Últimas
Quinta-Feira, 22 de Novembro de 2007, 19h:56 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19
Tribunal cassa os deputados Henry e Chica
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador José Silvério acaba de votar pela procedência da representação contra o deputado federal Pedro Henry (PP) e a estadual Chica Nunes (PSDB). Dessa forma, ele desempatou o placar que estava em 3 a 3. Henry e Chica estão com os mandatos cassados.
Pelo pedido do Ministério Público Eleitoral, os dois deputados perdem o mandato de imediato. O tempo é só de aguardar a publicação do acórdão, que deve demorar 10 dias. Os advogados podem recorrer ao TSE, mas essa medida não tem efeito suspensivo.
(Atualização às 20h05) - Procuradora vê bom exemplo
A procuradora regional eleitoral, Léa Batista, disse há pouco, em entrevista ao RDNews, que essa decisão de cassar os mandatos de Pedro Henry e Chica Nunes serve de exemplo. "Vai mostrar para os políticos que a Justiça Eleitoral não é meramente formal, mas está atenta aos abusos e ilegalidades e a captação de sufrágio coibindo a exploração eleitoral". A procuradora diz esperar que o deputado estadual Gilmar Fabris também seja cassado. O processo contra o democrata entra na pauta em instante. Segunda ela, a denúncia contra Fabris também é bastante contundente.
(Atualização às 20h16) - Iori e Daltro assumem mandatos
A cadeira de Chica Nunes na Assembléia será ocupada pelo terceiro suplente Valdinei Yori. Ele continua com domicílio eleitoral em Mirassol D´Oeste, mas está atuando hoje como comerciante em Cuiabá. Yori será contemplado com a vaga porque o titular Guilherme Maluf continuará licenciado para comandar a secretaria de Saúde da Capital. Carlos Avalone, que ocupa hoje a vaga de Maluf, agora se efetiva como deputado titular, com a cassação de Chica. As duas cadeiras do PSDB serão ocupadas, então por Avalone e por Yori porque o segundo suplente, Carlos Carlão não pretende deixar a pasta da Educação da Capital.
Já a vaga de Pedro Henry será ocupada pelo primeiro suplente Chico Daltro, atual secretário de Ciência e Tecnologia do governo Blairo Maggi.
(Atualização às 20h45) - Como ficou o placar no TRE sobre a representação do MPE que resultou na perda dos mandatos de Pedro Henry e Chica Nunes:
Pela cassação:
José Silvério Gomes
Leônidas Monteiro
José Zuquim
Rodrigo Navarro
Pelo arquivamento:
Alexandre Elias
Maria Abadia
Renato Vianna
(Atualização às 21h02) - Agora Fabris está sob tensão
Os juizes-membros do Pleno estão analisando prestação de contas e daqui a pouco começam a analisar o processo que pede cassação do mandato do deputado estadual Gilmar Fabris. O parlamentar acompanha a sessão. Está tenso. Ele corre o risco de sair do TRE direto para o hospital. As provas de que o democrata comprou votos na eleição do ano passado são contundentes, segundo o MPE. Pode ser o terceiro a ser cassado por compra de votos. Chica e Henry já dançaram.
(Atualização às 21h18) - Relator pede cassação de Fabris
Começa o julgamento da representação contra o deputado licenciado Gilmar Fabris (DEM). O relator do processo Antonio Horário da Silva Neto emitiu parecer pela cassação do mandato. "Talvez não haja na história do país um candidato com tantos cabos eleitorais", afirmou o relator, em seu parecer, numa referência à estrutura montada por Fabris, acusado de ter comprado ao menos 229 votos somente em Poxoréo. Alguns nomes (99) foram anotados numa caderneta que trazem também números dos títulos dos eleitores, seções, alguns telefones e locais de votação.
O advogado Zaid Arbid apresentou questão de ordem. O pedido foi rejeitado por unanimidade do Pleno do TRE. Fabris está fora do plenário. Demonstra muita tensão. Daqui a pouco deve pedir água.
(Atualização às 21h30) - Julgamento de Fabris é adiado
A juíza-membro do Pleno, Maria Abadia Aguiar, pediu vistas do processo contra Fabris, o que provocou o adiamento do julgamento para a próxima semana, que deve ocorrer na próxima terça (27). Por enquanto, dos seis membros (presidente só vota em caso de empate) dois já anunciaram o voto, ambos pela cassação de Fabris: o relator Antonio Horácio e Leônidas Duarte Monteiro. Os demais vão aguardar o voto de Maria Abadia.
(Atualização às 22h) - Preocupado com sua imagem, Fabris desafia quem duvide de sua honestidade. Afirma que não precisa comprar votos e que sua votação foi inexpressiva em Poxoréo, município onde foi gerada a denúncia de compra de votos. "Eu não fiz nada errado. Basta ir até Poxoréo para saber como sou visto. Fiz um trabalho lá, não preciso comprar 200 votos", declarou o parlamentar que se encontra na berlinda. Fabris pode perder o mandato e ainda pagar multa.
Postar um novo comentário
Comentários (22)
-
Joilson Fernades | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Como Antero Paes de Barros não se digna a colocar meu comentário (em resposta as afirmações maldosas do mesmo sobre o assunto em pauta), em seu "blog", posto o mesmo aqui, pois creio que não serei cerceado em minha liberdade de expressão neste site. Antes de tudo, agradeço-lhe pelo espírito democrático Sr. Romilson.
É o seguinte:
É, meu caro Antero...
Existem mesmo todas essas possibilidades... só não existe uma... a de vocês voltar a ocupar cargo eletivo qualquer que seja.
Infelizmente, você se tornou uma triste figura, uma alma-penada, ruminando seu ódio e, seu doentio desejo de vingança.
Todos os outros políticos que você citou em seu comentário, (mesmo os cassados), ao menos estão vivos, diferentemente de "Vossa Excelência". -
ALCANTARA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
PARABENS PRESIDENTE DR. JOSÉ SILVERIO O SENHOR PASSA A SER UMA UNANIMIDADA NO BRASIL PELA ÉTICA E CARATER. NAO ESQUECEREMOS SEU NOME NA HISTORIA DE MATO GROSSO, PARABENS.
-
Jeovaldo Rosa de Magalhães | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Muitos Cuiabanos hoje estão de alma lavada, por essa tão honrosa decisão, UM GRANDE VIVA PARA ESSES 04 JUIZES, QUE FEZ POR MERECER, AS SUAS PANTESTES. CUIABÁ MAIS UMA VEZ SAIU NA FRENTE CONTRA OS CORRUPTOS. VIVA A DEMOCRACIA. VIVA O BRASIL. Os Coloradenses que não vederam seus votos também se sentem honrado com esses juizes, muito bem justiça seja feita doa a quem doer. Boa Sr José Silverio, eu acreditei no Senhor e garanto que muitos cuiabanos também. Que Deus te abençoe, ao Sr e sua Familia. A Justiça tarda mas não falha, melhor que a justiça dos Deuses Amem...Fui....
-
ALCANTARA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
QUERO REGISTRAR TAMBEM O NOME DOS DESEMBARGADORES QUE VOTARAM PELA CASSAÇAO ; DR. LEONIDAS MONTEIRO; Dr. JOSE ZUQUIM; DR. RODRIGO NAVARRO E O PRESIDENTE Dr. JOSE SILVERIO GOMES, MATO GROSSO NA POLITICA PASSADO A LIMPO JÁ. PARABENS DESEMBARGADORES.
-
Valdir | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Parabéns ao MPE e ao TRE !
Começo acreditar que em Mato Grosso existem pessoas sérias, imparciais. Dá gosto, vê exemplos como esses.
-
Paulo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Justiça esta começando a ser feita neste país .
O Gilmar deve ser cassado pois esta na cara que houva a compra de voto.
PARABENS AO TRE MT -
Roosevelt Benedito | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Creio q este é um marco histórico na Politica Matogrossense, esperamos que estas cassações se reflitam no próximo pleito eleitoral que está por acontecer em 2008, fazendo com q os candidatos pensem 10(dez) vezes antes de se aproveitarem barganhando micharias por votos, de uma população carente e despreparada p votar.
-
Roosevelt Benedito | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Creio q este é um marco histórico na Politica Matogrossense, esperamos que estas cassações se reflitam no próximo pleito eleitoral que está por acontecer em 2008, fazendo com q os candidatos pensem 10(dez) vezes antes de se aproveitarem barganhando micharias por votos, de uma população carente e despreparada p votar.
-
Sebastião | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Parabéns Drº Silvério, o senhor não decepcionou nosso povo, agiu com consciencia e amanhã poderá sair na rua com a cabeça levantada e podendo afirmar com certeza que esta com a alma lavada e enxaguada com o dever cumprido. Ontem li nesse mesmo site que no velho oeste os ladrões de cavalo eram enforcados, adorei o comentário e trazendo esse jeito de fazer justiça para a realidade dos políticos brasileiros, "com raras excessões" o que ia ter de neguinho enforcado por aí, heim? Agora só falta julgar o testa de ferro do Arcanjo, carquem o rim desse bicheiro, ninguem merece políticos desse naipe.
-
ELIFAS JOSE RIBEIRO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Ao Meretissimo juiz Dr Jose Silverio Gomes eu confesso que fiz um comentario neste site duvidando da seriedade da justiça (não do senhor pessoa fisica)Mas hoje eu agradeço à Deus por não ter sido publicado.o cuiabano esta de alma lavada neste dia 22/11/200 PARABENS.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga