Últimas

Terça-Feira, 27 de Outubro de 2009, 10h:11 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24

CONFRONTO

Stábile e Scaravelli enfrentam disputa histórica pela OAB


Cláudio Stábile, da situação, e o oposicionista João Scaravelli buscam adesão dos advogados ainda indecisos

  Cláudio Stábile e João Vicente Scaravelli travam um dos maiores embates eleitorais pela presidência da OAB-MT dos últimos anos. Diferente de outras pleitos, marcados por "inflação" de candidaturas, desta vez a corrida pela sucessão do presidente Francisco Faiad iniciou com quatro e se limitou aos dois. A pesquisa feita entre 19 e 23 deste mês e divulgada até agora sobre intenções de voto acerca da eleição na Ordem foi do instituto KGM que, segundo publicação exclusiva do site Olhar Direto, a disputa se mostra acirrada. Segundo a amostragem, em Cuiabá Stábile teria 31,7%, enquanto Scaravelli ficaria com 20,6% das intenções de voto. O cenário no interior mostra um confronto mais "apertado" ainda: 26% a 25%.

   Os números, de um modo geral, revelam condição de empate técnico, principalmente na espontânea. Devem votar cerca de 6 mil advogados. A eleição acontece no próximo dia 19. Será com urna eletrônica. O mandato é de três anos. Faiad, que cumpre o segundo mandato, apóia Stábile, cujo grupo comanda a instituição há 12 anos. Scaravelli representa o bloco de oposição. Os dois candidatos estão à "caça" de advogados-eleitores que ainda se mostram indecisos. O termômetro da pesquisa animou os dois lados.

   Aliados de Scaravelli, da chapa OAB Independente, avaliam que o resultado da pesquisa aponta empate técnico, considerando que a margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Vêem uma disputa equilibrada, o que aumenta a rivalidade, pois entendem que "não existe até o momento vencedor ou perdedor". Chama atenção o fato de quase 50% dos advogados aptos a votar se mostrarem indecisos. “São os colegas advogados indecisos que definirão o representante e a entidade que querem para os próximos três anos. Os números da pesquisa mostram o crescimento acelerado da nossa campanha”, diz Scaravelli. Destaca que a pesquisa mostra que os advogados estão avaliando as propostas. Diz apostar na mudança, da independência e contra o que chama de infiltração político-partidária que considera existir hoje na OAB "numa situação extremamente fragilizada”.

    João Celestino, um dos cabos eleitorais da chapa opositora, se mostra convicto na vitória. "Os números são animadores e reforçam ainda mais a vontade de trabalhar do grupo de Scaravelli, que vai resgatar com ética e dignidade, os princípios básicos da instituição", diz Celestino, que já concorreu à presidência da OAB e foi derrotado por Faiad.

    Já o situacionista Cláudio Stábile considera que o resultado da pesquisa KGM sinaliza para sua vitória nas urnas e assegura que os números refletem o momento em que vive sua campanha. Diz que tem recebido novas adesões. Convoca a militância a intensificar a campanha em busca do apoio daqueles que estão indecisos. Afirma que seu nome "é o melhor para conduzir a Ordem" e pontua propostas voltadas aos jovens advogados, à defesa das prerrogativas da categoria, por melhoria e abertura no mercado de trabalho, pela elevação do número de magistrados e por mais investimentos no Poder Judiciário.

Postar um novo comentário

Comentários (10)

  • Vilmar Liguria | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A pesquisa foi encomenda e paga por quem? Stábile ainda está empatado, porque não esperamos mais uma semana...do contrário, já estaria atrás, porque Bola tem subido todos os dias, numa curva claramente ascendente. Será que a OAB pagou mais essa conta?

  • Ricardo Amaral | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É evidente que o SCARAVELLI terá vantagem nessa pesquisa, já que os advogados que o apoiam não estão no Fórum trabalhando no dia a dia!! Advogado militante vota STÁBILE!!! Alias, deveria haver uma outra enquente, quem viu o BOLA no Fórum antes da campanha eleitoral da classe????

  • CARLOS EDUARDO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    OS INDECISOS CERTAMENTE MIGRARÃO PARA O SCARAVELLI, POIS, QUEM É DA TURMA DO FAIAD/USIEL/STABILE JÁ SE DEFINIU. A OAB/MT PRECISA DE NOVAS IDÉIAS E CLAUDIO STABILE É SINÔNIMO DE MESMICE, TENDO EM VISTA QUE O USIEL E O FAIAD VÃO CONTINUAR DANDO AS CARTAS POR LÁ. ALIÁS, É SÓ CONSTATAR PELA COMPOSIÇÃO DA CHAPA DO STABILE. SÓ TEM ADVOGADOS, OU DE SEUS ESCRITÓRIOS OU DE SEUS CIRCULOS DE AMIZADE. PURA IGREJINHA. MUDANÇA JÁ!

  • Bruce Wayne | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Deveria haver uma nova enquete: QUEM VIU O CLÁUDIO EM QUALQUER LUGAR QUE NÃO FOSSE GABINETES DO TJ, ANTES DA CAMPANHA ELEITORAL????

  • nivaldosobrinho | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Não sou advogado mas acompanho, via imprensa, as eleições na OAB. Advogados!!! Os atuais mandatários da OAB fizeram da Ordem um braço político do PSDB, tornando a instituição partidária, deixando-a em descrédito junto a sociedade. Vocês têm a oportunidade de mudar esse quadro. Mudem, troquem, pois só assim a instituição será fortalecida.

  • batista das neves | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    pelo amor de deus vamos dar um basta nesse povo do ussiel tavares...ja esta mandando na prefeitura ,,,,e esta um caos,,,deixe a oab fora dessa baixaria,,,fora essa cambada,,

  • Max Oliveira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Não acredito que Stabile seja a mesmice de FAIAD E USSIEL, mas um nome novo acompanhado de um vice que tem vontade de trabalhar. E por falar em mesmice, o Scaravelli não era da atual gestão??? assim como José Moreno, Patrocínio e outros???
    Dificíl hein, não vejo oxigenação como estão falando aos quatro cantos!!!

  • Rafael Amoedo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Scaravelli tambem é filiado ao PSDB. Por isso que votarei NULO. Conheço os dois candidatos pessoalmente. E ja tinha dito que votaria à Pres.da OAB, apenas se o petista Alexandre Cezar concorresse.

  • helio de souza | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Será que o Stábili não tá querendo um premio de consolação por não ter ido pro TJ

  • BENEDITO RUBENS DE AMORIM | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Engraçado, é só aproximarem as eleições para a OAB/MT, que aparecem os paladinos da moralidade, tanto duma, quanto doutra chapa, querendo deslustrar e ridicularizar os candidatos que se colocam aà disposição dos eleitores mais seletos e bem formados, com opiniões e argumentos próprios para decidir por CLÁUDIO STÁBILLE ou por JOÃO SCARAVELLI, assim, para dar um alerta e até um basta àqueles que se servem a este spapelões, gostaria de ilustrar a coragem, dstemimento e grandes valores dos dois candidatos, que, QUEIRAM ou NÃO, ACEITEM ou NÃO, ENGULAM ou NÃO, são oriundos e originários da atual gestão e do grupo do DR. FANCISCO ANIS FAIAD.
    Como explicar isto? è muito fácil, o Dr. CLÁUDIO STÁBILLE faz parte do CONSELHO SECCIONAL e desenvolveu serviços relevantes em prol da nossa OAB/MT, junto ao DR. FAIAD e seu grupo, já o Dr. JOÃO SCARAVELLI (bOLA) ATÉ POUCO DIAS E TEMPOS FORA PRSIDENTE DA CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOSA, na mesma gestão e chapa do Dr. FAIAD, assim, não há como querer desfazer os fatos que retraram a verdade dos curriculuns de cada um, porém, quero aqui, como advogado militante há 21 (vinte e um) anos nesta Comarca e em outras deste Estado e de outras UF, dizer que, sinto-me feliz e muito lisongeado, por saber que a ataula gestão, que lutou intransigentemente contra as prepotências daqueles que queriam alvitar as prerrogativas dos advogados(as) e outras lutas em prol dos advogados(as) deste estado, tiveram sempre uma bandeira erguida no tom do alto lá seu moço, os advogados precisam ser respeitados, isto, refeito-me à gestão vitoriosa do Dr. FAIAD, a qual, ants de encerrar quero dizer que, admiro e respeito os dois candidatos pelas suas qualidades e valores, mas, como em eleições não só pode votar em dois companheiros do mesmo grupo, decidi e estarei empunhando a bandeira e vestindo a camisa do DR. CLÁUDIO STÁBILLE E MAURÍCIO AUDE, votando na CHAPA 01, PELA VALORIZAÇÃO DOA DVOGADO E PELA CONTINUIDADE DOS BONS TRABALHOS, aliás antes de finalizar aviso aos inconformados que, devem sempre lembrar do velho adágio popular: ninguém atira pedras em árvores que não dão bons frutos|. E foim por isso,

Com Covid-19 e frequentando a AL

paulo araujo 400   O deputado Paulo Araújo (foto), do PP, está com reinfecção pelo Covid-19 e, mesmo assim, continua frequentando o prédio da Assembleia normalmente, como se não tivesse contaminado. Na primeira vez que foi infectado pelo vírus, também fez igual. Colegas parlamentares e...

2 abstenções e briga pela 4ª Secretaria

silvio favero 400   Dois deputados se abstiveram na eleição da Mesa Diretora da Assembleia desta terça cujo votação foi secreta. Nos bastidores, os comentários são de que as abstenções foram de Sílvio Fávero (foto), que se lançou à disputa e, sequer, teve...

Petista, incoerência e voto contrário

ludio cabral 400   O petista Lúdio Cabral (foto), daqueles parlamentares do morde e assopra, na tentativa de marcar posição, expõe cada vez mais suas incoerências em votação na Assembleia. Na sessão que antecedeu a eleição para a nova Mesa Diretora, provocada pela decisão...

Projeto sobre VI na Saúde está na AL

gilberto figueiredo 400 curtinha   Já está na Assembleia, para votação dos deputados, o projeto do governo que garante retomada do pagamento da verba indenizatória aos profissionais da Saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 nas unidades hospitalares, ambulatoriais e...

2 desembargadores vão para TRE-MT

carlos alberto tj 400 curtinha   O Pleno do Tribunal de Justiça define, na quinta (25), em votação secreta e por videoconferência, dois desembargadores que comporão os quadros de comando do TRE-MT pelos próximos dois anos. O ex-presidente do TJ, Carlos Alberto Alves da Rocha (foto), é um dos inscritos...

Primeira-dama pede retorno de auxílio

marcia_pinheiro_curtinha400 Primeira-dama de Cuiabá Márcia Pinheiro (foto), em visita à sede do Rdnews e entrevista ao Rdtv, pede que a bancada federal de MT se mobilize e vote favorável ao retorno do pagamento do auxílio emergencial às famílias em situação de vulnerabilidade. Márcia...