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Domingo, 07 de Junho de 2009, 11h:00 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23

DETRAN

Trânsito na Baixada mata mais que a tragédia do Airbus

   Em apenas um ano, o trânsito na Baixada Cuiabana matou mais pessoas do que a tragédia com o Airbus-330 da Air France, desaparecido no último dia 7 após decolar do Rio de Janeiro com destino a Paris (França). O vôo de número 447 tinha 228 tripulantes e, passados oito dias do acidente, são descobertos os primeiros corpos que caíram no oceano. O número de mortes de uma só vez causa comoção em todo o mundo. Mesmo assim, parece ser mais seguro viajar de avião do que recorrer ao transporte terrestre. Ao menos é o que revelam as estatísticas. O presidente do Detran, Teodoro Lopes, o Doía, disse neste domingo que somente no ano passado 287 pessoas morreram em apenas cinco municípios da Baixada Cuiabana, sendo eles Cuiabá, Barão de Melgaço, Santo Antônio do Leverger, Jangada e Nossa Senhora do Livramento.

   “Se formos contar o número de pessoas que viajam de avião, vemos os aeroportos sempre lotados, por isso, sem dúvida nenhuma podemos dizer que morrem menos gente vítimas de acidente aéreo, ou seja, a proporção de acidentes no trânsito com morte é bem maior”, lamenta. Para o presidente, a alternativa para reduzir o número de acidentes e, consequentemente, de mortes, surge da junção de um tripé de ações, envolvendo engenharia de trânsito, educação e fiscalização. “Estas três medidas têm que serem trabalhadas em conjunto. Não basta apenas conscientização”. Dóia aponta ainda como exemplo Curitiba, capital do Paraná, onde o trânsito tem um dos menores índices de morte do país porque essas ações funcionam.

   Inserido nesse conceito, acredita que a saída para a diminuição dos números de tragédias está na implantação da fiscalização eletrônica nas rodovias estaduais, principalmente a que liga Jangada a Barra do Bugres; a Emanuel Pinheiro, que dá acesso a Chapada dos Guimarães, entre outros trechos com altos índices de registros de óbitos. “Vai reduzir. É só comparar seis meses depois. Se a pessoa sabe que será multada, ela tem mais cautela, não atravessa em sinal vermelho”, argumenta.

   O presidente do Detran afirma que o governo estadual está investindo em colocação de lombadas e radares eletrônicos. Previsto para ser implantado ainda neste mês, o projeto, que estava na fase de licitação por pregão eletrônico para a locação de equipamentos, retornou ao Detran. Com a escolha de Cuiabá como uma das 12 subsedes da Copa de 2014, Dóia alega que o projeto passará por uma readequação, principalmente nos trechos de acesso a regiões de atrativo turísticos, como Chapada dos Guimarães. “Vamos emitir o controle de tráfego com vistas já a Copa. Os turistas serão informados, por exemplo, sobre a temperatura do ambiente e como está o tráfego ”, adianta. (Sandra Costa)

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Comentários (5)

  • elias | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
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    na baixada cuiabana tem que tem radar mesmo por os motoristas não tem educação, na mt 256, leverger a cuiaba no horario de bico mtos só andam em altas velocidades...tem que voltar mesmo a lambada e cade o bafometro? cade o bafometro?

  • mario | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
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    esses dias assisti uma entrevista no domingo a noite do sec de segurança publica, dizendo sobre os bafometros, e achei que o secretario não ta mto interessado nisso, me decepcionei com o que ele disse.....que pena pq irresponsaveis os que bebem e dirigem pondo a vida em risco e de outras pessoas....

  • norton | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
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    é verdade caro amigo da mensagem posta, a estrada de leverger a cuiaba principalmente fim de semana é uma loucura....alta velocidade, e nossas autoridades não fazem nada.....cade o efetivo da policia que iam colocar pra fiscalizar, querem fazer operações só nos feriados fim de ano tem que colocar policia nas BRs e MTs acorda comandantes de regionais e secretrio de segurança...estão esperando morrer mais pessoas, é isso?

  • D. Souza | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
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    Como leitor assíduo, quero dizer que o vôo é o 447 ao invés de 477. Já com relação ao trânsito, os motoristas precisam passar por uma reciclagem e deixar de pressa, essa que tem levado muitos à morte.

    Resposta - Obrigado D. Souza, pela correção. Trata-se, de fato, do vôo de número 477. Desculpe por esta e outras falhas. O texto já apresenta as devidas correções.

  • MESTRE PARDAL | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
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    CUIABÁ PRECISA URGENTEMENTE , QUE ENSINE AOS MOTORISTAS DE ONIBUS, MOTO, CAMINHÃO, TAXI E VEÍCULOS A DIREÇÃO DEFENSIVA, OS PRIMEIRO SOCORROS, E A LEGISLAÇÃO AMBIENTAL. AS MOTOS E OS ONIBUS NÃO RESPEITAM NINGUÉM! É PRECISO HUMANIZAR O TRANSITO EM CUIABÁ! TEMOS QUE RECEBER PROJETOS DE DIREÇÃO DEFENSIVA E LOGISTICA DO TRANSITO.

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