Últimas

Sábado, 31 de Outubro de 2009, 13h:34 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24

RONDONÓPOLIS

Terezinha ignora PMDB Regional, faz eleição e vai à Justiça


Filiado vota na eleição do diretório peemedebista de Rondonópolis, mesmo sem validade pela direção estadual
Foto: Ronny Canajo

  Num confronto com a direção estadual do PMDB, que baixou resolução suspendendo a eleição no diretório municipal de Rondonópolis neste sábado (31), a presidente Terezinha Silval Souza mantém o pleito e concorre à reeleição com chapa única. Ela declarou, por telefone, que a militância tem comparecido em massa para votar e entende que a eleição é legítima. Questionada sobre o fato da Executiva considerar o processo sem validade, Terezinha contrapõe e prevê embates jurídicos. "Eles (da direção estadual) têm uma interpretação, enquanto nós (do Municipal) temos outra. Então, vamos ter uma briga jurídica". O mandato é de dois anos. A queda-de-braço é motivada pelo posicionamento do prefeito Zé do Pátio em apoiar Wilson Santos (PSDB) para governador em detrimento do nome do colega do próprio PMDB, o vice-governador Silval Barbosa.

  Terezinha é aliada de carteirinha de Pátio. Ela foi a financeira da campanha eleitoral do peemedebista no ano passado e hoje preside o Sanear, autarquia que cuida do sistema de água e esgoto. Primeiro, o PMDB regional, sob Carlos Bezerra, incluiu uma cláusula que veta presidente de autarquia de presidir o partido, o que, em tese, exclui Terezinha do páreo. Depois, baixou resolução determinando nulidade do pleito. Todos esses procedimentos foram ignorados pela presidente peemdebista.

   "Somos filiados a um partido democrático e houve tentativa de cancelar uma eleição que já estava marcada há um bom tempo", argumenta Terezinha. Diz acreditar no argumento de que a decisão regional possa ter sido aprovada com apoio da maioria e não de forma isolada. A resolução é assinada pelo secretário-geral do estadual, ex-deputado Nico Baracat. A tendência é do Municipal vir a sofrer intervenção, com a destituição de Terezinha do posto de presidente. A briga pelo comando peemedebista rondonopolitano não é à-toa. A direção municipal acaba ganhando importância no cenário estadual porque poderá conduzir as negociações internas, de modo a acabar com a crise e vir a dar ou não respaldo à decisão do prefeito Pátio de se opôr à candidatura Silval na corrida sucessória.

   Terezinha afirma que o fato de Pátio resistir à ideia de apoiar Silval não significa que ela também tenha o mesmo posicionamento pessoal. Justifica que esteve presente no encontro regional do PSDB em Rondonópolis no início deste mês enquanto dirigente partidária. Lembra que estavam presentes todos os representantes de legendas que fizeram parte do arco de alianças que elegeu Pátio prefeito em 2008. "O que está em discussão é o projeto. Se esse é ou não viável, se essa é ou não a melhor alternativa".

   Perguntada sobre como avalia o nome de Silval como pré-candidato do PMDB ao Paiaguás, Terezinha diz considerá-lo "um excelente nome, companheiro do partido" e que "na hora certa tudo será definido". Sobre se votaria hoje no colega peemedebista para governador, a presidente municipal da legenda esquivou-se, sob risos: "Deixe eu almoçar porque preciso voltar para acompanhar a minha eleição".

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • ANA MARIA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    olha gosto muito do trabalho do prefeito Zé Pátio, mas não entendo oque que esta Terezinha faz com ele para ter tanta força assim.Ela esta acabando com ele a cidade sem água.

  • Milton Ribeiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Romilson, quero uma vez mais elogiar toda a equipe do RDnews, mas não entendo porque algumas materias ficam tanto tempo noar, e. esta materia já está aí há quase uma semana, e simplesmente somente quatro pessoas comentaram. exidte outras materias muito boas que `s vezes saem no mesmo dia, porque isso? , em nada tras de proveito essa briga inerna do PMD de Roo.
    Digo isso porque sou assiduo leitor do RD, ao menos quatro vez ao dia, quando posso, visito o saite para dar uma olhada nas matérias.

  • marcola | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    tá certinha,manda ver,e manda também o nico
    baracat interesseiro ir catar coquinhos,pau ma
    ndado do velho bezerra e silval baboza!!!

  • roberto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • PEDRÃO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ESSA TEREZINHA NÃO ENGANA NIMGUÉM AQUI EM ROO, ELA FOI FINANCEIRA DO MAIOR CALOTEIRO QUE PASSOU POR AQUI...PASMEM OS SENHORES, ELA FOI SECRETÁRIA DO PROFESSOR VENTURA, UM FEITICEIRO QUE PASSOU POR RONDONÓPOLIS PROMOVENDO CURANDEIRISMO E BINGOS. É UM FORAGIDO DA JUSTIÇA E NÃO SEI COMO O PREFEITO NOMEOU ESSA COMPARSA DO VENTURA PARA O SANEAR. ELA NÃO TEM CAPACIDADE PARA TAL FUNÇÃO,É SÓ VER O CAOS QUE SE TORNOU O SANEAR DESDE A SUA NOMEAÇÃO.

Reconhecimento de um governo ruim

pedro taques 400   Pedro Taques (foto) recorreu a uma observação feita pela mãe, professora Eda Taques, de que fora melhor senador do que governador. No horário eleitoral, o candidato ao Senado, agora pelo SD, menciona a frase da mãe para, em seguida, dizer que reconhece que sua atuação em...

Apoiado por deputados bolsonaristas

jose medeiros 400 curtinha   Um dos vice-líderes do Governo Bolsonaro na Câmara, o deputado José Medeiros (foto), do Podemos, vem recebendo apoio na disputa ao Senado de vários parlamentares bolsonaristas. O chamado núcleo duro do presidente no Congresso Nacional está com Medeiros, entre eles os deputados...

Justiça barra ficha suja em Poconé

clovis martins 400   A Justiça Eleitoral barrou em Poconé o ex-prefeito Clovis Damião Martins (foto), considerado ficha suja. Está inelegível por oito anos. Filiado ao PTB, ele foi condenado pelo TCU por irregularidade insanável que configura ato doloso de improbidade administrativa. Enquanto...

3 estão fazendo pesquisa em Cuiabá

Três institutos de pesquisa entraram em campo na capital nesta semana para levantar as intenções de voto para prefeito. São eles: Malujoa Comunicações, que geralmente divulga os resultados no site Olhar Direto; a Voice Pesquisas e Comunicação, do site Midianews; e Real Time Big Data. A Voice poderá tornar públicos os números apurados da pesquisa a partir de segunda (26), enquanto os outros dois estão autorizados...

Marino enaltece Leitão para o Senado

marino franz 400 curtinha   O empresário e ex-prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino Franz (foto), anunciou apoio a Nilson Leitão (PSDB) para o Senado. Disse que conhece o candidato tucano de longa data, desde quando este foi prefeito de Sinop e assegura que Leitão é preparado, representa muito bem a região e o...

Magali de fora em General Carneiro

magali vilela 400   A ex-prefeita de General Carneiro, Magali Vilela (foto), que se lançou novamente à disputa ao Executivo, foi barrada pela Justiça. Teve o registro indeferido, já que está inelegível por ter sido condenada à suspensão de seus direitos políticos em...