Últimas

Terça-Feira, 08 de Abril de 2008, 07h:25 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:20

ARTICULAÇÃO

Sucessão em Cuiabá está aberta para uma 3ª via

  Pesquisas qualitativas têm mostrado que a sucessão municipal em Cuiabá está aberta para uma terceira via. Essa opção de candidatura a prefeito pode ser representada tanto pelo deputado federal Valtenir Pereira (PSB), que começa a ganhar visibilidade na onda de um bloco de esquerda composto pelo PDT e PC do B e com perspectiva de aglutinar outras siglas, ou pelo empresário Mauro Mendes (PR), que será lançado ao Palácio Alencastro nos próximos dias, com empurrão do governador Blairo Maggi.

   O líder das intenções de voto nesta fase de pré-campanha é o deputado estadual, cantor e apresentador de TV, Walter Rabello (PP). O cuiabano, principalmente aquele de classe D, o aponta como uma pessoa que traz alegria por ser um artista, não o cita como demagogo, mas também não o tem como um "prefeiturável" competente do ponto de vista administrativo. Aqueles de classe C já avaliam que Rabello usa o instrumento da TV como palanque eletrônico, algo desproporcional. Entendem que o pré-candidato do PP usufrui do privilégio da super-exposição da imagem, dando a impressão de que só ele (Rabello) trabalha em detrimento dos demais concorrentes. Mesmo na liderança, Rabello não é tido como "imbatível".

   O cenário é de uma pré-disputa ainda confusa. Não dá nenhuma garantia de que este ou aquele será o vencedor porque os percentuais de intenções de voto atribuídos a cada um não são "elásticos", diferente, por exemplo, do pleito de 2000, quando o então prefeito Roberto França era o líder absoluto do começo ao fim da campanha eleitoral, com uma frente considerável nos percentuais.

   Quanto a Valtenir, o eleitor nem elogia e nem o critica. Ela é defensor público e se elegeu vereador por Cuiabá em 2004 e deputado federal em 2006 explorando a tragédia do pai, assassinado por um ex-prefeito. Valtenir é tido como um candidato leve e sem muito desgaste. Sem alarde, o pré-candidato socialista corre por fora.

   Já em relação ao tucano Wilson Santos, hoje segundo colocado nas pesquisas, constata-se o desgaste natural por estar no mandato e o carimbo de "prefeito que não cumpre acordo". Outra desvantagem é por ser de um partido de oposição aos governos estadual, sob Blairo Maggi, e federal, com o petista Lula. Por outro lado, alguns o reconhece como "trabalhador", bom de discurso e detentor do poder da máquina.

   Mauro Mendes, presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fiemt), não enfrenta desgaste, tem perfil empresarial e atuação técnica, condições que colocam-no com chance de candidato de uma terceira via. Em síntese, o cenário de hoje, por mais que pareça óbvio, vislumbra surpresa e chances reais de vitória daquele que conseguir se consolidar como uma terceira via.

Postar um novo comentário

Comentários (18)

  • Antonio Fernandes do Amaral | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Acredito piamente que não há espaço para uma terceira via nas eleições de 2008 e a 1ª via será como em 2000.
    Se verificarmos os avanças da administração Wilson Santos, tais como: salario em dia, mutirão todos os sabados, Prefeitura em movimento, construção de grandes avenidas, presença fisica do prefeito nos bairros, ausencia de escandalos, pregões eletronicos etc, veremos que a população saberá dividir o trigo dos joios rabelo, valternir, mendes, iracis etc.
    Em time que esta ganando, não se mexe, faz-se alguns ajustes!
    Quanto a tal fama de não cumprir acordos, acredito também que seja mais uma fama pregoada pelos adversários, pois 90% dos compromisso eleitoal já estão cumpridos, também, até a presente data, posso afirmar que para comigo e com a minha comunidade não existe nenhum acordo sem o devido cumprimento!
    Tenho a plena convicção em dizer: Wilson Santos, Eu quero Biz!!

    Antônio Fernandes do Amaral
    PSDB - Cuiabá

  • Arnaldo di Paula | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O que realmente o povo Cuiabano precisa é gestão publica de excelencia, onde as proposta levem Cuiabá rumo aos 300 anos, e nesses 03 séculos de emancipação politica o vencedor seja: Idque est magni viri, rebus agitatis (...) in omni fortuna recta atque honesta retinere. Cícero, De Officiis, I, XXIV, 82)
    É próprio de um grande homem, nas turbulências (...) em qualquer situação [fortuna] manter a retidão e honestidade.

    Parabéns Cuiabá do meu coração.

  • Jean M. Van Den Haute | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    No mundo inteiro a preocupação ambiental supera as ideologias direita/esquerda e o Partido Verde dispõe de uma poderosa representatividade no Parlamento Europeu.

    No Mato Grosso, onde estamos no centro das atenções internacionais, a atuação do PV é quase inexistente e na supostamente Cidade Verde, ausente a qualquer pretenção. Será que isso não vai prejudicar a imagem do Mato Grosso no exterior.

    Cuiabá deve mostrar ao mundo a sua opção ambiental através da Força Verde que deveria ser o PV de MT.

  • marcio ponciano | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    nós leitores deste excelente blog do romilson,queremos 1º parabenizar por este canal de noticias super atualizado a cada momento parabens romilson de fazer parte da estória da cidade de cuiaba que faz aniversário e tem pessoas inteligente como vc,e falando desta parte de noticia quando fala de uma terceira via acho importante mais sim para o fururo não vejo neste momento para cuiaba a nescessidade de troca de comando do palacio alencastro,cuiaba precisa de politicos que tem a visão ampla para todos e para todas que moran em cba, vejo isso no prefeito wilson santos corajoso trabalhador honesto acima de visão para o futuro de cba que se aproxima dois trezentos anos e precisa de grandes obras para seu desenvolvimento,tais esta ai como por exemplo av. das torres,rodoanel,eta do tijucal,cuiaba vest,e tantos outros,parabens cuiaba terra querida de homens corajosos e mulheres lutadoras pelo crescimento de nossa querida capital cuiaba.

  • Ruben P. | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Existe uma terceira via sim, pois cuiabá está na UTI e precisa pelo mesnos convalescer..
    Só para quem oculpa cargo de DAS na prefeitura que Cuiabá não terá uma outra opção..
    Esse tal DAS tem que acabar, pois algumas pessoas emporcalham a política com isso, querendo defender o seu beneficio e esquece do povo..
    Tem bairro que este prefeito nem vai, pois sabe que se for sai corrido de lá...

  • Anônimo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    È bom saber que Mauro Mendes e Valtenir correm por fora em Cuiabá!!!
    Pois estive aí e vi quanto a Cidade está precisando de um Gestor competente, o meu carro parou duas vezes na borracharia, pois tem muito buraco nas ruas.
    Se a prefeitura e seus Secretários comissionados tivessem competência, nesta época de chuva, não teria este problema e o Imposto (ISS) que paguei aí por serviços prestados estaria sendo melhor aplicado, com asfalto de melhor qualidade e com a devida drenagem ..

  • Adriana | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Se Walter Recuá tem que ser o Valtenir ou talves esse tal Mauro Mendes, pois o passáro lero, lero, não pode continuar a comandar a Prefeitura..
    Infelismente são poucos os vereadores que fiscalizam tenho saudade de Walter e Valtenir na câmara municipal de Cuiabá-, só exemplificando um pouco: combateram o aumento do IPTU de 2006 e aumento da passagem de Ornibus..

  • Andréa S. | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Valtenir Pereira foi o 4º vereador mais votado em 2004 em Cuiabá. Isso mostra que a população cuiabana reconheceu o seu trabalho como defensor público. E se em um ano e meio, ele foi eleito deputado federal, é a prova que realizou um bom mandato, que a população admira seu trabalho, principalmente, em prol dos mais carentes e esquecidos pelo poder público. Agora em 2008, cabe novamente aos cuibanos decidirem se Valtenir deve ser ou não o proximo prefeito de Cuiabá. Com certeza Valtenir é a 3ª via rumo ao Palácio Alencastro e irá surpreender, principalmente, aqueles que acham que só se ganha um eleição comprando votos.

  • Valdir | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Valeu anônimo de Rondonópolis, é bom que pessoas de outros municípios abram os olhos de alguns cuiabanos que acham que está tudo bem. Ora, um prefeito que tem a coragem de dizer que ficou três anos arrumando a casa, diga-se de passagem sucedeu um outro prefeito do seu partido, deve ter a ombridade de dizer que não tem competência para gerir uma cidade. Imaginem vocês, um pobre cidadão que depende de policlínicas, que dependem de ônibus, dependem de escolas públicas, ficar três anos aguardando que a casa seja arrumada. Esse tipo de política contribui lamentavelmente para o acréscimo da criminalidade... uma criança de três anos atrás que lhe tiraram a oportunidade porque estavam arrumando a casa, hoje é um adolescente bandido. E daí, qual a política que planejaram para recuperar essa vida... será que o próximo prefeito também vai justificar que precisa de três anos para ARRUMAR A CASA. Essa frase é um atestado de incompetência.
    Wilson Santos, o povo cuiabano que trabalha, que não é DAS, que não tem o privilégio de ser seu amigo, está cansado de demagogia, está cansado de promessas, está cansado de mentiras... peça prá sair !

  • Antonio Dias Lima | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Eu funcionario público municipal de careira! Cidadões de Cuiabá, formadores de opiniões já sabemos que o Wilson Santos é Profº. e contador de HiEstoria, pois o que se faz em propaganda NÃO é, e, nem representa a REALIDADE.

    *Passagem de Onibus umas das mas cara dentre as cidade de mesmo porte.Onde a propria Prefeitura entrou na Justica para aumentar!!!!
    *Sáude Pública sem comentario RUIMMMMMM!
    *PCCS sem aumento salarial, e sem progressão para aqueles que se capacitam, fazem o curso superior!!!!
    *Nós iludiram com propaganda do IPTU premiado!!!
    *Onde está a guarda municipal prometida na eleição passada, tem até Secretario da pasta!!
    *Débito (ISSQN) com a UNIMED(cadastro municipal CM nº 20779) na valor de R$ 87.000.000,00 onde foi pago apenas R$ 7.000.000,00(PARCELADO) onde esta a Coordenadora do ISSQN(conivente ou Técnica do poder)? etec....

    Se isso é administrar com modernidade então me calo.




Efeito-Covid adia vinda de Michelle

michelle bolsonaro A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, e a secretária da Mulher, Luciana Zamproni, resolveram transferir para abril a agenda de 11 de março que teria como convidada a secretária nacional de Mulheres, do Ministério dos Direitos Humanos, Cristiane Britto e a primeira-dama do Brasil Michelle...

Governador entre a cruz e a espada

mauro mendes curtinha   Às vésperas da pandemia completar 1 ano em MT, o Estado vive o seu pior momento e o governador Mauro Mendes (foto) enfrenta uma verdadeira prova de fogo: liderar ações coordenadas em todo o território mato-grossense para evitar que o Estado viva cenas parecidas com as de Manaus e de Estados...

Câmara volta a realizar 2 sessões

juca 400 curtinha   A Câmara de Cuiabá, sob a presidência do vereador Juca do Guaraná Filho (foto), volta a realizar duas sessões semanais, nas terças e quintas. Por conta da pandemia, as sessões serão remotas. A resolução foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares que vinham...

Coronel linha dura morre ao 91 anos

Coronel Abid 400   Morreu   em Campo Grande (MS), aos 91 anos,  o coronel da PM aposentado Adib Massad (foto), considerado  um dos principais nomes  da Segurança Pública de Mato Grosso na década de 1970. À época, ainda com a patente de  tenente, foi comandante regional...

Mauro e vitórias na briga de decretos

orlando perri 400 curtinha   A estratégia do governador Mauro Mendes de articular com os Poderes a edição do decreto de toque de recolher vem dando frutos. O governo publicou decreto impondo toque de recolher das 21h às 5h, com fechamento do comércio às 19h. O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro,...

Prefeito é intubado e pode ir para SP

Prefeito de Tapurah Carlos Alberto Capeletti   É grave o quadro de saúde do prefeito de Tapurah (432 km de Cuiabá), Carlos Alberto Capeletti (PSD). Após piora, ele precisou ser intubado nesta quinta (4). Foi internado na terça (2), após testar positivo para Covid-19, em uma UTI no Hospital 13 de Maio, em...