Últimas

Sexta-Feira, 20 de Abril de 2007, 14h:11 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

JUDICIÁRIO

STF vai investigar Jaime por tráfico de influência

  O senador mato-grossense Jaime Campos (DEM) será investigado pelo Supremo Tribunal Federal por indícios de prática de tráfico de influência e promoção de interesses de uma quadrilha que vinha praticando crimes contra o sistema financeiro, fraudes em cartórios, grilagem de terras da União e corrupção de servidores públicos.

     A operação batizada de Lacraia foi deflagrada pela Polícia Federal nesta sexta. Agentes policiais estão com a missão de cumprir 33 mandados de prisão e 38 buscas e apreensões não só em Mato Grosso, mas também em Goiás e São Paulo.

    O juiz federal Julier Sebastião da Silva, da 1ª Vara de Cuiabá, já deferiu o pedido do procurador da República, Mário Lúcio Avelar, e encaminhou ao STF peças dos autos com diálogos entre pessoas acusadas envolvendo o nome do senador Jaime.

    No pedido encaminhado ao juiz,  o procurador explica que a Polícia Federal investiga a atuação de organização criminosa especializada em fraudar a escrituração de registros e matrículas de imóveis rurais para fins de comercialização. O eixo da atuação é a ex-titular do cartório de Barra do Garças, Helena Jacarandá.

  No curso das investigações, a PF obteve a informação de que Jaime Campos supostamente estaria promovendo interesse da organização criminosa junto a elevadas instâncias do poder público, principalmente perante o Superior Tribunal de Justiça. Segundo o MPF, o objetivo de Jaime era estabelecer a investigada Helena à frente do Cartório de Registro de Imóveis de Barra do Garças, do qual se encontrava afastada.

    O diálogo colhido pela PF e que compromete Jaime Campos foi transcrito da seguinte forma:
  

    Qual será que foi o político forte que.. (é interrompida)
    Lucélia - o Júlio Campos
    Lourdes - Ahn?
   Lucélia - O Jaime Campos, que é senador. Ele agora é o senador né? Ai ele conseguiu (200703280926011 - Ofício 521/2007 - CART/DPF)

    Como Jaime Campos, na condição de senador, usufrui de foro privilegiado, só pode ser investigado pelo Supremo. O procurador Avelar requereu, então, que a Justiça Federal determinasse a extração de cópia da transcrição telefônica e o áudio para remessa ao STF.

    Titular da 1ª  Vara Fedeal, o juiz Julier Sebastião da Silva deferiu o pedido. Em seu despacho, o magistrado escreve que "(...) conversas que foram travadas entre investigada Lucélia e Lourdes são indícios de que o senador Jaime Campos teria patrocinado interesses da quadrilha sob investigação, notadamente da requerida Helena Jacarandá junto ao Superior Tribunal de Justiça".

   O juiz observa ainda, com base nas investigações, que "Jaime seria o político forte que teria conseguido restabelecer Helena Jacarandá à frente do Cartório de Registro de Imóveis de Barra do Garças, a partir de sua influência junto ao STJ".

    Outro lado

    O senador Jaime Campos se isolou nesta sexta. Ele não compareceu à reunião da executiva do DEM, que aconteceu pela manhã. Não foi localizado para apresentar sua versão sobre os fatos.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Caminho bem consolidado à reeleição

leonardo 400 curtinha   Dos prefeitos que podem ir à reeleição de cidades pólos, o que encontra situação mais confortável é Leonardo Bortolini, o Léo (foto), de Primavera do Leste. Bem articulado e habilidoso politicamente e com uma relação extensa de obras e...

PSDB e balão de ensaio para prefeito

paulo borges 400 curtinha   Bastante enfraquecido e fragilizado, após perda do comando do Executivo estadual e de quadro de filiados, o PSDB anuncia que terá candidato a prefeito de Cuiabá. E até lista três "prefeitáveis", sendo eles os empresários Luiz Carlos Nigro e Dorileo Leal, além do...

Grupo de Fabinho ávido pelo poder

fabio tardin 400 vereador   Uma ala do DEM de Várzea Grande, que se sente excluída do Paço Couto Magalhães, está torcendo pela cassação da prefeita Lucimar e do vice Hazama. O placar do julgamento no TSE está em 2 a 1 pela manutenção do mandato. Esse bloco anti-Lucimar é...

Vereadores oficializam 2 férias por ano

emerson 400 alta floresta curtinha   Os vereadores de Alta Floresta, no Nortão, aproveitaram este período de pandemia, com as atividades presenciais suspensas, para garantir dois períodos de "férias" por ano. Em decisão desta segunda, a Câmara Municipal, presidida por Emerson Sais Machado (foto), alterou o...

Comissão da Câmara sob efeito-Covid

renivaldo 400 curtinha   Em meio às discussões sobre transparência e compras emergenciais de medicamento, insumos e equipamentos às unidades de saúde, na luta contra a pandemia da Covid-19, a Câmara de Cuiabá criou uma Comissão Especial, composta por três vereadores. Tem a...

Ex-secretária Martha Maia com Covid

martha maia 400   A ex-secretária de Saúde e de Promoção Social de Alto Araguaia, Martha Maia (foto), anunciou nesta terça à noite que foi diagnosticada com Covid-19. Apesar disso, não está tendo sintomas da doença e já segue as recomendações padrões de ficar...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Até dezembro, o IFMT terá eleição para Reitoria. Quem você acha que será eleito dos candidatos abaixos?

Deiver Alessandro

Julio Santos

Nenhum deles

Não tenho ideia

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.