Últimas
Quarta-Feira, 23 de Setembro de 2009, 18h:56 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24
Sobrinho de Muniz e assessor de Maggi viram vereadores
O chefe de gabinete do governador Blairo Maggi, José Márcio Guedes (PR), deve requisitar nova exoneração para assumir uma das sete novas vagas da Câmara de Rondonópolis após a aprovação da chamada PEC dos Vereadores. No início do mês, Guedes foi obrigado a assumir, mesmo que por dois dias, o cargo de vereador no lugar de Mohamed Zaher, que se licenciou por 121 dias.
O entra e sai de Guedes foi minuciosamente planejado pela “turma da botina” para que ele não perdesse o posto de primeiro-suplente da Câmara de Rondonópolis e, assim, possa ser efetivado no Legislativo. Após a saída de Guedes permanece na vaga de Mohamed, Fábio Cardoso. A dança das cadeira entre os republicanos pode ser ainda maior porque Cardoso também será contemplado com a chamada PEC dos Vereadores. Assim, Valdir Clemente deve ganhar a chance de legislar por alguns dias.
Com a aprovação da emenda, a relação do prefeito de Rondonópolis Zé do Pátio (PMDB) com a Câmara deve se complicar. O PR, que hoje tem uma bancada com 6 parlamentares, passa a ter 9 das 19 cadeiras. Já o PMDB, que conta com três parlamentares, terá apenas uma vaga a mais com a efetivação de Milton Gomes da Costa (PMDB).
O DEM, PT e PSL, que atualmente não possuem nenhum vereador, comemoram a aprovação da PEC porque terão direito a uma cadeira cada um. Dessa forma, assumirão as vagas Mauro Cesar Campos (PT), que teve 1.698, Mario Gonçalvez, o Mário do Mototaxi (DEM), que em 2008 obteve 1.135, e Gilberto Lima dos Santos, o Beto do Amendoim (PSL), que teve 1.143. O PPS, que conta com apenas uma cadeira, ocupada por Reginaldo de Souza Santos, passará a ter duas. O beneficiado será o sobrinho do deputado e ex-prefeito de Rondonópolis, Percival Muniz, Thiago Muniz.. O número de novas vagas abertas varia de acordo com o número de habitantes. Os dados apresentados não são oficiais, mas sim projeções que dependem de fatores como o número de votos válidos em cada eleição e recursos eleitorais julgados e/ou pendentes nas instâncias superiores como TRE, TSE ou até mesmo STF. A tabela final será elaborada pelo TRE depois de uma solicitação do TSE.
Há também dúvidas sobre a sanção da lei, que depende dos entendimentos jurídicos relativos à legalidade da retroatividade da PEC. Os presidentes do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, e do Supremo Tribunal Federal, o ministro mato-grossense Gilmar Mendes, defendem a tese de que a normativa só poderá valer a partir das eleições municipais de 2012. Os suplentes pressionam, mas ainda não há data para que a PEC entre em vigor. (Patrícia Sanches)
Postar um novo comentário
Comentários (6)
-
jotinha | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Suplentes de vereadores (incompetentes), esqueçam de virarem vereadores em eleição realizada no ano de 2008.
A coisa está feia, e não adianta fazerem festa.
Quem está contra: TSE pelo Predidente, Supremo Tribunal Federal e OAB Nacional.
Querem o que mais? Vão procurar serviço que é melhor. -
Ronaldo Batista | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Parabens meus amigos que voces possam desempenhar um trabalho a altura de nossa cidade.
-
Benjamin Robert | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Nao existe nenhuma duvida quanto a aplicacao da norma. Ela nao precisa ser sancionada, ja foi promulgada hoje pelo congresso e vai ser publicada no diario oficial da uniao amanha, ja esta valendo no mundo juridico.
O que existe sao muitas especulaçoes e noticias distorcidas sobre as falas dos ministros.
-
Cid Robson | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Caro Senhor,
Entendo de bom alvitre, que antes de se pronunciar sobre a interpretação de qualquer norma legislativa, imperioso que seja verificado os dados taxativos que referida legislação estabelece o número de habitantes para o município de Rondonópolis segundo o IBGE senso de 2007, é 172.783 habitantes. Assim, o número de vereadores são de 21 e não 19. -
Chico Oliveira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
São 21 cadeiras e não 19, falta na lista o Nilson Avelino (PP) e Valdir Clemente(PR)...
-
joão do povo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Boa tarde amigos, com essa emenda aprovada o povo tem que agradecer e não reclamar, porque as verbas que são repassadas para a camara municipal vai DIMINUIR mesmo aumentando o número de vereadores, ou seja, mais pessoas trabalhando pelo povo e recebendo menos.... então coloquem o CÉREBRO PRA FUNCIONAR
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga