Últimas

Terça-Feira, 11 de Dezembro de 2007, 18h:30 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

EMBATE JURÍDICO

TRE começa julgar processo de Henry e Chica

   Começa neste momento a sessão do Tribunal Regional Eleitoral, que definirá sobre a manutenção ou não do embargo declaratório concedido aos deputados cassados Pedro Henry e Chica Nunes. O juiz-membro José Zuquim Nogueira, que havia concedido liminar ao embargo, o que permitiu aos dois parlamentares continuarem no cargo, está lendo o seu parecer.

   Após o relatório de Zuquim, o presidente José Silvério abre para votação. Estão presentes no Pleno Maria Abadia Pereira de Souza Aguiar, Rodrigo Navarro de Oliveira, Renato César Vianna Gomes, Leônidas Duarte Monteiro e Alexandre Elias Filho, além da procuradora-regional eleitoral Léa Batista. (Simone Alves e Romilson Dourado)

(Às 18h35) - Juiz recua e confirma rejeição do embargo

   José Zuquim confirma a matéria do RDNews, divulgada ontem - clique aqui e confira. Ele mudou seu parecer e acaba de apresentar o relatório pela derrubada da liminar ao embargo declaratório que ele próprio concedeu monocraticamente. A tendência agora é do Pleno cassar o embargo, ou seja, de Chica e Henry serem cassados sumariamente. Os dois deputados começam a passar mal.

(Às 18h40) - Embargo cassado por unanimidade

  Por unanimidade, o Pleno do TRE rejeita o embargo declaratório e, com isso, Pedro Henry e Chica Nunes devem mesmo deixar os cargos, já que foram cassados por compra de votos. Os advogados dos dois parlamentares adiantaram que vão recorrer ao TSE com recurso especial e ordinário.

(Às 18h50) - Advogado diz que recorrerá ao TSE

  Eduardo Jacob, advogado do deputado cassado Pedro Henry, disse que vai recorrer ao TSE. Segundo ele, em Brasília será mais fácil buscar decisão favorável a seu cliente e explica o porquê: "Lá em cima (no TSE) está longe do calor da imprensa". Jacob avalia que a opinião pública acaba influenciando muito na decisão do Pleno. Em seguida, ponderou que respeita a decisão dos juizes-membros do TRE e que vai buscar o que for melhor para seu cliente Pedro Henry. Vai ingressar com recursos especiais e ordinários.

Postar um novo comentário

Comentários (12)

  • Dari Shola | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Wagnerinvertebrado...
    Os invertebrados são os instos. Logo...
    É um alívio essa decisão. Agora compreendo que o Dr. Zuquim deu a eles foi o direito de embargar, não o mérito de qualquer vício no processo.
    Parabens a TRE/MT!

  • MArcelo Vilas | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Acho muito infeliz esta interpretação do SRº Jacob, que o Tribunal votou não tecnicamente mas por medo da opinião pública, no minimo é ante Ético e ainda concluir que o TRE não tem postura.

    Você Srº Jacob deveria , não, deve ter mas prudencia no que fala, a Justica pode até ser surda mais não é cerga, não só aqui como em Brasilia

  • MArcelo Vilas | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Acho muito infeliz esta interpretação do SRº Jacob, que o Tribunal votou não tecnicamente mas por medo da opinião pública, no minimo é ante Ético e ainda concluir que o TRE não tem postura.

    Você Srº Jacob deveria , não, deve ter mas prudencia no que fala, a Justica pode até ser surda mais não é cerga, não só aqui como em Brasilia

  • Gilmar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Que justificativa xôxa, reclamar dimprensa,sendo ele, aliado do Dep. Riva. A decisão foi
    técnica,vamos analizar o passado desses cassados,denúnciados por inúmeras irregularidades . Aproveito para retirar as criticas a o juiz Zuquim e parabenizar o TRE e o MPF.
    Estamos respirando justiça, a sociedade agradece.

  • Luciana | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O SENHOR BRUNETO QUE PEGOU PARA CRISTO HUMBERTO BOSAIPO E RIVA DEVE REFLETIR SOBRE SUA CONDUTA .COMO É QUE ELE DEFENDE NO PARTIDO DELE O PT, A INDICAÇÃO DO WALDIR TEIS PARA O TCE?PORQUE O PT HOJE É REFEM DOS DESMANDOS QUE ACONTECIAM NA EDUCAÇÃO E ATÉ AGORA NÃO DENUNCIOU NINGUÉM?PORQUE O PT SE BENEFICIOU DAS ISENÇÕES FISCAIS,E RENUNCIAS FISCAIS PROMOVIDAS PELO SECRETÁRIO WALDIR TEIS NA SECRETARIA DE FAZENDA?ACORDA MCC,ESSE CIDADÃO TAMBÉM NÃO POSSUI CONDUTA ÉTICA PARA PERTENCER A ESSE MOVIMENTO TÃO IMPORTANTE PARA A SOCIEDADE.

  • maria eugenia guimarães | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A nossa esperança ainda é o MP e o TRE, que Deus os guarde e ilumine nessas decisões para bem do povo matogrossense, cidadãos honestos, que trabalham com dignidade, sem tirar proveito de ninguém nem tampouco do dinheiro público como esses políticos(deputados) veem fazendo e ainda querem cargo no TCE, não acredito que o TCE irá aceitar essa vergonha. O TCE, O MP e a DEFENSORIA, vem demonstrando PODER a mais do que os que dizem o ter.

  • Gilmar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Olá "Luciana" se você tem as porvas referente ao seu Comentário, por favor encaminhe, você estará contribuindo no Combate a corrupção, estamos combatendo os dois parlamentares em função das provas robustas, não temos nada pessoal contra ninguém. Que Deus te de força e corragem para denúnciar.

  • marcos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    sr jacob eu sempre vejo no jornal falar que o senhor e advogado mais pelo visto o sr.e um mero DEVOGADO, quero aproveitar para parabeniza lo o dr. zuquim pela brilhante decisao pois esse PEDRO HENRY merece mesmo pois o homem e envolvido em tudo que e falcatruas

  • Carlos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Tecnicamente falando, agora resta aperfeiçoada a decisão que havia cassado os deputados. Não havia liminar suspendendo a decisão coisa nenhuma e, sim, com a interposição dos embargos de declaração, o julgamento que tinha cassado os deputados não podia produzir efeitos imediatos. Agora, sim, rejeitados os embargos, a decisão do TRE está completa. Cabe ainda recurso ao TSE, mas sem efeito suspensivo.

  • Antonio Fernandes do Amaral | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Até que enfim vemos uma decisão coerente deste TRE, também pudera, a pressão da sociedade, via imprensa, fez com que os nobres Juizes decidisse pela JUSTIÇA.
    Com esta decisão fica claro que a sociedade tem o poder nas mãos, basta usá-lo.
    Pena que assim como temos maus políticos temos também, maus eleitores, pois daqui a pouco estes site vai recerber vários comentários chamando os Deputados de "santinhos" como se nada tivessem feito.
    Com certeza esta noite vou dormir mais tranquilo com a sensação de que a JUSTIÇA ainda existe!
    Parabens TRE, Parabens Sociedade, da qual faço parte, Parabens MPE/F, Parabens Imprensa Mato Grossense, Parabens rdnews, pelo espaço e Viva a Democracia!!!.

Direitistas encaram pedreira em 2022

gilberto cattani 400   O xadrez político rumo a 2022 se movimenta e a tendência é que os deputados de direita encontrem dificuldade para se reeleleger. Xuxu Dal Molin, Gilberto Cattani (foto), Elizeu Nascimento, Delegado Claudinei e Ulysses Moraes, nem todos defensores fiéis de Bolsonaro, devem buscar novo mandato em meio...

Mauro, desgastes e projeto à reeleição

mauro mendes curtinha   Não há como negar que o governo Mauro Mendes (foto) enfrenta forte desgaste por causa das medidas restritivas de combate à Covid e, principalmente, devido à exigência da sociedade de maior investimento e planejamento na Saúde. Por mais que o Executivo divulgue feitos e liste...

Thiago, respaldo da igreja e reeleição

thiago silva _curtinha_400   O deputado estadual Thiago Silva (foto) começa a labuta pela reeleição e não terá uma tarefa fácil pela frente. Thiago faz parte do grupo da Assembleia de Deus, que sempre prioriza o colega de Parlamento Sebastião Rezende, que vai tentar o sexto mandato. Curiosamente,...

2 suplentes já estreiam em Cuiabá

alex rodrigues 400   Com menos de quatro meses de mandato, dois dos 25 vereadores cuiabanos reeleitos no ano passado já pediram licença para abrir espaço a suplentes. Diego Guimarães (Cidadania) se afastou por 30 dias. Em sua cadeira está Maysa Leão, do mesmo partido. Marcrean Santos (PP) pediu afastamento...

Governista 2 e o desafio da reeleição

wilson santos 400 curtinha   Wilson Santos (foto), que conseguiu retornar à Assembleia "sangrando" nas urnas de 2018, impactado pelo desgaste pela defesa intransigente do Governo Pedro Taques, se prepara para atravessar outro purgatório no próximo ano, em busca de mais um mandato. O deputado tucano carrega desgaste...

Nobres chora a morte de ex-prefeito

flavio dalmolin 400   A pequena e turística Nobres, de 16 mil habitantes, parou neste Feriado de Tiradentes em comoção pela morte, por Covid-19, do ex-prefeito Flávio Dalmolin (foto). Um cortejo percorreu ruas e avenidas, parou em frente ao estádio municipal Balizão e à prefeitura, onde...