Últimas

Domingo, 24 de Dezembro de 2006, 02h:23 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

Artigo

Um novo Parlamento

    O deputado Silval Barbosa, que assume a cadeira de vice-governador na próxima semana, revela, em artigo publicado neste domingo (24) em A Gazeta, que a TV Assembléia (Canal 16, a cabo) vai mudar para o sistema de canal aberto. Ele assegura que a concessão já foi aprovada pelo Ministério das Comunicações, assinada pelo presidente da República e está pronta para ser votada no Congresso Nacional.

Confira abaixo o artigo assinado por Silval Barbosa

Um novo Parlamento

Silval Barbosa

    Concluídos dois mandatos consecutivos de deputado estadual, exercendo os cargos de primeiro-secretário, de 2003 a 2005, e de presidente neste último biênio; avalio que a Assembléia Legislativa de Mato Grosso deu um salto em qualidade nesses últimos anos.

    Evoluímos na prestação de serviços à sociedade, e surgiram medidas que foram decisivas para a efetivação de ações importantes ao desenvolvimento do Estado.

    Procuramos desenvolver um trabalho voltado a corresponder aos legítimos interesses do povo mato-grossense. Trabalho este sintonizado com todas as demais esferas de Poder, na busca da harmonia, da união de forças pelo bem comum, e os resultados foram altamente significativos.

   A união que a Casa consolidou para a solução definitiva de asfaltamento de um trecho da BR-158, na região do Araguaia, foi histórica. Numa atitude suprapartidária, cada um dos deputados abriu mão de parte das emendas do orçamento de 2005 para direcionar à obra da rodovia.

    Os recursos foram fundamentais para que o governador Blairo Maggi garantisse a sustentação de metade do convênio, sendo que o governo federal, por meio da bancada no Congresso, garantiu a totalização dos recursos.

    Outra grande iniciativa da Assembléia, que nos proporcionou projeção nacional, foi a Proposta de Emenda à Constituição encaminhada ao Senado Federal e à Câmara dos Deputados, por meio do colegiado de presidentes de Assembléias Legislativas do Brasil, com o propósito de aumentar a participação dos municípios de todo o país na divisão dos tributos federais.

    Avaliamos, debatemos e levamos a votação importantes projetos. Contribuímos significativamente para o nosso Estado e o país na questão do meio ambiente, um compromisso de todos nós para com as futuras gerações. Só nesses últimos dois anos realizamos mais de 100 audiências públicas, promovendo o debate com diferentes setores da sociedade, em busca de solução para os mais diversos problemas. Tratamos da questão da saúde, da educação, da agricultura, da gripe aviária, da febre aftosa, da crise no agronegócio, da segurança pública, do meio ambiente, do biodiesel, do aglomerado urbano, do transporte, da questão indígena, da posse da terra e de muitos outros temas. A audiência pública representa a participação do povo no Parlamento!

     As Câmaras Setoriais Temáticas foram outro grande avanço. Entre 2005 e 2006 realizamos cerca de cem reuniões. As CSTs revestem de legitimidade as proposições parlamentares baseadas na cooperação técnica e participação efetiva dos segmentos envolvidos no tema. E assim evoluímos nos debates envolvendo a biopirataria, o Pantanal, a infra-estrutura de transportes, a mineração, o agrotóxico, a questão das fronteiras e etc.

    Evoluímos muito nesses últimos anos. A TV Assembléia cresceu em qualidade e eficiência, e abriu sua programação a várias instituições públicas do Estado.

    Mas a nossa grande conquista será a mudança de TV a cabo para o sistema de canal aberto. A concessão já foi aprovada pelo Ministério das Comunicações, assinada pelo presidente da República, e está pronta para ser votada no Congresso Nacional, que deve liberar a nova modalidade de transmissão para a TV Assembléia.

     Outro grande empreendimento na área da comunicação foi a Rádio Assembléia, que passou a transmitir as notícias do Poder com qualidade digital. Encaminhamos também ao Ministério das Comunicações o pedido de concessão de uma rádio educativa FM, o que deverá consolidar ainda mais este trabalho que consideramos fundamental, porque o Poder Legislativo representa todas as aspirações da sociedade.

     E é para nós uma satisfação falar de outro grande investimento. O investimento na área social que conseguimos empreender nesses últimos dois anos, através da Sala da Mulher. Esse é um espaço valoroso da AL, no sentido de promover ações voltadas ao combate das desigualdades, garantindo o acesso das minorias aos direitos civis, políticos e sociais, enfim, garantindo a plena cidadania.

      Portanto, foram muitas e muitas as conquistas, e me gratifica ter contribuído para o aperfeiçoamento do nosso processo político. Assim pudemos participar para a evolução da nossa sociedade, e seguir em frente, afinal, como diz o poeta, "nada jamais continua, tudo vai recomeçar".

    Silval Barbosa (PMDB) é deputado estadual, presidente da Assembléia Legislativa biênio 2005/06, vice-governador eleito de Mato Grosso

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Jornalistas lançam 1º Anuário Jurídico

antonielle_curtinhas   O site Ponto na Curva e o Animus Centro Empresarial lançam em maio o primeiro Anuário Jurídico de Mato Grosso. A publicação, que é inédita no Estado, é conduzida pelas jornalistas e advogadas Antonielle Costa (foto) e Débora Pinho. A ideia é dar destaque a...

Ao Senado e com apoio de Bolsonaro

jose medeiros 400 curtinha   Com o apoio garantido por Bolsonaro, José Medeiros dá um passo largo rumo ao Senado, já nesta fase de pré-campanha. Entusiasmado, ele marcou a convenção do Podemos para 12 de março. De um lado, o ex-senador e hoje federal entra no rol dos mais cotados por causa do peso do...

EP, macumba e pedido de desculpa

emanuel pinheiro 400 curtinha   Emanuel Pinheiro (foto) admite ter sido infeliz ao usar o termo macumba quando se referiu à atuação e torcida de vereadores da oposição para seu governo não conseguir empréstimo de US$ 115 milhões para fazer investimentos. E citou que um deles teria feito...

Apoio entre opositores é pura falsidade

diego guimaraes 400 curtinha   O tão propagado apoio político recíproco entre os vereadores de oposição em Cuiabá, principalmente em relação ao futuro cassado Abílio Júnior, não é verdadeiro. Todos são concorrentes entre si. Tentam viabilizar suas...

Joaninha se afasta da Câmara de Sinop

joaninha 400 sinop vereador curtinha   O vereador por Sinop Joaninha (MDB), conforme a coluna Curtinhas adiantou, se licenciou do cargo por 60 dias para se recuperar do acidente que sofreu durante manobra na Competição Duelo de Motos, em Atibaia (SP). Enquanto isso, o suplente Mauro Garcia (MDB), ex-secretário de...

Manifestação de apoio deles para ele

elizeu nascimento 400 curtinha   Mesmo com o apoio dos deputados Elizeu Nascimento (foto), Xuxu Dalmolin e Ulysses Moraes que levaram até assessores, em pleno horário de expediente, a manifestação pró-Abílio na Câmara de Cuiabá foi considerada fraca. Investigado por quebra de decoro...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Bolsonaro...

excelente

bom

razoável

ruim

péssimo

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.