Últimas

Terça-Feira, 29 de Janeiro de 2008, 21h:29 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

JUDICIÁRIO

TJ inicia análise de juízes; lista tríplice sai dia 14

 Os 18 desembargadores que compõem o Órgão Especial do Tribunal de Justiça iniciam nesta quarta (39), às 9h, o processo de análise dos 26 juízes de entrância especial que se inscreveram com vistas à promoção à cadeira de desembargador. A vacância vem desde novembro, com a aposentadoria compulsória de Ernani Vieira de Souza.

Antônio Horácio, que corre risco de ser excluído   O critério é por merecimento. A votação da lista tríplice já tem data: será na sessão de 14 de fevereiro. A tendência é do Órgão Especial já indeferir na sessão desta quarta as inscrições dos seguintes magistrados:

Antônio Horácio da Silva Neto
Dirceu dos Santos
José Arimatéia Neves Costa
José Mauro Bianchini Fernandes
Marcelo Souza de Barros
Serly Marcondes Alves

   Alguns desembargadores observam que os juízes mencionados acima não possuem legitimidade na disputa porque não fazem parte da 5ª parte entre os magistrados de entrância especial e mais antigos no quadro do Judiciário. Quase todos eles chegaram a ingressar com mandado de segurança contra critérios que limitam o número de concorrentes, o que acirrou o embate jurídico, postergou a decisão e levou a magistratura a um clima de racha.

  Caso Carlos Alberto da Rocha, que já atua em 2º Grau como desembargador-pinguim, venha a integrar a lista tríplice, tudo indica que será escolhido à promoção. Ocorre que seu nome já figurou na lista por duas vezes. Cabe ao governador Blairo Maggi a missão de escolher o próximo desembargador, a partir da lista tríplice.

Juíza Maria Erotides, uma das concorrentes à cadeira de desembargadora   Fora isso, os nomes mais cotados são as juízas juízas Marilsen Andrade Adário, Clarice Claudino da Silva e Graciema Ribeiro de Caravellas. Todas com atuação no TJ. Também estão concorrendo magistrados bastante conhecidos, como Maria Erotides, da Comarca de Várzea Grande, José Zuquim e Círio Miotto. Segundo membros do Órgão Especial, as inscrições que devem ser deferidas seriam dos seguintes juízes:

Graciema Ribeiro Caravellas
Gerson Ferreira Paes
Teomar Fernando Miranda Rocha
Maria Erotides Kneip Macedo
Luiz Carlos da Costa
Círio Miotto
Pedro Sakamoto
Rondon Bassil Dower Filho
José Zuquim Nogueira
Carlos Alberto Alves da Rocha
Adilton Polegato de Freitas
Alberto Ferreira de Souza
Sebastião Barbosa Farias
Elinaldo Veloso Gomes
Marilsen Andrade Adário
Clarice Claudino da Silva
Nilza Maria Pôssas de Carvalho
Helena Maria Bezerra Ramos
Dirceu dos Santos

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • Fernando Capilé | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Gostaria de ver a Dra. Maria Erotildes como membro daquela corte. Pessoa humilde, competente e afinada com os anseios da sociedade. Professora, Deus abençoe e ilumine para que os Desembargadores a escolham (para o bem de Mato Grosso).

  • DONIZETE | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    DEVERIA TER UM CONCURSO ENTRE ELES PARA SABE QUEM E O MELHOR E NÃO ATRAVEZ DE QI???????????????

  • Astrid Coningham | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Diante de tantos bons nomes,eu, como mulher, gostaria de ver na lista tríplice o nome de uma dessas Juizas guerreiras e competentes. É provado que as mulheres são mais dedicadas e menos corruptas especialmente. O Tribunal precisa de mulheres e a sociedade merece uma justiça mais séria!

  • medeiros | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    SRS,JUÍZES,

    Poupem-nos dessa guerra de bastidores, nada acrescenta a biografia de cada um dos pretendentes a promoção.

    É indiscutível a importância, ou antes, a essencialidade do juiz na distribuição da Justiça.

    O processo, no entanto, não existe para ele, mas para as partes, das quais ele é servidor.

    Ao contrário do que faz Calamandrei, no seu livro , não se pode nem se deve entronizar o juiz.

    Ele não está acima das partes, mas ao lado delas, numa posição equidistante, buscando a melhor solução para o conflito, a cada instante.

    Na verdade - e apesar de exercer um atributo divino, que é julgar - o juiz não é um deus.



  • Afrânio Amadeu | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Este será o novo desembargador do TJ de Mato Grosso Juiz Carlos Alberto Alves da Rocha.

  • Darlei Domingues | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Já que o "LEMA DO TJMT É A TRANSPARÊNCIA" o Preseidente poderia dizer qual é o CRITÉRIO DE ESCOLHA???? Sabemos que "quem trabalha não faz lobi e quem faz lobi não trabalha." Alguém poderia responder???? A Sociedade necessita dessa transparência.....A população deveria escolher pelo voto, afinal é o povo quem paga essa conta e recebe os serviços.

  • Mercedes Viana | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Isso mesmo Sr. Darlei, se o TJMT deixasse a população matogrossense escolheria quem realmente trabalha por mato-grosso e que tenha trabalho de qualidade e comprovado, falo da Doutora Maria Erotildes, mulher dígna e honesta e que não se envolve com o errado.

Deputado, Mesa da AL e incoerência

claudinei 400   Claudinei Lopes (foto), delegado de polícia que, na onda Bolsonaro, se elegeu deputado pelo PSL, em 2018, se mostra cada vez mais incoerente. É daqueles que gostam de levantar polêmicas e críticas, mas sem consistência. Ele se manifestou, por exemplo, contra a reeleição à Mesa...

Dilmar ensaia disputa para federal

dilmar dal bosco 400   Todos os deputados estaduais querem buscar a reeleição, com exceção de Dilmar Dal Bosco (foto), que está no terceiro mandato. Integrante da nova Mesa Diretora da Assembleia, como primeiro-vice-presidente, e líder do Governo Mauro, Dilmar não esconde o desejo de disputar cadeira...

Com Covid-19 e frequentando a AL

paulo araujo 400   O deputado Paulo Araújo (foto), do PP, está com reinfecção pelo Covid-19 e, mesmo assim, continua frequentando o prédio da Assembleia normalmente, como se não tivesse contaminado. Na primeira vez que foi infectado pelo vírus, também fez igual. Colegas parlamentares e...

2 abstenções e briga pela 4ª Secretaria

silvio favero 400   Dois deputados se abstiveram na eleição da Mesa Diretora da Assembleia desta terça cujo votação foi secreta. Nos bastidores, os comentários são de que as abstenções foram de Sílvio Fávero (foto), que se lançou à disputa e, sequer, teve...

Petista, incoerência e voto contrário

ludio cabral 400   O petista Lúdio Cabral (foto), daqueles parlamentares do morde e assopra, na tentativa de marcar posição, expõe cada vez mais suas incoerências em votação na Assembleia. Na sessão que antecedeu a eleição para a nova Mesa Diretora, provocada pela decisão...

Projeto sobre VI na Saúde está na AL

gilberto figueiredo 400 curtinha   Já está na Assembleia, para votação dos deputados, o projeto do governo que garante retomada do pagamento da verba indenizatória aos profissionais da Saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 nas unidades hospitalares, ambulatoriais e...