Últimas
Terça-Feira, 15 de Abril de 2008, 21h:44 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:20
TRE cassa mais 2 vereadores por infidelidade
Efeito troca-troca leva Oswaldo, de Chapada, e Jonas, de Aripuanã, a perda dos mandatos
Os vereadores Oswaldo de Arruda Garcia, por Chapada dos Guimarães, e Jonas Rodrigues da Silva, que atua em Aripuanã, tiveram os mandatos cassados em sessão ordinária do TRE nesta terça à noite. A tendência é que na vaga de Oswaldo fique o ex-vereador e hoje suplente Luciano Augusto Neves, o Dudu. Os dois foram cassados por infidelidade partidária porque mudaram de legenda após 27 de março do ano passado, data a partir da qual passou a valer a regra do TSE. No caso de Jonas, que foi eleito pelo PTB e mudou para o PR do governador Blairo Maggi, houve empate em 3 a 3. Coube ao presidente do Tribunal, desembargador José Silvério, o voto de minerva. Ele acompanhou o parecer ministerial e o voto divergente proferido pela juiza Adverci Rates Mendes de Abreu, que teve um entendimento diferente do relator do processo, o juiz Alexandre Elias.
Embora a defesa do vereador Jonas alegasse a incorporação do PAN ao PTB como justa causa, Adverci entendeu que não houve mudança ideológica e nem programática resultante da incorporação. O desembargador Leônidas Duarte Monteiro e o juiz José Zuquim Nogueira, assim como o presidente Silvério, acompanharam a divergência suscitada por Adverci.
Já o parlamentar chapadense Oswaldo, que trocou o PMDB pelo PV foi cassado por unanimidade. A representação foi parcialmente provida pelo relator, desembargador Leônidas Duarte Monteiro, que votou pela cassação apenas do vereador e não do primeiro suplente Raudinei Benedito Barbosa, como requerido pelo partido.
Segundo o relator, a resolução trata da perda de mandato de ocupantes de cargo eletivo e não daqueles que estão na expectativa e no direito de ocupar a vaga em caso de vacância do titular. A decisão do relator foi acompanhada por todos os membros do Pleno que decretou a perda do mandato do vereador e a convocação do suplente mais votado que esteja filiado ao partido requerente.
O parecer do Ministério Público Eleitoral também era pela procedência do pedido. A defesa havia alegado discriminação pessoal, fato que o relator não vislumbrou ficando evidenciado questões internas do partido político.
Agora sobe para quatro o número de vereadores cassados este ano por causa da infidelidade partidária. Os dois primeiros foram Olindo Contardi, de São José dos Quatro Marcos, que deixou o PT e foi para o PPS, e Isabel Cristina Lemos (PP), de Jauru. Ela teve o mandato de vereadora requerido pelo DEM.
Postar um novo comentário
Comentários (6)
-
roque | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
espero, como toda sociedade tambem, que as medidas sejam tomadas para todos, dente por dente, olho por olho, e nao que uns sejam punidos outros não,porque so assim vamos moralizar a nossa politica. Parabens justiça do mato grosso, que caçam todos os infeis, mas todos mesmos.
-
Elias Carneiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Se cassarem os Vereadores Infies de Cuiabá, ai posso acreditar que a coisa é séria.
Até agora estou duvidando ....... -
lilian | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
É sempre assim, a corda arrebenta sempre do lado mais fraco. só sobra para os nanicos.
-
CIDADÃO DESESPERANÇADO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Se cassar todo mundo,ai sim verei uma luz no fim do tunel principalmente os da capital.
-
joão da Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
palhaçada,só os babacas dos vereadores, serão casados. esses juizes deveriam ser politico no interior, para saber o quanto é dificil conviver com presidente de partido. deveria sim ter fidelidade partidaria, mas com regras ja definidas. tem que ter reforma politica urgente. palhaçada.
-
JOSE EDUARDO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Mais uma vez o TRE metendo os pés pelas mão. A cassação do Vereador Oswaldo é um erro grotesco cometido pela tal justiça eleitoral, espero que o erro cometido seja reparado o mais breve possivel. Ah, só para lembrar o Oswaldo foi sim vítima de persseguição dentro do PMDB.
Oswaldo, independente do partido que esteja, o povo de Chapada esta com você.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga