Últimas

Terça-Feira, 30 de Outubro de 2007, 17h:03 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

JUDICIÁRIO

TJ não aumentou salário sob pressão, diz Lessa

Paulo Lessa, presidente do TJ/ MT     O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo Lessa, por meio de assessoria, declara em nota oficial que o aumento de 5% no salário dos servidores não se deu em razão da pressão exercida pelos funcionários, como afirmou o presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado (Sindjusmat), Rosenval Rodrigues dos Santos - leia mais aqui .

      Lessa disse ainda que o Sindjusmat esteve presente em todas as discussões do Sistema de Desenvolvimento de Carreira e Remuneração do Poder Judiciário até a finalização do projeto, contradizendo as reclamações de Rosenval. Confira as explicações.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

     "O reajuste de 5% não se deve a pressão. Antes disso, tratou-se de decisão da atual gestão do Poder Judiciário em face da política de valorização do servidor, anunciada no planejamento estratégico elaborado pela gestão 2007/2009, sob a presidência do desembargador Paulo Inácio Dias Lessa. Uma das metas estabelecidas no planejamento estratégico, impresso e distribuído à sociedade, é elevar, em pelo menos 30%, o nível de satisfação dos servidores do Poder Judiciário até fevereiro de 2009. O documento também prevê, na página 29, a criação e a implantação de política de gestão de pessoas no Poder Judiciário.

        Já na primeira mensagem após empossado, o desembargador Paulo Inácio Dias Lessa anunciava: A posse desta diretoria do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso também marca a apresentação de uma publicação com o extrato do planejamento estratégico esboçado nas semanas que antecederam esta solenidade. Se também fosse resumir o documento, o faria em atender bem o jurisdicionado. Esta meta resume todas as demais, mesmo aquelas que falam com o público interno ou visem atender o servidor.

        Quanto à participação do Sindicato dos Servidores nas discussões do Sistema de Desenvolvimento de Carreira e Remuneração do Poder Judiciário (SDCR), é mister esclarecer que o presidente do Sinjusmat, Rosenval Rodrigues, participou de todas as  discussões que antecederam o projeto final do SDCR.

       Não obstante esse fato, ao Sinjusmat também foi assegurado assento no Comitê Gestor do SDCR, inclusive no grupo de coordenação, que tem poder de deliberação. Esta prerrogativa está formalizada no Provimento número 53/2007, publicado no dia 28 de setembro, e que traz o nome do servidor Agnaldo da Silva Campos, como indicado pelo Sinjusmat. O Provimento, exarado pelo Conselho da Magistratura, segue assinado pelo seu presidente, desembargador Paulo Inácio Dias Lessa, e pelos respectivos membros, desembargadores Rubens de Oliveira Santos Filho (vice-presidente do TJMT) e Orlando de Almeida Perri (corregedor-geral da Justiça).

        De fato, o SDCR representa uma das maiores conquistas dos servidores do Poder Judiciário nos últimos anos, com grandes benefícios para o quadro efetivo. Entre estas, ganham destaque a definição, em lei, da data-base, com garantia de discussão de recomposição salarial anual; reserva de 100% dos cargos em funções gratificadas nas comarcas para servidores de carreira; garantia de recursos financeiros para a capacitação de servidores, e incorporação do critério de produtividade no subsídio dos escrivães e oficiais de Justiça.

        Além de garantir impulso à vida funcional do servidor, o SDCR vai impactar positivamente na melhoria dos serviços prestados à população. Com maciços investimentos em capacitação, o Poder Judiciário passa a contar com um moderno modelo de gerenciamento de recursos humanos. Com o SDCR o reenquadramento nos cargos e níveis passa a ser efetuado com base no critério da produtividade, em detrimento do antigo modelo, que considerava apenas a antiguidade no serviço público, o que causava desestímulo ao servidor."

Assessoria de Comunicação do TJ

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Walter | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Os primeiros meses da atual administração já entraram para a história da Justiça de Mato Grosso.
    Finalmente a população Matogrossense passa a ter um Tribunal de Justiça acessível.
    PARABÉNS Des. Paulo Lessa

  • Darli (Oficial de Justiça-Nova Monte Ver | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Ah! se não fosse o Rosenwal, presidente do nosso sindicato, homem íntegro e trabalhador em prol dos sofridos funcionários do poder judiciáirio.

Investimentos em segurança pública

alexandre bustamante 400   Alexandre Bustamante (foto), secretário estadual de Segurança Pública, é enfático ao afirmar que o Estado tem investido em equipamentos e infraestrutura para combater a criminalidade. Segundo ele, a maior prova disso são os projetos que integram o programa MT Mais. Ao todo, devem...

Folha antecipada em Várzea Grande

kalil baracat 400 curtinha   Com o privilégio de ter assumido a prefeitura em janeiro com superávit de R$ 74 milhões da antecessora Lucimar Campos, o prefeito várzea-grandense Kalil Baracat (foto) quitou a folha de fevereiro na última quinta (25), três dias antes da virada do mês. São cerca de...

Grupo de risco em casa até 31 de maio

Em novo decreto, dentro das medidas emergenciais e temporárias de prevenção ao Covid-19, o prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro determinou que servidores municipais que integram o chamado grupo de risco não devem trabalhar presencialmente nas secretarias e/ou órgãos da administração. São considerados desse grupo servidores acima de 60 anos, imunodeprimidos e/ou portadores de doenças crônicas e servidoras grávidas e...

Beco do Candeeiro só abrirá em abril

Carlina 400   A secretária municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Carlina Jacob (foto), em visita ao Grupo Rdnews, revelou que a revitalização do Beco do  Candeeiro, que foi concluída em janeiro, será entregue à população em abril, nas comemorações dos 302 anos de...

Águas, expansão e investimentos

william figueiredo 400 aguas cuiaba curtinha   O diretor-geral da Águas Cuiabá, executivo William Figuereido (foto), disse, em visita à sede do Rdnews, quando aproveitou para conceder entrevista à tv web Rdtv, que a concessionária já distribui água para toda Cuiabá e que, em quase quatro anos...

Creci combate empresas irregulares

benedito odario 400 curtinha   O presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado, Benedito Odário (foto), aproveitou a operação desenvolvida na quinta, com apoio da Polícia Civil e da Decon, para enfatizar que não dará trégua àquelas empresas que, irregularmente,...