Últimas

Sábado, 20 de Janeiro de 2007, 08h:15 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

Artigo

Terceira Via

   O deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) observa, em artigo deste sábado (20) na Folha de S. Paulo, que a terceira via na disputa pela presidência da Câmara Federal aponta para dois rumos: independência do Congresso e a reconstrução das pontes com a sociedade. Confira reprodução abaixo.

   COMEÇOU TÃO modesta como uma ciclovia. Mas aponta para dois rumos: a independência do Congresso e a reconstrução das pontes com a sociedade.
   De cada dez projetos na Câmara, sete vêm do Planalto. O que dizer para os novos, cheios de esperança? Para deixá-la na porta? É a própria imagem do inferno.
   Só a Câmara consome cerca de R$ 3 bilhões. É o orçamento de 30 cidades médias brasileiras. É razoável pedir transparência nos gastos. E um projeto de redução de custos, sem perda de eficiência.
Nosso horizonte eleitoral é limitado por questões de salário. Muitos queriam aumento de 91 por cento. Mas o bom senso indica outra direção. Upton Sinclair dizia que é difícil explicar alguma coisa a alguém cujo salário depende, precisamente, de não entender isto.
Há mais coisas em jogo além de salário. Há símbolos de poder, cargos.
   Quando os democratas assumiram nos EUA, Nancy Pelosi anunciou uma série de medidas destinadas a satisfazer a sociedade. Houve escândalos e, mesmo se os republicanos vencessem, alguma resposta seria dada.
   As campanhas agem como se não houvesse escândalos. Não se referem a eles nem propõem a reconstrução das pontes com a sociedade.
Depois de muito esforço, conseguimos achar um nome: Gustavo Fruet. É do PSDB. Tentamos gente do PT, do próprio PMDB. No momento em que escolhemos Fruet, o PSDB estava apoiando Chinaglia, batendo cabeça. Se fôssemos esperar grandes partidos para afastar Severino, criar a CPI das ambulâncias ou mesmo deter o aumento de 91%, não sairíamos do lugar.
   Somos poucos, mas a ciclovia nos ensina algo válido para a história: é preciso pedalar sempre. Para os pessimistas, dou dois argumentos.
   Com o voto direto, novas afinidades vão surgir no Congresso. E não queremos nos aprisionar no rótulo de grupo ético, como se os outros não tivessem também sua ética.
   Não queremos virar estátua para os pombos fazerem cocô na nossa cabeça. Queremos apenas um Congresso decente e produtivo. É pedir muito para quatro anos?
   O Fruet é a cara da terceira via.
Pessoalmente, acho que nossa vitória daria alento ao segundo governo Lula. Admito que ele duvide disso. Parceria em vez de apenas uma extensão do Planalto.
Nem cargos, nem emendas. Apenas a dádiva de andar nas ruas de cabeça erguida. E um Congresso que impulsione o país em vez de ser um constrangimento ético, um peso material .
   Vamos plantar uma semente nas 513 cabeças. Quantas vingarão? Quantos plantarão de volta boas sementes em nossas cabeças? Continuar pedalando.


 

FERNANDO GABEIRA escreve aos sábados para Folha (assessoria@gabeira.com.br)

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Goleada na cassação no TRE e no TSE

edson fachin 400 curtinha   No TRE-MT, em abril, a juíza aposentada e senadora Selma Arruda, que trocou o PSL pelo Podemos, teve o mandato cassado por unanimidade. No julgamento do recurso da parlamentar no TSE, nesta terça, o placar também foi "elástico": 6 a 1. Somente o ministro Edson Fachin (foto) votou acatando o...

PP não quer se desgrudar do prefeito

vanderlucio 400 curtinha   O PP de Cuiabá está mergulhado na gestão Emanuel Pinheiro, inclusive, comandando três secretarias com Vanderlúcio Rodrigues (foto), de Obras Públicas e que preside a legenda na Capital, Francisco Vuolo (Cultura, Esporte e Turismo) e Débora Marques (Agricultura, Trabalho e...

1º projeto beneficia a Grande Cáceres

leonardo 400 curtinha   O deputado Leonardo (foto) conseguiu aprovação de um projeto na Câmara Federal que amplia prazo sobre registro de imóveis na fronteira, beneficiando a região Oeste, especialmente Cáceres, que faz fronteira com a Bolívia. A matéria agora segue para o Senado. A...

Denúncia, psiquiatria e agora atestado

elizabeth 400 curtinha   Lotada como técnico-administrativo do RH do Hospital Metropolitano da Capital, Elizabete Maria de Almeida (foto), recorreu a um psiquiatra uma semana depois de registrar um BO e, sem apresentar provas, acusar o prefeito Emanuel de negociata, inclusive com dinheiro vivo para vereadores, com vistas a...

Título de Cidadã para senadora goiana

janaina riva 400 curtinha   A Assembleia fará sessão solene nestes últimos dias de 2019 para prestar homenagem a várias personalidades de diferentes segmentos e profissões. Uma das que serão condecoradas com o Título de Cidadã Mato-Grossense é a goiana Kátia Regina de Abreu,...

Francis sem os vereadores do partido

cesare 400 curtinha vereador caceres   A administração Francis Maris em Cáceres se tornou tão emblemática que perdeu apoio dos dois únicos vereadores do seu partido, o PSDB, na Câmara Municipal. Os tucanos Valdeniria Dutra e Claudio Henrique integram hoje o bloco de oposição ao prefeito,...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Como você avalia a decisão do Supremo de suspender prisão imediata após julgamento em segunda instância?

Concordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.