Últimas

Sábado, 20 de Janeiro de 2007, 08h:15 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

Artigo

Terceira Via

   O deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) observa, em artigo deste sábado (20) na Folha de S. Paulo, que a terceira via na disputa pela presidência da Câmara Federal aponta para dois rumos: independência do Congresso e a reconstrução das pontes com a sociedade. Confira reprodução abaixo.

   COMEÇOU TÃO modesta como uma ciclovia. Mas aponta para dois rumos: a independência do Congresso e a reconstrução das pontes com a sociedade.
   De cada dez projetos na Câmara, sete vêm do Planalto. O que dizer para os novos, cheios de esperança? Para deixá-la na porta? É a própria imagem do inferno.
   Só a Câmara consome cerca de R$ 3 bilhões. É o orçamento de 30 cidades médias brasileiras. É razoável pedir transparência nos gastos. E um projeto de redução de custos, sem perda de eficiência.
Nosso horizonte eleitoral é limitado por questões de salário. Muitos queriam aumento de 91 por cento. Mas o bom senso indica outra direção. Upton Sinclair dizia que é difícil explicar alguma coisa a alguém cujo salário depende, precisamente, de não entender isto.
Há mais coisas em jogo além de salário. Há símbolos de poder, cargos.
   Quando os democratas assumiram nos EUA, Nancy Pelosi anunciou uma série de medidas destinadas a satisfazer a sociedade. Houve escândalos e, mesmo se os republicanos vencessem, alguma resposta seria dada.
   As campanhas agem como se não houvesse escândalos. Não se referem a eles nem propõem a reconstrução das pontes com a sociedade.
Depois de muito esforço, conseguimos achar um nome: Gustavo Fruet. É do PSDB. Tentamos gente do PT, do próprio PMDB. No momento em que escolhemos Fruet, o PSDB estava apoiando Chinaglia, batendo cabeça. Se fôssemos esperar grandes partidos para afastar Severino, criar a CPI das ambulâncias ou mesmo deter o aumento de 91%, não sairíamos do lugar.
   Somos poucos, mas a ciclovia nos ensina algo válido para a história: é preciso pedalar sempre. Para os pessimistas, dou dois argumentos.
   Com o voto direto, novas afinidades vão surgir no Congresso. E não queremos nos aprisionar no rótulo de grupo ético, como se os outros não tivessem também sua ética.
   Não queremos virar estátua para os pombos fazerem cocô na nossa cabeça. Queremos apenas um Congresso decente e produtivo. É pedir muito para quatro anos?
   O Fruet é a cara da terceira via.
Pessoalmente, acho que nossa vitória daria alento ao segundo governo Lula. Admito que ele duvide disso. Parceria em vez de apenas uma extensão do Planalto.
Nem cargos, nem emendas. Apenas a dádiva de andar nas ruas de cabeça erguida. E um Congresso que impulsione o país em vez de ser um constrangimento ético, um peso material .
   Vamos plantar uma semente nas 513 cabeças. Quantas vingarão? Quantos plantarão de volta boas sementes em nossas cabeças? Continuar pedalando.


 

FERNANDO GABEIRA escreve aos sábados para Folha (assessoria@gabeira.com.br)

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Sirlei e palestra em Brasília nesta 3ª

sirlei curtinha 400   A advogada Sirlei Theis (foto), especialista em gestão pública, palestrante e treinadora comportamental e colunista semanal do portal Rdnews, ministra a palestra Supere-se nesta terça (15), no hotel Inter City, Águas Claras, em Brasília. Em maio, acompanhada do senador Wellington, ela...

Delatado acha que EP perde reeleição

allan kardec 400 curtinha   O deputado licenciado Allan Kardec (foto), secretário estadual de Cultura, Esporte e Lazer, e presidente do PDT-MT, até reconhece que o prefeito Emanuel faz uma gestão de razoável para bom em Cuiabá, vê o emedebista com chances de ir para o 2º turno, mas acredita que o...

Dorileo flerta com PSB, mas apoia EP

max russi 400 curtinha   O deputado Max Russi (foto), presidente estadual do PSB, convidou oficialmente o empresário Dorileo Leal, do Grupo Gazeta de Comunicação, para se filiar ao partido e concorrer a prefeito da Capital. Ambos tiveram uma longa reunião no decorrer da semana. Dorileo ficou de avaliar, mas a...

CPI da Energisa, nomes e reclamações

thiago silva 400 curtinha   A CPI da Energisa, criada pelos deputados, vai levantar críticas, denúncias e debates acalorados. E surge numa época do ano em que a conta de luz dos consumidores foi às alturas por causa do longo período sem chuva e do intenso calor. O deputado Thiago Silva (foto) foi um dos que...

Vereador e jornalista trocam ameaças

abilio j�nior 400 curtinha   O vereador Abílio Júnior (foto) e o jornalista-militante José Marcondes, o Muvuca, estão protagonizando um embate pela internet. E a raiz do conflito é o fato do parlamentar ser ligado ao deputado estadual Sebastião Rezende, que teria embolsado R$ 6,5...

Deputado, lista de Riva e preocupação

neri geller 400   O ex-ministro da Agricultura e hoje deputado federal Neri Geller (foto) aparece na lista de José Riva como um dos políticos implicados. Embora bem articulado e numa posição de destaque, como coordenador da bancada mato-grossense, Neri já enfrenta uma série de demandas jurídicas...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O que você acha das denúncias, principalmente sobre pagamento de propina, feitas pelo ex-presidente da AL José Riva, que tenta fechar delação?

São verdadeiras

Nem tudo é verdade

Acho que ele está mentindo

Não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.