Últimas

Quinta-Feira, 05 de Novembro de 2009, 10h:34 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24

CULTURA

Tribunal inaugura espaço cultural orçado em R$ 800 mil

  
Imagens da entrada, interior e do jardim do Espaço Cultural Liu Arruda, que conta com 170 lugares
Fotos: Marcos Bergamasco

   Como último ato de incentivo à cultura em sua gestão, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Antônio Joaquim, irá inaugurar na noite desta quinta (5) o Espaço Cultural Liu Arruda, que servirá como um anfiteatro aberto ao público. Foram investidos cerca de R$ 800 mil no local, que possui 170 lugares e será palco de peças teatrais, mostras de cinema e espetáculos musicais. O valor foi integralmente custeado pelo Banco do Brasil, por meio de um convênio firmado com o TCE no ano passado.

   Desde que assumiu a presidência do Tribunal em 2006, Antônio Joaquim tem viabilizado ações de incentivo à produção cultural no Estado. Segundo ele, consta na Constituição Federal a obrigação do poder público de investir em cultura. Joaquim chegou a trocar a festa de posse pela implantação de uma biblioteca e gravações musicais da Orquestra de Mato Grosso.

   Durante as modificações do antigo plenário, que deu origem ao Espaço Cultural, uma parte do restaurante dos servidores também foi reformado, ganhando acesso direto ao anfiteatro. Porém, o uso do espaço deverá ser regulamentado somente no início do próximo ano, já sob a gestão do conselheiro Valter Albano, eleito para comandar o TCE durante o biênio 2010/2011. Albano já promete ouvir as entidades culturais antes de elaborar as regras de uso.

   O Espaço Cultural Liu Arruda recebeu esse nome em homenagem ao popular ator mato-grossense, Elonil Arruda, que faleceu em 1999. O artista tornou-se conhecido por sua irreverência e criatividade. Foram quase 40 personagens criados ao longo da carreira. Entre os mais lembrados, está a Comadre Nhara, famosa entre a população cuiabana.

   O projeto técnico do espaço levou a assinatura do escritório paulista de arquitetura Harmonia Acústica e compõe o pequeno quadro de espaços públicos presentes na Capital, ao lado do Cineteatro e do Teatro da UFMT, uma vez que o Sesc Arsenal é um espaço público-privado.

Postar um novo comentário

Comentários (10)

  • marcos vinicios sevilha | Segunda-Feira, 28 de Junho de 2010, 10h30
    0
    0

    vendo cadeiras pra auditorio e cinemas telefone 7765-4978 11*994519 nextel ou 11 22074777

  • RONEI DUARTE | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Parabéns pela homenagem ao LIU ARRUDA!
    ótimo espaço cultural para a elite cuiabana divertir e descontair-se,esquecendo da violência urbana que mata quase 400 jovens por ano na grande cuiabá ou das centenas de miseráveis que morrem por falta de atendimento médico na nossa cidade!

  • Van Hausen | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É...Para se referir ao TCE/MT só mesmo assim como lêmos acima: muita,muuuita ironia com a benfeitoria(?) de Antonio Joaquim na saidinha do Tribunal...

  • Jenefer | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Tenho certeza absoluta que, com 200 mil faria tudo isso.

    DEPOIS, QUER COBRAR OU FISCALIZAR QUEM?

  • sousa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    800 mil reais gastos com um palco??? é uma vergonha!!!! o povo quer é clinicas médicas, salas de aulas, bibliotecas..etc. ciosas que atendam a populaçao carente de atendimento público. onde o pobre possa ir. este palco só vai servir pra eles mesmos frequentarem, se esbaldarem em festas. duvido que um pobre vai adentrar neste local. se for, a policia vai ser chamada!!! estes elementos que compoem este chamado TCE são uns incompetentes. È UMA VERGONHA!

  • Aline Costa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Parabens ao Trinunal de Contas ateh que enfim soube valorizar a nossa gente,m e se fez jus com o nosso dinheiro. Afinal esse Tribunal ai.........

  • orlandir Cavalcante | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Maravilha, fico encantado com este promotores da cultura em noso Estado.....
    Enquanto isso uma escola publica para construir uma biblioteca e um auditorio, orçado em menos da metade deste espaço tenha que aguardar 2 anos por falta de dinheiro!
    Parabéns ......

  • Eugenio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Ai esta a prova mais cabal de que a carga tributária pode ser reduzida. Nunca os poderes gastaram tanto com obras superfluas e que não contribuem para a melhoria da atividade fim. Prédios suntuosos, com decoração exagerada e carissima. Esta sobrando dinheiro para gastar à toa.
    Quem é que vai proteger a população que não tem dinheiro nem pra pintar a casa ou consertar o telhado.

  • ANDRÉA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    PARABENS AO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO, MAS VEJAMOS A REALIDADE DE NOSSA SAUDE PÚBLICA NESSA REPORTAGEM DA POLICLINICA DO VERDÃO, LOGO ABAIXO DESTA DO TC/MT INAUGURANDO OBRA NO VALOR DE 800 MIL.

    SERÁ POSSIVEL QUE NÃO TEM VERBA PRA REFORMAR ESSA POLICLINICA DO VERDÃO E DAR MAIS DIGNIDADE ÀS PESSOAS CARENTES QUE FAZEM USO DELA????
    NÃO QUE LIU ARRUDA NÃO MEREÇA A HOMENAGEM, MAS VAMOS CUIDAR PRIMEIRO DA SAUDE. TENHA SANTA PACIENCIA.

  • Maria Chistina | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O problema é que, antes das pessoas abrirem seus lindos olhos para o caos na saúde pública, o projeto já havia sido assinado.

Colíder com 2 candidatos desgastados

jaiminho 400 curtinha   Em Colíder, duas figuras bastante desgastadas politicamente estão na disputa pelo Executivo, sendo o prefeito Noboru Tomiyoshi, que fechou aliança com apenas três partidos (DEM, PSD e SD), e o ex-prefeito Jaime Marques (foto), que concorre pelo PSC numa coligação que agrega DEM e...

PP com 25 a vereador projeta 3 vagas

orivaldo da farmacia 400 curtinha   O PP, da base aliada do prefeito Emanuel, conta com 25 candidatos a vereador pela Capital. Deve conquistar entre duas e três vagas. Os principais concorrentes são os já vereadores Orivaldo da Farmácia (foto), Marcrean Santos e Luis Cláudio, além do ex-vereador...

MPE vê prefeita de Torixoréu inelegível

ines 400 curtinha torixoreu   Para o Ministério Público Eleitoral, a prefeita de Torixoréu, Inês Mesquita Moraes Coelho (foto), que se lançou à reeleição pelo DEM, está inelegível. Numa ação de impugnação de registro de candidatura, o promotor...

Candidato amarga derrota na Justiça

adilson gon�alves 400 curtinha   O candidato a prefeito de Barra do Garças, delegado Adilson Gonçalves (foto), tentou, sem êxito na Justiça, censurar o Rdnews na publicação de matérias sobre o pleito eleitoral no município. Numa ação impetrada junto à...

Com certidão pra disputar 1ª suplência

dito lucas 400 curtinha   Filiado ao Podemos, Dito Lucas (foto), que entrou de última hora como primeiro-suplente da chapa ao Senado encabeçada por José Medeiros, assegura que vai apresentar novamente sua certidão junto à Justiça Eleitoral, de modo a provar que sua candidatura é legítima....

Um novo embate entre Diane x Adair

diane alves 400 curtinha   Adair José Alves Moreira, que vinha atuando na assessoria do vice-governador Otaviano Pivetta, decidiu mesmo concorrer de novo à Prefeitura de Alto Paraguai. Ele já foi prefeito por duas vezes. Adair será o principal nome da oposição à prefeita democrata Diane Alves (foto),...

MAIS LIDAS