Últimas

Sexta-Feira, 20 de Abril de 2007, 14h:11 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

JUDICIÁRIO

STF vai investigar Jaime por tráfico de influência

  O senador mato-grossense Jaime Campos (DEM) será investigado pelo Supremo Tribunal Federal por indícios de prática de tráfico de influência e promoção de interesses de uma quadrilha que vinha praticando crimes contra o sistema financeiro, fraudes em cartórios, grilagem de terras da União e corrupção de servidores públicos.

     A operação batizada de Lacraia foi deflagrada pela Polícia Federal nesta sexta. Agentes policiais estão com a missão de cumprir 33 mandados de prisão e 38 buscas e apreensões não só em Mato Grosso, mas também em Goiás e São Paulo.

    O juiz federal Julier Sebastião da Silva, da 1ª Vara de Cuiabá, já deferiu o pedido do procurador da República, Mário Lúcio Avelar, e encaminhou ao STF peças dos autos com diálogos entre pessoas acusadas envolvendo o nome do senador Jaime.

    No pedido encaminhado ao juiz,  o procurador explica que a Polícia Federal investiga a atuação de organização criminosa especializada em fraudar a escrituração de registros e matrículas de imóveis rurais para fins de comercialização. O eixo da atuação é a ex-titular do cartório de Barra do Garças, Helena Jacarandá.

  No curso das investigações, a PF obteve a informação de que Jaime Campos supostamente estaria promovendo interesse da organização criminosa junto a elevadas instâncias do poder público, principalmente perante o Superior Tribunal de Justiça. Segundo o MPF, o objetivo de Jaime era estabelecer a investigada Helena à frente do Cartório de Registro de Imóveis de Barra do Garças, do qual se encontrava afastada.

    O diálogo colhido pela PF e que compromete Jaime Campos foi transcrito da seguinte forma:
  

    Qual será que foi o político forte que.. (é interrompida)
    Lucélia - o Júlio Campos
    Lourdes - Ahn?
   Lucélia - O Jaime Campos, que é senador. Ele agora é o senador né? Ai ele conseguiu (200703280926011 - Ofício 521/2007 - CART/DPF)

    Como Jaime Campos, na condição de senador, usufrui de foro privilegiado, só pode ser investigado pelo Supremo. O procurador Avelar requereu, então, que a Justiça Federal determinasse a extração de cópia da transcrição telefônica e o áudio para remessa ao STF.

    Titular da 1ª  Vara Fedeal, o juiz Julier Sebastião da Silva deferiu o pedido. Em seu despacho, o magistrado escreve que "(...) conversas que foram travadas entre investigada Lucélia e Lourdes são indícios de que o senador Jaime Campos teria patrocinado interesses da quadrilha sob investigação, notadamente da requerida Helena Jacarandá junto ao Superior Tribunal de Justiça".

   O juiz observa ainda, com base nas investigações, que "Jaime seria o político forte que teria conseguido restabelecer Helena Jacarandá à frente do Cartório de Registro de Imóveis de Barra do Garças, a partir de sua influência junto ao STJ".

    Outro lado

    O senador Jaime Campos se isolou nesta sexta. Ele não compareceu à reunião da executiva do DEM, que aconteceu pela manhã. Não foi localizado para apresentar sua versão sobre os fatos.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Sem elo com a servidora denunciante

abilio 400 curtinha   Sob investigação da Comissão de Ética da Câmara de Cuiabá por causa de reincidentes casos de quebra de decoro, Abílio Brunini (foto), em nota, contesta o colega Juca do Guaraná, que divulgou imagens e afirmou que o vereador do PSC esteve no Hospital São Benedito e...

Goleada na cassação no TRE e no TSE

edson fachin 400 curtinha   No TRE-MT, em abril, a juíza aposentada e senadora Selma Arruda, que trocou o PSL pelo Podemos, teve o mandato cassado por unanimidade. No julgamento do recurso da parlamentar no TSE, nesta terça, o placar também foi "elástico": 6 a 1. Somente o ministro Edson Fachin (foto) votou acatando o...

PP não quer se desgrudar do prefeito

vanderlucio 400 curtinha   O PP de Cuiabá está mergulhado na gestão Emanuel Pinheiro, inclusive, comandando três secretarias com Vanderlúcio Rodrigues (foto), de Obras Públicas e que preside a legenda na Capital, Francisco Vuolo (Cultura, Esporte e Turismo) e Débora Marques (Agricultura, Trabalho e...

1º projeto beneficia a Grande Cáceres

leonardo 400 curtinha   O deputado Leonardo (foto) conseguiu aprovação de um projeto na Câmara Federal que amplia prazo sobre registro de imóveis na fronteira, beneficiando a região Oeste, especialmente Cáceres, que faz fronteira com a Bolívia. A matéria agora segue para o Senado. A...

Denúncia, psiquiatria e agora atestado

elizabeth 400 curtinha   Lotada como técnico-administrativo do RH do Hospital Metropolitano da Capital, Elizabete Maria de Almeida (foto), recorreu a um psiquiatra uma semana depois de registrar um BO e, sem apresentar provas, acusar o prefeito Emanuel de negociata, inclusive com dinheiro vivo para vereadores, com vistas a...

Título de Cidadã para senadora goiana

janaina riva 400 curtinha   A Assembleia fará sessão solene nestes últimos dias de 2019 para prestar homenagem a várias personalidades de diferentes segmentos e profissões. Uma das que serão condecoradas com o Título de Cidadã Mato-Grossense é a goiana Kátia Regina de Abreu,...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Como você avalia a decisão do Supremo de suspender prisão imediata após julgamento em segunda instância?

Concordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.