Últimas

Segunda-Feira, 30 de Novembro de 2009, 12h:38 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24

FISCALIZAÇÃO

Sociólogo aciona MP para cobrar passarela nos shoppings

   Hélio Silva, presidente do Instituto Sociológico de Mato Grosso (Isma), recorreu à Promotoria de Defesa da Cidadania, sob o promotor Alexandre Guedes, na esperança do Ministério Público vir a obrigar a Prefeitura de Cuiabá e os shoppings Pantanal, Três Américas e Goiabeiras a construir passarelas para travessia de pedestres. Ele alerta que nesses lugares há trânsito intenso e índice elevado de acidentes. Sua expectativa é de que o promotor Guedes venha a tomar providências urgentes quando às passarelas para, assim, evitar que pessoas que procuram shoppings corram risco de serem atropeladas ou mortas no trânsito.

   O sociólogo justifica que tomou essa decisão diante da omissão dos 19 vereadores pela Capital e dos 24 deputados estaduais. Sugere que tanto o poder público quanto os shoppings poderiam "copiar" modelos de passarelas que contemplam a população, como as implantadas em Salvador (BA).

   Na sua avaliação, ao invés dos parlamentares se preocupar em legislar, ou seja, de ajudar na fiscalização e em apresentar projetos e outros proposições, acabam cuidando especialmente da auto-defesa, diante de acusações e críticas que recaem sobre eles. Observa ainda que alguns apresentares de TV que são vereadores ou deputados, quando descobrem a problemática, como no caso de falta de passarelas adequadas para atender pedestre, não procuram contribuir para resolução, mas sim reforçam as denúncias e tentam tirar proveito político disso.

    Hélio Silva considera que os parlamentares passam pelo menos metade de seus mandatos justificando suas condutas perante a opinião pública e se defendendo de acusações na Justiça. "Esses parlamentares foram eleitos pelo povo para cumprir a missão de legislar, fiscalizar e de atuar em outros pleitos e não para ficar só reclamando e fazendo denuncismo".

Postar um novo comentário

Comentários (11)

  • Cidadão Cuiabano | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • carlos roberto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    santo deus, esse homen de novo ???

  • Prof Mauro Cesar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Parabens professor pela inicitaiva. Vejo com preocupação o descaso de nossas AUTORIDADES com a vida das pessoas, especialmente dos servidores publicos e dos usuarios dos serviços públicos da SEFAZ, do TRT e tambem dos CONDOMINIOS existentes nessa região do Centro Politico. Essa é uma obra que já deveria estar pronta assim que o Shoping Pantanal foi inaugurado. Até quando vidas serão ceifadas para que providencias sejam tomadas. Tomara que o MP provocado, dê uma resposta a altura.

  • Jacyara | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Parabens pelo projeto, Sociologo.
    Realmente existe uma lacuna nesta logistica auxiliar do transito e sua solicitação veio em ótimo momento, ou seja, quando as almas estão abertas para o natal.

    meu abraço,

    Jacyara

  • Antonio Moraes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Parabéns Hélio Silva,

    O papel do homem público deve ser praticado pelo cidadão para posterior ingresso na carreira pública e não ocontrário.
    Vc já esta pronto.
    Com o voto os eleitores.

    Antonio

  • Carlos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Seu projeto é excelente, todos nós aprovamos.
    Mas aí aparece um promotor babaca e inviabiliza o projeto de passarela, dizendo que está fora da legislação.
    Aguarde e verás...

  • Jorge Luiz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Precisamos também de passarelas aqui em Rondonópolis, esperamos ações urgente de nossos parlamentares , pois o índice de acidentes tem sido alarmante e nada tem sido feito.

  • Maria de Lurdes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    QUERO PARABENIZA-LO PELA INICIATIVA, INICIATIVA ESTA QUE DEVERIA SER DE QUEM É REUMUNERADO PARA NOS REPRESENTAR, MAS TENHO CERTEZA QUE O Dr. ALEXANDRE VAI COMPRAR ESTA BRIGA, ESTE É SERIO, EU CONFIO.

  • MARCELO MOURA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É muito importante as passarelas para que pedestres ¨conscientes¨diga-se de passagem, possam utilizá-las para se proteger do cáos que se encontra o trânsito em Cuiabá. É importante a participação dos proprietários dos shopings, porém, vale ressaltar que essa atribuição é do poder público, ou seja, da Prefeitura de Cuiabá que detém o poder de fiscalização e ordenamento do trânsito da capital. Não cabe a obrigação dos estabelecimentos comerciais para a construção das referidas passarelas. Quando falo em pedestres conscientes, faço referêcnia àqueles que utilizam a passarela que já existe no shoping Três Américas, há cerca de 100 metros da Fernando Correia. Outra passrela que existe´há mais de 15 anos é da fernando correia em frente a TRês cinco, essa que poucos pedestres utilizam, pois preferem correr o risco de morte atravessando por baixo. BOA ESSA MEU NOBRE ¨CAÇA CORRUPTOS¨ RSS....ABRAÇOS.

  • Carmem Lucia Braga | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Quando vejo suas ações paulatinamente, mesmo vc não tendo sido eleito, vejo que não perdi o meu voto,tenho acompanhado sua trajetória, parabéns espero que continue assim, não nos decepcione.

Produtores e a unificação de eleições

antonio galvan 400 curtinha   Mato Grosso pode ter três eleições no mesmo dia, 15 de novembro. Isso porque, além das municipais e a suplementar ao Senado, alguns produtores rurais se movimentam para que a escolha do novo presidente da Aprosoja também seja na mesma data das eleitorais. Inicialmente, o pleito da...

Euclides, ideia do "calote" e frustração

euclides ribeiro 400 curtinha   O advogado Euclides Ribeiro (foto), que enriqueceu atuando na área de recuperação judicial e hoje detém um patrimônio declarado de R$ 23 milhões, não "decolou" com a candidatura ao Senado. Acreditava-se que sua principal proposta, aquela de recuperar o nome e o...

Empresários revoltados com candidato

vinicius nazario 400 curtinha   Os candidatos a prefeito de Alta Floresta, cidade pólo do Nortão, participaram de uma live nesta terça, organizada pela Universidade do Estado (Unemat). E chamou atenção, vindo a repercutir de forma negativa e provocar certa revolta no comércio local, o comentário do...

Olhar Dados mantém EP na liderança

emanuel pinheiro 400 curtinha   A sexta pesquisa do Olhar Dados sobre intenções de voto para prefeito de Cuiabá, divulgada nesta terça pelo site Olhar Direto, traz o prefeito Emanuel Pinheiro (foto) estável, em primeiro, com 31,2%. Em segundo, com 7 pontos atrás, figura Abílio Júnior, com...

Meraldo disputa e contra próprio irmão

meraldo sa 400 curtinha   Meraldo Figueiredo Sá (foto), ex-prefeito de Acorizal por dois mandatos, está rindo à toa. Mesmo com parecer contrário do Ministério Público Eleitoral, por considerá-lo ficha-suja, Meraldo conseguiu deferimento do registro de sua candidatura. E entra no embate eleitoral com...

Gamba e efeito-vice em Alta Floresta

chico gamba 400 curtinha   O agricultor Chico Gamba (foto), que concorre a prefeito de Alta Floresta pelo PSDB, estaria disposto a substituir a vice da chapa, a empresária Roseli Gomes, a Rose da Tradição (PSC), por esta enfrentar forte desgaste político, rejeição popular e até denúncia. Mas,...