Últimas

Quinta-Feira, 25 de Junho de 2009, 19h:30 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23

ELEIÇÃO

TRE cassa prefeito Juarez; Sinop aguarda novas eleições

   Membros do Tribunal Regional Eleitoral cassaram o registro de candidatura do prefeito eleito de Sinop, Juarez Costa (PMDB), por abuso de político e econômico. O placar do julgamento foi de 4 votos a 2 pela perda do mandato do peemedebista. Ele também ficou inelegível pelos próximos três anos. Dessa forma, haverá nova eleição no município. Na noite desta quinta (25), o Pleno do TRE negou, por unanimidade, o recurso do peemedebista, que tentava reverter a decisão do juiz da 22ª Zona Eleitoral, João Manoel Guerra. O juiz Yale Sabo Mendes, que pedira vista na sessão desta terça (23), proferiu voto pela cassação de Juarez. Segundo ele, as provas são suficientes para comprovar a compra de votos e abuso de poder econômico. Em seguida, o juiz José Zuquim Nogueira cassou a liminar que mantinha Juarez no cargo. Ele já havia votado pela cassação do prefeito na sessão anterior.

   Também negaram o recurso ao peemedebista Juvenal Pereira e José Pires da Cunha. O parecer do relator Renato Cesar Vianna Gomes foi pela manutenção do mandato do peemedebista e consequente derrubada da decisão que cassou o registro de candidatura de Juarez. A juíza Maria Abadia seguiu o voto do relator. Os demais membros do Pleno acolheram o voto do relator e determinaram o retorno do processo a 22ª Zona Eleitoral. Juarez foi eleito com 34.069 votos, ou seja, mais de 70%.  O candidato do PV, Paulo Fiuza, ficou em segundo lugar no pleito do ano passado, com 15.922 votos. (Andréa Haddad e Flávia Borges)

  • Confira aqui a íntegra do voto 

(19h55) - Deputado Dal Bosco diz que não acreditava na cassação do adversário Juarez

   O deputado Dilceu Dal Bosco (DEM), da região de Sinop, afirmou em entrevista ao RDNews que não acreditava na cassação do prefeito Juarez Costa (PMDB). "Eu particularmente não achava que ele (Juarez) seria cassado". O democrata prefere se manter neutro na decisão e garante que questões políticas como essa devem ser tratadas pela Justiça. "É uma questão que deve ser tratada pela Justiça", se limita a dizer o deputado.

(20h17) - Com Sinop, Justiça Eleitoral deve realizar 3ª eleição complementar neste ano

   Eleitores de Sinop terão que aguardar o julgamento do recurso do prefeito cassado de Sinop, Juarez Costa (PMDB), pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para saber se haverá nova eleição no município. Ao contrário de Araguainha e Novo Horizonte do Norte, onde as cassações foram motivadas pela rejeição das contas de campanha, Juarez perdeu o cargo por compra de votos e, nesta questão, não há entendimento pacífico entre os membros do  Tribunal Regional Eleitoral (TRE) quanto à realização de novo pleito.

   Caso o TSE confirme a decisão do TRE e mantenha a cassação de Juarez, a Justiça Eleitoral fará a terceira eleição complementar em Mato Grosso. Em Araguainha e Novo Horizonte do Norte, os eleitores voltaram às urnas em 31 de maio. O candidato José Ocifarne de Oliveira (PPS), o Zezinho, venceu o pleito complementar em Araguainha e passou a ocupar o cargo do prefeito cassado, Osmari de Azevedo (PR).

   Em Novo Horizonte do Norte, o comerciante João Antônio de Oliveira, o João do Mercado (PDMB), perdeu a eleição no primeiro turno para Agenor Evangelista da Silva (DEM) por uma diferença de apenas 12 votos. Na eleição complementar, porém, venceu a disputa contra o vereador Waldecir de Sá. O peemedebista obteve 1.277 votos, o equivalente a 52,8% dos votos, enquanto Waldecir conquistou 1.079 votos, que correspondem a 44,6% do total de votos válidos.

(20h18) - Vereador do mesmo partido de Juarez vai assumir como prefeito-tampão

Mauro Garcia (PMDB), presidente da Câmara de Sinop   Após a cassação de Juarez Costa, o presidente da Câmara de Sinop, vereador Mauro Garcia (PMDB), assume como prefeito-tampão. Assim, o PMDB continua, ao menos provisóriamente, no comando do município. No ano passado, Mauro foi reeleito com 1.633 votos, o quinto mais votado e o segundo da legenda. Segundo sua prestação de contas à Justiça Eleitoral, gastou durante a campanha do ano passado apenas R$ 2,4 mil. "Vamos verificar o que realmente aconteceu. Por enquanto não estou sabendo de nada", diz Mauro.

   Em janeiro deste ano, ele foi eleito presidente do Legislativo por unanimidade, ou seja, teve o aval dos 11 parlamentares.  Como o peemedebista assume a prefeitura, a Câmara passa a ser comandada pelo pedetista Sérgio Luiz Serger, o Sérgio Palmasola. Ele é empresário do setor madeireiro e vinha tentando ingressar vida pública há algum tempo. Em 2004, por exemplo, tentou sem sucesso conquistar uma cadeira na Câmara de Sinop. Já em 2008, foi eleito com 1.006 votos.

(20h50) - Advogado diz que vai recorrer ao TSE e crê na manutenção de Juarez no cargo

   O advogado Ronan de Oliveira, assessor jurídico do prefeito Juarez Costa, que teve o registro cassado pelo TRE nesta quinta à noite, disse que vai recorrer tanto no próprio TRE quanto no TSE. Ele avalia qual recurso proporá. Adianta que pode ser embargo de declaração junto ao TRE e interposições de medidas cautelares no TSE e ainda recurso ordinário. "A gente vai pegar o que será transcrito no acórdão e lutar para que possamos reverter a situação. Por enquanto, sem esse conteúdo do acórdão não tem como vislumbrar as medidas", enfatiza Ronan, que desde janeiro, quando Juarez assumiu a Prefeitura de Sinop, passou a atuar no processo, em substituição a Alexandre Gonçalves Pereira, hoje procurador-geral do Município.

   Ronan explica que, de acordo com o artigo 76 do Regimento Interno do TRE, só após a execução do trânsito em julgado do acórdão, pode recorrer. Isso deve demorar de 3 a 5 dias, considerando o trâmite que se inicia agora com a lavratura, passando pela assinatura e leitura em sessão e, por fim, a publicação.

Postar um novo comentário

Comentários (32)

  • Eugênia Luz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Deus escreve certo, por linhas tortas.....
    quem deveria ocupar o cargo como prefeito de Sinop desde o princípio é BAIANO FILHO.... chegou a sua vez... Você está trabalhando desde o início do governo Blairo Maggi, e em TODOS os municípios mato-grossenses têm marca registrada da sua competência.

    Cuiabá quer a copa em 2014 e nós queremos BAIANO FILHO AGORA, EM 2009!!!!

  • Daniel Esselin | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O Paulo Fiuza ainda não aceita que perdeu a eleição
    O interresse da população tem que ser levado a sério, nao apenas os interesses pessoais de alguns.Sinop precisa de uma adimnistração correta e não de Shopping.
    Todos a favor do Juarez sabado as 17:00 n praça central

  • José Arimatéia | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esses represntantes da advocacia que o TJ escolhe são uma vergonha para a classe.

  • evilasio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    eugenia, o baiano filho nao da conta de fazer nem um campeonato amador. ele é o unico que nao tem copetençia, e nem capacidade de ser prefeito da capital do nortão. o baiano precisa primeiro ser secretario de esportes, pois a sua gestão frente a secretaria de esportes, é pifia.

  • elizeu | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    -o juarez foi muito mal assessorado quando da campanha eleitoral, afinal de contas as pesquisas apontavam ele com mais de 70% dos votos validos e mesmo assim não confiou em seu povo e fez a bobagem de utilizar combustivel da assembleia legislativa em sua campanha.
    -tem que perder o mandato e ficar inelegivel mesmo para aprender a confiar em seu povo e não em assessores mal intencionados.
    e que isto sirva de exemplo aos demais em futuras eleições.

  • EUGÊNCIA LUZ | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Senhor EVILASIO.... quem não tem competência para se quer comentar uma notícia é o senhor.... pois está precisando de umas aulinhas de português (copetençia)---> só com isso já podemos medir seu QI....

    E outra... nós não queremos campeonato amador... queremos copa do mundo em 2014.... depois dessa meu amigo.... você vai ter que engolir BAIANO FILHO.....

    Ah, só mais uma coisinha.... você acha que se o secretário de esportes BAIANO FILHO não fosse competente, ele iria estar desde o início da gestão Blairo Maggi???

    Querido EVILASIO, pense um pouco antes de escrever besteira!!!

  • Eleonora | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Finalmente o TRE fez JUSTIÇA!!
    Parabéns Dr. Yale, pelo brilhante voto. São com essas atitudes que a política do nosso país vai começar a ser levada a sério.

  • marcos_Santos@hotmail.com | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Agora acredito que podemos confiar na justiça e numa política séria, honesta e competente.

  • CARLOS VIEIRA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Eu nao acredito no que aconteceu, tenho cocnviccao que o Sr. Juarez vai continuar lutando para conseguir ficar no cargo de prefeito, porque ele merece e nao foi atoa que conseguiu 70% dos votos em cima da oposicao.
    Ele vai vencer e sao eles que vao ter que engolir a sua vitoria.

  • Pedro - Sinop | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A população de Sinop agradece. Agora vamos ter nova eleição e providenciar para manter o ex pref. Juarez bem longe daqui.

Definido novo presidente do Sanear

hermes avila 400   O prefeito Zé do Pátio nomeou à presidência do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) o engenheiro Hermes Ávila de Castro (foto), que tende a se efetivar no cargo. Hermes ocupa a cadeira que, desde janeiro de 2017, pertencia à Terezinha Silva de Souza,...

Afilhado de Bezerra nomeado adjunto

clovis cardoso 400   O MDB, sob o cacique político Carlos Bezerra, "emplacou" mais um filiado histórico em cargo relevante na gestão Mauro Mendes. O advogado e ex-superintendente regional do Incra-MT, Clovis Figueiredo Cardoso (foto), foi indicado e já nomeado para o cargo de secretário-adjunto de Agricultura...

MPE suspende censo previdenciário

jose antonio borges 400 curtinha   O procurador-geral de Justiça, promotor José Antonio Borges (foto), suspendeu o censo previdenciário cadastral dos membros e servidores inativos e pensionistas do MPE. O recadastramento deveria ter iniciado no último dia 11 para ser concluído no final de fevereiro. Borges tomou...

Juca e os 7 secretários da Câmara

andre pozetti 400 curtinha   O presidente Juca do Guaraná definiu sete dos nove secretários que vão ajudá-lo a administrar a Câmara de Cuiabá. O secretário de Administração é Bolanger José de Almeida. O coronel PM da reserva Edson Leite conduz o Patrimônio e...

Morre mais um pastor da Assembleia

pastor jose alves de jesus 400   A Covid-19 transforma mais um pastor da Igreja Assembleia de Deus em vítima fatal. Morreu nesta terça José Alves de Jesus (foto), que presidia há vários anos o Campo Eclesiástico Autônomo da Igreja de Primavera do Leste e região. Ele estava hospitalizado com o...

Mauro e os "cabeças chatas" do CE

mauro mendes 400   O governador Mauro Mendes está disposto a conhecer a experiência da  educação pública  do Ceará, que há anos apresenta os melhores índices no Ideb e é orgulho dos irmãos Ciro e Cid Gomes, ex-prefeitos de Sobral e ex-governadores. Até pretende...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.