Últimas

Sexta-Feira, 13 de Novembro de 2009, 08h:13 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24

FAMILIOCRACIA

Thelma e Leôncio tentam espólio político de Dante e Jonas

   Alguns políticos continuam adotando ainda a familiocracia como forma de se perpetuarem no poder e outros, aliados à prática do compadrio e do nepotismo, se juntam e investem pesado financeiramente na esperança de obterem êxito nas urnas.

 Clique na imagem para ampliação
Thelma de Oliveira (PSDB) e Leôncio Pinheiro (DEM)   Mesmo taxado de má gestor, já que não consegue conduzir a Empaer a contento, Leôncio Pinheiro, irmão de Jonas Pinheiro (já falecido), aposta na conquista do espólio político do ex-senador por dois mandatos e ex-deputado federal também por duas vezes, principalmente diante da decisão da viúva de Jonas, ex-deputada Celcita Pinheiro, de não concorrer mais a cargo eletivo. Filiado ao DEM (ex-PFL), Leôncio está em pré-campanha para deputado federal. Ele não é o único da família que pleiteia candidatura rumo às urnas de 2010. O ex-vereador e ex-deputado Emanuel Pinheiro (PR) busca novo mandato na Assembleia. Thelma de Oliveira, viúva do ex-governador Dante de Oliveira, vai tentar conquistar o terceiro mandato de deputada federal. Na sua primeira eleição, em 2002, ela fez "dobradinha" com o marido, que concorreu e perdeu para senador. No pleito de 2006, em meio à comoção da morte prematura de Dante, que seria candidato a federal, Thelma acabou concorrendo a reeleição e chegou a 76.770 votos. Agora, está no páreo de novo.

   Em 98, o então senador Carlos Bezerra perdeu na corrida à reeleição, mas elegeu a esposa Teté deputada federal, assim como Jonas Pinheiro em relação à Celcita. Em 2002, os casais tentaram garantir outro mandato às esposas mas, desta vez, só Celcita conseguiu. Agora, visando 2010, Bezerra vai concorrer à reeleição para federal, enquanto Teté será candidata a deputada estadual.

    Outras famílias tomaram gosto pelo poder. O governador Blairo Maggi resolveu entrar na briga para senador, enquanto o primo e prefeito de Sapezal César Maggi vai disputar cadeira na Assembleia. O senador Jayme Campos é pré-candidato a governador, enquanto o irmão Júlio está de olho na Câmara Federal. E, assim, os chamados líderes mantêm a tal familiocracia num Mato Grosso onde, na vida pública, manda o caciquismo político.

Postar um novo comentário

Comentários (11)

  • Maria | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ESSE TAL LEONCIO PINHEIRO PRIMEIRO TEM QUE RESOLVER SITUAÇÕES DO ÓRGÃO ONDE ELE É PRESIDENTE, NO CASO EMPAER. A EMPAER ESTA SUCATEADA SEM CONDIÇOES NENHUMA DE FUNCIONAMENTO UMA PRECARIEDADE TOTAL. A UNICA COISA QUE O LEONCIO SABE FAZER É VIAJAR PELO ESTADO DE MT COM DINHEIRO PUBLICO COM CERTEZA FAZENDO CAMPANHA POLITICA. ESSE É O PAIS ONDE VIVEMOS.

  • marcos de oliveira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    RDnews isso é no Brasil a fora e ainda tem estado que nao tem nem conparaçao com MT.

  • LEO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    COM MUITO RESPEITO AO NOSSO POLITICO DANTE DE OLIVEIRA.

    ALGUEM POR FAVOR IINFORME A ESPOSA DELE QUE ELE MORREU, E RESPEITEM ISSO.

    DEIXEM ELE DESCANSAR EM PAZ.

    CAMINHEM COM AS PRÓPRIAS PERNAS, TROPA DE APROVEITADORES. IMORAIS.

  • Maritiza | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Cara Maria, concordo com voce, alias acho graça da tal figura (Leoncio) coitado senão consegue ser gestor de uma Empresa se aproveitando do pouco recurso que a EMPAER tem para sobreviver imagina como político como será né, precisamos escolher bem melhor os nossos representantes, espero que o povo de Mato Grosso estejam acompanhamendo o péssimo Gestor que a EMPAER tem dando um resposta nos urnas, pelo amor de Deus pessoal não votem nessa triste figura.

  • JD | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • ANA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    EU E MINHA FAMILIA VOTAMOS EM FRANCISCO VUOLO, SÓ QUE ESTAMOS DE OLHO NO RESULTADO DESSA VOTÃÇÃO... SE PARECER PIZZA - PODE ESPERAR NOSSO VOTO PRA DEPUTADO ESTADUAL.

  • gomes&gomes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    pela ma qualidade dos desenhos,o leoncio não parece com nada,ate nisso não tem sorte,a deputada sem nenhuma semelhança,pessimo trabalho,.

  • Marcos Paulo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É impossível melhorar a estrutura da Empaer se não existe interesse do executivo em faze-lo.
    O problema dessa empresa não será resolvida nem pelo atual presidente (Leoncio Pinheiro), nem por qualquer outro que o suceda, sem que haja disponibilidade do Sr. Governador do Estado, o que não ocorre desde o início de seu mandato.
    É interessante ressaltar que desde de o governo do saudoso Dante de Oliveira a Empaer vem sofrendo inúmeras desilusões na parte estrutural, sendo sucateada e jogada às traças, prova disso é a sua atual sede.
    Essa empresa ainda tem muito a contribuir com nosso Estado, e é de sua importância que volte aos aureos tempos em que seus servidores eram valorizados e trabalhavam em prol do desenvolvimento agrícola, como ocorre em outras unidades da federação.

    Para que isso ocorra é indispensável que o Governador queira..... mas pelo visto, o que foi falado em campanha não se cumprirá... por isso está na hora de dar um basta nessa mesmice e elegermos alguém que também olhe pelo pequeno agricultor que necessita de um trabalho de assistência técnica condizente com a realidade economica do nosso Estado.

  • Arnoudo Ribas | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Em se tratando de uma administração séria e honesta, sou muito a favor que nosso Governador Blairo Maggi ir para o senado federal para moralisar aquele departamento, hoje nos deixa muito preocupado com os fatos que a midia anda comentando sobre nossos senadores que lá estão, e tambem sou a favor do mesmo colocar o seu primo Cesar Maggi para a Assembléia Legislativa pois e um departamento que estamos precisando també de gente com muita seriedade e transparencia,sendo que os que la estão ainda não nos apresentaram nada de importancia para nosso povo, e pelo o que fui na cidade de Sapezal e vi de obras e as mudanças de melhorias na cidade me deixou muito surpreso, por isso digo é desse tipo de Politico que Mato Grosso precisa.

  • Paulo Rodrigo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Estive na inauguração da MT 235 em Sapezal e, após 06 anos de uma visita anterior, aproveitei para visitar o municipio. Posso falar de boca cheia que em Mato Grosso poucos lugares possuem uma estrutura como a de Sapezal, foram 06 anos que mais parecem 100, de tão grande que foi o desenvolvimento economico, social e urbano. Conversei com alguns comerciantes do local e estão muito animados com a chegada do asfalto e com a administração do Pref. Cesar. Sapezal está de parabéns. Mesmo morando em Cuiabá, vou apoiar o Prefeito Cesar para o Legislativo e é claro o Governador Blairo para o Senado. Aproveito para pedir para que a região dos Parecis, de Comodoro e de Lacerda que apóiem o nome do Pref. Cesar, para fortalecer a economia regional e do Estado como consequência.
    É de Politicos que precisamos. Não, de politiqueiros.

MPE vê prefeita de Torixoréu inelegível

ines 400 curtinha torixoreu   Para o Ministério Público Eleitoral, a prefeita de Torixoréu, Inês Mesquita Moraes Coelho (foto), que se lançou à reeleição pelo DEM, está inelegível. Numa ação de impugnação de registro de candidatura, o promotor...

Candidato amarga derrota na Justiça

adilson gon�alves 400 curtinha   O candidato a prefeito de Barra do Garças, delegado Adilson Gonçalves (foto), tentou, sem êxito na Justiça, censurar o Rdnews na publicação de matérias sobre o pleito eleitoral no município. Numa ação impetrada junto à...

Com certidão pra disputar 1ª suplência

dito lucas 400 curtinha   Filiado ao Podemos, Dito Lucas (foto), que entrou de última hora como primeiro-suplente da chapa ao Senado encabeçada por José Medeiros, assegura que vai apresentar novamente sua certidão junto à Justiça Eleitoral, de modo a provar que sua candidatura é legítima....

Um novo embate entre Diane x Adair

diane alves 400 curtinha   Adair José Alves Moreira, que vinha atuando na assessoria do vice-governador Otaviano Pivetta, decidiu mesmo concorrer de novo à Prefeitura de Alto Paraguai. Ele já foi prefeito por duas vezes. Adair será o principal nome da oposição à prefeita democrata Diane Alves (foto),...

Taques ofuscado e sob mira do MPE

pedro taques 400 curtinha   Pedro Taques (foto) achou que o recall dos tempos de senador e governador, ajudando-o a se posicionar de forma razoável nas pesquisas, bem antes do início da campanha, o manteria como favorito na corrida ao Senado. Ledo engano. Não levou em consideração o alto índice de...

2 caciques não disputam Alto Garças

roland trentini 400 curtinha   Após décadas de rixas, de campanhas ostentadoras, rachas e brigas eleitorais intermináveis em Alto Garças, os ex-prefeitos Rolando Trentini (foto) e Júnior Pitucha resolveram não mais concorrer ao Executivo. Mas, um deles segue se movimentando nos bastidores. Pela...