Últimas

Quarta-Feira, 09 de Julho de 2008, 18h:21 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21

VARIEDADES

TCE lança sistema que ajuda a fiscalizar obras


Antonio Joaquim, presidente do TCE, e o governador Maggi
Foto: Edson Rodrigues

   Lançado nesta quarta, o sistema GeoObras do Tribunal de Contas do Estado vai fiscalizar obras e serviços de engenharia. O governador Blairo Maggi, que participou da solenidade na Escola Superior de Contas, diz que esse tipo de monitoramento "vem ao encontro à proposta de governo estadual porque ajuda a controlar a aplicação dos recursos em beneficio da sociedade".

    A nova ferramenta é inédita no país. Agora, será possível haver acompanhamento por meio de um sistema tecnológico que captura imagens de satélite desde a licitação ao recebimento das obras. Em um link no site do TCE - www.tce.mt.gov.br -, além do conhecimento das informações em textos e fotos georreferenciadas e de satélites, o internauta poderá ainda denunciar via on-line irregularidades observadas no anonimato ou se identificando.

    O presidente do TCE e idealizador do projeto, conselheiro Antônio Joaquim, disse que o sistema GeoObras é um grande instrumento de cidadania, em que a população participa da fiscalização sobre aplicação de recursos públicos. “Os cidadãos ajudam no controle social e sem custo algum para o TCE”. Antônio Joaquim espera a adesão dos demais órgãos de controle externo e até do Tribunal de Contas da União.

   A parceria com o Crea garantirá ao Conselho fiscalizar o exercício profissional nas obras públicas. Para o MPE, é importante ter cesso e controle a essas informações. O procurador geral do Estado, Paulo Prado, também vê avanço com a implantação do sistema.

Postar um novo comentário

Comentários (11)

  • CAMPOS NETO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    LOUVÁVEL A INICIATIVA DO PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO, CONSELHEIRO ANTÔNIO JOAQUIM. É COM ESSE TIPO DE INSTRUMENTO, MODERNO E EFICAZ, QUE O TCE APERFEIÇOARÁ SEUS MECANISMOS DE CONTROLE E ACOMPANHAMENTO, GARANTINDO MAIOR TRANSPARÊNCIA E A CORRETA APLICAÇÃO DOS RECURSOS DOS CIDADÃOS. SEM DÚVDIA, UM PASSO IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DE MATO GROSSO. PARABÉNS AO PRESIDENTE A E TODOS OS CONSELHEIROS.

    DEPUTADO CAMPOS NETO

  • Fredie Antunes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Chega em boa hora. Quem sabe os recursos do Pac serão agora melhor aplicados.
    Parabéns ao Tribunal pela iniciativa.

  • Julio José de Campos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Como ex-integrante dessa Corte de Contas,que parabenizar o Presidente do TCE António Joaquim,os demais Conselheiros e todos os servidores pela implantação deste sistema de controle das obras públicas em Mato Grosso. Quem ganha com o GeoObras é a sociedade matogrossense,que tera os seus impostos melhor aplicado pelos gestores pùblicos.

  • léo medeiros | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    BOM INSTRUMENTO.

    É PRECISO CRIAR UM GEO-CÂMARA DE VEREADORES; GEO-EX EXECUTIVO; GEO-ASSEMBLÉIA....ENFIM CRIAR UM OLHO DE MOSCOW PARA VIGIAR CADA UM DOS ORDENADORES DE DESPESAS, TAL A ESBÓRNIA QUE SE INSTALOU NESSEPAIZ.

  • Sandro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Eu, conhecido cidadão pagador de impostos, também quero parabenizar o TCE, porém com ressalvas, pois de nada adiantará a fiscalização se na apreciação das contas dos Gestores Públicos os senhores conselheiros fizerem vistas grossas.
    O TCE, juntamente como o MPE deviam atuar de forma preventiva. Há muito dinheiro público enriquecendo particulares. Denúncias como essas da Câmara Municipal de Cuiabá já deveria ter resposta eficaz. Não dá para fiscar discutindo burocracias legais enquanto os malfeitores escondem o dinheiro.
    Sou um cidadão que apóia o fim do TCE, porém se provarem que fazem a coisa séria, posso mudar de opinião. Até agora, só vejo falácias, falta efetividade.

  • BENTO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    POIS É! SE TIVESSE ISSO NO TEMPO DE JULIO CAMPOS, ELE NÃO ESTAVA MAIS NA VIDA PÚBLICA.
    SÓ UMA PERGUNTA? ESTE SISTEMA ACOMPANHA A QUALIDADE DA OBRA?

  • Jean Pierre Mendes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Parabéns pela brilhante iniciativa do Presidente do TCE/MT pela implantação desse novo sistema o GEOBRAS para fiscalizar melhor os recursos públicos.

    Também como mais uma medida para reforçar esse novo sistema seria melhor o TCE/MT convocar mais Auditores Públicos para melhor controle do dinheiro público

  • Marcelo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Até parece que inibir negociatas e assaltos aos cofres públicos....

  • Luzimar Pereira da Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Parabéns ao TCE-MT por essa brilhante iniciativa. Ações como essa é que fazem a população ter a percepção de que há luz no fim do túnel na administração pública.

    Sou do Sindicato dos Técnicos Industriais e Vice Presidente da Federação dessa categoria. E certamente esse programa implantado pelo TCE possibilitará a correta aplicação dos recursos oriundos dos impostos que pagamos.

    Luzimar Pereira da Silva
    Técnico em Edificações e Economista

  • Tadeu Vitorio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Isso é só prá ingles ver. Por ex. vai verificar por cima e por dentro o material usado p. reboco, qualidade do azulejo, pia, tinta, iluminação, lampada etc. E eu como simples mortal quero cobrar do TCE, a prestação de contas do Sr Antonio Joaquim enqto secret. Educ. Estado, bem como a prestação de contas do Sr. Noveli enqto secretario de Infra estrutura do Governo Dante. Eu tô sabendo que nunca foram votadas, e sei mais coisas tbém que no meomento oportuno falarei aos senhores paladinos da moralidade do TCE.É uma vergonha Julinho Berere parabenizar o TCE uma vez que o seu apelido ficoi JULINHO BERERE de tanto pedir dinheiro a prefeitos e presidentes de camaras p. aprovar contas. Eu acho que p. moralizar mesmo o TCE o tal presidente, cara de bom caráter deveria pedir ao governo do Estado que reduzisse o repasse do duodecimo em 50% por cento ai sim seria uma bela lição de austeridade em administração. Agora dizer que é sério apenas exigindo transparencia dos outros gestores isso é falsidade pura. Sem contar que todos sabem que p. ser aprovada conta naquele òrgao, se não pagar não tem conversa. Confira isso cpm ex-prefeitos e ex-vereadores.

Acordo com Euclides partiu de Allan

allan kardec 400   Otaviano Pivetta, vice-governador licenciado por 30 dias para cuidar de problemas de saúde, disse que nada tem a ver com o tal acordo "costurado" pelo presidente regional do PDT, deputado Allan Kardec (foto), com Euclides Ribeiro, candidato a senador pelo Avante. Explica que só apresentou Euclides para Allan e...

Família Maia tenta retomar o poder

martha maia 400   O ex-prefeito de Alto Araguaia por quatro vezes, Maia Neto, não entrou na disputa de novo ao Executivo, mas lançou a irmã Martha Maia (foto), cuja filha Sylvia Maia é vereadora. Filiada ao PP, Martha entra como principal candidata da oposição ao prefeito Gustavo Melo, que vai à...

Welinton fará grande ato em Barra

welinton marcos 400 curtinha   Welinton Marcos (foto) lança sua candidatura a prefeito de Barra do Garças, na segunda (28), em um grande ato. Mesmo pelo sistema drive-in, devido à necessidade de adotar medidas sanitárias contra a Covid-19, são esperadas na solenidade cerca de mil pessoas, num espaço amplo,...

Irmão de Riva está na disputa em Juara

priminho riva 400 curtinha   O irmão do ex-deputado José Riva, Priminho Riva (foto), filiado ao PL, será mesmo candidato a prefeito em Juara, posto já ocupado por ele por duas vezes (1997/2004). Priminho pertence a uma famíliade políticos. Além de Riva, que foi prefeito e deputado, é...

PSB deve ficar fora da aliança de EP

max russi curtinha 400   O PSB, presidido pelo deputado Max Russi (foto), pulou mesmo do barco de Emanuel Pinheiro. Deve formalizar apoio à candidatura de Roberto França ao Alencastro. O PSB não consta na lista oficial de siglas que estão com o prefeito, que busca à reeleição. Os 11 que estão...

Taisir coordena campanha de Eliene

taisir karim 400 curtinha   O ex-reitor da Unemat e uma das lideranças do PSD na região Oeste, Taisir Karim (foto), que chegou a se lançar de última hora como pré-candidato a prefeito de Cáceres, mas logo em seguida recuou, será o coordenador-geral da campanha de Eliene Liberato (PSB), atual...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.