Últimas

Domingo, 24 de Dezembro de 2006, 02h:23 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

Artigo

Um novo Parlamento

    O deputado Silval Barbosa, que assume a cadeira de vice-governador na próxima semana, revela, em artigo publicado neste domingo (24) em A Gazeta, que a TV Assembléia (Canal 16, a cabo) vai mudar para o sistema de canal aberto. Ele assegura que a concessão já foi aprovada pelo Ministério das Comunicações, assinada pelo presidente da República e está pronta para ser votada no Congresso Nacional.

Confira abaixo o artigo assinado por Silval Barbosa

Um novo Parlamento

Silval Barbosa

    Concluídos dois mandatos consecutivos de deputado estadual, exercendo os cargos de primeiro-secretário, de 2003 a 2005, e de presidente neste último biênio; avalio que a Assembléia Legislativa de Mato Grosso deu um salto em qualidade nesses últimos anos.

    Evoluímos na prestação de serviços à sociedade, e surgiram medidas que foram decisivas para a efetivação de ações importantes ao desenvolvimento do Estado.

    Procuramos desenvolver um trabalho voltado a corresponder aos legítimos interesses do povo mato-grossense. Trabalho este sintonizado com todas as demais esferas de Poder, na busca da harmonia, da união de forças pelo bem comum, e os resultados foram altamente significativos.

   A união que a Casa consolidou para a solução definitiva de asfaltamento de um trecho da BR-158, na região do Araguaia, foi histórica. Numa atitude suprapartidária, cada um dos deputados abriu mão de parte das emendas do orçamento de 2005 para direcionar à obra da rodovia.

    Os recursos foram fundamentais para que o governador Blairo Maggi garantisse a sustentação de metade do convênio, sendo que o governo federal, por meio da bancada no Congresso, garantiu a totalização dos recursos.

    Outra grande iniciativa da Assembléia, que nos proporcionou projeção nacional, foi a Proposta de Emenda à Constituição encaminhada ao Senado Federal e à Câmara dos Deputados, por meio do colegiado de presidentes de Assembléias Legislativas do Brasil, com o propósito de aumentar a participação dos municípios de todo o país na divisão dos tributos federais.

    Avaliamos, debatemos e levamos a votação importantes projetos. Contribuímos significativamente para o nosso Estado e o país na questão do meio ambiente, um compromisso de todos nós para com as futuras gerações. Só nesses últimos dois anos realizamos mais de 100 audiências públicas, promovendo o debate com diferentes setores da sociedade, em busca de solução para os mais diversos problemas. Tratamos da questão da saúde, da educação, da agricultura, da gripe aviária, da febre aftosa, da crise no agronegócio, da segurança pública, do meio ambiente, do biodiesel, do aglomerado urbano, do transporte, da questão indígena, da posse da terra e de muitos outros temas. A audiência pública representa a participação do povo no Parlamento!

     As Câmaras Setoriais Temáticas foram outro grande avanço. Entre 2005 e 2006 realizamos cerca de cem reuniões. As CSTs revestem de legitimidade as proposições parlamentares baseadas na cooperação técnica e participação efetiva dos segmentos envolvidos no tema. E assim evoluímos nos debates envolvendo a biopirataria, o Pantanal, a infra-estrutura de transportes, a mineração, o agrotóxico, a questão das fronteiras e etc.

    Evoluímos muito nesses últimos anos. A TV Assembléia cresceu em qualidade e eficiência, e abriu sua programação a várias instituições públicas do Estado.

    Mas a nossa grande conquista será a mudança de TV a cabo para o sistema de canal aberto. A concessão já foi aprovada pelo Ministério das Comunicações, assinada pelo presidente da República, e está pronta para ser votada no Congresso Nacional, que deve liberar a nova modalidade de transmissão para a TV Assembléia.

     Outro grande empreendimento na área da comunicação foi a Rádio Assembléia, que passou a transmitir as notícias do Poder com qualidade digital. Encaminhamos também ao Ministério das Comunicações o pedido de concessão de uma rádio educativa FM, o que deverá consolidar ainda mais este trabalho que consideramos fundamental, porque o Poder Legislativo representa todas as aspirações da sociedade.

     E é para nós uma satisfação falar de outro grande investimento. O investimento na área social que conseguimos empreender nesses últimos dois anos, através da Sala da Mulher. Esse é um espaço valoroso da AL, no sentido de promover ações voltadas ao combate das desigualdades, garantindo o acesso das minorias aos direitos civis, políticos e sociais, enfim, garantindo a plena cidadania.

      Portanto, foram muitas e muitas as conquistas, e me gratifica ter contribuído para o aperfeiçoamento do nosso processo político. Assim pudemos participar para a evolução da nossa sociedade, e seguir em frente, afinal, como diz o poeta, "nada jamais continua, tudo vai recomeçar".

    Silval Barbosa (PMDB) é deputado estadual, presidente da Assembléia Legislativa biênio 2005/06, vice-governador eleito de Mato Grosso

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Contrato em VG sob irregularidades

jaqueline jacobsen curtinha 400   O TCE mandou a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos, suspender qualquer pagamento à empresa Lidyfarma Comércio de Produtos Farmacêuticos referente a um contrato sem licitação para compra de 50 mil comprimidos de Azitromincina 500 mg para combate ao coronavírus....

Fabio deve mesmo tentar prefeitura

fabio garcia 400 curtinha   O DEM do governador Mauro aposta todas as fichas na candidatura do empresário Fábio Garcia (foto) a prefeito de Cuiabá. Até sexta ele deve responder "sim" ao partido. Fabinho, como é conhecido, é um dos integrantes do núcleo de confiança do governador. Inclusive foi...

No marketing de Pivetta para Senado

bruno bini 400 curtinha   O cineasta e publicitário Bruno Bini (foto) deve comandar o marketing da campanha ao Senado do vice-governador Otaviano Pivetta. As negociações estão praticamente fechadas. Antes da pandemia, em fevereiro, Pivetta estava em negociação com Antero de Barros. A última campanha...

Jogada de vereador pra conseguir vice

thiago muniz 400 curtinha   O vereador de 2º mandato Thiago Muniz (foto), primo do ex-prefeito Percival, resolveu se lançar pré-candidato a prefeito de Rondonópolis pelo DEM como estratégia para manter o nome nas discussões majoritárias e na esperança de ser convidado para vice de alguém....

MDB fechado com Pivetta à senatória

joao jose 400 curtinha   O médico e deputado estadual João José (foto), do MDB, disse nesta segunda, em entrevista às jornalistas Lídice Lannes e Andhressa Barboza, em live do RDTV, tv web do portal Rdnews, que o seu partido está fechado no apoio à candidatura de Otaviano Pivetta ao Senado, na...

Pátio punido por não licitar transporte

ze do patio 400 curtinha   O prefeito de Rondonópolis Zé do Pátio (foto) vai concluir o mandato sem conseguir realizar a licitação do transporte coletivo urbano de passageiros, vencido desde março de 2014. Por essa irregularidade na concessão, já que a Cidade de Pedra, empresa que explora o...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.