Últimas
Terça-Feira, 24 de Novembro de 2009, 07h:30 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24
TRE pode reformar decisão hoje e Faustino voltar ao cargo
Fernando Ordakowski clique para ampliação
O impasse que se arrasta há um ano sobre quem de fato e de direito deve ser o prefeito de Santo Antonio do Leverger deve terminar nesta terça (24), no início da noite, quando o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral se reúne para mais um julgamento. Há possibilidade do prefeito reeleito e cassado Faustino Dias Neto (DEM), que até reassumiu o cargo de fiscal da secretaria estadual de Fazenda, retorne à prefeitura. Ele ingressou com embargos declaratórios com efeitos infringentes. Na prática, pede para anular as decisões que cassaram o seu registro e declararam-no inelegível.
Faustino já foi do “céu ao inferno”. Se reelegeu em 2008, numa briga dura com a ex-prefeita Glorinha Garcia (PP), mas acabou cassado. A diferença nas urnas foi de apenas 14 votos. O democrata conseguiu uma liminar de efeito suspensivo e chegou a retornar à prefeitura, mas foi “arrancado" do cargo pela segunda vez, em meio aos embates jurídicos.
Com a cassação, a Justiça transformou em prefeito tampão o então presidente da Câmara Municipal e cunhado do democrata, o tucano Harrisson Benedito.
O imbróglio jurídico ficou cada vez maior e, como não houve nenhuma definição, o Harrison continua no posto de chefe do Executivo. Esta prestes a completar um ano como prefeito. A defesa do prefeito sustenta que as denúncias de compra de votos são suspeitas porque teriam sido orientadas pela adversária Glorinha. “Acredito que a decisão será revertida, principalmente porque uma das testemunhas alega ser adversária política de Faustino e as outras foram orientadas pela Glorinha”, argumenta o advogado Lucien Pavoni, assessor jurídico de Faustino. O recurso de Faustino se estende também aos vereadores cassados Eugênio Vieira de Figueiredo Neto (PSDB) e Manoel Batista Teixeira Sobrinho (PDT). “Toda a decisão deve ser reformada. Tenho certeza que todos serão inocentados”, aposta o advogado.
Desde que o democrata foi cassado, Glorinha tenta, sem êxito, assumir a prefeitura. Ela impetrou diversos recursos e ingressou com ações contra Faustino. Mesmo assim, o vereador Harrisson continua prefeito. Recentemente Faustino teve vitória jurídica que pode se tornar o trunfo para a reconquista do mandato. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aceitou recurso dele e anulou a decisão do TRE, que cassou o seu registro. Assim, resta a defesa de Faustino derrubar apenas a última cassação, que trata de compra de votos. Se a decisão for reformada, o democrata será reconduzido ao cargo imediatamente. Se não conseguir, o TRE terá de convocar nova eleição. (Patrícia Sanches)
Postar um novo comentário
Comentários (28)
-
ANDRE NETO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
A volta do Sr. Faustino, caso isso ocorra, significará que estamos vivendo realmente num país sem lei, a mercê da impunidade, da corrupção e da falta de ética.
E representará uma afronta ao sofrido povo da minha Leverger, que foi tripudiado pela defesa do Sr. FAustino, alegando que é um povo sem cultura, que não tem o hábito da leitura, e outros absurdos que só de lembrar me revolto.
O povo de Leverger não merece... -
Dr. Joao Moreschi | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Gostaria de deixar meus parabéns ao Dr. Lucien Pavoni, pela belíssima militância que vem desenvolvendo ao longo dos anos no direito eleitoral!!!
-
amalia costa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
não sou de nenhum partido mas vou sempre a leverger, e pelo que andei vendo na gestão do faustino ele tava nem ai com o póvo e leveger só fez para ele, o Harrison não é nehum santo , mas pelo menos ta melhor adminstrativamente do que o arrogante do faustino, e verdade seje dita, estão querendo voltar a cambada do fustino pra mamar e não fazer nada, padilha, pinheiro, reis etc....só pessoal arrogante pucha saco do faustino meu voto nunca mais eles vão ter e de meus mtos parentes de leverger...
-
carlos henrique | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
é meu caro Romilsom, pelas unumeras materias de santo antonio, todas batiam recorde de acesso, isso ate vc esta sentindo hj, essa é a forma de que como o povo de santo antonio esta sentido, totalmente desacreditado da justiça, de seus politicos, um povo que esta sofrendo a cada dia com essa demora do judiciario, e com decisões q faz a justiça perder credibilidade. Sou de familia de santo antonio, mais hoje me envergonho de tanta sujeira praticada por la, por esses politicos corruptos, que estão conseguindo oq tanto querem , deixar o povo sofrido de minha leverger desacreditado, sem esperanças, aceitando tudo que vier, pois nada mudará...
enfim...
se fosse em outros tempos, poderia ter a certeza que em uma hora dessa essa materia ja teria 4 ou 5 vezes mais comentarios...
essa é nossa realidade...não querendo saber mais do que se passa em nossa cidade...
um povo sem esperanças -
victor linhares | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
eu nao acredito que um Juiz do quilate do Dr Zumquim vai conivente com essa falsa verdades que os advogados de faustino querem impor, como aquele que chamou os santantoniesses de analfabetos e miseraveis,. quem naum sabe que Sr pedrinho Ribeito trabalhou para faustino e eugenio, qualaquer um morador de santo antonio sabe, menos esse advogados ou querem iludir Dr zumquim, e alem disso ele e sobrinho de faustino e de eugenio de 1º grau. Mas eu acredito na integridade do Juiz Zunquim, naum adianta esses advogados quer forcar uma decisao, espero sim, que a justica seja feita, e possamos poder eleger de forma honesta o nosso representante.
-
fernandinho do CIN | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
Queira, por gentileza, refazer o seu comentário. -
FERNANDO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
Queira, por gentileza, refazer o seu comentário. -
Mariano Ribeiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Tudo pode acontecer... Em Nortelândia a Juíza pedia, ao microfone, em escola, para não se votar em um candidato da cidade. Os dois abusaram em Leverger, respeitemos a vontade do povo.
-
LUPERCIO M. DUARTE | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
SÓ A NOITE PARA SABER VAMOS AGUARDAR O RESULTADO QUAL FOR ELE.
VAMOS SÓ PEDIR A DEUS, QUE FAÇA O MELHOR.
QUE SANTO ANTONIO PROSPERE E CRESCA. -
paulo de moraes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
ta na hora as provas sao todas sem fundamentos como psso dizer que me disserao que alguem falou para fulano que bertrano comprou voto para sicrano. essa nao e justificativa de compra de voto.portanto so faz justiça a volta do prefeito que ganhou a eleiçao com 18 votos de frente de todo poderio economico da adverçaria que gastou mais de 500 mil reais so para eleger o vereador dito lucas.imagine quanto gastou na sua campnha mais de dois milhoes e meio de reais.pode.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga