Últimas

Sexta-Feira, 09 de Novembro de 2007, 22h:16 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

EMBATE JURÍDICO

Suplentes esperam as vagas de Henry e Chica

  Enquanto os deputados Pedro Henry (PP) e Chica Nunes (PSDB), acusados de compra de votos nas eleições de 2006, lutam no Tribunal Regional Eleitoral para não serem cassados, os suplentes se movimentam e até preparam o trajeto para a posse. Mesmo próximo dos dois que estão na berlinda, eles sonham com as cadeiras dos titulares.

    Se Chica perder o mandato, por exemplo, quem assumiria a sua vaga na Assembléia? Na cadeira se efetivaria o primeiro suplente Carlos Avalone. Ocorre que o ex-secretário de Indústria, Comércio e Mineração do governo Dante de Oliveira (1995/2002) já ocupa a cadeira de parlamentar. Substitui Guilherme Maluf, secretário de Saúde de Cuiabá.

   Nesse caso, Avalone ocuparia o espaço de Chica e ficaria em aberto a cadeira de Maluf, eleito com 23.189 votos. O segundo suplente é Carlos Carlão do Nascimento, também secretário de Cuiabá. Ele comanda a Educação e garante estar na condição de elegível, apesar de enfrentar processo na Justiça Eleitoral. Carlão não demonstra interesse em retornar à Assembléia para atuação temporária. “Eu assumi um compromisso com o prefeito Wilson Santos e ficarei com ele até o fim de 2008. Já depois: o futuro a Deus pertence”, afirma Carlão.

    Abre-se, então, chance para o terceiro suplente Valdinei Iori, que saiu das urnas de 2006 com 6.922 votos. Ele é empresário. Perguntado sobre a possibilidade de virar deputado numa eventual cassação da colega Chica, Iori disse que está preparado para assumir o posto. Ele pondera, porém, que não se pode precipitar. “Tudo virá como resultado de uma conversa com o meu partido e também é uma questão de tempo. Se acontecer, estou preparado”, pondera o suplente.

    Vaga de Henry

    Uma eventual cassação de Pedro Henry (PP), da coligação Mato Grosso Unido e Justo (PP/PFL),  também abriria discussão sobre quem ficaria com a vaga de fato. De direito, seria o primeiro suplente Chico Daltro. Ocorre que Daltro é secretário de Estado de Ciência e Tecnologia e pode até vir a tomar posse na Câmara e, em seguida se licenciar para continuar no governo Blairo Maggi.

   A segunda na lista de suplentes é a secretária de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, Celcita Pinheiro (DEM). Esta, por sua vez, demonstra interesse em continuar na gestão Santos, apesar de, na Câmara Federal, poder usufruir de foro privilegiado. Celcita responde a processo judicial por formação de quadrilha, recebimento de vantagem indevida e lavagem de dinheiro. De acordo com a denúncia do MPF, quando ainda era deputada, Celcita propôs emendas ao Orçamento da União direcionadas para a compra de ambulâncias e, assim favorecer a máfia das sanguessugas, liderada pelos Vedoin. Se reassumir a cadeira de deputada, a ação fica trancada. 

Rogério Silva, que pode assumir cadeira de Henry    Há um outro suplente "enrolado" de olho na vaga de Henry. Trata-se de Rogério Silva (PP), ex-parlamentar cassado em 2004, à época no PPS, por compra de votos, mesmo acusação que pesa hoje contra o colega Pedro Henry. Silva não perdeu os direitos políticos, ou seja, está elegível. Os partidos não assumem nenhuma pré-articulação visando a possibilidade de Henry e Chica perderem os mandatos. Preferem, por enquanto, acreditar que ambos vão se salvar. Os suplentes torcem o contrário. (Romilson Dourado e Simone Alves)
 

  Deputado Estadual   Deputado Federal
PSDB   PP / PFL - atual DEM)
Nome votação   Nome Votação
Eleitos Chica Nunes 27.648    Pedro Henry (PP) 73.312
Eleitos Guilherme Maluf 23.189    Eliene Lima (PFL) 65.855
Suplente Carlos Avalone 13.857    Chico Daltro (PP) 49.949
Suplente Carlão Nascimento 11.014    Celcita Pinheiro (PFL) 46.517
Suplente Valdinei Iori 6.922    Rogerio Silva (PP) 41.166
Suplente Luiz Soares 6.421    Chico Curvo (PFL) 37.257

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Valdir | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Com os suplentes enrolados até o pescoço e o que é importante, foram rejeitados nas urnas, convém após cassação (essa acredito que vai ocorrer), deixar as cadeiras vazias. Chega de deputados corruptos, precisamos moralizar a política e começando em casa é uma demonstração que queremos isso.

    Fora Chica Nunes.

    Fora Pedro Henry.

    Deus nos livre de Chico Daltro e Carlão.

  • ELIFAS JOSE RIBEIRO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Me engana carlão, não vem me dizer que não esta doidinho pra assumir uma cadeira na AL pra ficar embaixo do guarda-chuva( imunidade parlamentar).

Acordo com Euclides partiu de Allan

allan kardec 400   Otaviano Pivetta, vice-governador licenciado por 30 dias para cuidar de problemas de saúde, disse que nada tem a ver com o tal acordo "costurado" pelo presidente regional do PDT, deputado Allan Kardec (foto), com Euclides Ribeiro, candidato a senador pelo Avante. Explica que só apresentou Euclides para Allan e...

Família Maia tenta retomar o poder

martha maia 400   O ex-prefeito de Alto Araguaia por quatro vezes, Maia Neto, não entrou na disputa de novo ao Executivo, mas lançou a irmã Martha Maia (foto), cuja filha Sylvia Maia é vereadora. Filiada ao PP, Martha entra como principal candidata da oposição ao prefeito Gustavo Melo, que vai à...

Welinton fará grande ato em Barra

welinton marcos 400 curtinha   Welinton Marcos (foto) lança sua candidatura a prefeito de Barra do Garças, na segunda (28), em um grande ato. Mesmo pelo sistema drive-in, devido à necessidade de adotar medidas sanitárias contra a Covid-19, são esperadas na solenidade cerca de mil pessoas, num espaço amplo,...

Irmão de Riva está na disputa em Juara

priminho riva 400 curtinha   O irmão do ex-deputado José Riva, Priminho Riva (foto), filiado ao PL, será mesmo candidato a prefeito em Juara, posto já ocupado por ele por duas vezes (1997/2004). Priminho pertence a uma famíliade políticos. Além de Riva, que foi prefeito e deputado, é...

PSB deve ficar fora da aliança de EP

max russi curtinha 400   O PSB, presidido pelo deputado Max Russi (foto), pulou mesmo do barco de Emanuel Pinheiro. Deve formalizar apoio à candidatura de Roberto França ao Alencastro. O PSB não consta na lista oficial de siglas que estão com o prefeito, que busca à reeleição. Os 11 que estão...

Taisir coordena campanha de Eliene

taisir karim 400 curtinha   O ex-reitor da Unemat e uma das lideranças do PSD na região Oeste, Taisir Karim (foto), que chegou a se lançar de última hora como pré-candidato a prefeito de Cáceres, mas logo em seguida recuou, será o coordenador-geral da campanha de Eliene Liberato (PSB), atual...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.