Últimas
Segunda-Feira, 12 de Maio de 2008, 18h:00 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:20
Trânsito dominará debates eleitorais, afirma Dóia
Os partidos políticos podem transformar a lentidão no trânsito e sucessivos recordes de acidentes e mortes no tema central da campanha eleitoral que ganha corpo em agosto com o início da veiculação da propaganda gratuita. O presidente do Departamento Estadual Trânsito (Detran), Teodoro Lopes, o Dóia, avalia que a discussão poder ser encarada como uma tendência, já que o cenário atual é de um grande número de acidentes com mortes em ruas, avenidas e rodovias não só de Mato Grosso.
Ele lembra que a responsabilidade de cuidar do trânsito é do município e que, por isso, essa tônica deve fazer parte dos debates. “O tema não pode ficar de fora dos debates. Considero que a discussão será muito importante, pois é visível que há a necessidade dos gestores e futuros gestores se especializarem no assunto. Os políticos também podem intermediar nas conversas com a população”, avalia Teodoro.
Ele afirma que o Detran tem feito a sua parte, que é tratar da educação no trânsito. Cita como exemplo o Programa de Educação no Trânsito (PET) que já começou em fase experimental em escolas de Cuiabá e Várzea Grande e parte agora para as escolas públicas do interior. Também destaca que há uma parceria entre a secretaria de Trânsito e Transporte Urbano de Cuiabá, sob Elismar Bezerra, e diz que há inovação nos temas e palestras. Segundo o presidente do Detran, Elismar já esteve no órgão para demonstrar avanços nas ações de infra-estrutura e que já foi convidado para voltar ao Departamento.
Sobre as palestras, ele ressalta que há uma preocupação em aumentar o conhecimento de motoristas e passageiros sobre as consequências de um acidente. O ciclo de palestras “Trânsito e Mobilidade - Diálogos para a Transversalidade” é um exemplo de busca de mobilização para a prevenção de acidentes. As palestras foram elaboradas pela coordenadoria de Educação para o Trânsito depois que Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) apontou Mato Grosso está os Estados com os piores índices de acidentes e que no país, para cada morte, 19 ficam feridos e seis com sequelas. “Esta é a primeira vez que o tema central das palestras são as sequelas e não só as mortes de vítimas de acidentes. Estamos voltando uma atenção especial aos jovens. Não estamos falando só de números. Estamos mostrando as sequelas com especialistas que conhecem bem os riscos do desrespeito às leis do trânsito”, diz Teodoro. O ciclo de palestras já começou nesta segunda e encerra em 10 de junho. (Simone Alves)
Programação do cliclo de palestras
- Capital
13/05 Cefet
14/05 Colégio Máster e Unic
15/05 Cin
16/05 UFMT
02/06 Liceu Cuiabano e Unic
03/06 Cefet e Univag
04/05 UFMT
- Interior
Rondonópolis: 26/05 e 04/06
Tangará: 27/05 e 09/06
Sinop: 28/05 e 10/06
Cáceres: 29/05 e 06/06
Barra do Garças: 30/05 e 05/06
Postar um novo comentário
Comentários (3)
-
edivaldo da silva santos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
pede para ele informar o que ele esta fazendo com o dinheiro do seguro obriogatório que é repasado para o detran, são milhões e pede para ele informar o que ele ja fez nesses 2 anos que ele esta como presidente só ficou atras da porta essa cara de santo dele não me engana de santo ele só tem a cara bobinho que ele É, O ÚNICO ERRO DO GOVERNADOR FOI COLOCAR ESSE rapaszinho como presidente mais logo ele vai acordar não vai demorar MUITO.
-
Luis | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Ah dor de cotovelo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
-
José Antônio de Oliveira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
É o que dá Romilson, criar um veículo de comunicação totalmente democrático para discutirmos a nossa rotina política! Temos que aguentar pessoas como este Sr. Edmilson, que espalha veneno por todos os póros, sem ao menos ter conhecimento do que fala.Vamos valorizar este espaço de discussão gente! Vamo deixar de fazer denuncismo por denuncismo! Chagou a hora de valorizarmos as pessoas sérias que conseguem furar o bloqueio e chegar a um alto cargo do executivo, como a presidência do DETRAN-MT. Pois é Sr. Edmilson eu conheço o Sr. Teodoro à muito tempo e sou testemunha de sua seriedade, tanto no trabalho, como também com a família. O caminho Teodoro, é este mesmo, que você está trilhando,afinal de contas a missão do gestor moderno é respeitar o princípio de publicidade da apenas da coisa pública e não valer-se do cargo para galgar cargos eletivos na política pardidária.
Zé Oliveira
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga