Últimas

Sábado, 20 de Janeiro de 2007, 08h:15 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

Artigo

Terceira Via

   O deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) observa, em artigo deste sábado (20) na Folha de S. Paulo, que a terceira via na disputa pela presidência da Câmara Federal aponta para dois rumos: independência do Congresso e a reconstrução das pontes com a sociedade. Confira reprodução abaixo.

   COMEÇOU TÃO modesta como uma ciclovia. Mas aponta para dois rumos: a independência do Congresso e a reconstrução das pontes com a sociedade.
   De cada dez projetos na Câmara, sete vêm do Planalto. O que dizer para os novos, cheios de esperança? Para deixá-la na porta? É a própria imagem do inferno.
   Só a Câmara consome cerca de R$ 3 bilhões. É o orçamento de 30 cidades médias brasileiras. É razoável pedir transparência nos gastos. E um projeto de redução de custos, sem perda de eficiência.
Nosso horizonte eleitoral é limitado por questões de salário. Muitos queriam aumento de 91 por cento. Mas o bom senso indica outra direção. Upton Sinclair dizia que é difícil explicar alguma coisa a alguém cujo salário depende, precisamente, de não entender isto.
Há mais coisas em jogo além de salário. Há símbolos de poder, cargos.
   Quando os democratas assumiram nos EUA, Nancy Pelosi anunciou uma série de medidas destinadas a satisfazer a sociedade. Houve escândalos e, mesmo se os republicanos vencessem, alguma resposta seria dada.
   As campanhas agem como se não houvesse escândalos. Não se referem a eles nem propõem a reconstrução das pontes com a sociedade.
Depois de muito esforço, conseguimos achar um nome: Gustavo Fruet. É do PSDB. Tentamos gente do PT, do próprio PMDB. No momento em que escolhemos Fruet, o PSDB estava apoiando Chinaglia, batendo cabeça. Se fôssemos esperar grandes partidos para afastar Severino, criar a CPI das ambulâncias ou mesmo deter o aumento de 91%, não sairíamos do lugar.
   Somos poucos, mas a ciclovia nos ensina algo válido para a história: é preciso pedalar sempre. Para os pessimistas, dou dois argumentos.
   Com o voto direto, novas afinidades vão surgir no Congresso. E não queremos nos aprisionar no rótulo de grupo ético, como se os outros não tivessem também sua ética.
   Não queremos virar estátua para os pombos fazerem cocô na nossa cabeça. Queremos apenas um Congresso decente e produtivo. É pedir muito para quatro anos?
   O Fruet é a cara da terceira via.
Pessoalmente, acho que nossa vitória daria alento ao segundo governo Lula. Admito que ele duvide disso. Parceria em vez de apenas uma extensão do Planalto.
Nem cargos, nem emendas. Apenas a dádiva de andar nas ruas de cabeça erguida. E um Congresso que impulsione o país em vez de ser um constrangimento ético, um peso material .
   Vamos plantar uma semente nas 513 cabeças. Quantas vingarão? Quantos plantarão de volta boas sementes em nossas cabeças? Continuar pedalando.


 

FERNANDO GABEIRA escreve aos sábados para Folha (assessoria@gabeira.com.br)

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Ibope mostra acirramento Abílio x EP

abilio junior 400 curtinha   O primeiro resultado da pesquisa Ibope deste segundo turno, revelado hoje pela TVCA, apontando Abílio (foto) com 48% e Emanuel com 40% das intenções de voto, empatados tecnicamente dentro da margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, é uma mostra do quanto está...

Ricardo atuando pela reeleição de EP

ricardo adriane 400 curtinha   O ex-vereador Ricardo Adriane (foto), um dos dirigentes do Republicanos da Capital e do quadro de assessores do presidente da Assembleia, deputado Eduardo Botelho, está fazendo campanha pela reeleição do prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro. Numa reunião ampliada, Ricardo deixou claro que...

Única petista eleita define apoio a EP

edna sampaio 400 curtinha   Única vereadora eleita pelo PT na Capital, a professora Edna Sampaio (foto) resolveu declarar apoio à reeleição do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). E mandou mensagens aos servidores públicos, que passarão a ter a petista como espécie de porta-voz na Câmara Municipal....

Batista agora aparece pra pedir voto

joao batista 400 curtinha   Único deputado do Pros com assento na Assembleia e presidente estadual do partido, João Batista (foto) resolveu aparecer nestas eleições em Cuiabá, mas no segundo turno. No primeiro, foi escondido pela candidata do Pros, Gisela Simona, que ficou em terceiro lugar. Nos bastidores,...

Derrotado a vereador se junta a Abílio

elias santos 400   O irmão do deputado estadual Wilson Santos, Elias Santos (foto), que concorreu a vereador por Cuiabá e só conseguiu 1.143 votos, agora faz campanha para Abílio neste segundo turno, no confronto entre o candidato do Podemos e o prefeito Emanuel. Elias estava no PSDB e correu para o DEM do governador...

Surra de votos no prefeito e no irmão

meraldo sa 400 curtinha   Na pequena Acorizal, com menos de seis mil habitantes, o ex-prefeito de dois mandatos, ex-presidente da AMM e ex-deputado estadual Meraldo Figueiredo Sá (foto) garantiu mesmo, nas urnas, o seu retorno ao cargo. Concorrendo pelo PSD e agora sem ajuda do antigo padrinho político José Riva, Meraldo...