Últimas
Segunda-Feira, 05 de Novembro de 2007, 08h:22 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19
Vaga de desembargador deve ficar com Alberto
* 2 ações racham magistratura por causa da disputa pela cadeira de Ernani Vieira
* Tendência é do juiz que já atua como desembargador-pinguim ser promovido
* Também são cotados Círio Miotto, Gerson e Clarice
O juiz Carlos Alberto da Rocha, que já atua em 2º Grau, deve ser promovido a desembargador, pelo critério de merecimento, na vaga de Ernani Vieira de Souza, que se aposenta a partir desta semana. Apesar dos embates jurídicos travados nos bastidores, motivando até o ingresso de duas ações, o nome de Rocha leva vantagem. Na última promoção, figurou na lista tríplice e perdeu por um voto para o hoje desembargador Rui Ramos - esse critério foi abolido pela Emenda Constitucional 45. Rocha já atua como desembargador-pinguim.
Há outros três nomes fortes correndo por fora, dois deles também com atuação junto ao Tribunal de Justiça. São eles: Círio Miotto, da 3ª Câmara Criminal; Clarice Claudino da Silva, da 2ª Câmara Cível e coordenadora de projetos da Justiça Comunitária; e Gerson Ferreira Paes, da 5ª Vara Especializada da Fazenda da Comarca da Capital. Se valesse o critério de antiguidade, Gerson Paes seria o primeiro da lista.
De todo modo, a disputa pela vaga se transformou numa incógnita. Há um mandado de segurança, impetrado por cinco juízes: Marcelo Souza Barros, Antônio Horácio da Silva Neto, Carlos Roberto Correia Pinheiro, José Mauro Bianchini Fernandes e José Arimatéia Neves Costa. Eles querem que na lista dos indicados à vaga a ser aberta com aposentadoria de Ernani Vieira esteja incluídos os 107 nomes de magistrados de entrância especial. Já uma outra ação é pela restrição total de juízes de entrância especial em detrimento da primeira quinta parte, ou seja, que a disputa envolva somenta os 21 nomes, preterindo todos os demais.
O clima ainda é de racha na magistratura por causa desse impasse. Os cinco juízes aguardam decisão sobre o mandado de segurança contra o Órgão Especial do Tribunal de Justiça (composto por 19 dos 30 desembargadores) por discordar da Resolução número 04, de 2006, que limitou em 21 entre 107 juízes que poderiam entrar na disputa pela promoção de desembargador. Para complicar, o relator do mandado de segurança, desembargador Mariano Travassos, foi colocado sob suspeição. O último capítulo dessa novela deve ser apresentado no decorrer desta semana.
Postar um novo comentário
Comentários
-
Comente esta notícia
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga