Últimas

Domingo, 24 de Dezembro de 2006, 02h:23 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

Artigo

Um novo Parlamento

    O deputado Silval Barbosa, que assume a cadeira de vice-governador na próxima semana, revela, em artigo publicado neste domingo (24) em A Gazeta, que a TV Assembléia (Canal 16, a cabo) vai mudar para o sistema de canal aberto. Ele assegura que a concessão já foi aprovada pelo Ministério das Comunicações, assinada pelo presidente da República e está pronta para ser votada no Congresso Nacional.

Confira abaixo o artigo assinado por Silval Barbosa

Um novo Parlamento

Silval Barbosa

    Concluídos dois mandatos consecutivos de deputado estadual, exercendo os cargos de primeiro-secretário, de 2003 a 2005, e de presidente neste último biênio; avalio que a Assembléia Legislativa de Mato Grosso deu um salto em qualidade nesses últimos anos.

    Evoluímos na prestação de serviços à sociedade, e surgiram medidas que foram decisivas para a efetivação de ações importantes ao desenvolvimento do Estado.

    Procuramos desenvolver um trabalho voltado a corresponder aos legítimos interesses do povo mato-grossense. Trabalho este sintonizado com todas as demais esferas de Poder, na busca da harmonia, da união de forças pelo bem comum, e os resultados foram altamente significativos.

   A união que a Casa consolidou para a solução definitiva de asfaltamento de um trecho da BR-158, na região do Araguaia, foi histórica. Numa atitude suprapartidária, cada um dos deputados abriu mão de parte das emendas do orçamento de 2005 para direcionar à obra da rodovia.

    Os recursos foram fundamentais para que o governador Blairo Maggi garantisse a sustentação de metade do convênio, sendo que o governo federal, por meio da bancada no Congresso, garantiu a totalização dos recursos.

    Outra grande iniciativa da Assembléia, que nos proporcionou projeção nacional, foi a Proposta de Emenda à Constituição encaminhada ao Senado Federal e à Câmara dos Deputados, por meio do colegiado de presidentes de Assembléias Legislativas do Brasil, com o propósito de aumentar a participação dos municípios de todo o país na divisão dos tributos federais.

    Avaliamos, debatemos e levamos a votação importantes projetos. Contribuímos significativamente para o nosso Estado e o país na questão do meio ambiente, um compromisso de todos nós para com as futuras gerações. Só nesses últimos dois anos realizamos mais de 100 audiências públicas, promovendo o debate com diferentes setores da sociedade, em busca de solução para os mais diversos problemas. Tratamos da questão da saúde, da educação, da agricultura, da gripe aviária, da febre aftosa, da crise no agronegócio, da segurança pública, do meio ambiente, do biodiesel, do aglomerado urbano, do transporte, da questão indígena, da posse da terra e de muitos outros temas. A audiência pública representa a participação do povo no Parlamento!

     As Câmaras Setoriais Temáticas foram outro grande avanço. Entre 2005 e 2006 realizamos cerca de cem reuniões. As CSTs revestem de legitimidade as proposições parlamentares baseadas na cooperação técnica e participação efetiva dos segmentos envolvidos no tema. E assim evoluímos nos debates envolvendo a biopirataria, o Pantanal, a infra-estrutura de transportes, a mineração, o agrotóxico, a questão das fronteiras e etc.

    Evoluímos muito nesses últimos anos. A TV Assembléia cresceu em qualidade e eficiência, e abriu sua programação a várias instituições públicas do Estado.

    Mas a nossa grande conquista será a mudança de TV a cabo para o sistema de canal aberto. A concessão já foi aprovada pelo Ministério das Comunicações, assinada pelo presidente da República, e está pronta para ser votada no Congresso Nacional, que deve liberar a nova modalidade de transmissão para a TV Assembléia.

     Outro grande empreendimento na área da comunicação foi a Rádio Assembléia, que passou a transmitir as notícias do Poder com qualidade digital. Encaminhamos também ao Ministério das Comunicações o pedido de concessão de uma rádio educativa FM, o que deverá consolidar ainda mais este trabalho que consideramos fundamental, porque o Poder Legislativo representa todas as aspirações da sociedade.

     E é para nós uma satisfação falar de outro grande investimento. O investimento na área social que conseguimos empreender nesses últimos dois anos, através da Sala da Mulher. Esse é um espaço valoroso da AL, no sentido de promover ações voltadas ao combate das desigualdades, garantindo o acesso das minorias aos direitos civis, políticos e sociais, enfim, garantindo a plena cidadania.

      Portanto, foram muitas e muitas as conquistas, e me gratifica ter contribuído para o aperfeiçoamento do nosso processo político. Assim pudemos participar para a evolução da nossa sociedade, e seguir em frente, afinal, como diz o poeta, "nada jamais continua, tudo vai recomeçar".

    Silval Barbosa (PMDB) é deputado estadual, presidente da Assembléia Legislativa biênio 2005/06, vice-governador eleito de Mato Grosso

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Francis sem os vereadores do partido

cesare 400 curtinha vereador caceres   A administração Francis Maris em Cáceres se tornou tão emblemática que perdeu apoio dos dois únicos vereadores do seu partido, o PSDB, na Câmara Municipal. Os tucanos Valdeniria Dutra e Claudio Henrique integram hoje o bloco de oposição ao prefeito,...

Gilberto prestigia sobrinho na Câmara

marcelo oliveira 400 curtinha   Depois de 11 meses sem pisar os pés na Câmara Municipal de Cuiabá, o vereador licenciado Gilberto Figueiredo, secretário estadual de Saúde e um dos pré-candidatos a prefeito do grupo do governador Mauro, apareceu neste sábado na sede do Legislativo, no ato que marcou a...

Suplente que terá 2 anos de mandato

adilton da levante 400 curtinha   Derrotado à reeleição em 2016, Adilson da Levante (foto) reassumiu cadeira de vereador pela Capital desde janeiro deste ano e deve prosseguir no cargo até o final do mandato, em dezembro de 2020. É que o titular Gilberto Figueiredo, que se elegeu pelo PSB e vai migrar para o DEM,...

PSDB veta Taques e vai priorizar Leitão

paulo borges 400 curtinha   O comando regional do PSDB não vai dar chance para Pedro Taques, caso este ensaie concorrer ao Senado com a provável suplementar, já no início de 2020 com a iminente cassação do mandato de Selma. Embora tenha dito que hoje se dedica à advocacia e à vida de professor...

Histórico de não que depois vira sim

blairo maggi 400 curtinha   Mesmo Blairo Maggi (PP) falando para todos que não será candidato ao Senado, na eleição suplementar de 2020 com a provável cassação de Selma, ninguém acredita. Nem aqueles que fazem parte dos grupos criados pelo próprio ex-governador e ex-senador. Em outros...

Francis dispara contra Túlio, Adriano...

tulio fontes 400 curtinha   O prefeito de Cáceres, Francis Maris, que chegou dos EUA na última quinta, aproveitou dois eventos para, publicamente, disparar sua metralhadora verbal contra algumas pessoas. Na sexta, inaugurou uma unidade do Centro de Testagem e Aconselhamento e fez abertura do Natal de Luzes, no centro. Nas duas...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Como você avalia a decisão do Supremo de suspender prisão imediata após julgamento em segunda instância?

Concordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.