Últimas

Quarta-Feira, 19 de Novembro de 2008, 07h:56 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21

RUMO A 2010

Tucanos e republicanos já brigam pelo Paiaguás

Fernando Ordakowski

  A reeleição do prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, que deu força para o tucanato sair do lona e começar a voar rumo a 2010, e a reação rápida do PR de abastecer e acelerar com Luiz Antonio Pagot para não ficar para trás, começam a desenhar o quadro das eleições majoritárias, quando estarão em jogo duas das três cadeiras de senador por Mato Grosso com seus dois suplentes cada e mais a de governador com seu vice.

    Aliados de Santos e de Pagot já iniciaram os confrontos. Por enquanto, são brigas de dois Palácios: do Alencastro, sede da Prefeitura da Capital, e do Paiaguás, do governo do Estado, hoje sob Blairo Maggi, principal incentivador do nome de Pagot.

   Para não "queimar" etapas e prejudicar a estratégia do recém-reeleito Santos, o PSDB faz rodeios, apesar de já tê-lo anunciado como pré-candidato a governador. No fundo, sabe que o prefeito é o único nome com visibilidade eleitoral para o enfrentamento contra a turma da botina, principalmente após a nova vitória no segundo turno numa disputa com o empresário Mauro Mendes. O complicador é que Santos terá de partir para "ou tudo ou nada". Se for candidato mesmo, até abril de 2010 ele será obrigado a renunciar ao mandato de prefeito, salvo mudanças da lei, já que tramita no Congresso Nacional proposta de unificar as eleições.

   Maior legenda no Estado em número de ocupantes de cargos eletivos, o PR, que garantiu 33 das 141 prefeituras, deve mesmo construir seu projeto majoritário com Pagot, diretor-geral do Dnit e ex-secretário do governo Maggi das pastas de Infra-Estrutura, Casa Civil e Educação. Apesar disso, há divergências internas por causa do fortalecimento do nome de Sérgio Ricardo, presidente da Assembléia. Com sua inelegibilidade por três anos, decretado pela Justiça em primeira instância, Mauro Mendes, já passa a ser descartado como alternativa do PR para 2010.

   Fora o PSDB e o PR, outras siglas também ensaiam candidatura a governador, mas de forma tímida. O PMDB, por exemplo, tem como opção o vice-governador Silval Barbosa e começa a surgir também um grupo em defesa do prefeito eleito de Rondonópolis, Zé do Pátio. O PT fala no nome da senadora Serys Marly, já derrotada ao Paiaguás em 2006. O DEM, enfraquecido com a derrota da família Campos nas eleições municipais deste ano, tende a se juntar com o tucanato, motivado por questões paroquiais e pela "costura" nacional. Mesmo assim, mantém o nome do senador Jayme Campos na discussão.

   Para não ser excluído do debate, o PPS alimenta o nome do deputado estadual Percival Muniz. Há também nomes tidos como "apolíticos", como do juiz federal Julier Sebastião da Silva, que são mencionados nos bastidores como possíveis candidatos a governador.

Postar um novo comentário

Comentários (59)

  • Mario O. Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Cadê o Sergio Ricardo
    Já limaram ele outra vez?
    Faz isso não!
    E o Abicaliu
    Ele é outro grande nome





  • Ana Cristina | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Solicito a inclusão do nome do deputado Sérgio Ricardo, presidente da Assembléia Legislativa na relação de candidatos pois o mesmo já anunciou publica e reiteradamente sua disposição de concorrer internamente no PR à condição de candidato a governador pela sigla.

  • celio oczinski | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    wilson 45, pra mt inteiro ficar melhor...

  • carlos pintp | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    quem e Pagot. Um homem amargurado e so esta em evidencia porque ¨ganha¨ cargo...se acha unico do planeta
    a arrogancia e sua principal caracteristica
    Cuiaba esta de ojjo

  • Marcio Bueno Brandao | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    vamos de tomador de guarana ralado! entao e wilson de novo para todo mato grosso fica melhor.

  • Alessandro Ubeda | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Faltou incluir nesta enquete o nome do melhor prefeito que o mato grosso já teve e em especial Agua Boa, o nome nem preciso falar basta saber que é o prefeito atual e o reeleito com mais de 60%. MAURIÇÃO esse sim tem capacidade suficiente pra ser um grande governador do estado, já mostrou sua competencia e sua capacidade.Obrigado.

  • José Antonio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Aos desinformados, o Deputado Sérgio Ricardo tá de olho no Tribunal de Contas.

  • Amarildo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O nortão junto com os demais municipios do interior fará o proximo governador.precisamos de um governo que respeite os municipios. vamos eleger um governador do mato. JOSE RIVA. porque nao. ele respeita e atende os municpios.

  • Mauricio Pedreira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vamos ripar os botinudos, chega de arrogância e prepotencia e por falar em prepotencia e arrogância que tal lançar dona Terezinha Maggi para governadora!!!!!!

  • Luiz Antonio. | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    Com certeza em 2010 PAGOT, DEUS me livre desse PSDB 45 WS, do jeito que anda a SAÚDE MUNICIPAL F.........., Esse homi vai governar o que.

PTB tem 25 e deve eleger 2 à Câmara

misael galvao 400 curtinha   O PTB lançou 25 nomes a vereador em Cuiabá. E a tendência é de eleger entre um e dois. As maiores apostas são os seus próprios vereadores: Misael Galvão (foto) e Adevair Cabral, respectivamente, presidente e primeiro-secretário da Mesa Diretora da Câmara....

Retorno à Câmara após 6 mandatos

fulo 400 curtinha   Figura bastante popular, especialmente na região da Vila Operária, Lourisvaldo Manoel de Oliveira, o Fulô (MDB), que foi vereador de Rondonópolis por seis mandatos, está de volta. Hoje suplente, ele assume provisoriamente nesta segunda a cadeira do titular Thiago Muniz, que pediu licença...

Bolsonaro nem aí para políticos de MT

nelson barbudo 400 curtinha   O cerimonial da Presidência da República deu de ombros para os políticos, inclusive para a bancada federal mato-grossense, na visita de Bolsonaro, sexta, em Sinop e Sorriso. Alguns tentaram, de forma insistente, tirar foto com o presidente. E até conseguiram. Mas o capitão preferiu...

Tião com Flávio e "pau" nos Campos

tiao da zaeli 400 curtinha   A maior bronca dos Campos em Várzea Grande hoje é com o ex-prefeito Tião da Zaeli (foto), que motivou o amigo e empresário Flávio Vargas, dono do frigorífico Frical, a entrar na disputa à sucessão municipal. E Flávio conseguiu construir um amplo arco de...

A única dos maiores fora da reeleição

rosana martinelli 400 curtinha   Seis dos 10 prefeitos dos maiores municípios de MT poderiam disputar a reeleição neste ano por estarem no primeiro mandato ou já tendo exercido outros não consecutivos. E, destes, somente Rosana Martinelli (foto), de Sinop, não se recandidatou. Percebeu dificuldades...

Poconé tem 4 no páreo; Euclides dança

euclides santos 400 curtinha   Em Poconé, o ex-prefeito Euclides Santos (foto) nadou e morreu na praia. Numa queda de braço dentro do PSDB, Euclides, que havia se mudado para Cuiabá e tem o filho na disputa para vereador, perdeu espaço e autonomia para a ex-prefeita Meire Adauto, presidente municipal da legenda tucana e...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você está animado para votar nas eleições de novembro?

sim

não

nem sei!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.