Últimas
Domingo, 13 de Abril de 2008, 10h:59 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:20
Tenentes-coronéis tentam aval político por vaga
O governador Blairo Maggi vai aproveitar o feriado de 21 de abril, Dia de Tiradentes, patrono das polícias Civil e Militar do Brasil, para oficializar a promoção de um tenente-coronel ao posto de coronel. Uma das 19 vagas está aberta desde fevereiro deste ano com a aposentadoria do coronel João Batista Vanini.
Nada menos que 30 dos 54 tenentes-coronéis da corporação vivem expectativa da patente. No caso de coronel, a promoção se limita ao critério de merecimento, mas são avaliados várias requisitos como a ficha curricular, as unidades onde o militar serviu, os cursos realizados, a conduta e a carreira profissional. Um um tenente-coronel ganha R$ 9 mil, um coronel recebe o teto do governador, hoje de R$ 13 mil. Usufrui de uma série de privilégios e regalias e geralmente atuam em comandos regionais e, como membros de um Conselho, ajudam nas decisões de cúpula.
Nos bastidores, vários tenentes-coronéis estão se articulando. Muitos buscam apoios políticos com vistas à promoção. Entre os mais cotados ao posto de coronel estão Selmo Fernandes e Edie Metello.
As promoções dentro da PM envolvendo oficiais e praças ocorrem geralmente em 3 datas: 21 de abril, 5 de setembro, dia da fundação da Polícia Militar; e 25 de dezembro. Ao todo são 19 cadeiras de coronéis. Como o quadro está completo, a exceção da vacância com a ida à reserva de Vanini, é necessário que outros também venham a se aposentar para, a partir daí, proporcionar novas promoções.
Alguns processos de aposentadoria estão engavetados na Casa Civil, como o que envolve o secretário-chefe da Casa Militar, Orestes Oliveira. Assim, ele evita a reserva, mantendo privilégios enquanto está atuando como oficial da ativa. Oliveira completou o tempo de serviço há mais de um ano.
(14/4 - às 12) - Parede se articula para vaga de coronel
O tenente-coronel PM, Jorge Antônio Parede, hoje responsável pelo esquema de segurança da Assembléia Legislativa, entrou nas articulações com vistas à promoção de coronel. Nos bastidores, Parede conversou com alguns parlamentares em busca de apoio. Uns até já fizeram lobby junto ao governador Blairo Maggi em defesa do militar.
Postar um novo comentário
Comentários (6)
-
Marcos Tulio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Ficarei muito satisfeito, caso o Ten.Cel Edie Metello seja o escolhido pelo Governador do Estado para a promoçao de Coronel do nossa Policia Militar, aliás a patente maxima daquela corporação. Pois tive o prazer de conheçer o referido oficial da PM-MT quando ele comandou o Batalhão de Sinop, onde realizou execelente serviço a favor da nossa região,em especial da nossa cidade. Espero que o Governador Blairo Maggi seja justo e valorize um otimo servidor da P.Militar.
-
Getúlio cuiabano | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Pois é era pra ter 4 vagas ao Posto de Coronel, mais o Seu Cel. Oliveira que está na reserva desde Novembro de 2005, não quer ir pra casa, pois a teta está muito bom, o Sr. Cel Victor Hugo Metello também não quer ir pra casa está na reserva desde Setembro 2006, fazer o que , o Cel não sabe nem dirigir e estando na Polícia tem motorista e carro de graça, o Sr. Cel Jorge também está na reserva desde outubro de 2005, também está mamando nas tetas, Não prepararam para a reserva agora não querem dar vagas aos Tenentes Coronéis Novos, cabeça novas pra tentar mudar o Gloriosa..
Uma pena o Governo não faz nada.......... -
CARLOS ROBERTO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
CONHEÇO, RESPEITO, E É COMPETENTE, GOVERNADOR. AGORA É A VEZ DO TENENTE-CO0RONEL ZAQUEL, E PONTO FINAL;!!
-
Suany Carvalho Filho | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Espero que o governador Blairo Maggi, em um momento de muita sabedoria promova o Ten. Coronel Celmo da Silva Fernandes, pois o conheco desde a infância, sendo o mesmo pessoa de ilibada reputação e mto competente.
-
Danielle Almeida Kormann | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
O governador Blairo Maggi e ESPECIALMENTE o atual Secretário da Casa Civil, major Novacki já estão na hora de tomar uma atitude drástica para mudar esse quadro dentro do oficialato da Polícia de MT. Tenho certeza que os postos de tenentes-coronéis, majores, capitães e tenentes devem estar desmotivados, pois não existem mais expectativas de mudanças; o quadro de promoções está fechado; é praticamente utópico; tudo por conta da VAIDADE E PODER de alguns coronéis que já passaram da hora de ir para o seu devido lugar, ou seja, a reserva, pois emperram o quadro de promoções na PM/MT. Mas por quê???? Bem pessoal, é por causa das mordomias que os mesmos possuem: motorista (praça), carro oficial à disposição e demais vantagens ...
O fato que nos preocupa é o trabalho perante à sociedade que certamente fica comprometido. Não queremos servidores militares desmotivados; queremos sim aquela PM enérgica, pensante e próxima da comunidade, ostensiva e de preservação da ordem pública, conforme prevê a nossa Carta Magna (CF/88)em seu art. 144, § 5º.
Sendo assim, sr. Governador Blairo Maggi e major Novacki a sociedade mato-grossense fica no aguardo de novas atitudes, pois estamos cansados da MESMICE, queremos RENOVAÇÃO na estrutura da PM/MT.
-
Ten Cel Paredes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
É Bem verdade que já estou concorrendo a promoção em 21 de Abril,porém não fiz nenhum pedido a quem quer que seja para ser promovido!
Confio em minha história profissionale acredito que ela seja suficiente para me condicionar à promoção.
Respeito muito os nossos Parlamentares e em nome desse respeito não iria constrangê-los com pedidos,muito menos desta natureza.
O meu momento chegará, com ou sem pedido!
Eu acredito na minha vida profissional, e será ela quem vai me levar ao último posto da instituição pela qual jurei solenemente o sacrifício de minha própria vida!
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga