de expulsar? Vocês não sabem o quanto os Servidores do P.S são humilhados por alguns Médicos que acham que são melhores do que os outros. Não estou generalizando pois a maioria são do bem, mas os que são do mal é que fazem este estardalhaço, dando a impressão que é unâmene! Bem vindo Luis moralize o P.S, pois depois da sua saída a coisa ficou preta, quando você assumir você vai saber o que está acontecendo!

  • José Carlos Araujo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esse Wilson Santos é especialista em criar factóides negativos para seu governo. Aliás, que governo heim... Ora, o cara, que pleiteia a reeleição, vai entrar o ano eleitoral com mais um desgaste político dessa proporção!
    Só pode ser idiota mesmo. Bom, mas o tal de cabeção deve ser uma sumidade em administração pública e ter muito voto em Cuiabá!! Tá bom... Como dizia um saudoso vereador, abre o olho, companheiro!!!!!!

  • ALCANTARA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Já que o prefeito Wilson Santos quer resgatar o secretariado do ex-prefeito Roberto França, que tal nomear o secretário da fome dos servidores o Sr. Vivaldo Lopes, é brincadeira!!!!!!!!!!!!

Novo ensaio do privilegiado Neurilan

neurilan fraga 400   Neurilan Fraga (foto) transformou mesmo a AMM não apenas num cabide de emprego, mas numa entidade para, em alguns casos, atender a seus interesses pessoais. Ali, investido no cargo de presidente, inclusive já pelo quarto mandato, mesmo não sendo mais prefeito, ele se articula politicamente o tempo todo....

Dobradinha no Podemos pela reeleição

claudinei 400 curtinha   Eleito deputado na onda Bolsonaro, o delegado de Polícia Claudinei de Souza Lopes (foto) resolveu deixar o PSL e vai se abrigar no Podemos. Sonha com a reeleição. Sua estratégia é trabalhar o que se chama de dobradinha eleitoral com o deputado federal José Medeiros, especialmente em...

Valtenir atrai lideranças para o MDB

valtenir pereira 400   Mesmo sem mandato eletivo, o ex-vereador pela Capital e ex-deputado federal Valtenir Pereira (foto) continua se articulando nos bastidores, agora pelo fortalecimento do seu partido, o MDB. Ele está convencendo algumas lideranças a se filiar na legenda emedebista. Dois líderes são prefeitos...

Chefe do Escritório de ROO em Cuiabá

mario marques 400 curtinha   O prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio, que iniciou neste mês o 3º mandato, mantém como parte da estrutura da administração um cargo de chefe do Escritório de Representação do município na Capital. E Pátio nomeou para esta...

Prefeito cria comitê pra debater modal

emanuel pinheiro 400 curtinha   Mesmo o governador Mauro Mendes já tendo anunciado que vai implantar o BRT na Região Metropolitana, em detrimento do VLT, o prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro (foto) criou um comitê de análise técnica para, segundo ele, definir o modal de transporte para a região. Emanuel...

Desembargadores recebem 6 auxílios

maria helena povoas 400   O Tribunal de Justiça de MT, presidido pela desembargadora Maria Helena Póvoas (foto), vai pagar uma série de direitos e vantagens que "engordam" substancialmente o subsídio de seus magistrados e que foram programados pelo ex-presidente Carlos Alberto para liberá-los no orçamento...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.