Últimas

Domingo, 17 de Maio de 2009, 08h:55 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23

EMBATE JURÍDICO

TRE não consegue "desenrolar" eleições-2008 no Estado

  Fernando Ordakowski
Clique na imagem para ampliação   Há quase um mês no comando do Tribunal Regional Eleitoral, o desembargador Evandro Stábile não tem conseguido "destravar" julgamentos de processos considerados mais polêmicos, como nos casos dos recursos impetrados pelos prefeitos cassados de Santo Antônio do Leverger, Faustino Dias Neto (DEM), e de Paranatinga, Vilson Pires (PRP), que se mantém no cargo por força de uma liminar, após perder em dois embates jurídicos, um por compra de votos e outro por irregularidades na prestação de contas. É Stábile quem conduzirá as eleições gerais de 2010, quando os eleitores mato-grossenses vão as urnas para votar para presidente da República, escolher dois senadores, 8 deputados federais e 24 estaduais. Diferente de outros Estados brasileiros, Mato Grosso é o que mais tem adiado as decisões, o que está deixando municípios em clima de instabilidade administrativa, pois não se sabe ao certo quem será prefeito de fato e de direito por causa dos embaraços jurídicos.

   Um outro processo que permanece estagnado no TRE é o que envolve o empresário Mauro Mendes (PR), que chegou ao segundo turno nas eleições do ano passado e foi derrotado pelo prefeito cuiabano Wilson Santos (PSDB). Mendes foi condenado em primeira instância à inelegibilidade por três anos por compra de votos. Ele depende da resposta do Tribunal para decidir se entra ou não na disputa pelo Palácio Paiaguás rumo a 2010, já que é um dos nomes mais cotados por ter o apoio do governador Blairo Maggi (PR). O prefeito reeleito em Primavera do Leste, Getúlio Viana (PR), também aguarda decisão do TRE no processo sobre propaganda irregular. Francisco Soares de Medeiros foi cassado logo após assumir a Prefeitura de Nova Olímpia e aguarda decisão do TRE em recurso contra denúncias sobre crimes eleitorais.

   Alguns prefeitos estão no cargo, mas se vêem inseguros devido a recursos que tramitam no TRE com pedidos de cassação de mandato. Um deles é o peemedebista Juarez Costa, de Sinop. Ele comanda a cidade-pólo do Nortão sob liminar.  Por enquanto, há apenas duas definições sobre novas eleições: em Novo Horizonte do Norte e em Araguainha, ambas no próximo dia 31. (Flávia Borges)

Postar um novo comentário

Comentários (20)

  • Dejanira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Cadê o processo contra o prefeito de Rondonópolis zé do pátio sobre compra de votos e prestação de contas, totalmente irregular no cargo.
    Presidente do TRE veja em especial esta situação, o povo espera uma solução imediata.
    A cidade está acabando, segundo população dos quatro cantos da cidade diz um mes de mandato do zé equivale a um ano de atraso para Rondonópolis. Aí fica difícil né Presidente do TRE.

  • MARIA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    SEM SE FALAR NOS PROCESSOS QUE AINDA ESTÃO NAS COMARCAS LOCAIS, COMO POR EXEMPLO O MUNICIPIO DE POCONÉ, ATÉ AGORA O JUIZ LOCAL NÃO SE POSICIONOU EM MAIS DE TRÊS PROCESSOS DE CRIMES ELEITORAIS , E JÁ SE PASSARAM MAIS DE SEIS MESES DAS ELEIÇÕES

  • celio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ONDE ESTÃO OS PROCESSOS CONTRA O PREFEITO DE DIAMANTINO JOVIANO LINCONL SÃO MAIS DE TRINTA ATÉ O MOMENTO NÃO FOI CASSADO O POVO QUER NOVAS ELEIÇÕES, PORQUE ELEGEU ERIVAL CAPISTRANO.

  • João de Deus | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Concordo com a Dejanira nesta situação da compra de votos em Rondonópolis, foi uma aberração, fizeram arrastão, compraram votos a torta e a direita, até de quem não vota na comarca, o importante era comprar.
    Presidente do TRE, o próprio zé do pátio ri da justiça, pois deu desculpas esfarrapadas e foram aceitas.
    A população espera uma resposta do judiciário urgente, a população de Rondonópolis não aguenta mais tanta irresponsabilidades e tantas incompetências.

  • Ze Maria | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    De todos os casos o de Paranatinga é campeão, o processo do veriador cassado por compra de votos: Marcelo dias Ja foi adiado a votaçao no TRE por 3 vezes... (esse ta de rosca mesmo rsrsrs)... sem falar : que estamos sendo governados pela mulher do prefeito, onde todas as decisoes que ela toma é de carater politico Pois de tiver nova eleiçao ela seria a candidata do prefeito que anda meio gagarsrsrs) chegaram ao cumulo de endicar a mae do Juiz para gerente do procon local. será que faz parte do pacote????rsrsrs. é uma absurdo eles nao so acha a gente com cara de bobo... eles tem é certeza....Dai vem com um discurso de nao auternacia, de multinhas,,rsrsrs que desculpinhas esfarrapadas, pra nao se fazer justiça e prejudicar a sociedade.

  • Maria Piedade | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    E o de Barra do Garças que até o momento não saiu de Cuiaba rumo a Brasilia para julgado por Juízes justos , serio e imparcial??

  • Maneporrete | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Como vemos,todos os eleitores,chegaram a um concenso;a atuação do TRE,sob a toga do Des.Manoel Ornelas{corregedor},deixou um mar de dúvidas e revoltas aumentando a descrença no Júdiciario. Outro dia ,no Cadeia Nêles da Record ele saiu com essa pérola; só admitia Juizes com idade superior a 40 anos. Do alto da sua sabedoria,baseado não sei em que lei,acabou por estabelecer a idade onde a sabedoria,a honra,a eficiência e a decência se fixaria. Com tôda humildade,perdoe-me,mas:CANALHAS TAMBEM ENVELHECEM.

  • mauro silva jardim jr. | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    QUEREMOS O JULGAMENTO DE RONDONOPOLIS PARA LIMPAR A BARRA DA JUSTIÇA DE MATO GROSSO, QUE TEM DEMONSTRADO QUE E TENDENCIOSA, COISA
    FEIA, POIS, SE ESTE NOVO PRESIDENTE NÃO RESOLVER VAI SER SOMENTE EM BRASILIA.,MAS ATÉ LA NOSSA CIDADE JA ACABOU , AI, NÃO VAI MAIS PRECISAR DE JULGAMENTO..ROO PEDE SOCORRRRRRRRO!

  • abreu | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • Euclides | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Acredito ser difícil desenrolar alguma coisa com a quantidade de equivocos do (IN)Stabile.

Juca e os 7 secretários da Câmara

andre pozetti 400 curtinha   O presidente Juca do Guaraná definiu sete dos nove secretários que vão ajudá-lo a administrar a Câmara de Cuiabá. O secretário de Administração é Bolanger José de Almeida. O coronel PM da reserva Edson Leite conduz o Patrimônio e...

Morre mais um pastor da Assembleia

pastor jose alves de jesus 400   A Covid-19 transforma mais um pastor da Igreja Assembleia de Deus em vítima fatal. Morreu nesta terça José Alves de Jesus (foto), que presidia há vários anos o Campo Eclesiástico Autônomo da Igreja de Primavera do Leste e região. Ele estava hospitalizado com o...

Mauro e os "cabeças chatas" do CE

mauro mendes 400   O governador Mauro Mendes está disposto a conhecer a experiência da  educação pública  do Ceará, que há anos apresenta os melhores índices no Ideb e é orgulho dos irmãos Ciro e Cid Gomes, ex-prefeitos de Sobral e ex-governadores. Até pretende...

Seduc e microônibus para municípios

alan porto 400 curtinha   A secretaria estadual de Educação, sob Alan Porto (foto), tem buscado parcerias com prefeituras para construir quadras poliesportivas, laboratórios de informática e escolas, além de ampliar salas de aula, adquirir ares condicionados e microônibus escolares, de modo a atender...

Emanuel é quem mais realizou obras

emanuel pinheiro 400 curtinha   Um levantamento da empresa Percent Pesquisa & Consultoria, feita em Cuiabá entre os últimos dias 13 e 14, destaca que, na percepção de 49% dos cuiabanos, o prefeito reeleito Emanuel Pinheiro (foto) foi o que mais fez obras e serviços. Em segundo lugar, com 19,8%, é citado...

Emendas ajudam Unemat de ROO

thiago silva 400 curtinha   Em reunião com o reitor da Unemat, Rodrigo Zanin, e com o pró-reitor Alexandre Porto, o deputado estadual Thiago Silva (foto) tratou da emenda de R$ 1 milhão para manter o curso de direito e abertura do de jornalismo em Rondonópolis neste ano. E, juntos, definiram o modelo de...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.