Últimas

Sexta-Feira, 20 de Abril de 2007, 14h:11 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

JUDICIÁRIO

STF vai investigar Jaime por tráfico de influência

  O senador mato-grossense Jaime Campos (DEM) será investigado pelo Supremo Tribunal Federal por indícios de prática de tráfico de influência e promoção de interesses de uma quadrilha que vinha praticando crimes contra o sistema financeiro, fraudes em cartórios, grilagem de terras da União e corrupção de servidores públicos.

     A operação batizada de Lacraia foi deflagrada pela Polícia Federal nesta sexta. Agentes policiais estão com a missão de cumprir 33 mandados de prisão e 38 buscas e apreensões não só em Mato Grosso, mas também em Goiás e São Paulo.

    O juiz federal Julier Sebastião da Silva, da 1ª Vara de Cuiabá, já deferiu o pedido do procurador da República, Mário Lúcio Avelar, e encaminhou ao STF peças dos autos com diálogos entre pessoas acusadas envolvendo o nome do senador Jaime.

    No pedido encaminhado ao juiz,  o procurador explica que a Polícia Federal investiga a atuação de organização criminosa especializada em fraudar a escrituração de registros e matrículas de imóveis rurais para fins de comercialização. O eixo da atuação é a ex-titular do cartório de Barra do Garças, Helena Jacarandá.

  No curso das investigações, a PF obteve a informação de que Jaime Campos supostamente estaria promovendo interesse da organização criminosa junto a elevadas instâncias do poder público, principalmente perante o Superior Tribunal de Justiça. Segundo o MPF, o objetivo de Jaime era estabelecer a investigada Helena à frente do Cartório de Registro de Imóveis de Barra do Garças, do qual se encontrava afastada.

    O diálogo colhido pela PF e que compromete Jaime Campos foi transcrito da seguinte forma:
  

    Qual será que foi o político forte que.. (é interrompida)
    Lucélia - o Júlio Campos
    Lourdes - Ahn?
   Lucélia - O Jaime Campos, que é senador. Ele agora é o senador né? Ai ele conseguiu (200703280926011 - Ofício 521/2007 - CART/DPF)

    Como Jaime Campos, na condição de senador, usufrui de foro privilegiado, só pode ser investigado pelo Supremo. O procurador Avelar requereu, então, que a Justiça Federal determinasse a extração de cópia da transcrição telefônica e o áudio para remessa ao STF.

    Titular da 1ª  Vara Fedeal, o juiz Julier Sebastião da Silva deferiu o pedido. Em seu despacho, o magistrado escreve que "(...) conversas que foram travadas entre investigada Lucélia e Lourdes são indícios de que o senador Jaime Campos teria patrocinado interesses da quadrilha sob investigação, notadamente da requerida Helena Jacarandá junto ao Superior Tribunal de Justiça".

   O juiz observa ainda, com base nas investigações, que "Jaime seria o político forte que teria conseguido restabelecer Helena Jacarandá à frente do Cartório de Registro de Imóveis de Barra do Garças, a partir de sua influência junto ao STJ".

    Outro lado

    O senador Jaime Campos se isolou nesta sexta. Ele não compareceu à reunião da executiva do DEM, que aconteceu pela manhã. Não foi localizado para apresentar sua versão sobre os fatos.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Cassação de Abílio depois do Carnaval

abilio junior 400 curtinha   Por mais que Abílio Júnior (foto) implore e grite por socorro, na esperança de escapar da cassação, inclusive se colocando como vítima de perseguição política, perderá mesmo mandato. Mas isso só vai ocorrer após o Carnaval. A...

PGR monitora delação de ex-deputado

jose riva 400 curtinha   Membros do alto escalão da Procuradoria-Geral da República, que rejeitou a proposta de delação de José Riva (foto) na esfera federal por causa de omissão de crimes, estão monitorando os bastidores do acordo de colaboração, agora entre o Ministério...

Fritado no PDT e buscando o Aliança

antonio galvan 400 curtinha   Fritado no PDT, o presidente da Aprosoja, Antonio Galvan (foto), pretende agora procurar espaço em um partido considerado de direita. E está se movimentando para assumir em MT o comando do Aliança pelo Brasil, partido que está sendo criado pelo presidente Bolsonaro. O sojicultor se mostra,...

Lúdio e incógnita sobre quem apoiar

ludio cabral 400 curtinha   Em 2010, com PT rachado, o hoje deputado estadual Lúdio Cabral (foto) não apoiou Carlos Abicalil, do seu partido, para o Senado. Preferiu virar cabo eleitoral de Pedro Taques, que se elegeu. Agora, para este pleito suplementar ao Senado marcado para 26 de abril, para preencher a vacância devido...

Cotado à cadeira de desembargador

francisco faiad 400 curtinha   É forte o movimento nos bastidores entre os juristas, dentro e fora da OAB/MT, pela indicação do nome de Francisco Faiad (foto) pela classe Quinto Constitucional à cadeira de desembargador. Bem articulado e com bom conceito no meio jurídico, Faiad foi presidente da OAB/MT por dois...

Pivetta promete permanecer no PDT

allan kardec 400 curtinha   O empresário Otaviano Pivetta, que se tornou o mais badalado nesta fase de pré-campanha ao Senado por causa da grande logística em torno do seu nome, se encontra numa saia-justa. Para líderes do Podemos com os quais passou a ter afinidade política, como os senadores Álvaro Dias e...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Bolsonaro...

excelente

bom

razoável

ruim

péssimo

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.