Últimas
Terça-Feira, 27 de Outubro de 2009, 10h:11 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24
Stábile e Scaravelli enfrentam disputa histórica pela OAB
Cláudio Stábile, da situação, e o oposicionista João Scaravelli buscam adesão dos advogados ainda indecisos
Cláudio Stábile e João Vicente Scaravelli travam um dos maiores embates eleitorais pela presidência da OAB-MT dos últimos anos. Diferente de outras pleitos, marcados por "inflação" de candidaturas, desta vez a corrida pela sucessão do presidente Francisco Faiad iniciou com quatro e se limitou aos dois. A pesquisa feita entre 19 e 23 deste mês e divulgada até agora sobre intenções de voto acerca da eleição na Ordem foi do instituto KGM que, segundo publicação exclusiva do site Olhar Direto, a disputa se mostra acirrada. Segundo a amostragem, em Cuiabá Stábile teria 31,7%, enquanto Scaravelli ficaria com 20,6% das intenções de voto. O cenário no interior mostra um confronto mais "apertado" ainda: 26% a 25%.
Os números, de um modo geral, revelam condição de empate técnico, principalmente na espontânea. Devem votar cerca de 6 mil advogados. A eleição acontece no próximo dia 19. Será com urna eletrônica. O mandato é de três anos. Faiad, que cumpre o segundo mandato, apóia Stábile, cujo grupo comanda a instituição há 12 anos. Scaravelli representa o bloco de oposição. Os dois candidatos estão à "caça" de advogados-eleitores que ainda se mostram indecisos. O termômetro da pesquisa animou os dois lados.
Aliados de Scaravelli, da chapa OAB Independente, avaliam que o resultado da pesquisa aponta empate técnico, considerando que a margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Vêem uma disputa equilibrada, o que aumenta a rivalidade, pois entendem que "não existe até o momento vencedor ou perdedor". Chama atenção o fato de quase 50% dos advogados aptos a votar se mostrarem indecisos. “São os colegas advogados indecisos que definirão o representante e a entidade que querem para os próximos três anos. Os números da pesquisa mostram o crescimento acelerado da nossa campanha”, diz Scaravelli. Destaca que a pesquisa mostra que os advogados estão avaliando as propostas. Diz apostar na mudança, da independência e contra o que chama de infiltração político-partidária que considera existir hoje na OAB "numa situação extremamente fragilizada”.
João Celestino, um dos cabos eleitorais da chapa opositora, se mostra convicto na vitória. "Os números são animadores e reforçam ainda mais a vontade de trabalhar do grupo de Scaravelli, que vai resgatar com ética e dignidade, os princípios básicos da instituição", diz Celestino, que já concorreu à presidência da OAB e foi derrotado por Faiad.
Já o situacionista Cláudio Stábile considera que o resultado da pesquisa KGM sinaliza para sua vitória nas urnas e assegura que os números refletem o momento em que vive sua campanha. Diz que tem recebido novas adesões. Convoca a militância a intensificar a campanha em busca do apoio daqueles que estão indecisos. Afirma que seu nome "é o melhor para conduzir a Ordem" e pontua propostas voltadas aos jovens advogados, à defesa das prerrogativas da categoria, por melhoria e abertura no mercado de trabalho, pela elevação do número de magistrados e por mais investimentos no Poder Judiciário.
Postar um novo comentário
Comentários (10)
-
Vilmar Liguria | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
A pesquisa foi encomenda e paga por quem? Stábile ainda está empatado, porque não esperamos mais uma semana...do contrário, já estaria atrás, porque Bola tem subido todos os dias, numa curva claramente ascendente. Será que a OAB pagou mais essa conta?
-
Ricardo Amaral | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
É evidente que o SCARAVELLI terá vantagem nessa pesquisa, já que os advogados que o apoiam não estão no Fórum trabalhando no dia a dia!! Advogado militante vota STÁBILE!!! Alias, deveria haver uma outra enquente, quem viu o BOLA no Fórum antes da campanha eleitoral da classe????
-
CARLOS EDUARDO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
OS INDECISOS CERTAMENTE MIGRARÃO PARA O SCARAVELLI, POIS, QUEM É DA TURMA DO FAIAD/USIEL/STABILE JÁ SE DEFINIU. A OAB/MT PRECISA DE NOVAS IDÉIAS E CLAUDIO STABILE É SINÔNIMO DE MESMICE, TENDO EM VISTA QUE O USIEL E O FAIAD VÃO CONTINUAR DANDO AS CARTAS POR LÁ. ALIÁS, É SÓ CONSTATAR PELA COMPOSIÇÃO DA CHAPA DO STABILE. SÓ TEM ADVOGADOS, OU DE SEUS ESCRITÓRIOS OU DE SEUS CIRCULOS DE AMIZADE. PURA IGREJINHA. MUDANÇA JÁ!
-
Bruce Wayne | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Deveria haver uma nova enquete: QUEM VIU O CLÁUDIO EM QUALQUER LUGAR QUE NÃO FOSSE GABINETES DO TJ, ANTES DA CAMPANHA ELEITORAL????
-
nivaldosobrinho | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Não sou advogado mas acompanho, via imprensa, as eleições na OAB. Advogados!!! Os atuais mandatários da OAB fizeram da Ordem um braço político do PSDB, tornando a instituição partidária, deixando-a em descrédito junto a sociedade. Vocês têm a oportunidade de mudar esse quadro. Mudem, troquem, pois só assim a instituição será fortalecida.
-
batista das neves | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
pelo amor de deus vamos dar um basta nesse povo do ussiel tavares...ja esta mandando na prefeitura ,,,,e esta um caos,,,deixe a oab fora dessa baixaria,,,fora essa cambada,,
-
Max Oliveira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Não acredito que Stabile seja a mesmice de FAIAD E USSIEL, mas um nome novo acompanhado de um vice que tem vontade de trabalhar. E por falar em mesmice, o Scaravelli não era da atual gestão??? assim como José Moreno, Patrocínio e outros???
Dificíl hein, não vejo oxigenação como estão falando aos quatro cantos!!! -
Rafael Amoedo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Scaravelli tambem é filiado ao PSDB. Por isso que votarei NULO. Conheço os dois candidatos pessoalmente. E ja tinha dito que votaria à Pres.da OAB, apenas se o petista Alexandre Cezar concorresse.
-
helio de souza | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Será que o Stábili não tá querendo um premio de consolação por não ter ido pro TJ
-
BENEDITO RUBENS DE AMORIM | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Engraçado, é só aproximarem as eleições para a OAB/MT, que aparecem os paladinos da moralidade, tanto duma, quanto doutra chapa, querendo deslustrar e ridicularizar os candidatos que se colocam aà disposição dos eleitores mais seletos e bem formados, com opiniões e argumentos próprios para decidir por CLÁUDIO STÁBILLE ou por JOÃO SCARAVELLI, assim, para dar um alerta e até um basta àqueles que se servem a este spapelões, gostaria de ilustrar a coragem, dstemimento e grandes valores dos dois candidatos, que, QUEIRAM ou NÃO, ACEITEM ou NÃO, ENGULAM ou NÃO, são oriundos e originários da atual gestão e do grupo do DR. FANCISCO ANIS FAIAD.
Como explicar isto? è muito fácil, o Dr. CLÁUDIO STÁBILLE faz parte do CONSELHO SECCIONAL e desenvolveu serviços relevantes em prol da nossa OAB/MT, junto ao DR. FAIAD e seu grupo, já o Dr. JOÃO SCARAVELLI (bOLA) ATÉ POUCO DIAS E TEMPOS FORA PRSIDENTE DA CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOSA, na mesma gestão e chapa do Dr. FAIAD, assim, não há como querer desfazer os fatos que retraram a verdade dos curriculuns de cada um, porém, quero aqui, como advogado militante há 21 (vinte e um) anos nesta Comarca e em outras deste Estado e de outras UF, dizer que, sinto-me feliz e muito lisongeado, por saber que a ataula gestão, que lutou intransigentemente contra as prepotências daqueles que queriam alvitar as prerrogativas dos advogados(as) e outras lutas em prol dos advogados(as) deste estado, tiveram sempre uma bandeira erguida no tom do alto lá seu moço, os advogados precisam ser respeitados, isto, refeito-me à gestão vitoriosa do Dr. FAIAD, a qual, ants de encerrar quero dizer que, admiro e respeito os dois candidatos pelas suas qualidades e valores, mas, como em eleições não só pode votar em dois companheiros do mesmo grupo, decidi e estarei empunhando a bandeira e vestindo a camisa do DR. CLÁUDIO STÁBILLE E MAURÍCIO AUDE, votando na CHAPA 01, PELA VALORIZAÇÃO DOA DVOGADO E PELA CONTINUIDADE DOS BONS TRABALHOS, aliás antes de finalizar aviso aos inconformados que, devem sempre lembrar do velho adágio popular: ninguém atira pedras em árvores que não dão bons frutos|. E foim por isso,
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga